• Anúncios

Organização de Caches e Waypoints no GPS

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor TreasureHunterPt » segunda Oct 08, 2012 10:10

Olá novamente.

Ao copiar as caches para o GPS, há forma de organizar caches por "pastas"?
Isto é, meter as caches de Lisboa todas juntas, as do Porto todas juntas, e por aí em diante.
Tornava-se mais fácil o planeamento.

Outra questão, na app da Groudspeak no iPhone, ao seleccionar uma cache, aparece-me o waypoint e consigo ter os dois pontos (waypoint e cache) ao mesmo tempo. Num GPS, neste caso num Oregon 450, consigo ter o mesmo?
É que apesar de também ter transferido os waypoint, não os consigo seleccionar, apenas vejo como texto com coordenadas na info da cache.

Obrigado por mais uma ajuda ao noob. :mrgreen:
Imagem
Avatar do Utilizador
TreasureHunterPt
Micro
 
Mensagens: 35
Registado: quarta set 19, 2012 23:28
Localização: Alenquer

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor lynxpardinus » segunda Oct 08, 2012 10:14

Quanto à organização - estás a usar o GSAK?

Sobre a questão dos waypoints - acho que o waypoint me aparece automaticamente no GPS. Agora, pode é não aparecer como cache. Ou seja, podes ter que ir ao menú de waypoints seleccioná-lo individualmente (confesso que não tenho a certeza, já há algum tempo que não o faço).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor TreasureHunterPt » segunda Oct 08, 2012 10:25

Acho que me expliquei mal lynxpardinus.
A organização das caches que pretendo é no GPS, não é no computador. O GSAK faz isso?
Tenho usado o EasyGPS só pelo facto de ter sido o primeiro que me apareceu, o GSAK é muito melhor?

Tenho de explorar o menu de waypoints então, porque pelo que vejo, aparecem-me por código, e não relacionados directamente com a cache.
Imagem
Avatar do Utilizador
TreasureHunterPt
Micro
 
Mensagens: 35
Registado: quarta set 19, 2012 23:28
Localização: Alenquer

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor alieri » segunda Oct 08, 2012 11:51

TreasureHunterPt Escreveu:Ao copiar as caches para o GPS, há forma de organizar caches por "pastas"?
Isto é, meter as caches de Lisboa todas juntas, as do Porto todas juntas, e por aí em diante.
Tornava-se mais fácil o planeamento.


se tivesses um Magellan, sim, pois alguns modelos da marca organizam a informação por pastas.
Nos Garmin, não. Poderás ter alguns ficheiros GPX com nomes diferentes (por exemplo lisboa.gpx e porto.gpx), mas ao veres a lista de caches no GPS elas aparecem todas, independentemente do ficheiro onde estão.

TreasureHunterPt Escreveu:Outra questão, na app da Groudspeak no iPhone, ao seleccionar uma cache, aparece-me o waypoint e consigo ter os dois pontos (waypoint e cache) ao mesmo tempo. Num GPS, neste caso num Oregon 450, consigo ter o mesmo?
É que apesar de também ter transferido os waypoint, não os consigo seleccionar, apenas vejo como texto com coordenadas na info da cache.

Para veres o waypoint no mapa não vais à lista de caches. Vais a where to / waypoints
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor alieri » segunda Oct 08, 2012 12:09

Aconselho vivamente a que uses o GSAK. O nome quer dizer Geocaching Swiss Army Knife, e significa que podes fazer com ele tudo o que imagines.
Aqui tens um tópico com algumas dicas sobre o GSAK, e podes ficar com uma ideia das funcionalidades - viewtopic.php?f=7&t=3706
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor TreasureHunterPt » segunda Oct 08, 2012 12:43

Vou apostar no GSAK então.

Ainda em relação aos Waypoints, deveria ter no GPS no Where to Go, uma "pestana" mesmo com nome waypoints?
Desculpa as perguntas provavelmente básicas, mas ainda é novidade.

Obrigado pela ajuda. :clap:
Imagem
Avatar do Utilizador
TreasureHunterPt
Micro
 
Mensagens: 35
Registado: quarta set 19, 2012 23:28
Localização: Alenquer

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor alieri » segunda Oct 08, 2012 13:18

acho que depende de várias coisas: tens os menus em inglês? Poderá ser "pontos de interesse" ou "pontos de passagem".
imagino que também possa depender da informação que sacas do geocaching.com.

Por exemplo, a minha cara metade é basic member, e como tal só consegue sacar o ficheiro .LOC , que não traz os pontos adicionais.
Se fores Basic Member também, está explicado porque não vês esses pontos no GPS

Exemplo de um ficheiro .loc de uma cache que tem dois pontos adicionais - http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... a85bb24947

Código: Selecionar todos
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<loc version="1.0" src="Groundspeak">
<waypoint>
   <name id="GC3A11D"><![CDATA[Passeio das Romeirinhas [Sant. Cacém] by MightyReek]]></name>
<coord lat="38.01375" lon="-8.7003"/>
<type>Geocache</type>
<link text="Cache Details">http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC3A11D</link>
</waypoint>
</loc>
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor TreasureHunterPt » segunda Oct 08, 2012 14:00

Tembém tenho Premium.
E tenho o menu em português, mudei agora para ingles para ver.

De qualquer forma, neste menu (Waypoint Manager), aparecem-me todos misturados e por código, por exemplo - 0122N2A - PA1MY7F, etc. :??
Imagem
Avatar do Utilizador
TreasureHunterPt
Micro
 
Mensagens: 35
Registado: quarta set 19, 2012 23:28
Localização: Alenquer

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor lynxpardinus » segunda Oct 08, 2012 14:36

Tens a certeza que isso não estará ordenado por distância vs a tua localização? (pode parecer uma pergunta idiota, desculpa)
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor alieri » segunda Oct 08, 2012 21:05

TreasureHunterPt Escreveu:, aparecem-me todos misturados e por código, por exemplo - 0122N2A - PA1MY7F, etc.

EStou com o Lynx. O GPS lista os pontos por proximidade ao local onde estás.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor TreasureHunterPt » segunda Oct 08, 2012 21:52

Sim, de facto está.

Se calhar explico-me melhor se exemplificar.

Se for a uma cache que, como me aconteceu ontem, tinha um waypoint para estacionamento a algumas centenas de metros da cache, e ficando a cache numa zona sem trilho, acabo por ter de programar o GPS para a cache e só depois de lá chegar é que programo para o waypoint?!
Imagem
Avatar do Utilizador
TreasureHunterPt
Micro
 
Mensagens: 35
Registado: quarta set 19, 2012 23:28
Localização: Alenquer

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor alieri » segunda Oct 08, 2012 22:19

Normalmente esses pontos adicionais são coisas que o criador da cache considera importantes / úteis. No caso do estacionamento, isso é mais ou menos evidente e pode fazer a diferença entre andar às aranhas à procura do acesso ou aceder à cache pelo percurso idealizado pelo owner (eventualmente com melhores vistas ou com menos silvas ehehe )

Eu mandaria o GPS levar-me primeiro ao estacionamento e só depois de lá estar perto seguiria para a cache.
Isto em principio, claro. Porque posso não fazer nada disso, se por exemplo, conheço a zona e sei a seguir ao ponto de estacionamento existe uma estrada que apesar de má é acessível à minha viatura TT, ou sei que existe uma forma melhor ou mais rapida de chegar à cache.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor alieri » segunda Oct 08, 2012 22:23

Duas coisas mais:

1 - antes de ires para "o terreno", habitua-te a espreitar no Google Earth ou google maps onde são as caches e os waypoints, quais os acessos que parecem melhores, se será melhor ir primeiro à cache A, depois B e a seguir C, ou se ganhas alguma coisa em trocar a ordem. A isto chamamos "fazer o trabalho de casa"

2 - na lista de waypoints, cada um deles não diz "child of xxxxxx" em que o xxxx é o nome ou código da cache a que pertence?

Para ilustrar o que disse, aqui tens uma foto do google earth em que podes ver que há 3 caches que têm waypoints adicionais, e que os mesmos partilham grande parte das letras do código (cache = GC3A11D ; ponto adicional = P13A11D )

Imagem
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Organização de Caches e Waypoints no GPS

Mensagempor TreasureHunterPt » terça Oct 09, 2012 21:43

Bem alieri, antes de mais e mais uma vez, muito obrigado pelas ajudas.
Têm sido preciosas! :clap:


Em relação aos waypoints, não têm essa descrição nem o código é semelhante.. :??


Em relação ao trabalho de casa, segui a tua ideia.
Na cache a que fui naquele dia, realmente há forma bem mais fácil de lá chegar, e o waypoint fica bem mais distante do que aparentemente a estrada de terra permite.

Não sei se n torna a viagem até ela menos próxima do que o owner quis mas, de facto, com esta perspectiva consigo fazer melhor as contas.

Fica a imagem dos dois locais, waypoint e cache.

Imagem

Ainda sobre os waypoints vou tentar perceber se os estou a carregar de forma errada.
Imagem
Avatar do Utilizador
TreasureHunterPt
Micro
 
Mensagens: 35
Registado: quarta set 19, 2012 23:28
Localização: Alenquer


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes

cron