• Anúncios

No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Are you geocacher enough to participate?

No, I just like drive-in caches
4
11%
No, I just chose 1,5* terrain max.
2
6%
I went to Alaska and Everest. Where is Linha do Douro?!?
13
36%
Well, I´m a cool guy, and I like friendship and red wine! I´ll go!
17
47%
 
Total de votos : 36

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor NaNdiNi » quinta abr 23, 2009 16:24

Do lado de espanha tb as há, e ninguém as respeita.
Deve ser daquelas coisas politicamente correctas de avisar, assim se alguém ficar por lá, depois não acusam o Estado. Do tipo: " bem os avisámos, estão lá as placas".
Mas sinceramente, dado o abandono da linha dentro em pouco tempo quase não se diferenciará o que é linha ou não, e as caminhadas por lá sempre vão marcando o terreno.
Eu acho que as caches não deviam ser arquivadas pelo contrário, proponho uma moção de censura À REFER por interferir no Geocaching Nacional de melhor nível. Quem faz a carta? [:D]
You (cache) can hide, but you can´t run...
Imagem
Avatar do Utilizador
NaNdiNi
Regular
 
Mensagens: 199
Registado: segunda jun 04, 2007 15:28

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor strangedays » quinta abr 23, 2009 18:42

t@ndre Escreveu:
strangedays Escreveu:Face às circunstâncias agradeço apenas aos owners que indiquem a data de remoção/desactivação da cache.

Quanto à placa estávamos a pensar iniciar o trilho 100m à frente da mesma :?? .
Acho muito bem que a placa lá esteja.
Se houver um acidente a Refer não poderá ser responsabilizada por isso.
Como raramente as entidades fazem isso quando acontece até estranhamos.
Quem a fôr fazer (caso esteja activa) deverá ponderar se quer ou não correr os riscos associados.
Será sempre uma questão de bom de senso (ou falta dele).
Só por denúncia haverá ali alguém para nos multar...


Marcamos já a nossa ida? :)


Aponta lá no teu calendário...já marquei no meu !
Assim só tenho lugar para mais 2!
Estou a estranhar o Manel dos Timearth não ter postado nada...
Oh faxavor !
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
strangedays
Regular
 
Mensagens: 259
Registado: domingo set 23, 2007 19:56
Localização: Pinhal Novo

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor clcortez » domingo abr 26, 2009 10:33

Olá a todos,

Tal como o Manel já tinha dito, há boas novidades acerca deste tema.

Contactei a GNR de Foz Côa que na pessoa do sr. Comandante do Posto me foi dito que por eles não há qualquer impedimento para se circular a pé no troço entre Pocinho e Barca d'Alva. Não tem qualquer ordem para patrulhar o troço, e só poderão intervir caso haja uma solicitação da Refer ou CP para tal. Ou seja, podem estar descansados que ninguém vos vai multar ou chatear por percorrer este troço da linha a pé a não ser que alguém da Refer ou CP peça à GNR para o fazer, o que é pouco provável que aconteca. Além do mais, a grande maioria destes 28kms estão fora do alcance de viaturas mesmo 4x4.
No entanto, o sr. Comandante alertou para o facto de que a caminhada é dura e este factor deverá ser tido em conta quando alguém quiser iniciar a caminhada. É que qualquer problema que haja tal como já foi dito o socorro é muito dificil devido à falta de acessos.

Outra ressalva em relação a furtos. Atenção que apesar da GNR não intervir sem ser solicitada no que toca a caminhadas na Linha já no que toca a furtos de material da mesma eles intrevêem logo. Contou-me que tem por exemplo troços de carris apreendidos de tipos que foram apanhados em flagrante. Por isso, façam a caminhada sim mas não levem nada p.f. Leave No Trace.

Este foi o contacto tido com a GNR local, responsável por grande parte da área do troço Pocinho-Barca d'Alva.

Ainda tive mais um contacto, após o contacto com a GNR. Se este me diz que é a REFER ou CP que podem avançar para uma denuncia, então contactei a REFER. Não contactei a CP porque esta só tem autoridade sobre o material circulante (carruagens) e exploração das linhas. É à REFER que compete a administração das linhas propriamente ditas, inclusivé as desactivadas.

E ao contactar a REFER fui encaminhado para a Direcção do Patrimómio Imobiliario, na pessoa do dr. Luis Silvestre, que é nada mais nada menos que o Coordenador do Plano Nacional das Ecopistas! Este sr. também não pôs qualquer entrave a que se circule neste troço, mas deixou alguns alertas, nomeadamente o estado de degradação do troço (não tem manutenção, logo podem haver perigos escondidos, que no entanto nós já o conheçemos, desde quedas de pedras, estado das pontes, etc) e para um aspecto muito importante, que é o de pedir uma autorização à REFER para percorrer a Linha. E porquê? Imaginem que alguém tem um acidente e precisa de ser socorrido. Se não houver uma autorização formal para se estar ali, nenhum seguro vos pode valer, além de no extremo terem aí sim de pagar uma multa. Isto porque de facto o decreto-lei citado na dita placa no Pocinho ser omisso em relação às linhas desactivadas, o que pode levar a lei a ser interpretada como sendo válida para estes casos também. Resumindo, se tudo correr bem e se nada de mal acontecer durante o percurso não há qualquer problema e podem ficar descansados, mas se algo acontecer enquanto lá estiverem podem ter problemas.

Assim, e para concluir, quando planearem fazer o percurso, devem pedir autorização à REFER para tal, nomeadamente por escrito à Direcção de Património Imobiliário, que fica na Estação de Sta Apolónia, 1100-105 Lisboa.
Deixo o mail do dr. Luis Silvestre e o seu contacto directo: lssilvestre@refer.pt , 211022395. Podem sempre contactá-lo para qualquer dúvida, mas para pedir a autorização deve ser directamente à direcção (não sei qual é o mail).
Este sr. foi muito simpático, e deu para trocar umas impressões sobre o estado das linhas no país, inclusivé as suas palavras fizeram-me ver com outros olhos a reabilitação de linhas antigas e a questão do TGV, por exemplo.

Aqui fica a minha colaboração neste caso. Na minha opinião, podem continuar a fazer como antes sem problemas, mas p.f. avaliem bem as condições físicas de todos os intervenientes, isso pode ditar o insucesso da expedição! Se possível, os próximos que contactem a REFER para ver o que vos dizem, e depois deem-nos o feedback.

Boas caçadas e boas caminhadas,

Cláudio Cortez
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor MAntunes » domingo abr 26, 2009 11:49

Em face destas boas notícias, vamos manter a cache. :-)

Já adicionei, na página da mesma, as informações necessárias para contactar a Refer através da Direcção de Património Imobiliário (se conseguir um e-mail directo, coloco lá).

Acrescento só que a própria Refer se queixa da Lei 276/2003 porque é omissa em relação às Ecopistas que a própria Refer criou, ou pensava criar, como se pode ver no Plano Estratégico das Ecopistas: http://www.refer.pt/documentos/PE_ECOPISTAS.pdf, datado de 2004, onde, na página 13 e seguintes, indica o troço entre o Pocinho e Barca d'Alva como um dos locais previstos para criação de uma Ecopista.

Com esta possibilidade, que agora surgiu, de contornar legalmente a omissão da Lei, como disse, a cache fica e não nos pouparemos a esforços para a manter em boas condições. Como compreenderão, se não tivesse havido esta evolução positiva nos contactos e no surgir desta solução, a cache era mesmo para retirar do local e arquivar.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor pmarques99 » domingo abr 26, 2009 13:36

Fico muito satisfeito por a cache se manter activa [^], seria uma grande perda para o Geocaching se esta cache fosse arquivada! Neste caso as autoridades revelaram bom senso!

Boa sorte para os próximos visitantes!
pmarques99
Micro
 
Mensagens: 54
Registado: segunda mai 07, 2007 21:37

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor NaNdiNi » domingo abr 26, 2009 13:40

Muito bem. Parabéns
You (cache) can hide, but you can´t run...
Imagem
Avatar do Utilizador
NaNdiNi
Regular
 
Mensagens: 199
Registado: segunda jun 04, 2007 15:28

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor prodrive » domingo abr 26, 2009 13:47

[*5]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor caixeiro_viajante » domingo abr 26, 2009 16:00

[*5] [:P] [^]

oh happy day! :-D
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor decas » segunda abr 27, 2009 08:06

yyeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ;)
Imagem
decas
Regular
 
Mensagens: 209
Registado: segunda jan 12, 2009 14:59
Localização: Porto, Portugal

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor timearth » segunda abr 27, 2009 20:12

Bem, eu vou estar atento aos desenvolvimentos,o que por si só já é preocupante para mim. :geek:
Essa linha anda-me atravessada
timearth
timearth
Regular
 
Mensagens: 204
Registado: sábado mai 12, 2007 22:20
Localização: queijas

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor nuno_ka » terça abr 28, 2009 12:35

Só agora é que reparei que os dias esolhidos calham a um domingo e a uma segunda-feira [V]

Ainda não é desta :cry:
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
nuno_ka
Regular
 
Mensagens: 286
Registado: domingo jul 29, 2007 15:33

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor rifkinda » terça abr 28, 2009 12:51

Parece-me que a data de 19/20 Jul corresponde ao ano de 2008, quando foi começado este tópico e foi combinada uma cachadas conjunta a estas caches.

Não vi nos últimos posts qual é a data proposta para uma nova cachada em conjunto, mas sugiro que se a mesma for organizada, que abram um novo tópico com a data e caches previstas no nome do tópico, ou que peçam ao iniciador deste tópico para alterar o nome, acrescentando, algo do tipo: "Nova data: ...", para evitar mal entendidos.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor Kinder » terça abr 28, 2009 13:52

Sim tens razao rifkinda a data do topico é referente ao ano de 2008, na qual fiz parte da excursão!

Entretanto tem sido combinada outros ataques por este mesmo tópico!
Imagem
Kinder
Large
 
Mensagens: 1442
Registado: segunda dez 24, 2007 01:01
Localização: Porto

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor strangedays » terça abr 28, 2009 15:07

Para 2009 a data é 18/19 Julho !
Marquem lá nas vossas agendas !
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
strangedays
Regular
 
Mensagens: 259
Registado: domingo set 23, 2007 19:56
Localização: Pinhal Novo

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor t@ndre » terça abr 28, 2009 16:26

strangedays Escreveu:Para 2009 a data é 18/19 Julho !
Marquem lá nas vossas agendas !


done :P
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

AnteriorPróximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes

cron