• Anúncios

Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia...

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor MAntunes » segunda jul 22, 2013 20:49

jasafara Escreveu:
hfilipe Escreveu:Sim, há esse desvio no percurso da Passear, eles não passaram pelos túneis.

Eu também tenho essa parte condicionada e sei que, muito provavelmente terei que atravessar alguns pontos a carregar a "burra". Não é nada que me faça confusão pois são várias as vezes em que isso acontece, nas "voltas" que costumo dar. A pé sei que se consegue passar pois há algumas caches por lá!

Se, ao chegar ao terreno, vir que não há condições, paciência, volta-se para trás, segue-se o percurso pela estrada e não se vai há procura das caches.

A pé consegue-se que eu já fiz o percurso e recomendo :) Haverá alguma partes complicadas para fazer com a bike às costas, mas como não fiz o percurso com essa preocupação não sei exactamente avaliar quais...
Mas independentemente das caches é pena se não fizerem os túneis...


Confirmo que os túneis são para não se perder e que não dá para andar de bicicleta - para mim, nem com ela às costas porque existem por lá umas passagens complicadas. Percorri aquele troço final da linha entre S. Domingos e Pomarão, em finais de Agosto de 2010, na companhia de outros geocachers.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor hfilipe » terça jul 23, 2013 21:28

Como o MAntunes já falou no tópico das suas manutenções, vamos estar juntos em algumas cachadas. :D

Sobre o trajeto em bicicleta nos túneis junto ao Pomarão, enviei um email ao nuno_ka, pois li nos logs dele que tinha ido lá de bicicleta, em junho. A resposta que obtive é que sim , há partes para andar com a "burra" às costas e outras para andar apeado, mas são pequenas e é possível fazer o percurso sem grandes problemas. Assim, vou arriscar e fazer o percurso por lá.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor andreia238 » sexta jul 26, 2013 10:52

chsefe Escreveu:Algum geocacher interessado num pequeno percurso amanhã (2ª feira) perto do Porto?
Estava a pensar talvez nos trilhos de quintarei.


Esse trilho e em Valongo, eu e o meu namorado andamos a fazer as caches daqui da zona, se quiser pode acompanhar-nos!
andreia238
Micro
 
Mensagens: 60
Registado: sexta jul 26, 2013 10:09

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor scuz » sábado ago 10, 2013 20:18

hfilipe Escreveu:Como o MAntunes já falou no tópico das suas manutenções, vamos estar juntos em algumas cachadas. :D

Sobre o trajeto em bicicleta nos túneis junto ao Pomarão, enviei um email ao nuno_ka, pois li nos logs dele que tinha ido lá de bicicleta, em junho. A resposta que obtive é que sim , há partes para andar com a "burra" às costas e outras para andar apeado, mas são pequenas e é possível fazer o percurso sem grandes problemas. Assim, vou arriscar e fazer o percurso por lá.



Venho deixar o meu testemunho quanto ao trajecto via ex-linha férrea do Pomarão. Ontem, dia 9 de Agosto, dirigi-me ao Pomarão e daí dei início à caminhada. O percurso é bonito apesar de o ter feito em pleno verão alentejano. Como filho de pais alentejanos e com a escolaridade básica feita nessa região confesso que gosto bastante da paisagem do alentejo profundo, adiante...
O percurso é feito com moderada dificuldade a pé. Começando no Pomarão será praticamente sempre a subir. Nas antigas pontes não é possível passar "montado" terão que carregar a bicicleta, com alguma destreza são passiveis de serem transpostos, pelo que me recordo são cerca de 4/5 pontes. Esqueci-me de levar o frontal pelo que não fiz o trajecto dentro dos túneis, ainda entrei no segundo para tentar seguir mais é demasiado escuro, o terreno aí encontra-se ainda às covas devido à remoção dos troços de madeira. Em modo descida até serão suportáveis mas sempre podem ir pelas laterais e molhar um pouco o rodado. Pareceu-me que nada de muito alagado. Vi efectivamente "pegadas de bicicleta" no interior da mina o que sugere que é exequível.

Se fizerem em modo descida a linha férrea cruza com a estrada num pequeno túnel, tenham em atenção isso. Um ponto no GPS facilmente evita passarem pela entrada.
Algo a lamentar é a porção ainda considerável de terreno ardido entre o GZ da 4ª e 5ª caches bem como um local desadequado para vazar entulho logo após o GZ da 1ª cache. :x

Qualquer coisa que possa ajudar é só dizerem algo.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor hfilipe » sábado ago 10, 2013 21:29

Obrigado pelas informações, scuz.

O percurso será feito das Minas de São Domingos para o Pomarão, em trajecto descendente.
Eu levo o track guardado para ver se não me engano nessa parte. Pelo mapa já vi que é na zona em que a antiga linha "cruza" com a estrada.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor scuz » sábado ago 10, 2013 21:46

De nada. Eu é que tenho que agradecer o dar a conhecer o percurso.

Mencionei esse aspecto porque quando fui de carro nem reparei quando é que houve esse cruzamento.
Avatar do Utilizador
scuz
Regular
 
Mensagens: 251
Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor hfilipe » quinta ago 22, 2013 22:04

Só um ponto de situação rápido:
Já se acabou a "aventura" de 2 dias e 3 caches na companhia do MAntunes.
Não sei que raio me passou pela cabeça para decidir fazê-las nesta altura do ano, pois apanhamos uma"coça" valente com o calor que se faz sentir por esta zona. É o que faz ser nortenho e não estar habituado a estas temperaturas e a um sol tão impiedoso.
A segunda parte do plano, a ida de Mina de São Domingos até ao Pomarão de bicicleta já está posta de parte! Vou visitar as duas localidades mas em turismo, como lhe chamou MAntunes, ou seja, no conforto do carro com ar condicionado.

Não posso deixar de agradecer ao MAntunes por nos ter deixado ir com ele e pelos conhecimentos com que nos brindou.

Caminhadas no Alentejo só na Primavera ou Outono! Agora vou ali tomar mais um banhinho na piscina que ainda estão 29 graus!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor rifkinda » quinta ago 22, 2013 23:12

Obrigada pelo ponto da situação.
Mas não desistas das caminhadas... agenda-as mas é para bem cedinho ou então só para o fim do dia! :wink:
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor RuiJSDuarte » sexta ago 23, 2013 06:57

Eu vou aproveitar o dia um pouco mais fresco e vou ali a Montejunto caminhar... :)
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor MAntunes » sexta ago 23, 2013 07:33

Em primeiro lugar, quero agradecer a companhia muito agradável do hfilipe e Isabel. :-D

Sobre a sugestão da Rifkinda, nesta altura muito quente e seca, não iria resultar em caçadas mais amenas porque, só até perto das 10h / 11h da manhã, o tempo está aceitável. Depois disso, o calor excessivo instala-se e permanece até muito tarde (veja-se a hora em que o hfilipe fez o post a dizer que ia para a piscina com 29 º).

Acho que vou começar a ir à praia na época da praia e fazer caminhadas grandes apenas na época das caminhadas. [;)]

(agora vou ficar a rezar para que o primeiro fds de Outubro seja ameno :mrgreen: )
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor jasafara » sexta ago 23, 2013 09:02

Esta foi uma caminhada complicada. Acabei de ver uma das fotos da listing com a legenda "de verão de ser bem melhor" e desfaço já qualquer dúvida: olhem que não! ;)

A oportunidade e o alinhamento do acaso levou a virmos a esta cache numa altura muito quente e seca e, apesar de estarmos avisados e termos começado a caminhada o mais cedo que nos foi possível, tivemos uma caminhada bem difícil.

Ficou a imaginação do agradável e prazenteira que seria esta caminhada numa outra altura mais fresca e com mais água no ribeiro / rio onde apenas vimos algumas "panelas de sopa de girinos" - imagem algo rude mas é o que me pareceu ao ver aqueles bichos nas poças de água aquecida pelo Sol.

A progressão foi alternando entre as tracks disponíveis e, quando em dúvida, ainda fizemos uma quarta track, ora aos zigue-zagues pelo meio das estevas, ora saltitando de margem em margem tentando encontrar o melhor local para continuar.

Ainda assim, foi possível alguns de nós, avistarmos uma raposa, e quatro veados. "Alguns de nós" porque são tão rápidos que nem dava para todos vermos e fotografarmos. Vimos também uma torre que nos deixou curiosos e que nos pareceu ser para fins de caça - não estava topo da encosta e, por isso, não seria muito eficaz na detecção de incêndios. Uma outra coisa que nos deixou curiosos foram uns discos metálicos dispostos em círculo em frente à tal torre. Ficou a curiosidade para talvez ser esclarecida mais tarde.

Chegados ao local do convento, começou pela agradável revelação da parte cimeira da torre a deixar antever o que se iria revelar uma construção de dimensões e monumentalidade estranhas para um local tão ermo.

Encontrada a cache, e descansado um pouco à sombra enquanto se comia algo como fruta, barras e água, fomos à sessão fotográfica que só não foi mais completa porque ainda havia o regresso sob um Sol cada vez mais quente.

Aos futuros visitantes, fica o conselho de evitarem dias tão quentes como os que têm estado ultimamente (sempre acima dos 35º pelas 15h00) e, resolvido este pequeno pormenor, desfrutem a caminhada que vale bem a pena.

Obrigado ao Helder Guimarães e Isabel pela companhia nesta caminhada. :)

Mito obrigado pela cache.

In: tagobug pessoal e alguns pequenos brinquedos de plástico.

MAntunes
in MAntunes found Convento do Tomina
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor MAntunes » sexta ago 23, 2013 10:02

Muito obrigado, Joaquim, por destacares a rapidez e prontidao com que eu faco os logs! ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor jasafara » sexta ago 23, 2013 13:14

Estavam combinados? :)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor rifkinda » sexta ago 23, 2013 14:11

E por falar em Alentejo e calor, lembrei-me logo da nossa aven tura na cache Nunca percas o Norte!, que infelizmente foi arquivada hoje, por motivos que compreendo (a de falta de tempo para a manutenção devida).
É sabido que hoje existem muito mais caches na Serra de Grândola, mas esta multi cache conseguia trazer-nos uma sensação muito diferente, de objectivo alcançado depois de tantos kms a andar para cima e para baixo! [^]
Está quase a fazer 2 anos que nos aventurámos pelos seus caminhos, apesar do calor e de estarmos em pleno Agosto e fizemos todo o percurso sugerido a pé.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Eu queria ir mesmo à cache XPTO, mas não tenho companhia

Mensagempor jasafara » sexta ago 23, 2013 14:35

rifkinda Escreveu:E por falar em Alentejo e calor, lembrei-me logo da nossa aven tura na cache Nunca percas o Norte!, que infelizmente foi arquivada hoje, por motivos que compreendo (a de falta de tempo para a manutenção devida).
É sabido que hoje existem muito mais caches na Serra de Grândola, mas esta multi cache conseguia trazer-nos uma sensação muito diferente, de objectivo alcançado depois de tantos kms a andar para cima e para baixo! [^]
Está quase a fazer 2 anos que nos aventurámos pelos seus caminhos, apesar do calor e de estarmos em pleno Agosto e fizemos todo o percurso sugerido a pé.

Acho que foi mais arquivada por ter começado a receber logs do tipo "...feita no meio do PT...". É pena.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

AnteriorPróximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes