• Anúncios

GEO-ASTRONOMIA

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

GEO-ASTRONOMIA

Mensagempor mtrevas » domingo mai 06, 2007 22:58

Pois é surgiu mais uma bela ideia para um evento!
Geo-astronomia de seu nome!
Para já é só uma ideia que eu partilho com os Bluetrakkers, mas gostaria de saber as opiniões de todos.
Para este evento, obviamente que terá de ser feito à noite e num local com pouca luz artificial, ou melhor sem luz artificial.
Para mim a Serra de Montejunto é o local ideal para este evento... lá mesmo no cimo existe um parque de campismo e um anfiteatro...local ideal para este evento!
Como muitos já têm experiencia de acampar :lol: :lol: seria a melhor opção o parque de campismo de Montejunto.
O Verão é a melhor altura para este evento, tipo final de Junho inicios de Julho.
Como digo é só uma ideia que gostaria de ver aqui debatida para ver se tem pernas para andar. Julgo que esta actividade seria muito boa para nós e em especial para os mais novinhos os juniors das Teams iam gostar e aprender algo!
Sigam as opiniões!
mtrevas
Large

Registado: terça fev 27, 2007 15:09

Mensagempor sirbyte » domingo mai 06, 2007 23:19

Se a agenda estiver por preencher... :lol:
sirbyte
Small

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lopesco » segunda mai 07, 2007 12:53

Acho que era bem nice, mas não será preciso telescópios para o pessoal apreciar todo o esplendor do nosso céu?
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor lynxpardinus » segunda mai 07, 2007 12:57

Quando é que são as Perseídes?
lynxpardinus
Moderador

Hã?

Mensagempor rifkind » segunda mai 07, 2007 13:55

As Perseídes, não sei. Mas as pevides são a 0.50EUR a medida. :shock:
Os tremoços também, mas a medida é maior.
:lol:

http://www.seasky.org/astronomy/astrono ... _2007.html

August 13 - Perseids Meteor Shower. The Perseids is one of the best meteor showers to observe, producing up to 60 meteors per hour at their peak. The shower will peak this year on August 13, but you may be able to see some meteors from July 23 - August 22. The moon will be completely absent this year, so this should be a spectacular show with even the faintest meteors being visible. The radiant point for this shower will be in the constellation of Perseus. Look to the northeast after midnight.

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor mtrevas » segunda mai 07, 2007 15:54

Telescópios não vão faltar, eu tenho um, os bluetrekkers também e julgo que mais um ou outro geocacher também, além disso, podemos contar com ajuda de profissionais da matéria, mas esse tema ficará a cargo dos bluetrekkers, será uma surpresa. Bom, o melhor será desvendar o mistérios, que tal a pessoa que mais sabe de astronomia em Portugal...seria bem vindo não?
Vamos lá arranjar espaço na agenda, para marcarmos uma data!
mtrevas
Large

Yes!

Mensagempor Golden-Team » segunda mai 07, 2007 15:56

This is a great Idea!
Golden-Team
Small

Registado: domingo dez 03, 2006 16:37

Eventos?

Mensagempor rifkind » segunda mai 07, 2007 16:03

Quanto à data e no seguimento da nota do Lynx:

não era melhor escolher uma data de acordo com o calendário de eventos?

Ou pelo menos, dar algumas opções de datas preferenciais, de acordo com esse calendário?

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor HDV » segunda mai 07, 2007 17:32

1) Dependendo da data e de estar ou nao por ai tenho interesse em participar; com binoculos e (uma amostra de) telescopio.

2) A Serra de Montejunto e interessante do ponto de vista do geocaching (bastas caches novas) e mesmo da localizacao geografica (situada a meio termo do Eixo Lisboa-Leiria, onde habitam muitos geocachers) mas nao sei se nao tera mais poluicao luminosa do que o idealmente desejado para um evento que envolva observacao astronomica (em qualquer caso se o "ceu" for meramente "sofrivel" - e ir la a noite ver - as vantagens parecem suplantar o inconveniente...).

3) Para lhe chamar-mos "geo-astronomia" seria conveniente tentar puxar o tema "Astronomia", sobretudo a nivel das "prelecoes", se as houver, ao lado "Navegacao Astronomica" (mais do que fazer um evento generico de divulgacao com meia duzia de generalidades sobre o ceu nocturno, pouco estimulantes para quem ja assistiu a n eventos parecidos), de modo a ter alguma correlacao e fazer a ponte com o geocaching/uso do GPS - introduzindo o surgimento deste sistema no seu contexto...

4) Nao esquecer a existencia da AstroFesta 2007 (17-18 Agosto), incluindo um Curso de Iniciacao de 2 dias, em Constancia:
http://constancia.cienciaviva.pt/home/
mesmo ao lado da cache Encyclopedia Galactica, do P. Martins:
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... ?wp=GCZ820
HDV
Micro

Registado: quarta mar 23, 2005 05:41

Mensagempor HDV » segunda mai 07, 2007 17:55

E claro que para a coisa ser produtiva e um verdadeiro "geo-evento", atingindo o seu pleno potencial, teria de se ter presente a possibilidade de simultaneamente:

1 - interessar os geocachers pela observacao astronomica amadora;

2 - interessar os amadores de astronomia pelo geocaching.
(o pioneiro disto foi o Acacio Lobo, organizador do AstroVide- http://www.astrosurf.com/acaciolobo/ - que este ano tera lugar a 14 de Julho, com a colocacao das suas caches sobre os monumentos pre-historicos de Castelo de Vide, ha coisa de cinco anos, altura em que tentou com moderado sucesso interessar os amadores de astronomia portugueses, muitos dos quais tinham e usavam o GPS para fins de observacao astronomica e posicionamento/orientacao dos telescopios, pelo geocaching).

Neste medida, para alem da componente "nocturna" de observacao do ceu deveria haver uma diurna que nao se esgotasse em fazer meia duzia de caches em conjunto mas incluisse ainda alguns elementos - tipo "geocaching na escola" - de apresentacao do geocaching a leigos na materia.

Poderia desta forma ser estabelecida uma especie de "intercambio" de conhecimentos e interesses entre a comunidade de geocachers e a de amadores de astronomia, esta ultima estruturada em torno de algumas associacoes e entidades que se poderiam com relativa facilidade interessar.
HDV
Micro

Registado: quarta mar 23, 2005 05:41

Mensagempor mtrevas » segunda mai 07, 2007 21:47

Concordo com o HDV. Mas devo dizer que na Serra de Montejunto não existe poluição luminosa de qualquer tipo...lá em cima é escuro que nem breu...por esse facto, normalmente no Verão existem por lá muitos astronomos amadores e também a realização de eventos de astronomia.
de todas as formas estou contente, pelo facto de despertar interesse esta minha iniciativa, conto com todos para a realização deste evento.
Temos evento pelos vistos!
Agora é uma questão de alinhavar os promenores, datas, local, convidados do mundo da astronomia, etc etc etc.
Vamos continuar a dar opiniões para chegar aos factos finais e organizar o evento!
mtrevas
Large

Boas!

Mensagempor Silvana » terça mai 08, 2007 08:18

E eu que ia sugerir um evento: Acampamento no Gerês do 10/11 de Agosto ao 15 de Agosto!... :)
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor hulkman » terça mai 08, 2007 09:44

tb não seria mal pensado... uma semana de acampamento no Gerês!!!

Quanto ao evento de astronomia do Montejunto... parece-me uma óptima ideia!!! Dependendo da data e disponibilidade nós alinhamos!!!
hulkman
Regular

Mensagempor vsergio » terça mai 08, 2007 10:51

Montejunto. Concordo.
Frio comó catano à noite, mas concordo.
Assim como assim, está a tres passos de casa e acampo no quintal! :twisted:
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

quanto às...

Mensagempor zoom_bee » terça mai 08, 2007 22:41