• Anúncios

Fim de ano na Ursa (dia 30)

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor jasafara » domingo dez 30, 2012 03:34

Para que depois não digam que eu não aviso...
Ontem pelas 15h, caminheiros ficaram retidos no Convento de Monfurado (alguns são geocachers), pois devido á chuva e humidade, uma parede cedeu cortando a passagem. Felizmente, não houve feridos e a situação resolveu-se com a ajuda de elementos que ficaram no exterior (que tinham material de escalada).
Por isso, quando me telefonam e dizem que querem vir ao Convento e eu digo que não aconselho, é por saber destes casos. Este nem foi pior, mas como já tenho referido, o local em volta tem buracos de minas, e várias pessoas (caminheiros e escuteiros) têm caído no local, sendo necessário a intervenção dos bombeiros.
Mais uma vez digo, avaliem os terrenos e estruturas antes de fazerem geocaching. Por algum motivo, os owners referenciam que o local está a cair ou deteriorado. Eu sei que só lá vai que quer, mas por vezes são acidentes que se poderiam evitar.
via facebook Anita Calva

O sítio é fantástico, mas quando lá foi também não me deu muita confiança algumas partes da estrutura. Se não se deve lá ir? Não sei...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor jasafara » domingo dez 30, 2012 03:38

E daqui a menos de 4 horas tenho de me levantar para ir à Ursa :)
Se não tenho idade para ter juízo? Tenho, mas sou com Manuel. Gosto de me armar em jovem :D
Se me acontecer alguma coisa má, deixo ao Rui em testamento o "fardo" de servir de elemento provocador aqui no Geocaching@pt :twisted:
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor MAntunes » domingo dez 30, 2012 08:06

Nao estara o piso molhado?
Eu, quando la for tentar, escolherei uma altura em que tenha a certeza de ter o piso seco.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor rifkinda » domingo dez 30, 2012 09:11

Confesso que depois de ter ouvido a descrição do Monho da ida a esta cache e da potencial falta de segurança, fiquei sem vontade de lá ir.
A quem for, tenham cuidados redobrados. E os que conseguirem voltar a casa (espero que todos), venham cá contar como é que correu! :wink:
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor clcortez » domingo dez 30, 2012 09:46

Ursa: o tempo húmido só poderá afectar a subida na escada, por os degraus serem de madeira. Deverão sempre colocar as mãos na corda lateralmente e nunca nos degraus! Fora isso, uma boas botas de montanha servem perfeitamente, mesmo nos pontos mais inclinados. A rocha é muito recortada, as botas aderem bem.

Convento de Monfurado: estive lá há cerca de 2 meses. Como sempre avaliei os riscos à medida que por lá andava e de facto há vários pontos potencialmente perigosos. Um deles é o tecto da entrada da igreja (o chão do côro), que está prestes a abater, e sempre são uns 40 ou 50m2.
Em qualquer estrutura, aliás, em qualquer lugar, deve-se evitar a ida no inverno, ou após as chuvas. Os terrenos ou as estruturas estão mais frágeis e pesadas, acontecendo desabamentos e deslizes. Aqui, é o caso. Em muitos locais a ausência de telhado faz a água infiltrar-se pelas paredes, enfraquecendo os materiais e a ligação entre eles. As paredes do convento são feitas de argamassa à base de cal e areia misturadas com barro, que se "desprendem" e soltam com a humidade.

Claramente notória a falta de experiência a ditar um possível acidente. Assim, foi só um incidente.
Já muitas vezes pensei que o Geocaching pela "liberdade" e autonomia que proporciona a qualquer pessoa que tenha um GPS e gosto pela aventura é um veículo potenciador de acidentes. Muitas caches são colocadas por owners que estão à vontade em certas valências (escalada, espeleologia, montanhismo, mergulho, entre outras) e supôe-se que só faz essas caches quem está minimamente preparado para tal. Mentira, todos as querem fazer, acham-se preparados para tal, e por sorte acabam por não acontecer mais acidentes. Exemplo do que se está a passar hoje na Pedra da Ursa, onde espero sinceramente que tenham tomado os cuidados mínimos.

Mais uma questão que me leva a pôr em causa o que tem sido a "evolução" do geocaching, e a passividade de quem devia acautelar estas situações, e pior, a desresponsabilização quase total pelo que possa acontecer. É que a GS deve assumir que cada geocacher tem um seguro de acidentes pessoais. Se assim o é nos EUA, aqui não. E o seguro não serve de muito depois dos acidentes acontecerem, só serve para "aliviar" a dor da família em caso de morte. Mas vou-me calar, porque para além do mau feitio ainda dizem que sou superior, ou o catano.... [}:)] :twisted:
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor btrodrigues » domingo dez 30, 2012 12:13

Geocaching.com Disclaimer
Cache seekers assume all risks involved in seeking a cache.

Geocaching.com is owned and operated by Groundspeak Inc. Information in the Geocaching.com database is updated regularly. Neither Groundspeak Inc., nor any agent, officer, employee or volunteer administrator of Groundspeak Inc. warrants the accuracy, reliability, or timeliness of any information and shall not be liable for any losses caused by such reliance on the accuracy, reliability, or timeliness of such information. While every effort is made to ensure the accuracy of this information, portions may be incorrect or not current. Any person or entity that relies on information obtained from Geocaching.com does so at his or her own risk.

Geocaching, hiking, backpacking and other outdoor activities involve risk to both persons and property. There are many variables including, but not limited to, weather, fitness level, terrain features and outdoor experience, that must be considered prior to seeking or placing a Cache. Be prepared for your journey and be sure to check the current weather and conditions before heading outdoors. Always exercise common sense and caution.

In no way shall Groundspeak Inc. nor any agent, officer, employee or volunteer administrator of Groundspeak Inc., be liable for any direct, indirect, punitive, or consequential damages arising out of, or in any way connected with the use of this website or use of the information contained within.
--
BR
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo dez 30, 2012 12:19

e supôe-se que só faz essas caches quem está minimamente preparado para tal. Mentira, todos as querem fazer, acham-se preparados para tal, e por sorte acabam por não acontecer mais acidentes.


Quase, quase verdade... Se por um lado as gostava de fazer, por outro lado nunca fiz nenhuma dessas mais "exigentes". A cache mais perto da casa dos meus Sogros que tenho por fazer é precisamente uma do Sammendes, subir a uma árvore (gostava). Perto da minha tenho três do Ribeiro, do mesmo género, que ainda não fiz (não faço questão) e a do touperdido, de escalada (quero). Não me sinto à vontade e por isso vão ficando por fazer.
As coisas que fiz e que podiam mesmo ter corrido mal foi um salto na cache do "boneco" do Palácio da Pena de um penedo para o outro e o acesso escolhido para a stargate do Sup3r em Monsanto. Caches fáceis com opções menos espertas da minha parte.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor jasafara » domingo dez 30, 2012 15:11

Eu já voltei e os que ainda não chegaram a casa foi porque continuarem por lá a fazer outras caches. Mas a dúzia que subiu à Pedra da Ursa fê-lo em perfeita segurança.

O meu agradecimento público ao Zé Ribeiro que montou todo o sistema de segurança e coordenou a subida a partir de cima , ao Arqueolobo e ao pcostaphotography que com experiência de escalada ajudaram na corda de segurança e ainda aos que ajudaram a que a escada não abanasse muito segurando-a.

Tudo foi feito com a maior segurança, arneses, corda de segurança, escada de corda que foi presa à outra e que permitiu a ascensão desde o solo sem malabarismos. 5*

Tenho pena de o Manuel não tenha aparecido, seria fácil fazer a cache de forma individual pois ela ficava numa zona protegida bastante afastada no topo da escada.
Desaconselho vivamente que ele vá lá sozinho. Não terá a mínima hipótese de chegar à escada a menos que se meta em aventuras muito perigosas.

Se queres a minha opinião, espera por outra visita do José Ribeiro. Foi mesmo impecável o cuidado que ele teve com a segurança [^]

E Rui, dou-te o mesmo conselho. A cache não é perigosa se feita como hoje foi feita. Pode ser efectivamente mortal se feito por um curioso sem preparação. Será simplesmente um pouco difícil para alguém de meia idade e com excesso de peso como eu ;))

E garanto-te! Hoje só te iriam sobrar elogios ao Zé :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor jasafara » domingo dez 30, 2012 15:21

clcortez Escreveu:...Exemplo do que se está a passar hoje na Pedra da Ursa, onde espero sinceramente que tenham tomado os cuidados mínimos...

Como já disse tiveram-se os cuidados máximos :)
Seria incapaz de me aventurar ali sozinho ou com um grupo apenas de geocachers "desenrascados".
Eu já tinha a noção que o José Ribeiro se desenrascava muito bem com cordas e então depois de ver que ia com o Arqueolobo fiquei completamente descansado.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo dez 30, 2012 15:41

Cheguei a ter um "evento" combinado com o Arquelobo para uma das arvores do Ribeiro em Odivelas, mas apenas nos encontramos quando ele estava a chegar e eu já ida de saída, por aperto de horário.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor lynxpardinus » domingo dez 30, 2012 16:42

Óptimo! Ainda bem que foi feita com a segurança necessária! Um bem haja a quem organizou a cachada, por ter tido esse cuidado!

Bruno, o disclaimer é claro. E eu tenho uma opinião bem pessoal - as pessoas são responsáveis pela sua segurança e pelo nível de perigosidade que querem assumir (não gosto de paternalismos). A única coisa que penso que se deve pedir é, e como o Cláudio disse, que os owners informem sobre os perigos específicos das suas caches, se estes forem consideráveis. E que, depois, cada pessoa tome uma decisão consciente e se prepare para o que vai encontrar (de preferência, preparar-se um pouco acima do que vai encontrar). That's it.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor vsergio » segunda dez 31, 2012 00:27

MAntunes Escreveu:Eu, tambem.
Mas tenho que ir sozinho, noutra altura, senao, nao consigo encontrar a cache.

Eu gostava de fazer.
Se é para encontrar a cache, não te preocupes, eu deixo-te encontra-la por mim, se na altura que fores eu conseguir acompanhar-te. Não quero ir sozinho e também não há necessidade de ires sozinho, pá.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor jasafara » segunda dez 31, 2012 00:36

vsergio Escreveu:
MAntunes Escreveu:Eu, tambem.
Mas tenho que ir sozinho, noutra altura, senao, nao consigo encontrar a cache.

Eu gostava de fazer.
Se é para encontrar a cache, não te preocupes, eu deixo-te encontra-la por mim, se na altura que fores eu conseguir acompanhar-te. Não quero ir sozinho e também não há necessidade de ires sozinho, pá.

E tu percebes alguma coisa de cordas e isso? Vão com o clcortez que já se disponibilizou.
A cache pode ser feita com privacidade por todos. Depois de se subir as escadas, tem de se ter algum cuidado em subir mais alguns metros pela direita em terreno ainda um bocado inclinado e potencialmente escorregadio (vegetação e pedras soltas), mas depois entra-se numa zona sem nenhum perigo e onde se pode usufruir plenamente da vista. Hoje não ficámos lá em cima muito tempo porque havia um número razoável de geocachers a subir, mas com um grupo menor podem/devem lá ficar um bom bocado.
Atenção às marés. Hoje o José Ribeiro quando desceu (em último) já molhou o pezinho...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Fim de ano na Ursa (dia 30)

Mensagempor rifkinda » segunda dez 31, 2012 04:37

Claro que o vsergio percebe de cordas! :wink:
Até tem uma cache em que uma descida em rappel facilita em muito a chegada ao ponto zero!! :lol:
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Anterior

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

cron