• Anúncios

No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Are you geocacher enough to participate?

No, I just like drive-in caches
4
11%
No, I just chose 1,5* terrain max.
2
6%
I went to Alaska and Everest. Where is Linha do Douro?!?
13
36%
Well, I´m a cool guy, and I like friendship and red wine! I´ll go!
17
47%
 
Total de votos : 36

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor prodrive » quarta abr 22, 2009 12:32

isioux Escreveu:Parece-me que se a interdição fosse em toda a extensão da linha desactivada não iriam faltar placas dessas pelo caminho...(não sei se é o caso?)

Não, não é o caso. Apenas aparece uma logo no início do troço, visível para quem inicia a caminhada a partir da estação do Pocinho, que é a forma que a multi-cache sugere.

Junto às passagens de nível aparecem outras tabuletas, presumivelmente colocadas no tempo em que a linha estava activa:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor kidloco » quarta abr 22, 2009 13:05

caixeiro_viajante Escreveu:queres ver que uma misera placa vai-me estragar os planos que tenho desde Novembro de ano passado, para 12, 13, 14 de Junho!? [:(!]


Se a cache se mantiver activa e se não te importasses eu até alinhava contigo nestas datas.
kidloco
Regular
 
Mensagens: 472
Registado: sábado fev 24, 2007 22:15
Localização: De momento aqui

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor caixeiro_viajante » quarta abr 22, 2009 13:35

prodrive Escreveu:4º Presumo que a interdição de caminhar na linha tenha a ver com o risco que a travessia das pontes possa representar para a integridade física de cada um.

nããã.... se a placa é geral em todas as linhas de comboio em Portugal, a mim parece-me mais do género: "Plantar estes sinais em tudo quanto é linha de comboio depois não haver ninguém a culpar a Refer por não terem avisado de perigos... Sem excepçoes para troços abandonados..."

prodrive Escreveu:algum episódio judicial menos feliz que a cache possa provocar a algum Geocacher.

Esta história faz-me lembrar o Gerês... tem la caches em locais de reserva.... proibido andar por lá e bla bla bla.... o que é certo é que as caches ainda lá estão, as pessoas continuam a visitá-las.... Somos fora da lei? não sei... Provavel sim mas cada sabe do risco que corre... Quem quiser arriscar, arrisca, quem não quiser, fica em casa, simples..... Somos todos crescidos e conscientes do risco ou não? :?
Editado pela última vez por caixeiro_viajante em quarta abr 22, 2009 13:39, num total de 1 vez.
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor caixeiro_viajante » quarta abr 22, 2009 13:38

prodrive Escreveu:Não, não é o caso. Apenas aparece uma logo no início do troço, visível para quem inicia a caminhada a partir da estação do Pocinho, que é a forma que a multi-cache sugere.


Então não aparece no fim (Barca de Alva) pois não? Fácil, se me disserem que é proibido, digo que vim de Barca de Alva e não cheguei ao Pocinho para ver a placa e estou naquele momento a regressar a Barca de Alva... canja lolol :-D Corro risco na mesma é verdade mas ao menos já tenho um argumento de defesa ;)
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
caixeiro_viajante
Regular
 
Mensagens: 601
Registado: domingo ago 10, 2008 21:28
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor MAntunes » quarta abr 22, 2009 13:49

Mas tens que praticar a caminhada em marcha atrás. 8-)

Já estamos, eu e o Claudio, em contacto com diversas entidades para saber pormenores sobre a proibição. E essa questão - proibição no troço completo ou não - é uma das perguntas que estou a fazer. Poderia, por exemplo, se a proibição fosse só até uns kms após o Pocinho, colocar o ponto inicial em Coa.

Se se confirmar a proibição total e completa, então esta cache é mesmo para arquivar. Quem pediu autorização ao responsável pelo Espaço Monsanto, em 2002, para colocar duas caches em Monsanto não pode, agora, manter uma cache que, devido às alterações das circunstâncias, se tornou fora da lei.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor pmarques99 » quarta abr 22, 2009 14:10

Como também lá estive 8-) aqui fica a minha opinião.

Como já foi referido, a placa, que aparenta ser recente, apenas aparece no Pocinho quando a linha em bom estado termina. Nos 28 km seguintes não vimos placas idênticas, mesmo em Barca D' Alva, no fim do percurso, não identificamos qualquer placa, pode ter sido falta de atenção pois o cansaço já era muito :lol: Se, por acaso, a cache tivesse sido criada em sentido contrário apenas veriamos o aviso no final, não deixa de ser uma situação um pouco estranha.

Por curiosidade fui à procura da legislação referenciada na placa. O segundo artigo diz respeito à coima, a proibição está explicada no primeiro, "...não são permitidos o trânsito a pé, o estacionamento ou o atravessamento de linhas férreas por quaisquer pessoas, salvo se possuírem autorização de trânsito e ou licença de atravessamento...". Este artigo aplica-se a qualquer linha férrea, não me parece que haja qualquer situação especial para linhas desactivas, ou seja aquela placa está ali mas poderia estar, e provavelmente está, noutra qualquer linha de Portugal.

Na minha opinião aquele aviso foi colocado ali, pela REFER ou pela CP, para salvaguardar possíveis incómodos em caso de acidente de algum dos muitos caminheiros que usufruem daquele trajecto. Pela análise que fiz, antes de me aventurar na Linha do Douro, e pela conversa que tivemos com o Sr. Amadeu, dono do café em Barca D'Alva, ambos os trajectos são constantemente percorridos por grupos de caminheiros dos mais diversos cantos do país.

O passeio é fabuloso, umas das mais fantásticas experiências do género que tive, mas tenho que admitir que há algum risco envolvido, em especial por causa das 3 pontes (fáceis de atravessar :-P ) ali existentes, pois ali não há qualquer tipo de manutenção há cerca de 20 anos e estamos a falar de obras de engenharia centenárias.

Os nossos amigos espanhóis, na mesma linha, são mais explícitos mas isso apenas diz respeito à cache "La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva".

Concluindo, na minha opinião, a cache não deveria ser desactiva mas quem se aventurar por aqueles caminhos soberbos deverá ter consciência que há algum perigo envolvido!

Pedro Marques (PMarques99)
pmarques99
Micro
 
Mensagens: 54
Registado: segunda mai 07, 2007 21:37

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor prodrive » quarta abr 22, 2009 17:39

caixeiro_viajante Escreveu:
prodrive Escreveu:Não, não é o caso. Apenas aparece uma logo no início do troço, visível para quem inicia a caminhada a partir da estação do Pocinho, que é a forma que a multi-cache sugere.


Então não aparece no fim (Barca de Alva) pois não? Fácil, se me disserem que é proibido, digo que vim de Barca de Alva e não cheguei ao Pocinho para ver a placa e estou naquele momento a regressar a Barca de Alva... canja lolol :-D Corro risco na mesma é verdade mas ao menos já tenho um argumento de defesa ;)

Epá, nem é preciso tanto, basta dizer que entraram 1 metro a seguir à placa. Há sempre a possibilidade de arrancar a placa...
Por bem menos, aí no Porto alguém destruíu mobiliário urbano para conseguir logar a cache Under The Bridge...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor rmatosinhos » quinta abr 23, 2009 08:47

É simples faz-se lá um evento nesses dias. 30.000 contra uns bófias...

Se aparecer algum bófia, ficam amarrados a uma àrvore a servir de POI (pois afinal é preciso alguma coisa pra escrever nos logs).

Digam lá que ao invés de dizer "Local espetacular, recomendo a 200%" Fica sempre bem dizer "às sua direita poderá ver o sitio onde os bofias foram amarrados à arvore" :mrgreen:

Agora a sério... As placas são velhinhas do tempo da linha activa, e quanto mais se perguntar às autoridades mais se está a mexer no assunto.
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor Malok0 » quinta abr 23, 2009 08:54

A presença daquela placa não é obrigatória para que a Lei se cumpra. A Lei também não faz qualquer distinção entre linha activa e inactiva.
E a cache não se tornou "fora da lei" apenas porque colocaram aquela placa. Na verdade, nunca foi permitido circular naquela linha.
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor MAntunes » quinta abr 23, 2009 09:03

Concordo com a especificação do Maloko.

Mas... antes tinhamos uma linha desactivada e a ausencia de uma placa a lembrar a lei. Como a lei não especifica diferenças entre linhas desactivas e linhas activas, podiamos sempre argumentar, caso se fosse abordado, de que não era claro que a lei se aplicasse a uma linha desactiva. Agora, está claramente indicado que é proibido caminhar naquela linha desactivada.

Os meus esforços de estabelecer os contacto continuam, se bem que estou a deparar-me com algumas dificuldades burocráticas, mas, a confirmar-se o pior cenário, esta cache vai mesmo ser inactivada, numa primeira fase, e depois removida e arquivada.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor t@ndre » quinta abr 23, 2009 10:34

Mantunes

antes de o fazeres por favor indica a data da desactivação para se organizar um ataque de despedida.

Obrigado
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor Malok0 » quinta abr 23, 2009 12:25

Há sempre a hipótese de mover os pontos intermédios e final para lugares onde o acesso é permitido.
Obviamente que o caminho a pé passa a ser opcional, desvirtuando a cache.
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor strangedays » quinta abr 23, 2009 15:30

Face às circunstâncias agradeço apenas aos owners que indiquem a data de remoção/desactivação da cache.

Quanto à placa estávamos a pensar iniciar o trilho 100m à frente da mesma :?? .
Acho muito bem que a placa lá esteja.
Se houver um acidente a Refer não poderá ser responsabilizada por isso.
Como raramente as entidades fazem isso quando acontece até estranhamos.
Quem a fôr fazer (caso esteja activa) deverá ponderar se quer ou não correr os riscos associados.
Será sempre uma questão de bom de senso (ou falta dele).
Só por denúncia haverá ali alguém para nos multar...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
strangedays
Regular
 
Mensagens: 259
Registado: domingo set 23, 2007 19:56
Localização: Pinhal Novo

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor MAntunes » quinta abr 23, 2009 16:11

Há boas notícias a caminho! :-)

Nos meus contactos, a única coisa que obtive foi um curto e seco "a proibição é para todo o percurso" e não justificaram porque não existe uma placa igual do lado contrário (Barca d'Alva).

No entanto, o Cláudio que ficou de contactar a GNR e a Refer, tem notícias mais interessantes mas deixo para ele o prazer de as vir aqui postar. Só adianto que a cache vai continuar, embora com os avisos que já lá coloquei e que reforçarei com um contacto da Refer. :-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: No ataque aos 45kms da linha desactivada do Douro! 19/20 Jul

Mensagempor t@ndre » quinta abr 23, 2009 16:13

strangedays Escreveu:Face às circunstâncias agradeço apenas aos owners que indiquem a data de remoção/desactivação da cache.

Quanto à placa estávamos a pensar iniciar o trilho 100m à frente da mesma :?? .
Acho muito bem que a placa lá esteja.
Se houver um acidente a Refer não poderá ser responsabilizada por isso.
Como raramente as entidades fazem isso quando acontece até estranhamos.
Quem a fôr fazer (caso esteja activa) deverá ponderar se quer ou não correr os riscos associados.
Será sempre uma questão de bom de senso (ou falta dele).
Só por denúncia haverá ali alguém para nos multar...


Marcamos já a nossa ida? :)
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

AnteriorPróximo

Voltar para Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron