• Anúncios

Preparar viagem - Como?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Preparar viagem - Como?

Mensagempor Torgut » quinta jul 29, 2010 11:14

Hummm Ok... o título do tópico não é muito esclarecedor, e nem sabia bem onde o criar, mas talvez seja mais uma questão de software. É assim... preparar uma tour, por exemplo, por Sofia. Como "misturar" as caches com locais sem caches? Ok, As caches é simples, faz-se um PQ. E agora os outros locais? Partindo do prinícpio de que tenho um Dakota (o que não será distinto de um Oregon) como adicionar pontos com algum texto e até quiçá uma imagem? Será possível? Se sim, qual a forma mais funcional e prática? Aceitam-se sugestões.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Preparar viagem - Como?

Mensagempor Silvana » quinta jul 29, 2010 11:23

Uma pergunta, já tens os mapas da Garmin para essa localidade?

Normalmente o que faço (não tenho Dakota mas sim, Oregon), é descarregar uma pocket das caches activas para o GPS.
Seguidamente, preparo uma lista dos locais que quero ir visitar. Na maior parte das vezes, consulto o google para o efeito. Se houver tempo para geocaching, melhor ainda.
Daí, dou preferência ás caches mais antigas (virtuais p.e), e depois, ás tradicionais e EC.
Isto não só por causa das traduções ou não das páginas das caches mas também, motivado por algumas multi meias manhosas que começam no centro e acabam a kms.
Mas opto sempre por fazer as caches que se encontram nas imediações dos locais que quero visitar.

Os pontos que pretendo criar, listo-o como waypoints.
Mas os monumentos e locais de referência aparecem sempre indicados nos pontos de interesse turísticos/monumentos/etc....
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Preparar viagem - Como?

Mensagempor Lima_Paço » quinta jul 29, 2010 11:24

Torgut, não sei se isto tem algum interesse para ti, mas é de boa vontade. ;))
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Preparar viagem - Como?

Mensagempor Torgut » quinta jul 29, 2010 11:38

Silvana, yeah, é mais ou menos isso. O único problema é que os pontos que me interessam não estão obrigatoriamente na base de dados da Garmin, e de resto prefiro evitá-la para não vir atrás a multidão de pontos que eu quero. Ou seja, pretendo ser eu a criar os meus pontos de interesse, por exemplo, em Sofia.

Lima_Paço, sim, é interessante. Tentei encontrar algo assim mas sem sucesso. Vou explorar isso.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Preparar viagem - Como?

Mensagempor Silvana » quinta jul 29, 2010 13:12

De acordo com o local onde fiques hospedado, terás sempre de ter uma ideia do que queres ir visitar e da rede de transporte.
Ora, uma vez que queres fazer o teu próprio itinerário e definir o que queres visitar, sugiro-te o seguinte:
- A pocket em formato gpx para o Dakota
- Visualizar as imagens (panoramio) de Sofia e arredores no Google Earth
Acabam sempre por aparecer preciosidades que não fazem parte dos guias turísticos.
- Retirar as coordenadas mais correctas possíveis dos pontos que consideras interessantes
e passá-las para o Dakota como pontos de passagem (dar nome a cada ponto).
- Para cada dia que tiveres disponível, traças um programa por zonas. Informa-te se alguns museus /exposições têm horário de abertura.
Também não preciso de recordar no passe ou ticket para os transportes públicos e do mapa da rede. Muitas vezes, são eles que acabam por ditar o mote das nossas movimentações.
- Visualiza á volta dos pontos de passagem que te interessaram, quais as caches existentes e para as quais tens tempo.

Tenho feito assim. Marco os pontos que não estão referenciados como waypoints /pontos de passagem, os quais ficam assinalados com um símbolo diferente dos monumentos e das caches.
Espero ter ajudado.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Preparar viagem - Como?

Mensagempor Torgut » quinta jul 29, 2010 17:22

Yeah, mas a questão original, que se mantém é: como passar informação e eventualmente uma imagem referente aos pontos que eu quero criar? :-) Ou seja, o conceito de "tour".
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Preparar viagem - Como?

Mensagempor MightyReek » quinta jul 29, 2010 20:22

Torgut Escreveu:Yeah, mas a questão original, que se mantém é: como passar informação e eventualmente uma imagem referente aos pontos que eu quero criar? :-) Ou seja, o conceito de "tour".


Depois de decidires todo o "tour", cria um cartucho Wherigo para correr no local. Já podes meter as imagens e alguma informação nas zonas. Para as caches o mesmo... O céu é o limite...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Preparar viagem - Como?

Mensagempor Torgut » quinta jul 29, 2010 23:03

Eh pah acredita que o uso de Whereigo para consumo próprio já me tinha passado pela ideia, mas descartei-a porque:

1) A sua produção não é funcional, demasiado trabalho para os frutos colhidos.

2) A acuidade do telemóvel deixa muito a desejar, ainda para mais em cidade, e por isso receio que me seja complicado entrar pelas ruas certas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Preparar viagem - Como?

Mensagempor MightyReek » sexta jul 30, 2010 13:21

Sim, de facto o trabalho que daria a fazer um cartucho Wherigo seria monstruoso.

A opção que escolhemos para a nossa aventura turca foi a de um guia em papel.

Uma pessoa fez o itinerário e os pontos de interesse a visitar (colocou logo uma pequena descrição e uma foto do panoramio, bem como as coordenadas do local).

Outra pessoa analisou e escolheu as caches a procurar, tendo sempre em conta o tempo disponível em cada viagem e o trajecto, bem como a reconhecida qualidade de algumas das caches.

Por fim, uma 3ª pessoa juntou tudo isso e organizou um guia por dias.
Com mapas do google com todos os pontos de interesse (pontos a visitar e caches), abaixo do mapa uma tabela do gsak com as caches e os seus pormenores, bem como as fotos spoilers das caches a visitar, e uma foto e pequena descrição dos locais a visitar (as feitas pela 1ª pessoa).
A cada cache e local a visitar foi atribuída uma letra pelo Google Maps, que depois é colocada na descrição da mesma.

No GPS é inserir os waypoints e as caches.
No terreno será seguir o guia e os GPS servirão para nos guiar...
O resultado foi qualquer coisa como 52 páginas, mas acho que vai funcionar bem.
Agora resta veres se é uma opção válida e realizável para ti.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron