• Anúncios

Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor Acori » quarta nov 03, 2010 00:11

Eu tenho um GRP próprio para o geocaching (legend Hcx), e a compra deste telemóvel seria mais para apoio às cachadas, como ver a apresentação da cache, últimos logs, etc etc... no entanto se alguma vez fosse preciso, gostava de saber se desenrascava ou não...

Qual o software ke aconselhas para este telemóvel (para geocaching)? smartgpx? mais? Ele corre bem este programa ou fica lento?

E quanto ao telemóvel no geral, achas que vale a pena a compra?

Cumprimentos
Acori
Micro
 
Mensagens: 18
Registado: sexta mai 21, 2010 19:24

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor pedrovitorino » quarta nov 03, 2010 18:37

Para consultar a informação das caches e os últimos logs serve perfeitamente. Para esse efeito uso o software smartgpx que na minha opinião cumpre bastante bem o fim para que se destina, é gratuito e rápido. Para além desse não conheço mais nenhum pois como gostei não me dei ao trabalho de procurar outros.

Em relação ao telemóvel em geral estou satisfeito, na altura que o comprei, cerca de 1 ano e meio atrás, era dos melhores na relação preço/qualidade, hoje já existem outras alternativas semelhantes em características mas que não posso avaliar pois nunca os experimentei.

Recentemente fiquei ainda mais satisfeito com ele pois fiz-lhe uma alteração de software que o deixou mais actual, com o software semelhante ao do novo Nokia C6.

Eu, se não tivesse este telemóvel, ou se o vendesse optaria agora pelo novo Iphone 4G, mas a diferença de preço de um para o outro é abismal.
Imagem
Avatar do Utilizador
pedrovitorino
Regular
 
Mensagens: 361
Registado: segunda mar 22, 2010 13:47
Localização: Portimão

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor Torgut » segunda nov 08, 2010 16:26

De tempos a tempos regresso aqui para perguntar se já alguém sabe de uma aplicação para fazer Geocaching no Nokia 5800. Coisitas tipo Locify não contam, por razões óbvias.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor Flaviense » terça nov 09, 2010 09:45

Olá, bom dia a todos

Apesar de ter uma Garmin Dakota 20, por vezes também utilizo o meu Nokia 5800 para o geocaching e as aplicações que utilizo para o efeito são o Geocache Navigator ou o SmartGPX. Quanto ao Geocache Navigator acho que é uma aplicação excelente, pois para além de permitir a apróximação final à cache, dá-nos toda a informação sobre a cache, desde a sua descrição, tipo, dificuldade, hint, log's, permite fazer pesquisa de geocaches por local e efectuar o download das mesmas para o telemóvel e inclusivé fazer o found da cache. A aplicação não é gratuita, mas o seu preço julgo que ronda os 20 a 30 euros. Também já utilizei o SmartGPX e fiquei satisfeito.
Relativamente ao GPS do Nokia 5800, acho que a nível deste tipo de equipamentos é do melhor, pois para exemplo fiz um teste de comparação deste equipamento e um HTC no que toca à rapidez de aquisição do sinal de GPS e o HTC levou uma ratada, ou seja o Nokia 5800 foi bem mais rápido na aquisição do referido sinal, e quanto à sua precisão também estou satisfeito.
Imagem
Avatar do Utilizador
Flaviense
Micro
 
Mensagens: 15
Registado: terça Oct 06, 2009 16:11
Localização: N 41° 44.855 W 007° 28.836

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor Torgut » terça nov 09, 2010 10:42

Eu agora estou especialmente interessado neste assunto porque vou dar uma volta pelo Médio Oriente e na Síria o uso de GPS é proibido, pelo que estou a considerar deixar o Dakota 20 em casa, já que não me apetece escrever uma review dos calabouços sírios. O SmartGPX pelo que entendo é apenas um leitor de GPX, para paperless geocaching, e nesse capítulo já estou servido. O Geocacher Navigator não é gratuito, e num mundo onde tudo se arranja de borla perdeu-se (ou nunca se teve) a cultura de pagar por estas pequenas coisas. Não sou um santo e navego nas mesmas águas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor MAntunes » terça nov 09, 2010 10:52

Não me pronunciei quanto ao 5800 porque não o conheço.

Mas quanto ao SmartGPX posso adiantar que é uma ferramenta que pode ajudar a quem queira optar por uma solução mais simples (sem GPSr dedicado).

Sugiro a leitura deste meu post e se houver outras dúvidas, tentarei ajudar.

Por mim, o smatGPX tem limitações na aproximação final porque nos últimos 10 metros diz que se chegou ao ponto destino e praticamente cala-se. Ora 10 metros numa cidade.... A outra situação em que não gosto dele é o facto de a setinha não ser muito intuitiva mas pode ser defeito meu...
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor Torgut » terça nov 09, 2010 14:31

Eu sou de longe demasiado louro para estas coisas. Por mais que olhe, no SmartGPX só vejo ferramentas para paperless geocaching e nada de setinhas, vulgo, compasso, a indicar a direccção a distância em falta.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor MAntunes » terça nov 09, 2010 14:44

Também tive essa dificuldade a princípio. O interface não é muito intuitivo.

Se as caches já estão carregadas, há a fazer o seguinte;

1) Options/Start Application/Navigator

Navegção

Opções/Definir Destino/Marco

e de entre a lista de caches/waypoints presente, escolher o que se deseja (contribuição recente do Almeidara - o seu a seu dono).

Se o écran "Marcos" estiver vazio, então será necessário um passo prévio que é exportar todas as caches para a BD de Marcos.

Para isso;

2) (no SmarGPX)

Options/Mark/Mark All

depois, novamente

Options/Landmarks/Export to Landmark DB

e confirmar.

depois, executar 1).
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor Torgut » terça nov 09, 2010 15:32

Ahhhhh ! Mas então o SmartGPX não faz navegação nem tem compasso... usa o do sistema que vem de origem com o telemóvel. Pois.

Quando a isso dos Landmark... não é preciso... tenho o Garmin XT Mobile a funcionar, e para navegação autommóvel e visualização em mapa chega bem.

Uma coisa que me aborrece no SmartGPX é não se poder usar files / colecções / databases independentes. Mas pronto, afinal isto é para uso pontual.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor Acori » quinta dez 16, 2010 00:39

Boas pessoal, ultimamente tenho usado o meu 5800 para fazer aki umas caches pela zona, e estou muito satisfeito... é muito mais eficiente do que o meu antigo HTC p3300..

O sinal é muito mais rápido, e a precisão também... Quanto ao tempo de actualização do sinal, então é incomparavelmente superior...

Tenho feito todas as tradicionais sem qualquer dificuldade, no entanto tenho-me deparado com um problema para as multi caches, e para as mistério...

É o formato de inserção das coordenadas... Ora se no geocaching usamos:

N DD° MM.SSS
W DDD° MM.SSS

no telemóvel as únicas opções que aparecem são:

DDDº MM' SS.SS

DDDº MM.MMMM'

DDD.DDDDDº

Ora isto não me deixa inserir as coordenadas das multi caches, nem de algumas mistério que encontramos no terreno...

Gostava de saber o que fazem para contornar esta situação.. Usam um programa que aceite o formato de coordenadas usadas no geocaching?

Aguardo ajuda..

Cumprimentos
Acori
Micro
 
Mensagens: 18
Registado: sexta mai 21, 2010 19:24

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor lamas » quinta dez 16, 2010 02:55

no telemóvel as únicas opções que aparecem são:

DDDº MM' SS.SS

DDDº MM.MMMM'

DDD.DDDDDº


Utiliza o formato DDDº MM.MMMM, por exemplo para N38º 43.145, introduz N38º 43.1450.
Ou seja utiliza 0 a seguir ao último algarismo das milésimas.
Imagem
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
lamas
Regular
 
Mensagens: 505
Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor lmpinto » quinta dez 16, 2010 17:50

Olá, eu uso um telemóvel com android com o C:Geo - e para paperless geocaching acho mesmo muito bom. Comparando com amigos com quem cacho às vezes com gps dedicados, não noto grande diferença em relação à precisão, a não ser debaixo de árvores ou com tempo enevoado - mas mesmo assim tenho-me safado. A autonomia é um grande problema - um gps dedicado dura umas 15/20 horas com um par de baterias, o telemóvel dá para umas 4 horas, com gps e 3g ligado. Para já não falar que, se o deixar cair ou o molhar, vai à vida... Por isso é sempre um compromisso...
Imagem
Avatar do Utilizador
lmpinto
Small
 
Mensagens: 110
Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30
Localização: Aveiro

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor bockyPT » quarta dez 22, 2010 21:53

Acori Escreveu:no geocaching usamos:

N DD° MM.SSS
W DDD° MM.SSS

Não é verdade, isso não existe. Usamos DD MM.MMM, (D = degrees = graus, M = minutos). Usar MM.MMM ou MM.MMMM é, obviamente, a mesma coisa, só se acrescenta uma casa decimal que de certeza que não é preciso preencher.

Um grau divide-se em 60 minutos que por sua vez se dividem em 60 segundos, tal como nas horas. Portanto dizer que são 6 horas e 35,500 minutos (equivalente a D MM.MMM) é o mesmo que dizer que são 6 horas, 35 minutos e 30,000 segundos (meio minuto), que seria o formato D MM SS.SSS.
Imagem
Avatar do Utilizador
bockyPT
Regular
 
Mensagens: 341
Registado: segunda abr 11, 2005 19:54
Localização: Pontinha/Odivelas

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor pjbcr » sexta dez 24, 2010 11:17

Torgut Escreveu:De tempos a tempos regresso aqui para perguntar se já alguém sabe de uma aplicação para fazer Geocaching no Nokia 5800. Coisitas tipo Locify não contam, por razões óbvias.


Ainda não testei outras mas acho o Locify uma ferramenta bem completa! Pesquisa caches por localização, tem navegação, e pode-se fazer o log dos Founds e tudo!
pjbcr
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: quinta Oct 01, 2009 23:35

Re: Alguém usa o Nokia 5800 para fazer geocaching?

Mensagempor Acori » segunda dez 27, 2010 21:31

bockyPT Escreveu:
Acori Escreveu:no geocaching usamos:

N DD° MM.SSS
W DDD° MM.SSS

Não é verdade, isso não existe. Usamos DD MM.MMM, (D = degrees = graus, M = minutos). Usar MM.MMM ou MM.MMMM é, obviamente, a mesma coisa, só se acrescenta uma casa decimal que de certeza que não é preciso preencher.

Um grau divide-se em 60 minutos que por sua vez se dividem em 60 segundos, tal como nas horas. Portanto dizer que são 6 horas e 35,500 minutos (equivalente a D MM.MMM) é o mesmo que dizer que são 6 horas, 35 minutos e 30,000 segundos (meio minuto), que seria o formato D MM SS.SSS.


As coordenadas não sao as mesmas, nem muda só uma casa decimal...

Experimentei tirar a coordenada de um ponto ao pé de minha casa com o Legend HCX, e depois tirei com o nokia 5800, e nao sao parecidas sequer...

Nem muda só a casa decimal..
Acori
Micro
 
Mensagens: 18
Registado: sexta mai 21, 2010 19:24

AnteriorPróximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes