Já se viu no ano passado que se nevar ou chover a coisa complica-se, ainda que os "ditos bem preparados" de calças de ganga e ceroilas (sempre quis escrever esta palavra) digam o contrário.
Ao contrário de alguns energúmenos (outra palavra gira), pseudo entendidos em escalada, montanhismo, btt, canoagem, surf entre outras, que puderão vir com grandes teorias (que não passam disso), devo dizer-vos pela minha humilde experiência que não se brinca com a metereologia em montanha.
Seja ela a 1000 metros ou 5000 metros. Sabe-se que à medida que aumenta a altitude diminui a temperatura. Se contarmos que o vento é um factor importante, que através da sua velocidade e da temperatura do ar, é possível saber qual a sensação de frio em termos de graus. Naturalmente que se houver uma leitura em termos de pressão atmosférica / altitude é possível fazer uma previsão do tempo.
Tenho um amigo na GNR da covilhã que faz parte da equipa de resgate em Montanha e estou convencido que se estiver de serviço concerteza nos aconselhará sobre qual a melhor decisão a tomar.
Já existe aí malta a dizer que quando eu vou ao eventos, normalmente chove.... lol
Há-de correr tudo pelo melhor pois temos uma grande organizadora e a melhor equipa para fazer cache.
Rui Duque