• Anúncios

TomTom ou Ndrive

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

TomTom ou Ndrive

Mensagempor wireless_70 » terça jun 15, 2010 18:17

Boas pessoal,

já algum tempo tenho uma duvida em relação ao software (TomTom ou Ndrive) a usar para a aproximação as caches. 8-)

Gostaria que aqui mencionassem qual o software (TomTom ou Ndrive) que usam ou tenham preferência para navegação na estrada.

Obrigado a todos [:D] [:D] [:D]

Imagem Imagem
"...não há diferença entre quem pede ajuda e quem se dispõe a ajudar..."
Avatar do Utilizador
wireless_70
Small
 
Mensagens: 136
Registado: sábado jun 23, 2007 20:29
Localização: Vendas Novas

Re: TomTom ou Ndrive

Mensagempor MightyReek » terça jun 15, 2010 22:26

Para navegação em estrada prefiro o TomTom porque é mais completo, embora o NDrive me consuma muito menos bateria...
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: TomTom ou Ndrive

Mensagempor ppereira » quarta jun 16, 2010 09:45

Sem duvida que prefiro o TOMTOM para navegação em estrada, com um software muito mais completo e mais compatibilidades.
Tive em tempos um Ndrive e coloquei-lhe o software da TOMTOM para o conseguir utilizar, na versão que tinha (aquela que era comprada com a via verde) a escolha das estradas pelo GPS era muito má e na maior parte das vezes errada.
O TOMTOM de vez em quando "engana-se", mas consigo confiar nele.

Para aproximação ás caches, nem um nem o outro, uso um garmin legend hcx, porque o erro do TOMTOM mesmo "quitado" com offroad e afins é grande.
Mesmo assim ainda fiz cerca de 70 caches só com o TOMTOM (requeria um TPC muito grande). [}:)]
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: TomTom ou Ndrive

Mensagempor Sagitario » quarta jun 16, 2010 10:16

Ora Biba!

TomTom na estrada até ao local mais próximo por estrada, depois mudo para o OziCE.
Nunca experimentei a NDrive.

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: TomTom ou Ndrive

Mensagempor Lima_Paço » quarta jun 16, 2010 10:49

Infelizmente, por motivos alheios à minha vontade, neste momento apenas "caço" com um Garmin Nüvi 205. Faço tudo com ele, navegação por estrada e aproximação final à cache, aqui, se colocarmos em opção pedestre/fora de estrada e ampliarmos o mapa ao máximo, a eficácia é de 100% [*5] .

Abraço,
Luís
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: TomTom ou Ndrive

Mensagempor Torgut » sábado jun 19, 2010 14:17

O NDrive nunca usei... o TomTom uso, mais por hábito do que por outra coisa. Os mapas são pateticamente desactualizados... dia sim dia não o senhor TomTom arranja-me algum granel ou confusão. Os mapas do meu Garmin de mão estão muito melhores.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: TomTom ou Ndrive

Mensagempor ViperUnderground » domingo jun 20, 2010 02:26

Eu sou um "adepto" da NDrive. Mas...

A nível de navegação em estrada os dois softwares têm pontos positivos e negativos.

- Em relação ao melhor trajecto a seguir, em minha opinião, é igual. Enquanto um, em determinadas zonas te parece melhor, noutras vai-te parecer pior. Ou seja, se vais de A para B o TomTom pode dar-te o melhor caminho. Mas noutro dia, vais de C para D e o NDrive dá-te o melhor caminho. Não é por aqui que a vaca morre.
O NDrive neste aspecto difere muito de versão para versão. Como exemplo, fui fazer uma cache que ficava num alto, e levei o meu G250 e o meu PDA, ambos com o NDrive configurado da mesmíssima maneira, e com a mesma versão do software e mapa. Resultado? Um levou-me ao local correcto (cá em cima à beira da cache), o outro a uma estrada que ficava abaixo da cache.
Em experiência própria o TomTom causa-me mais dores de cabeça nisto do que o NDrive (também as causa, e não são poucas)

- A nível geocachiano aconselho-te o TomTom. É uma maravilha ires a navegar e ser alertado que existe uma cache próxima no raio definido por ti. Além de te informar que tipo de cache é (através de uma macro do GSAK).
A NDrive já teve esta opção há muitas versões atrás. Mas na altura aquilo fazia um som e aparecia a informação do Favorito a ocupar o visor. Segundo tenho lido, esta opção irá voltar ao NDrive (é que oiço há mais de um ano).

- A nível de navegação em estrada e POI's de locais, por defeito, a NDrive é excelente. Queres ir ao Feira Nova da Amareleja, ou ao Retail Park de Freixo Espada à Cinta, não tens a preocupação de ter que saber a morada. Basta pesquisares pelo "nome da empresa" (isto só em versões mais recentes).
Mas no TomTom podes ter isto na mesma, basta arranjares os POI's.

- O NDrive tem uma nóia que não gosto nada. Quando está a chegar ao destino a rota calculada desaparece-te. Não sei se o TomTom faz isso, não me lembro.
Não sei se nas versões actuais tem ou não. Mas o NDrive tem ou já teve uma cena muito fixe. Se o ponto está fora de estrada, permite que continues até ao destino indicando-te um tracejado com inicio na estrada mais próxima. Ahh e tens o modo aventura.

- O TomTom, no caso de a coordenada estar afastada de estrada, indica-te como destino o ponto mais próximo em estrada. Há quem veja nisso um aspecto positivo. Eu digo: depende. Já me causou muitas chatices. Imagina uma cache que está 100m de estrada numa serra. Ele indica-te o ponto de estrada mais próximo. Essa estrada está na parte de baixo da serra. E, entretanto, tinha uma estrada por cima que está a 120m do GZ, mas cujo acesso à cache é mais fácil ( e possível :D ).

- No TomTom tens um serviço online que te permite, juntamente com os restantes milhares de utilizadores, partilhares e descarregares correcções ao mapa, sentidos obrigatórios, etc.

Em suma, por estas e por outras é que utilizo Garmin :D

Tenho o meu NDrive avariado, e como tinha adquirido um Nuvi agora uso-o frequentemente.
E falam muito dos mapas da Garmin, mas eu só me tenho a queixar. Tenho a nova versão do City Navigator Europe 2011.10b e nem imaginam a carrada de erros que o mapa tem. Em quase 2 meses de utilização já detectei 5 estradas em que faltam 50 a 100m de estrada. O que impossibilita o cálculo de rota por esses locais.
Mas olha.... não te ficava mal também em pensares num Nuvi para navegação em estrada.
Consegues ter as caches no dispositivo, com descrição, hints, logs, spoiler.
Avisa-te também quando te aproximas de uma cache num raio definido por ti.
Consegues colocar os POI's que bem atendas. E não te apaga o cálculo de rota.

Os GPS's são como as mulheres. Não existe nenhum perfeito. :D
Cada um tem as suas virtudes e defeitos. Já experimentei muitos e no final, para geocaching (em estrada) , aconselho-te TomTom ou Garmin.
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: TomTom ou Ndrive

Mensagempor wireless_70 » sexta jun 25, 2010 19:14

Boas pessoal,

muito obrigado a todos pelas explicações e opiniões dos dois software e mais alguns.

Como aqui foi dito,tenho a mesma opinião, um tem umas coisas melhores e o outro outras.
Penso vou apostar no TomTom para a estrada,só pelo facto a exportação das caches pelo GSAK seja mais fácil e pelo aviso sonoro e visual dos POI pelo percurso definido pelo utilizador.

Muito obrigado a todos
Abraços
Luís
(wireless_70)
"...não há diferença entre quem pede ajuda e quem se dispõe a ajudar..."
Avatar do Utilizador
wireless_70
Small
 
Mensagens: 136
Registado: sábado jun 23, 2007 20:29
Localização: Vendas Novas


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron