Página 1 de 1

Mini "Viva o Verão", 11 de Agosto, Praia de Benagi

MensagemEnviado: terça ago 05, 2008 22:33
por Bringer
Convocatória a todos os Geocachers que se encontram no Allgarve e arredores!

Estão todos convidados a um belo dia de praia em Benagil, perto do Carvoeiro, no centro da região algarvia. O objectivo, para além do convívio habitual, é ir até à cache "The Cave", que, para quem não conhece, se encontra no interior de uma espectacular caverna só acessível através do mar (ou por cordas, mas como não disponho disso...). Tenho um bote insuflável a remos com lotação para 3 pessoas, por isso sugiro idas aos pares (também só disponho de 2 coletes). Ida condicionada às condições atmosféricas e de ondulação...

Visto desconhecer as condições habituais do mar naquela zona gostaria de saber a opinião dos owners Global Trekkers e mais quem já lá foi para perceber que precauções deveremos tomar.

Hora sugerida: 10h da matina

Coordenadas do estacionamento: N 37º 05.257' W 008º 25.602'

Items a levar:
- GPS
- PMRs
- Bucha
- Água
- Chapéu de sol
- Toalha
- Creme protector
- Kit de snorkelling
- Boa disposição com fartura

Espero pelas vossas opiniões e confirmações. Podem-me contactar directamente pelo telemóvel: 964036334

MensagemEnviado: terça ago 05, 2008 23:42
por truta
No verão passado andei de barco insuflável nessa zona, mais propriamente na praia da Albandeira (tem uma cache), que fica uns 2 Km a Este, onde aproveitei para visitar outra gruta do mesmo tipo, a uns 200 metros da praia, para o lado de Benagil (37.090086, -8.402942). É uma sala enorme com duas aberturas no tecto e ligada ao mar por uma galeria estreita e comprida. É uma sensação muito boa atravessar a galeria e desembarcar dentro da gruta num chão de areia da praia!

Não senti grandes correntes e penso que o maior problema poderá ser o vento. Num barco insuflável é muito difícil remar contra a corrente ou contra o vento, é bom ter isso sempre presente.
Se estiver vento norte vão sempre o mais possível encostados à costa porque caso contrário o vento irá empurrá-los para fora. Mas também não se encostem muito para não correrem o risco de romper um barco.

Já agora deixo a minha ideia para quando lá voltar que é fazer a costa entre Benagil e Albandeira (em princípio será neste sentido porque os ventos predominantes são NW e SW). São cerca de 2 Km, o que deve demorar uns 40 minutos.
Convém deixar um carro na praia de destino porque se o vento estiver um pouco mais forte não dá para regressar de barco.

Finalmente um conselho: que ninguém vá sem colete! Pela vossa segurança e porque a polícia marítima pode multar e mandar para trás quem não o tiver.

MensagemEnviado: quarta ago 06, 2008 07:21
por Kelux
Isto é bem melhor do que os alertas da Protecção Civil... serviço 5 estrelas, Sr. Pedro.

MensagemEnviado: quarta ago 06, 2008 09:23
por global trekkers
Carissimos geocachers,

felicito para já a ideia de organização desde mini-evento que decerto vos levará a conheçer um local bem agradável e diferente.

Desde os meus 13 anos (portanto há mais de 20 anos..) que visito regularmente este local durante o Verão (no Inverno nunca o fiz). Nesta altura do ano, e salvo algumas excepções - nomeadamente quando o vento está de SE, que se traduz num maior estado de agitação do mar com ondas relativamente grandes (1.5-2.0m) - o mar está geralmente calmo e com ondulação fraca, pelo que a utilização de um colchão ou barco insuflável é mais do que suficiente para se atingir a Gruta. Este é normalmente o meio que utilizo (um colchão de praia), para chegar ao local. Outras vezes vou a nadar, e equipado com um potente par de barbatanas, a partir do lado este da praia, mesmo junto à falésia. Nesta situação, normalmente demoro entre 5-10 min. Recordo que o facto de se poder ir a nadar, vai depender de uma série de factores: a condição fisica de cada um, o estado do mar, a temperatura da água e a presença de outros elementos. Por questões de segurança, devem sempre levar um colchão ou barco de apoio.
Quando vou com um grupo de algumas pessoas (5-6) ao local e tendo disponivel somente um colchão de praia, que dá para 2 (maximo 3) pessoas, o que costumamos fazer é o seguinte: como a distância da praia á Gruta é bastante pequena quem tem barbatanas vai a nado e a acompanhar as pessoas que vão no colchão. Assim, se eventualmente alguem que vá a nadar com as barbatanas se sentir cansado, pode sempre agarrar-se ao colchão como apoio para descansar ou até trocar de posição com outra pessoa. De qualquer maneira, faço questão de notar que isto é feito quando o mar está "bom" e com fraca ondulação, e depende da condição fisica e vontade de cada um.
Finalmente, a melhor altura para fazerem o passeio é entre as 10-11h e as 15h. Isto se quiserem estar no local a tomar uns bons banhos e depois quiserem ter o prazer de se secarem naquele circulo de luz solar. A partir sensivelmente das 16h, a luz directa deixa de entrar na Gruta pelo topo, e o local fica um pouco frio e desagradável para ir a banhos.
Quanto á cache, não vão precisar de GPS para a encontrar. Não existe sinal no interior da Gruta, pelo que o seu esconderijo encontra-se descrito na página da cache.

MensagemEnviado: quarta ago 06, 2008 19:15
por Bringer
Obrigado pela informação tão completa! :) Espero que apareça pessoal disposto a um dia bem passado.

MensagemEnviado: quinta ago 07, 2008 00:06
por truta
Um elemento da "Truta" que está no Algarve foi esta 4ª feira fazer a cache e o resultado foi um DNF :(

Ele tem um barco insuflável mas acho que foi de barbatanas e diz que se faz bem.

Quanto à cache, levou o texto da página, mas não a conseguiu encontrar e disse que a hint não o ajudou muito porque há mais "coisas" como o que é referido...

MensagemEnviado: quinta ago 07, 2008 06:29
por global trekkers
Tenho pena que não a tenha encontrado :cry:
De qualquer maneira, a descrição do esconderijo que faço na página da cache é bastante clara: a cache está escondida na rocha mais alta, na entrada para a zona mais profunda da gruta. Ou seja, só há uma rocha!! A mais alta, e essa vê-se logo qual é! Também pode dar-se o caso de ter desaparecido, apesar de a ter escondido bem, mas isso não posso confirmar para já. O próximo passo é esperar pelo que vai acontecer nas próximas visitas, e se o DNF se mantiver, será colocada uma foto Spoiler.

MensagemEnviado: quinta ago 07, 2008 13:58
por truta
global trekkers Escreveu:Tenho pena que não a tenha encontrado :cry:


Acho que o meu amigo/colega de equipa não teve pena de não ter encontrado.
Assim tem um motivo para voltar lá :wink:

MensagemEnviado: sexta ago 08, 2008 19:36
por Bringer
Ah! Enganei-me na data e só agora reparei. Estou a marcar para segunda-feira, mas segunda-feira é dia 11. Digam-me em que data vos dá mais jeito. 10, 11 ou 12 (domingo, segunda, terça).

Estou a marcar para segunda-feira porque chego ao Algarve no final da tarde de amanhã e queria aproveitar o domingo para descansar. No entanto, se houver mais pessoas que possam ir no domingo e que não possam na segunda-feira faço um esforço e fica para domingo.

De qualquer modo ainda estou à espera de confirmações. Sei que a Dakidali, o Mtrevas, o Costa Lamas e o elemento dos Truta mostraram interesse em participar...

Dêem sinais de vida! :P

MensagemEnviado: sábado ago 09, 2008 12:31
por prodrive
Poll :!: Poll :!: Poll :!: Poll :!: Poll :!: Poll :!: Poll :!:

MensagemEnviado: domingo ago 10, 2008 19:29
por nollscoffen
We'll be there. :wink:

MensagemEnviado: domingo ago 10, 2008 20:32
por Bringer
Muito bem! Já não estou sozinho! :)

Confirmados então estou eu, o nollscofen e o alieri. Ainda estou à espera das respostas do Costa "Lamas", do elemento dos Truta e da Teresa "Dakidali".

Até amanhã! ;)

MensagemEnviado: segunda ago 11, 2008 11:29
por dakidali
Bringer Escreveu:Muito bem! Já não estou sozinho! :)

Confirmados então estou eu, o nollscofen e o alieri. Ainda estou à espera das respostas do Costa "Lamas", do elemento dos Truta e da Teresa "Dakidali".

Até amanhã! ;)


Pois eu não vou (fui). Não me pareceu muito sensato percorrer 170Km (ida e volta) para fazer uma cache. Sou maluca dos taparuéres mas não tanto) :D