• Anúncios

Gerês para quando?

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Mensagempor SUp3rFM » terça jan 20, 2009 17:47

casheiro_viajante Escreveu:ok, então basicamente essas caches já não podem continuar "activas" pois vão contra as regras do Geocaching... vai começar a haver "arquivamentos" ou o publisher vai fechar os olhos a situação e as caches continuam activas e só arrisca a visita-las quem quer e levar para casa uma multa como recordação?


Vamos por partes, nas áreas que sei responder.

O owner é responsável pelas caches que coloca. Se uma cache se encontra numa zona inacessível e se para lá chegar os geocachers terão que cometer ilegalidades, o owner deve agir em consciência e arquivar as suas caches. Posteriormente, deve recolher os containers físicos - nessa altura terá que pedir autorização para tal. Esta recolha de containers assume particular importância dado a zona onde estão colocados.

Caso o owner não esteja activo e as caches permanecerem em locais como os indicados, as caches devem ser arquivadas pelo reviewer. Ora, este trabalho fica facilitado se alguém usar as ferramentas disponíveis, tal como o "needs to archived" (que tanta comichão faz...).

Eu sugiro manter contactos com a gestão do Parque. O mail já ajudou, se calhar por telefone ou pessoalmente se conseguirá algo mais. Digo eu. :-)


EDIT: Em Fevereiro do ano passado contactei telefónicamente a gestão do Parque, falei com Sra. Maria do Céu Osório. As minhas questões prendiam-se com a legislação que na altura figurava no Parque.

Enviou-me estes documentos.

Não sei se já tinham acesso aos mesmos. Caso seja necessário, posso fornecer o contacto mail/telefone desta responsável.
Editado pela última vez por SUp3rFM em terça jan 20, 2009 18:02, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor pcardoso » terça jan 20, 2009 17:59

Atenção, em teoria é possivel chegar tanto à Nevosa como aos Carris. Por Sul ou por Pitões por exemplo. Mas aparentemente carece sempre de autorização (já li o plano de ordenamento mas esta parte deve-me ter escapado).

Infelizmente o PNPG obriga toda a gente que queira entrar na sua área a tirar um curso de direito e a contactá-los com pormenores acerca de tudo o que queira fazer.

O que recomendo é simplesmente afogá-los em pedidos de esclarecimento (e para fazer tudo legalmente não há mesmo volta a dar). E não desistir enquanto não responderem a tudo. Estou à espera em vão há uns meses de uns prometidos mapas das diferentes zonas de protecção. Pode ser que os senhores um dia acordem para a realidade...
Avatar do Utilizador
pcardoso
Micro
 
Mensagens: 37
Registado: quarta abr 23, 2003 18:04
Localização: Açores

Mensagempor pcardoso » terça jan 20, 2009 18:13

Já agora, o lado Espanhol é todo reserva integral, não dá para seguir por aí. E não é verdade que tudo seja proibido no trilho do Rio Homem, até se podem criar novos estradões ou introduzir espécies exóticas (mas não andar por andar). Só depende de autorizações do PNPG...
Avatar do Utilizador
pcardoso
Micro
 
Mensagens: 37
Registado: quarta abr 23, 2003 18:04
Localização: Açores

Mensagempor Coruja » terça jan 20, 2009 18:35

Acho que a forma mais fácil de identificar os locais proibidos, os que carecem de autorização e os que não, através de um mapa com fronteiras.

Só assim podemos saber a que zonas podemos aceder, de que forma e o que é necessário para tal.

Vou tentar ler a legislação que eles falam para saber se existe alguma forma de identificar as fronteiras dos territórios!
ImagemImagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Coruja
Regular
 
Mensagens: 359
Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33
Localização: Maia

Mensagempor Coruja » terça jan 20, 2009 19:10

Ora cá está...

Meus amigos aqui:

http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/F453B79E-CA7B-4F25-A2FA-81015C36BCF6/0/POPNG2.pdf

Já podem ver os limites das areas definidas pelo PNPG, agora é só calibrar os mapas e fica pronto a usar. Mas essa parte já não sei fazer...
ImagemImagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Coruja
Regular
 
Mensagens: 359
Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33
Localização: Maia

Mensagempor TPFernandes » terça jan 20, 2009 19:15

Eu e um grupo de amigos vamos serra acima, tá previsto para o próximo Domingo (25) se o tempo o permitir.

Podem ver a "expedição" em www.tpfernandes.wordpress.com

Quem quiser juntar-se a nós tá à vontade... É só avisar... :D
Imagem

Blog Novo- aventurasdeumgeocacher.tpfernandes.com
Blog Antigo- tpfernandes.wordpress.com
Avatar do Utilizador
TPFernandes
Regular
 
Mensagens: 265
Registado: sábado jan 10, 2009 20:17

Mensagempor the_ateam » terça jan 20, 2009 19:20

Consultando os PDF's, e assim de repente, lembro-me de cometer uma ilegalidade logo no inicio do ano, ali para os lados da Contrabandista... o que vale que não fui o único!!! :lol: é que nessa cache não há de facto hipotese de contorno!

Pelo menos agora já sabemos o que está no mapa, falta só a parte burocrática da coisa
the_ateam
Regular
 
Mensagens: 736
Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor MAntunes » terça jan 20, 2009 19:23

Ou somos contrabandistas ou não somos! :lol:
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor Shalmai » terça jan 20, 2009 19:58

MAntunes Escreveu:Ou somos contrabandistas ou não somos! :lol:
ehehe, grande contrabandistas :twisted:

OK amigos, eu só volto o tópico para o original... então.. A grande excursão dia 31 - contém comigo 8) (Mais uma contrabandista :lol: )
Avatar do Utilizador
Shalmai
Micro
 
Mensagens: 62
Registado: terça Oct 07, 2008 11:36
Localização: Porto, Portugal / Bratislava, Slovakia

Mensagempor Coruja » quarta jan 21, 2009 10:50

Em resposta a um mail que enviei para o PNPG nos mesmos termos do que o Pache enviou, (não fossem responder outra coisa), mas acrescentei uma pergunta sobre o acesso e as permissões sobre caminhadas de 2 ou 3 amigos, e onde solicitei informação sobre mapas onde possa obter os limites das areas.

RESPOSTA:
1ª parte: totalmente igual à do Pache (copy/paste)
2ª parte: "Na situação em causa – 2 ou 3 amigos – não precisam do licenciamento do ICNB, mas deverão ter em atenção o Plano de Ordenamento.".........."Para além da informação disponível no Portal do ICNB, temos apenas uma mapa (para venda) em que está identificada a Área de Ambiente Rural e a Área de Ambiente Natural, bem como alguns caminhos condicionados. Dispomos ainda de brochuras dos trilhos promovidos directamente pelo PNPG. "
ImagemImagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Coruja
Regular
 
Mensagens: 359
Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33
Localização: Maia

Mensagempor the_ateam » quarta jan 21, 2009 11:22

Coruja Escreveu: "Na situação em causa – 2 ou 3 amigos – não precisam do licenciamento do ICNB"


Meus caros... vou virar ermita e só ando no geres acompanhado de mais dois! Esqueçam as cachadas conjuntas... :roll:
the_ateam
Regular
 
Mensagens: 736
Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor MAntunes » quarta jan 21, 2009 11:35

Ou então, quando nos cruzarmos no Gerês, não nos conhecemos de lado nenhum! Só vamos para o mesmo lado por coincidência. :lol:
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor the_ateam » quarta jan 21, 2009 15:08

Mais uma resposta:

"O Regulamento do Plano de Ordenamento (RCM nº 134/95 de 11 de Novembro) bem como os elementos cartográficos do Plano encontram-se disponíveis para consulta, como lhe dizia no e-mail anterior, no portal do ICNB (http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/F453 ... POPNG2.pdf)

Qualquer percurso (ou outra actividade) em Área de Ambiente Natural é sujeito a Parque. Quando a actividade é realizada a título individual (situações não abrangidas pela regulamentação de turismo de natureza) não é cobrada qualquer taxa. O pedido ao Parque deve ser feita com uma antecedência de, pelo menos, 20 dias e deve incluir toda a informação necessária para que seja possível a sua análise (percurso detalhado, número de participantes, contextualização da actividade).

Com os melhores cumprimentos,"

Eu desisto. Vou continuar a fazer o que sempre fiz porque acho que não vale a pena... até porque ainda me faltam 18 caches na zona do Parque e ainda as quero fazer este ano.

Assim sendo, mantenho a saida para dia 31, mas já sabem dos riscos pelo que estão por vossa conta e risco, assim como eu!
the_ateam
Regular
 
Mensagens: 736
Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor SUp3rFM » quarta jan 21, 2009 17:02

As regras são aquelas, definidas pela entidade que gere o Parque (para o bem ou para o mal). Racionalmente, a situação é essa, correcto?

Estão um conjunto de caches colocadas em zonas sensíveis e, eventualmente, doravante inacessíveis.

Não seria melhor continuar na via diplomática, aguentando o tempo e ultrapassando os obstáculos que forem surgindo, em vez de se ignorar o que está regulamentado?

Na eventualidade (QUE NÃO SE ESPERA, NEM DESEJA QUE ACONTEÇA!) de alguém ser apanhado, porque está a fazer geocaching, não se estará a prejudicar a actividade ou qualquer esforço para garantir uma colaboração com o PNPG?
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor TPFernandes » quarta jan 21, 2009 17:13

No domingo pretendo ir à have a pen, arado, calcedónia, junceda e boneca...

Estarei a infrigir alguma coisa?
Imagem

Blog Novo- aventurasdeumgeocacher.tpfernandes.com
Blog Antigo- tpfernandes.wordpress.com
Avatar do Utilizador
TPFernandes
Regular
 
Mensagens: 265
Registado: sábado jan 10, 2009 20:17

AnteriorPróximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron