• Anúncios

[EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estremoz

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor clcortez » quinta mai 23, 2013 12:03

E vamos nos próximos dias detalhar o Programa dos eventos, dividindo a informação por cada um deles, dando tempo aos geocachers para colocar as suas dúvidas e questões de forma sucinta.

Vamos começar por esclarecer as Informações Complementares que são transversais a todos os eventos e actividades do fim de semana.


- Check-in

O Check-in é obrigatório (é aí que pode adquirir o Passe do Evento) e está localizado na recepção do Centro de Ciência Viva (coordenadas do Evento). Está aberto das 10h às 18h, no Sábado e no Domingo. Deve fazer o check-in assim que chegar, seja qual for a actividade (ou actividades) em que vai participar. Receberá o Passe e alguma documentação associada.


- Passe do Evento (Inclui a inscrição em todas as actividades acima descritas)

Ao efectuar o check-in quando da sua chegada ao Centro de Ciência Viva, ser-lhe-á entregue um Passe que lhe dará acesso a todas as actividades do fim de semana sem mais preocupações ou custos, excepto as refeições e alojamento.

Este Passe cobre os custos de acesso aos vários locais que vamos visitar, sendo que por uma questão de logísitica é mais fácil tratar do mesmo logo que chegue ao CCV.

O Passe é obrigatório para participar em qualquer uma das actividades programadas, mesmo que vá só a uma ou parte delas.

O Passe tem o seguinte custo:

- € 10 / adulto

- € 5 / jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos

- Gratuito para crianças com idade inferior a 12 anos

Compensa portanto participar no maior número de actividades, visto que por exemplo se comprasse o bilhete em separado e fora do evento para visitar as exposições pagaria quase este valor, e aqui tem acesso a todas as actividades.


- Eventos-satélite

Paralelamente a este Evento principal irão decorrer em simultâneo eventos-satélite nas actividades programadas, de modo a que quem quiser possa logar os eventos onde esteve presente para além do Evento principal.
Foi a forma encontrada para distribuir de forma homogénea o riquíssimo programa deste fim de semana dando o destaque a cada uma das actividades propostas.

Para logar esses eventos basta que esteja presente no início do mesmo e que assine o logbook, não sendo necessário participar na actividade referida. No entanto, aconselhamos a que o faça para que possa desfrutar do mesmo.

Os eventos são os seguintes:

- Let's Talk About Earthcaching...again!-Introdução

- Let's Talk About Earthcaching...again!-Rota Pedr.

- Let's Talk About Earthcaching...again!-Astronomia

- Let's Talk About Earthcaching...again!-Sist.Solar


- Logbook

O logbook é um único para todos os eventos (está dividido em 5 "páginas"), e irá acompanhar-nos ao longo das actividades. Ao início de cada uma delas passamos o mesmo para que todos possam logar.


- Contactos

Para qualquer questão ou esclarecimento contacte os organizadores:

- Cláudio Cortez: claudiocortez78@gmail.com

- Raquel Sousa: fsousa@estremoz.cienciaviva.pt


- Como chegar:

Para chegar a Estremoz da forma mais rápida, pode optar pela A6, que tem uma saída a cerca de 2km do Evento. Se vier do Sul antes da A6 opte pela A2, se vier do Centro vá ou pela Ponte Vasco da Gama, A12, A2 e depois A6, se vier do Norte Litoral opte pela A1, A13 e depois a A6.

Se quiser optar pelo caminho mais económico, se vier do Sul opte pelo IP2 e depois pela N18, se vier do Centro ou Norte Litoral opte pelas pontes Vasco da gama ou de Vila Franca, siga pelas N4 ou N10 até Pegões, e daí até Estremoz pela N4, se vir do Norte Interior opte pelo IP2.

São cerca de 2h de viagem de Lisboa a Estremoz, em cerca de 170km.


- Boleias:

De forma a optimizar custos e transportes, no Formulário de Inscrição indique se precisa de boleia ou se tem lugares vagos no seu carro para que possamos conciliar ambos os casos e que a viagem fique o mais económica possível a cada um de vós.

Sendo que o calcanhar de Aquiles de realizar eventos nesta Longitude é a distância dos mesmos à maioria dos geocachers, estamos a tentar optimizar os tranportes e boleias para que se encham carros e se partilhem as despesas. Damos uma ajuda com os contactos de quem dá e quem precisa de boleia.


- Informações Gerais

Se desejar consultar ou imprimir um ficheiro com as Informações Gerais do Evento pode fazê-lo aqui.


-Formulário de Inscrição

De forma a ajudar-nos na organização e logística de todo o fim de semana pedimos a todos que preencham o Formulário de Inscrição e indiquem a informação solicitada no mesmo. Obrigado!

A seguir vamos falar do primeiro evento, a Introdução à Geologia regional onde está inserida a Conferência sobre a Rota das Pedreiras e a Saída de Campo/visita ao Castelo de Estremoz.

Estejam à vontade para colocar questões.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor clcortez » domingo mai 26, 2013 11:00

Este Evento "Let´s Talk About Earthcaching...again!" promovido pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz, dedicado à Geologia e inserido numa região rica em fenómenos geológicos de interesse, foi incluído na programação do Mês dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

Este Roteiro já aqui tinha sido divulgado pelo jasafara há pouco mais de um ano.

Em comemoração do terceiro aniversário do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, no próximo mês de Junho irão realizar-se diversas iniciativas ao longo de todo o continente e da Região Autónoma dos Açores.
As cerca de meia centena de iniciativas programadas, da responsabilidade dos Parceiros aderentes, irão proporcionar experiências variadas e inéditas a todos os interessados, como: visitas especiais aos diferentes locais de interesse geológico ou mineiro; visitas a reservas de museus; visitas a antigas minas romanas e descidas a galerias de minas em laboração; visitas a pedreiras e empresas de transformação; laboratórios pedagógicos e outras actividades para os mais novos; apresentação de filmes; conferências e encontros científicos, etc...

Em Estremoz, os nossos 5 Eventos fazem parte desta completíssima Programação pelo que não percam a oportunidade de participar!

Aqui fica o cartaz:

Imagem



E aqui o programa completo. Ver as páginas 16 e 17. Tem alguns erros nas programação, mas a correcta é a que está na página do evento.
De salientar a importância que este evento vai ter para que depois de ter sido anunciado o quisessem adicionar ao programa do Mês dos Parceiros!

Do que é que estão à espera para fazer o vosso Will Attend? :D
Mais surpresas em breve...! [:|]
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor lynxpardinus » quinta mai 30, 2013 08:36

- "Boa tarde! Posso visitar o claustro?"

- "Claro! É para o geocaching?"

- "Não se pode esconder nada..."

E assim confirmo que, realmente, o Centro Ciência Viva de Estremoz, para além de ter uma geocache bem no seu centro, tem mesmo o geocaching no top of mind - e que são bem simpáticos!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor clcortez » quarta jun 05, 2013 10:26

Muito bom Ricardo, ainda bem que gostaste! :)

É esse o ambiente que nos vai receber dia 15 de Junho. E tu, vais? ;))

Entretanto saiu no GeoPT um GeoTalk (entrevista) aos organiadores do(s) Evento(s) onde foram colocadas algumas questões que podem dar resposta às curiosidades de muitos de vós e que está disponível aqui: http://www.geopt.org/index.php/artigos/ ... hing-again

Volto a perguntar...onde estão os vossos Will Attend's? [event-]
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor lynxpardinus » quarta jun 05, 2013 10:43

Não vou conseguir ir. Vou estar fora do país nessa data...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor jasafara » quarta jun 05, 2013 10:44

clcortez Escreveu:...Volto a perguntar...onde estão os vossos Will Attend's? [event-]

É agora é que se vai ver quem é que defende o geocaching de qualidade, o slow geocaching, etc e tal :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor rifkinda » quarta jun 05, 2013 10:59

Já vi as novidades! Palestra com o Daniel Oliveira 8-)
Parece-me bem!

Em relação ao comentário do jasafara, não concordo com ele. Fazer ou não um attend num evento não traduz directamente quem é fã de um tipo de geocaching ou não. Depende muito também da localização e da disponbilidade de cada pessoa na data escolhida para o evento. Aliás, tenho ideia de ter lido que ele próprio não vai (pelo menos a tudo), porque tem o aniversário da esposa.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor clcortez » quarta jun 05, 2013 13:21

Ambos tocaram em dois pontos de vista que podem se conjugar (ou não) e que podem levar a análises mais profundas.

O que o Joaquim me parece se estar a referir é à proporcionalidade directa entre o tema, o owner ou a "tendência" de determinado evento e os seus Will Attends. Já a Rita refere-se exclusivamente à localização. Ambos os factores condicionam os Will Attend's, claro, mas mais ainda se conjugarmos estes dois factores pela negativa, eventos para "minorias" e longe de tudo e de todos. Assim, temos o resultado: poucos Will Attend's, sendo que por norma quem afirma "gostava de ir mas não vou" usa o factor Distância para justificar o não ir, muitas vezes ocultando que o verdadeiro motivo é não se identificar com o tema, o owner, os outros geocachers que vão ou com o evento em si.
Neste caso concreto estou a enviar convites personalisados a dezenas de geocachers a nível nacional, sendo que a taxa de resposta ao meu convite anda pelos 5%, e é sempre pela negativa, não indicando a razão. Preocupante é cerca de 90 a 95% dos geocachers que contactei nem sequer responderam (ainda), o que me leva a ter uma leitura mais pessoal e factual deste "fenómeno".
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor lynxpardinus » quarta jun 05, 2013 13:32

A distância vai ser sempre um óbice - é assim com a grande maioria dos produtos. Quanto mais fácil for a sua compra, melhor para quem vende. E, por alguma razão, as três dimensões de um negócio de distribuição são a "localização", a "localização" e a "localização". É que a inércia é uma força poderosíssima! Junta-lhe o factor preço para uma deslocação e tens dois grandes obstáculos para um evento deste género em Estremoz.

Mas... eu acho que há uma outra dimensão ao que estás a dizer. É que quem vai é porque está mesmo interessado! É porque quer mesmo beber o que vai ser dito e feito. É porque quer envolver-se directamente neste evento - aqui não há os "era para ir beber um café e aproveitei para passar ali e registar mais um found". Não! A maioria das pessoas que vai estar nestes eventos vai convicta de que vai participar em algo especial.

Acho que ainda é cedo para analisar os will attends - isso só vai ser possível mais em cima da data. Mas, espero que tenhas a participação (quer numérica, quer de empenho dos participantes) que este evento merece!

P.S- No meu caso, a distância para não ir a este evento envolve um oceano pelo meio.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor rifkinda » quarta jun 05, 2013 13:38

Cláudio,
Eu não me referi exclusivamente à localização, mas também à data escolhida.

Aliás, no nosso caso, a data é o principal factor para não irmos, pois já tínhamos outros compromissos nesse fim de semana, nomeadamente no sábado. O factor distância, só entra na (nossa) equação, porque só podendo ir num dos dias ao evento, achamos que já é cansaço a mais, ir e voltar no domingo com mais de 300 kms de condução. Já basta todos os outros fins de semana, em que por motivos familiares fazemos entre 400 a 600 kms (indo no sábado e regressando no domingo). Aliás, o nosso último fim de semana, incluiu 450 kms, entre as 6 da manhã de sábado e a 1 da manhã de segunda... não foi propriamente um fim de semana relaxado, de papo para o ar, sem fazer nenhum.
Ultimamente temos optado, sempre que possível, por minimizar as viagens e os kms a conduzir. Principalmente, quando não vamos ter tempo no destino para descansar um pouco de todos estes kms.

No nosso caso, pelo menos, não tem nada a ver com a temática do evento ou com o owner ou as pessoas que vão estar presentes, como sabes.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor jasafara » quarta jun 05, 2013 15:32

clcortez Escreveu:...e que podem levar a análises mais profundas...

...e era precisamente esse o objectivo do meu post :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor jasafara » quarta jun 05, 2013 15:43

clcortez Escreveu:...Neste caso concreto estou a enviar convites personalisados a dezenas de geocachers a nível nacional, sendo que a taxa de resposta ao meu convite anda pelos 5%, e é sempre pela negativa, não indicando a razão. Preocupante é cerca de 90 a 95% dos geocachers que contactei nem sequer responderam (ainda), o que me leva a ter uma leitura mais pessoal e factual deste "fenómeno".
bold meu.
Não leves as coisas para aí. Não te esqueças que o ano passado ao mesmo tempo que tiveste o "fiasco" (em temos de expectativas de presenças) de Estremoz, também organizaste o maior evento que já se realizou fora de Lisboa, com excepção do GeoAcampamento de Vila Real.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor clcortez » quarta jun 05, 2013 22:37

jasafara Escreveu:
clcortez Escreveu:...Neste caso concreto estou a enviar convites personalisados a dezenas de geocachers a nível nacional, sendo que a taxa de resposta ao meu convite anda pelos 5%, e é sempre pela negativa, não indicando a razão. Preocupante é cerca de 90 a 95% dos geocachers que contactei nem sequer responderam (ainda), o que me leva a ter uma leitura mais pessoal e factual deste "fenómeno".
bold meu.
Não leves as coisas para aí. Não te esqueças que o ano passado ao mesmo tempo que tiveste o "fiasco" (em temos de expectativas de presenças) de Estremoz, também organizaste o maior evento que já se realizou fora de Lisboa, com excepção do GeoAcampamento de Vila Real.


Não era essa a leitura a que me refiro. Ao dizer "pessoal" não me refiro que seja algo a ver com a minha pessoa mas sim a uma análise aos factos e que é uma análise só para mim e que não pretendo partilhar publicamente, apenas isso.
Fiasco é ter expectativas muito altas, não foi nem é o caso. Estremoz foi uma experiência, estávamos preparados para mais, foram menos. Desta vez continuamos preparados para mais dos que possivelmente vão aparecer, se não aparecerem muitos ficam a ganhar os que forem, essa é a grande verdade.
E Vila de Rei é um caso único e irrepetível, pelas mais variadas razões, algo que também deixo para uma análise pessoal, que apenas partilho com alguém cara a cara. ;))
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor clcortez » sexta jun 07, 2013 12:05

Vamos então detalhar o programa do nosso fim de semana!

Começamos pelo evento (evento-) Let's Talk About Earthcaching...Again! Introdução onde vamos ter uma Conferência, uma Paletra e uma Saída de Campo:

Dia 1 - Sábado, 15 de Junho

10:00 – Recepção aos participantes no Centro de Ciência Viva e Check-in

10:30 | 11:30 – “ A Rota das Pedreiras” | Conferência (Introdução à Geologia Regional)

11:00 | 11:30 - “EarthCaches: Sim, não e como” - Palestra por Daniel Oliveira, Revisor ibérico de Earthcaches

11:30 | 12:00 – Pausa para café

12:00 | 13:00 – “Porque estão os Castelos onde estão?” | Saída de campo (Sujeito às condições climatéricas)

Em detalhe:

Introdução à Geologia Regional e as EarthCaches

"A Rota das Pedreiras"|Conferência

"EarthCaches: Sim, não e como" - Palestra


O nosso fim de semana de Earthcaching começa com uma Conferência sobre a Geologia da região, em especial as pedreiras de mármore, mas não só. Uma forma lúdica de começar este fim de semana, em sala, com monitores do CCV, e onde todos poderão aprender mais sobre Geologia e tirar dúvidas que tenham.

De seguida temos a Palestra sobre as Earthcaches apresentada pelo Revisor Ibérico de Earthcaches, o geocacher Daniel Oliveira, que temos muito gosto de receber em Estremoz. Uma oportunidade única para os geocachers presentes saberem mais sobre as Earthcaches, como se podem criar, o que é possivel e não fazer, entre outros temas. Tragam as vossas dúvidas e questões. O Daniel acompanhar-nos-á à tarde durante a Rota das Pedreiras para in-loco vermos exemplos concretos de como se cria uma Earthcache no terreno.

A Conferência e a Palestra serão numa sala nas instalações do CCV e para assistir tem que adquirir o Passe do Evento que permite o livre trânsito em todas as actividades programadas do fim de semana (diriga-se às coordenadas do evento).

Este evento terá a duração de hora e meia (aproximadamente), e para o logar basta que esteja presente durante o mesmo e que assine o logbook.

Aqui ficam algumas imagens do Evento do ano passado (1ª Edição):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


O nosso revisor de Earthcaches numa palestra:

Imagem


No final do Evento temos a Pausa para Café:

Imagem

...e seguimos para a próxima Actividade:


Saída de Campo "Porque estão os Castelos onde estão?"

Visita ao Castelo e Torre de Menagem


A Saída de Campo ao Castelo de Estremoz durará cerca de 2h e implica uma caminhada de cerca de 2km (ida e volta) desde o CCV ao Castelo, acompanhada pelos monitores do CCV que darão uma explicação sobre a formação geológica onde o Castelo e a cidade de Estremoz estão situados.

Dependendo do estado de tempo, devem ir prevenidos para uma caminhada ligeira, alguma água, chapéu de sol, etc.

Este ano está incluída a subida à Torre de Menagem do castelo, uma oportunidade única que não está acessível ao público! Tal como as restantes actividades programadas deve inscrever-se previamente e ser portador do Passe do Evento.

As coordenadas deste evento são no primeiro ponto de paragem e onde vamos nos encontrar com o monitor da Câmara Municipal que fará a visita guiada e nos falará da história arqueológica do mesmo. O ponto de partida da caminhada será no CCV, mas se chegar após termos saído a pé para o Castelo a pessoa que está no Check-in contactar-nos-á para esperar por si.

Para o logar o evento basta que esteja presente durante o mesmo e que assine o logbook.

Aqui ficam algumas imagens do Evento do ano passado (1ª Edição):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Depois do regresso ao CCV é hora de almoço, em que quem quiser pode almoçar no restaurante (terá que reservar previamente) ou outra opção à sua escolha. Em seguida, continuará o Programa com as actividades previstas.

Entretanto, publicarei o programa da tarde de Sábado.
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: [EVENTO] Let's Talk About Earthcaching...again! - Estrem

Mensagempor clcortez » sábado jun 08, 2013 09:28

Apesar de este fim de semana tempo não estar convidativo a passeios, no próximo fim de semana vamos ter um tempo magnífico a convidar a um passeio até ao distrito de Évora e a Estremoz!

Imagem

Vai estar bom tempo, calor, vento moderado, ideal para desfrutar de uma paisagem magnífica durante os passeios que vamos realizar nos dois dias do evento.

Uma vez que é uma semana com feriados pelo meio, podem planear umas mini-férias pela região para conhecerem os seus encantos. Deixo aqui novamente um vídeo para abrir o apetite:

http://www.vimeo.com/66481873

Façam já os vossos Will Attends!
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

AnteriorPróximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes

cron