• Anúncios

Gerês para quando?

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Mensagempor MAntunes » quarta jan 21, 2009 17:18

Parando um bocado o tom de brincadeira em que tenho estado neste tópico e lembrando-me do puxão de orelhas que levei na Nevosa e nas consequências negativas, a dobrar, que adviriam se ocorresse um episódio desses, sim, estou de acordo que seria melhor tentar disfrutar o máximo possível do Gerês dentro da legalidade. Cosequências negativas a dobrar porque iriam ser penalizadoras para o(s) geocachers envolvidos numa autuação e para a acividade que ficaria com 'mau nome' perante esse e outros PNs.

Então, concretamente, o que se poderia fazer? Ir falar com eles e revelar-lhes o geocaching e os hábitos de CITO que alguns de nós praticamos? Á partida vejo logo um problema; era a 'denúncia' da existência das caches actuais que começariam logo a ser retiradas pelo PNG... Não dizer nada e deixar de ir ao Gerês? Ou ir só nos percuros permitidos? Lembro-me da Calcedónia, Silhas dos Ursos, Preguiça e pouco mais...
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor MAntunes » quarta jan 21, 2009 17:21

TPFernandes Escreveu:No domingo pretendo ir à have a pen, arado, calcedónia, junceda e boneca...

Estarei a infrigir alguma coisa?


Só tenho dúvidas sobre a do Arado. As outras (já as visitei) têm todas percursos pedestres marcados e não precisam sequer de comunicação prévia para se lá ir. :-) Confirma a zona do Arado na documentação/site que foi indicado anteriormente.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor prodrive » quarta jan 21, 2009 17:22

TPFernandes Escreveu:No domingo pretendo ir à have a pen, arado, calcedónia, junceda e boneca...

Estarei a infrigir alguma coisa?

Todas essas caches estão colocados em miradouros e locais de acesso público onde até o trânsito automóvel é permitido. Não vejo como possa haver qualquer infracção ou impedimento legal.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor Coruja » quarta jan 21, 2009 17:23

A meu ver será a actitude mais sensata!

De qualquer das formas, não me parece que aconteçam mais vezes ir muita gente ao mesmo tempo para as mesmas caches!

Sei que é muito mais divertido, mas as grandes massas acontecem quando se combina algo pelo forum, porque mesmo o Pache, em muitas das incursões que já fez, algumas delas não foi com muita gente e quem diz 3, dirá 5 ou 6....não; com daqui a pouco quem diz 5 ou 6 diz 10!!!, mas o que quero dizer é que a forma de estar (barulho e destruição da vegetação envolvente, só porque se quer ir a par a converssar) conta.

O que quero dizer é que cada caso é um caso...se estamos perante um caso de 2 ou 3 que vão a corta mato e aos berros, não me parece que um guarda florestal seja muito meigo nesses casos, já no que toca a 5 respeitadores e pacificos, é muito mais provável a sua aprovação.

Se querem uma opinião pessoal, nesse campo temos muito a aprender a andar na montanha com os espanhois, tanto como praticantes, como os proprios guardas!

Para terminar a melhor forma de estar no PNPG é mostrar que estamos ali para disfrutar e que somos respeitadores!!! Que somos capazes de fazer a diferença do vulgar Português domingueiro que vai ao Gerês para "tomar banho e fazer piqueniques" porque é tradição na familia e depois deixam os locais pior que dias de feira, e onde a propria gestão do parque nada faz para contrariar.

Aliás sou defensor, que se querem restrigir o acesso a estes locais, ao menos que o permitam a quem tenha uma certificação na matéria como p.ex: Carta de Montanheiro.
ImagemImagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Coruja
Regular
 
Mensagens: 359
Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33
Localização: Maia

Mensagempor SUp3rFM » quarta jan 21, 2009 18:31

MAntunes Escreveu:Então, concretamente, o que se poderia fazer? Ir falar com eles e revelar-lhes o geocaching e os hábitos de CITO que alguns de nós praticamos? Á partida vejo logo um problema; era a 'denúncia' da existência das caches actuais que começariam logo a ser retiradas pelo PNG... Não dizer nada e deixar de ir ao Gerês? Ou ir só nos percuros permitidos? Lembro-me da Calcedónia, Silhas dos Ursos, Preguiça e pouco mais...


Manuel, não estamos perante algo como a... inevitabilidade?

Porque não olhamos para esta situação de uma forma mais positiva? Não quero com isto dizer que estamos a ser profetas da desgraça, mas imaginem que o PNPG acha piada ao geocaching. Não só acha piada, como aproveita para divulgá-lo e dinamizá-lo. Não é tontice pensar que algo como esta situação possa acontecer.

Logicamente que vai dar trabalho, vai dar chatice, vai envolver burocracia, mas... e se a coisa resultar?
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor ftomar » quarta jan 21, 2009 18:41

...nesta parte o Coruja ta certo...a muito que viito o Gerês para fazer canyoning...que esta "proibido" na maioria dos percursos (que algumas empresas exploram comercialmente )...mas nos mesmos rios em que não dexam fazer canyoning...é poivel abancar numa "piscina" com a faimlia ou uma duzia de amigos e ali estar o dia todo...ja apanhei um grupo que tinham um gerador...radio...e geleiras ligadas ao gerador...ou temos o caso do rio Toco (a que quase todos chamam Fafião) em que na margem direita é proibido pescar e na esquerda não...as leis do parque na sua maior parte não fazem sentido
Imagem
Avatar do Utilizador
ftomar
Regular
 
Mensagens: 431
Registado: sexta dez 15, 2006 20:16
Localização: Tomar

Mensagempor Coruja » quarta jan 21, 2009 18:59

Eu próprio já fui "vitima" uma situação caricata, mas que pelos vistos prevaleceu o bom senso e a educação.

Ao fazer uma pequena travessia, tive de pernoitar. Ao acordar bem cedo para não ser apanhado, pois é proibido naquele local, não me valeu de nada, pois ao abrir a tenda, a primeira coisa que vejo é um par de pés....de quem? De um guarda que me cumprimentou e me pediu a identificação para tratar da respectiva coima.

Eu aceitei (pois sabia o meu erro) e claro está enquanto o Sr. ia prenchendo o seu bloco de "apontamentos", eu fui dizendo que como ele podia ver, tinha tido o cuidado de ser fora de zona com vegetação, que não era "um qualquer" mostrei inclusivé a carta de montanheiro, mas que acima de tudo sabia que não podia acampar ali...e falei exactamente na questão dos arraiais que lá se fazem.

Ele disse que compreendia, mas que eram as regras...

No final da história, tendo isto sido em 2001, estou até hoje à espera que me apareça algo para efectuar o pagamento...das duas uma, ou perdeu o papel :twisted: , ou consegui mostrar o meu ponto de vista.
ImagemImagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Coruja
Regular
 
Mensagens: 359
Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33
Localização: Maia

Mensagempor ftomar » quarta jan 21, 2009 19:04

os guardas não tem qualquer poder/autoridade para multar...podem sim chamar a GNR que esses sim podem multar...aconteceu-nos uma coisa parecida...e um dos meus amigos é da GNR
Imagem
Avatar do Utilizador
ftomar
Regular
 
Mensagens: 431
Registado: sexta dez 15, 2006 20:16
Localização: Tomar

Mensagempor MAntunes » quarta jan 21, 2009 19:20

SUp3rFM Escreveu:
MAntunes Escreveu:Então, concretamente, o que se poderia fazer? Ir falar com eles e revelar-lhes o geocaching e os hábitos de CITO que alguns de nós praticamos? Á partida vejo logo um problema; era a 'denúncia' da existência das caches actuais que começariam logo a ser retiradas pelo PNG... Não dizer nada e deixar de ir ao Gerês? Ou ir só nos percuros permitidos? Lembro-me da Calcedónia, Silhas dos Ursos, Preguiça e pouco mais...


Manuel, não estamos perante algo como a... inevitabilidade?

Porque não olhamos para esta situação de uma forma mais positiva? Não quero com isto dizer que estamos a ser profetas da desgraça, mas imaginem que o PNPG acha piada ao geocaching. Não só acha piada, como aproveita para divulgá-lo e dinamizá-lo. Não é tontice pensar que algo como esta situação possa acontecer.

Logicamente que vai dar trabalho, vai dar chatice, vai envolver burocracia, mas... e se a coisa resultar?


Por acaso até tenho três experiências bem sucedidas com essa abordagem. :-)

Na primeira, a minha segunda cache, foi colocada com autorização prévia do EPEM (Monsanto) que era dirigido, na altura pelo Dr. Paulo Lopes que é actualmente ...Digo? digo? O PLnauta! :-) Como podem ver, a achou piada ao geocaching. Além de ter autorizado a cache e de a ter tido listada no site da CML, durante uns tempos, agora é vê-lo por aí atrás das caches. 8)

Obviamente, no Gerês, não posso ir falar com o 'Dr. Paulo Lopes' lá do PNPG...
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor lynxpardinus » quarta jan 21, 2009 19:58

Acho que, se pensarmos em um dia abordarmos o PNPG, devemos fazê-lo de uma forma estruturada e não apresentando imediatamente o geocaching. Uma abordagem a frio vai depender de coisas como a pessoa que está do outro lado, o humor com que acordou nesse dia de manhã, e a pouca diferenciação que vamos ter face a dezenas de grupos que pedem coisas semelhantes (acesso a áreas do PNPG).

Acho que uma abordagem deveria levar em linha de conta a importância que o parque tem (é o único parque nacional em Portugal) e as potencialidades para um geocaching amigo do ambiente. Aconselharia uma abordagem de longo prazo em que, se calhar, nos 2 primeiros anos, nem se pedia nada mas constituíamos um grupo (com nome próprio) que se preocupasse com acções geradoras de goodwill. Coisas como:
- organização de CITOs (com visibilidade junto do PNPG, ou seja, em que pedímos autorização ao PNPG, e nos organizamos com eles);
- acções de reflorestação (sob a orientação do PNPG);
- whatever mais que se lembrem

Durante este período, deveria haver uma aproximação gradual a pessoas-chave do parque natural, e, depois, então, começar a introduzir o tópico geocaching aos poucos, com alguma atenção ao calendário político e de funcionamento do PNPG.

Lynx Pardinus
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Caminhadas no Gerês

Mensagempor Silvana » quinta jan 22, 2009 12:38

Desde Maio de 2008 que tenho vindo a manter diversos contactos com o PNPG. Uma das razões para tal depreende-se com o acesso a determinados locais do Gerês para colocação de 2 caches que temos em mente e tb para uma actividade de reflorestação no seguimento do incêndio que decorreu há cerca de ano e meio.
Nesse sentido, e após vários contactos com alguns dos membros responsáveis pela gestão do PNPG, e após ter sido adiada a iniciativa de ajuda na reflorestação pois trata-se de um grande empreendimento, ficou combinado uma acção de corte de mimosas e um CITO para o dia 2 e 3 de Maio de 2009.
Subjacente a esta iniciativa está o facto do acesso a dt locais do PNPG estarem condicionados a X licenças/dia. E como tal, uma iniciativa da N/parte está sendo vista com muitos bons olhos.
Aliás, foi comentado que as regras existem e tiveram de ser criadas pq havia pessoas q não só deixavam lixo em zonas protegidas como tb faziam fogueiras e até plantavam aveleiras...... :roll: A regulamentação ou Plano do Ordenamento em questão está em vigor desde 2005 mas só agora é q estão a ser mais rigorosos quanto á sua aplicação, principalmente desde q aqueles 3 caminhantes se perderam em Fevereiro de 2008.
Para além disso e com a introdução da cabra montesa, entre outras espécies, muitos percursos foram interditos (Minas dos Carris-Nevosa) ou condicionados quanto ao acesso (Portela de Leonte-Prado do Vidoal-Prado do Conho-Prado das Messes / Rocalva-Borrageiro-Vale Teixeira / Lagoas do Meirinho / etc....).
No entanto, e durante uma conversa que tive com a Dra Cristina Machado, foi comentado que compreendiam perfeitamente o N/caso. E mais ainda tendo conhecimento da N/preocupação com a preservação da fauna e flora locais durante as n/caminhadas, pelo que, poderiam vir a ter uma outra abertura.
Também fui informada que a interdição de acesso ás Minas dos carris/Nevosa estava ser reavaliada ou revista e que muito em breve haverá noticias acerca desse assunto.
O PNPG tb disponibiliza uma carta/mapa que distingue as áreas de ambiente rural (acesso livre) das de ambiente natural (que carecem de licença de acesso). Mapa disponível á escala de 1/100.000.
E dentro desta acção de limitação ou condicionamento do acesso a dt locais do PNPG, irão ser disponibilizados a partir do verão, uns PDAs alugados para os que que têm licença de caminhar em dt trilhos. Esses PDAs irão disponibilizar não só o track do percurso como tb toda a informação pertinente acerca do que pode ser avistado em dt pontos-chave (POis) ao longo do trajecto.
Sei tb que o acesso ao PNPG por Montalegre não está a ser vigiado mas com a aproximação ao coração do Gerês existem vários guardas a vigiar determinados pontos de acesso e trilhos. E pelo que fui informada não vão ser nada meigos com aqueles que não tiverem a licença em mãos. :(
Para além disso, e na minha opinião, não penso que seja esta a melhor abordagem nem aquela que transmite a melhor imagem do geocaching nacional. E ficará sempre aquela marca para os geocachers que passarem posteriormente...
Temos agora sim, e com o CITO, a oportunidade de demonstrar que os praticantes de geocaching são pessoas preocupadas com a manutenção e preservação do equilibrio ambiental do PNPG e de colaborar directamente com a entidade responsável pela sua preservação. :wink:
Penso que será a melhor forma de apresentar o geocaching e transmitir a imagem que pretendemos. E muito possivelmente tb poderá ser, a melhor forma de posteriormente ter um acesso privilegiado ás licenças. 8)
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Caminhadas no Gerês

Mensagempor MAntunes » quinta jan 22, 2009 13:41

Excelentes desenvolvimentos Silvana! :-)

E estavas aí tão caladinha a tratar da Diplomacia. Diplomacia é com as Mulheres, pois então. :lol:

Silvana Escreveu:...
Temos agora sim, e com o CITO, a oportunidade de demonstrar que os praticantes de geocaching são pessoas preocupadas com a manutenção e preservação do equilibrio ambiental do PNPG e de colaborar directamente com a entidade responsável pela sua preservação. :wink:
Penso que será a melhor forma de apresentar o geocaching e transmitir a imagem que pretendemos. E muito possivelmente tb poderá ser, a melhor forma de posteriormente ter um acesso privilegiado ás licenças. 8)


Eu, na caçada à 'Contrabandistas' trouxe um saco cheio de lixo (tenho testemunhas 8) ). Conta? :-) E tentarei estar em todos os CITOs que puder, pois também acho que é a melhor maneira de apresentar o Geocaching às autoridades oficiais.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor vsergio » quinta jan 22, 2009 14:53

Excelente, Silvana.

Esses PDAs que falas, outro dia deu uma reportagem na TV, não sei qual, mas avisei a malta por jaiku, mas encontre-a aqui no youtubio: http://www.youtube.com/watch?v=Sn-ICIT7iag
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor A 2par » sexta jan 23, 2009 09:07

Antes de mais os meus sinceros parabéns à Silvana, pelo trabalho que tem desenvolvido.
Agora só espero que o PNPG, reaja com sensatez, pois parece que os Senhores (as) que decidem, normalmente, não conhecem o terreno, ficam reféns das questões burocráticas e não sabendo o que é melhor para o parque ou não decidem ou decidem mal.
Eis um exemplo:
http://carris-geres.blogspot.com/2008/09/vamos-todos-presos-sim-um-ttulo-irnico.html
Imagem
Avatar do Utilizador
A 2par
Micro
 
Mensagens: 40
Registado: sábado jul 26, 2008 10:26

Mensagempor the_ateam » domingo jan 25, 2009 00:32

Malta, estamos a uma semana da rota Encosta da Sabora-Prado do Vidoal. Quem sair do Porto (Lionesa) que me envie um mail para : paulopache (at) netcabo (dot) pt - Desta forma espero organizar os carros por pessoas!
Para quem sair de outros locais, o ponto de encontro é na Casa de Guarda de Leonte, primeiro ponto da multi do Prado do Vidoal, às 09h30 - faça sol, chuva ou trovoada!

Sobre o assunto que eu próprio trouxe à baila (a burocracia, as autorizações, a falta de decisões e/ou organizações) esqueçam que eu disse algo. Ainda hoje fomos para o Geres (grande novidade dirão alguns), para uma zona que não faço ideia que protecção têm, se têm, mas pouco importou... confesso que o Geocaching de forma "selvagem" e não organizada me motiva muito mais do que andar a mandar fax's a informar quantos e como e por onde! Que bem que me soube andar por sitios proibidos, perigosos, gelados! Desculpem, mas é a minha maneira de ser. Quanto aos CITOS reflorestações e outras actividades que melhorem o nosso geres, e desde que não calhem a um Domingo, podem contar sempre comigo!

Agora vou ver as fotos :P
the_ateam
Regular
 
Mensagens: 736
Registado: terça abr 24, 2007 21:53

AnteriorPróximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron