• Anúncios

Colocação das coordenadas

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Colocação das coordenadas

Mensagempor k2yak » quarta mar 30, 2011 22:45

Boas, desde já peço desculpa por estar a postar uma dúvida logo no segundo dia de fórum, mas não encontrei um post para a tirar ou para lá me colar...

tenho um Samsung s8000, quando tento lá por umas coordenadas (38,40219 - 009,09469) que é de uma cache em Almada, dá-me um ponto a sul da Sardenha(não que eu não gostasse de lá voltar...). Fiquei logo irritado pela falha do gps do telemóvel, mas quando experimentei no google earth as mesmas coordenadas, o sitio localizado foi o mesmo...o que estou a fazer mal?

Cumps, k2yak
Imagem
k2yak
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: terça mar 29, 2011 17:58
Localização: Porto Santo/Leiria/Almada

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor MightyReek » quarta mar 30, 2011 22:54

Estás a pôr mal a longitude.
W9º em decimal é -9.
Se colocares (+)9 ele entende como E9º...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor lynxpardinus » quarta mar 30, 2011 22:59

Oi K2yak!

Antes de mais, abre os posts que quiseres e coloca as dúvidas que tenhas - penso que as pessoas que aqui estão terão todo o gosto em responder-te.

Eu ia dizer-te para teres a certeza que o formato das coordenadas entre o geo.com, o Samsung e o Google Earth são as mesmas. Mas, na realidade, acho que a questão é bem mais simples. Um ponto com uma longitude -9,... é, realmente, no hemisfério oriental. Agora, experimenta sem o "-". A longitude que penso que queres é "W 9,..." (ou "E -9,..."). Vê lá se agora já faz sentido.

P.S- Acho que todos nós não nos importávamos em dar um salto à Sardenha!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor lynxpardinus » quarta mar 30, 2011 23:00

Ou vice-versa, como o Mightyreek diz.

O problema é o sinal "-".
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor alieri » quarta mar 30, 2011 23:07

E o programa que usas no telele não te deixa escolher o formato das coordenadas? A maior parte de nós usa o formato "Graus, minutos decimais", ou seja, AAºAA.AAA

Outra coisa, o fórum serve para isso mesmo, esclarecer dúvidas.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor k2yak » quinta mar 31, 2011 08:22

Boas!

De facto era isso mesmo... :oops:

Obrigado pelo input a todos, de qualquer das formas tou um pouco desiludido, das caches que experimentei para ver a localização aproximada, todas me deram um erro de uns 500mts pelo menos para SE...o que praticamente mais vale ir de mapa na mão e bússola na outra. Se pedir para mostrar onde estou é relativamente exacto, mais 10mts menos 10mts, mas a introduzir as coordenadas perde-se um pouco.

Lá vou ter de procurar um gpsr barato para começar as caçadas.

Abraço, k2yak
Imagem
k2yak
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: terça mar 29, 2011 17:58
Localização: Porto Santo/Leiria/Almada

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor rifkind » quinta mar 31, 2011 09:32

O erro de 500m que indicas é grande demais para ser problema do telemóvel.

Verifica se realmente estás a introduzir as coordenadas no formato correcto, como o Alieri indicou.

No tópico FAQ> Como fazer conversões de sistemas de coordenadas? encontras vários posts sobre a questão, que posso resumir um pouco aqui:

Assume que:
DD representa graus (Ex: 38º) (D do inglês Degree)
DD.DDDDD representa graus e décimas de graus, com 5 casas decimais (Ex: 38.12345º)
MM representa minutos (Ex: 45') (nota a plica a seguir ao dígito)
MM.MMM representa minutos e décimas de minutos com 3 casas decimais (Ex: 45.123') (nota a plica a seguir ao dígito)

O formato mais usado para as caches (e o que encontras no Geocaching.com) é DDº MM.MMM'. Ou seja, graus, minutos e décimas de minutos.

O formato que começaste por indicar, no teu primeiro post:
k2yak Escreveu:quando tento lá por umas coordenadas (38,40219 - 009,09469)


é DD.DDDDD, ou seja graus e décimas de graus. Se foi isto que tentaste colocar, sem fazer a conversão, está explicado o erro que indicas.

Se aplicares a mesma lógica às horas do dia, pode ser mais simples de perceber.
Tenta dizer as horas. Por exemplo: são quatro e meia.
Quatro e meia pode ser representado por:
4h30
ou
4.5

O erro de que falo nas coordenadas, é como se pegasses nas 4h30 e escrevesses 4.30, obtendo um erro na hora indicada (4.30 é menos que 4.5).

Será esse o problema?

PS: Tal como nas horas, nas coordenadas nunca podes ter mais de 59 minutos ou mais de 59 segundos. Mas podes ter até 0.999999(etc...) "décimas".
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor ppereira » quinta mar 31, 2011 10:46

Ou então este software muito bom, grátis e sem necessidade de instalação

Fizzycalc
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor k2yak » sexta abr 01, 2011 21:21

Boas! De facto estava a cometer duas argoladas enormes, não punha o -9, e o arredondamento das coordenadas era à quem não sabe e completamente escabroso.
Já com estes factos sabidos, fui a testes a comparar a posição dada pelo meu telemóvel e por um Furuno GP 80. O resultado era pertinho, como consigo ver a distancia entre os dois?

telemóvel = 38º 40' 21,72'' -9º 08' 54,50''
furuno = 38º 40' 21,72'' -9º 08' 54,00''

numa segunda vez ainda me deu umas coordenadas mais perto, vamos lá ver me safo com ele nas caçadas.

Abraço, k2yak
Imagem
k2yak
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: terça mar 29, 2011 17:58
Localização: Porto Santo/Leiria/Almada

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor lazy » quinta nov 22, 2012 21:44

boas
este telemovel aceita algum software que permita fazer geocaching on the fly?
obrigado e cumprimentos
lazy
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: sexta dez 07, 2007 14:33

Re: Colocação das coordenadas

Mensagempor hfilipe » quinta nov 22, 2012 22:48

O Samsung S8000 já não é propriamente recente (pelo menos nestas coisas de telemóveis), é de 2009 e tem um sistema operativo proprietário e não muito divulgado (TouchWiz).
Por isso não conheço nenhuma aplicação de geocaching para ele e mesmo numa pesquisa (apesar de muito pequena) também não encontrei nada.

Descobri um fórum onde se discute a possibilidade de por esse telemóvel a correr Android mas não sei até que ponto é fiável: http://www.jetdroid.org/
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes

cron