• Anúncios

Excursão - Aranhas e XXL - Sab. 29 Set 2007

Geo-eventos, geo-meetups, geo-caçadas, geo-almoços, geo-paródias e geo-molhadas.

Moderador: Moderadores

Hora de partida da Portela do Homem.

Votação encerrada em quarta set 26, 2007 16:34

07:30
0
Sem votos
08:00
2
20%
08:30
5
50%
09:00
3
30%

Total de votos : 10

Mensagempor tantiso » sexta set 28, 2007 17:14

Carissimos.

Sendo assim fica o seguinte plano de festas:

6:45 - Saida do Parque da Lionesa (Parque em terra batida logo a seguir a ponte do Rio Leça)- MAIA
8:30 - Hora prevista de começo na Portela do Homem
(Se entretanto faltar alguem espera-se o mais tardar até ás 8:45)
PRM - Canal 3

Levar boa desposição agasalho se estiver frio capa de chuva se chover.
Lanternas e pilhas de reserva.

Confirmados:
The_Ateam - 2
ED10 - 1
Team S. Mamede - 4
Silvana - 1
Drager - 1
Nandini - 1
KidLoco - 1
Sigla - 2

Lá vos esperamos.

Tantiso
tantiso
Small

Registado: domingo jul 23, 2006 18:11

Mensagempor the_ateam » sexta set 28, 2007 17:41

O kid vai?? :shock:

Então o local de partida é o heliporto da Douro Azul, certo ?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor kidloco » sábado set 29, 2007 22:01

Nah! Nortávia no aerodromo de Vilar de Luz.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor the_ateam » sábado set 29, 2007 22:24

Não tivemos direito a heli só a chuva, muita chuva, ou melhor, morrinha, muita morrinha...

À hora marcada já estava a receber uma chamada do meu sócio a perguntar: "Mas é mesmo às 06h45??É que eu tou aqui e não tá mais ninguém"... 5 minutos depois já lá estava, também o kid e nandini já tinham chegado... breves minutos depois o ed10 e mais tarde :roll: a Team S.Mamede! Foram os últimos pagam o almoço!!!

Chegamos ao Waypoint das Aranhas às 08h45, e cinco minutos depois chegaram a "Cache D'Uvas Team". Iniciaram-se então os preparativos, de mochila para aqui, mochila para ali... e às 09h15 partimos pelo trilho depois da foto de familia... 11 elementos, uma verdadeira equipa de futebol!!

A súbida ameaçou chuva todo o caminho mas a morrinha só chegou a escassos metros das minas de Carris. Foram formados tres grupos para a subida, distanciados entre si cerca de 400m. A súbida a meu ver não foi de todo cansativa. A inclinação não é acentuada, não havia sol e a conversa estava agradável. Contra tinhamos os "rissóis" deixados por vacas ou cavalos que por ali andaram, e as duras pedras irregularmente colocadas no pavimento. Agora, que já estou em casa, acho que dava uma carga de porrada no calceteiro!!! Duas horas depois estavamos nos carris. Ainda passamos por um "maluco" que aparentemente sozinho, estava a desarmar a tenda!!! Quando o último grupo chegou junto dos restantes, já estes tinham encontrado e logado a cache. Recolhemos então a uma micro cabana para morfar e prepara a jornada seguinte!

Depois da pança cheia, ou pelo menos q.b., lá seguimos para as Aranhas. Aqui sim, houve bastante dificuldade uma vez que o trilho não estava definido, o tempo agreste começava a piorar e a morrinha passava a chuva, o nevoeiro que se fez sentir dáva-nos uma visibilidade de 100metros o que não ajudou nada. Lá fomos seguindo as indicações recebidas no helpdesk, na medida do possivel a setinha dos GPSr e as "MARIÒÒÒÒÒLAS!!!!!!!!" Chegamos a um desfiladeiro em que o GPSr apontava cerca de 400metros em frente... mas o que fazer?? Não vemos népia, não temos grandes indicações e daqui não vemos mais "MARIÒÒÒÒÒLAS!!!!!!!!". Aqui apareceram as primeiras duas desistências e quase quase a equipa toda desistia. Graças ao Sérgio e ao Nandini que começaram a abrir mato, o restante grupo sentiu-se um pouco mais encorajado... Mariolas para aqui, mariolas para ali, setinhas do GPS até ficamos a cerca de 20m da cache. O tempo agreste, muito agreste, vendaval quase fez com que a malta não se sentisse à vontade para abordar os últimos metros, os mais perigosos por sinal!

"QUé???" Chegamos até aqui, todos molhadas, e não vamos lá... isso é que era bom!!!" Apesar de o precipicio ser de facto perigoso, pelo local abordado, claro, lá fui eu para os últimos 10metros e não tardou a encontrar, apesar de pensar que o local final não estar acessivel a todos. Uma pessoa com menos de 1,80 terá dificuldade em trepar aquele local... Mas lá conseguimos!!! Ainda peguei na cache para ir levar ao resto do pessoal, mas depois de olhar para o desfiladeiro que teria de passar, pensei que secalhar o melhor seria fazer o log por todos! Não vi as horas, não tirei fotos. A chuva que se fazia sentir não o permitiu!

CACHE LOGADA!!! Completamos com sucesso a missão que escolhemos para hoje, apesar de todas as dificuldades e adversidades!

De regresso toca a pegar nos GPSr com TrackBack... lembrem-me de não comprar um Garmin CX60 :x Andamos mais perdidos que de inicio, mas com a ajuda das "MARIÒÒÒÒÒLAS!!!!!!!!" lá fomos seguindo o caminho até às minas! O Sérgio lesionou-se com alguma gravidade, sendo que amanhã não se deve mexer pela certa. Lá chegamos com mais ou menos dificuldade às minas onde foi "fabricado" o famoso café do Sigla, com cheirinho do Kid (entenda-se uma garrafita de vodka). Ainda tentamos fazer uma fogueira para tentar secar a roupa e aquecer, mas aquilo foi mais fumo que fogo... o nandini, que está habituada a fazer uns curativos nums gecos em Valongo, lá deu o jeito no pé do Sérgio... e siga que ainda temos uma descida do caneco!!!!

Não faço ideia de como foi na frente da descida, pois eu segui a máxima de "No men left behind" e fiquei com o Sérgio que teve bastante dificuldade a chegar lá em baixo. Debaixo de uma chuva intensa, onde a roupa ficou a pesar tanto como o corpo, demoramos cerca de 3 horas a chegar ao final, sendo que os últimos 2 kms foram duros, muito duros! Passagem pelo local de partida cerca das 19h... 10 horas depois, 26km depois!!!

Ainda tive de subir cerca de 500metros para ir buscar o carro, mas quase quase no fim tinha uns bovinos no meio da estrada! Como não estava muito preparado para correr em caso de necessidade, decidi voltar para trás e pedir ao pessoal que me fosse buscar o carro... sim, porque o outro veiculo já cá estava em baixo!

Felizmente, e como apesar de eu não querer acreditar em meteorologistas, levei uma muda de roupa... e que bem que me soube! Os restantes para entrar no meu cachemobil tiveram de seguir em cuecas... paciencia! O único que ainda foi vestido foi o Kid, mas como foi pioneiro a chegar cá em baixo, teve alapado no carro do João e então não molhou o meu :lol:

De regresso breve passagem pelo Carrefour de Braga para comprar umas roupas para os despidos... sim porque se a BT mandasse parar, acho que olhares estranhos iriam ser trocados :lol:

Obrigado a todos pela companhia, um dia havemos de voltar para tirar algumas fotos num dia bonito! Estou a colocar as que tirei na Gallery do GC@pt!
Onde é que estavas no 25 de Abril ???
No GeoPT!!!!
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor Bringer » sábado set 29, 2007 23:28

Grande aventura! Gostei de ler.

Só ainda estou para saber o que raio são as MARIÓÓÓÓÓLAS... :roll:
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Mensagempor tmob » domingo set 30, 2007 00:33

Mas que bela aventura!

As mariolas são pequenos montinhos de pedras usados como pontos de referência, neste caso do caminho. 8)
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor MAntunes » domingo set 30, 2007 09:02

Gande aventura, sim senhor!

Houve partes do relato que me fizeram relembrar o que lá passei. É verdade, aquele calceteiro merecia umas boas 'calcetadas'. ;-)

E, isso de andar a tranportar gajos despidos dentro do carro foi de mais! :lol:

Obrigado pelo relato. :-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Sal » domingo set 30, 2007 09:11

Com tantas adversidades é mesmo preciso uma dose alarval de coragem!! :o

Depois da narração do Paulo (que muito me agradou ler) e das histórias que já ouvi antes decididamente não são aventuras em que me apanhem desprevenido!
Só se me enganarem muito bem é que me levam lá!:D Talvez uma ou duas garrafas de whiskey ajudem...

Parabéns a todos os participantes pela coragem, vontade e perseverança :!:    :shock: :o :)
Imagem      Imagem
"I use multi-billion dollar satellites to find tupperware hidden in the
woods, filled with 50 cent plastic toys." And I'm happy with It!
  :mrgreen:
Sal
Regular

Registado: quinta mai 10, 2007 11:46

Parabéns!

Mensagempor clcortez » domingo set 30, 2007 14:04

Parabéns pela coragem e determinação!

Confordo totalmente que os dois ultimos dois kms no regresso é mesmo o pior, e certamente quem já fez este trilho e esta cache concordará comigo.

Continuem, há muitas e boas caches por fazer, e se possível voltem à Nevosa com bom tempo, vale bem a pena!:) Já lá estive duas vezes e sei do que falo.

Boas caçadas,

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor NaNdiNi » domingo set 30, 2007 20:17

Allô caminheiros. Esta foi realmente a verdadeira aventura bem descrita pelos A-Team :) Apenas foi possível de completar pelo sentido de companheirismo que se criou (eu pessoalmente encontrei o meu limite).
Foi muito bom por tudo, e sem dúvida foi uma sábado para recordar!!

Abraços a todos
You (cache) can hide, but you can´t run...
Imagem
NaNdiNi
Regular

Registado: segunda jun 04, 2007 15:28

Mensagempor kidloco » segunda Oct 01, 2007 00:00

Não encontras-te nada, a vodka anestesiou-te.

Falando do Garmin, ele portou-se muito bem, se não fosse o mapa com as curvas de nivel, bem que nunca nos iria-mos safar naquele nevoeiro cerrado. Sigla, o teu aparelhinho safou o dia.

Não achei os 2 ultimos Km da descida dificeis, têm até em média um piso melhor que uma boa parte do percurso. O que se tem que dizer, e isto é a realidade, é que quem se mete nestas andanças tem que ter alguma preparação fisica e uma mentalização para as adversidades que pode enfrentar.

Falando por mim fui para esta expedição com 3 horas de sono, o que me valeu foi a minha preparação fisica, se não bem que tinha atingido o limite. Em termos psicológicos senti alguma apreensão quando me vi numa situação em que não parava de chover, estava nevoeiro cerrado, vento forte e todos sem excepção estavam encharcados até aos ossos e cheios de frio.
Chegamos a um ponto em que tinhamos as mãos tão inchadas pelo frio que quase não as conseguia-mos mexer. Até foi caricato ver o Sigla a querer abrir os pacotes de café e mal o conseguia porque as mãos não obedeciam.

A unica coisa que ensombrou este passeio foi o entorce no tornozelo do Sérgio dos Ateam, felizmente com ajuda de dois bastões mas com muitas dores conseguiu chegar às minas onde nos refugiamos numa pequena construção que lá há. O Tantiso foi buscar a sua mala de pequenos socorros, um item fundamental nestas coisas, e o Nandini fez-lhe uma ligadura que o ajudou um pouco, pelo menos conseguiu chegar cá abaixo.

Ah! Já me esquecia, o Paulo Pache dos Ateam tem pavor a bovinos. Enquanto ele e os outros não apareciam fomos até Espanha e no retorno encontramos as vaquinhas no meio da estrada, as bichas realmente não se desviavam um milimetro que fosse, tivemos que ser nós a desviar o carro e isso se queriamos passar. Quando vimos o Paulo a caminho do seu carro o Ed10 disse logo, ele vai voltar para trás por causa das vacas e não é que assim foi.

Ass: aquele que não esteve lá, i.e., não me lembro, será da vodka?
kidloco
Regular

Mensagempor Bargao_Henriques » segunda Oct 01, 2007 07:04

NaNdiNi Escreveu:...(eu pessoalmente encontrei o meu limite)...

Como eu te entendo! Também encontrei o meu por essas paragens!
:oops:

Mas a minha experiência foi incrível, e a vossa obviamente não ficou atrás!

Espero que o Sérgio melhore rapidamente!

Muitos parabéns a todos pela aventura e obrigado pelo relato! :wink:
Bargao_Henriques
Large

Registado: quinta set 25, 2003 22:38

Mensagempor Silvana » segunda Oct 01, 2007 11:12

Não quiseram ouvir-me!... È o que dá!.... :wink:
Com nuvens no ceú o o Tantiso a tentar-me convencer que iria estar um sol radioso!... E a ir!...
Pois!... Ainda bem que fiquei por casa, no quentinho!....
O Tiago é que já estava a pé ás 6h00 am, tb com intenção de ir!... E com tudo no frigorífico á espera de passar para as mochilas!... Não ficou satisfeito por ter ficado em terra! Enfim!
Prefiro fazer estas caches com bom tempo! 8) E não correr riscos!
Não é Macafe?
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor tantiso » quinta Oct 04, 2007 15:21

kidloco Escreveu:Não achei os 2 ultimos Km da descida dificeis, têm até em média um piso melhor que uma boa parte do percurso. O que se tem que dizer, e isto é a realidade, é que quem se mete nestas andanças tem que ter alguma preparação fisica e uma mentalização para as adversidades que pode enfrentar.

Falando por mim fui para esta expedição com 3 horas de sono, o que me valeu foi a minha preparação fisica, se não bem que tinha atingido o limite.

És o meu heroi.... :D
tantiso
Small

Registado: domingo jul 23, 2006 18:11

Mensagempor kidloco » sexta Oct 05, 2007 05:32

Va de retro Satanas :!:

Cinderelas desse tipo não :!: :twisted:
kidloco
Regular

Anterior

Voltar para Eventos