• Anúncios

Diferenças entre datums - Help

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Diferenças entre datums - Help

Mensagempor ranger » quinta mar 30, 2006 01:20


Ora bem, cá vai. Sou um novato nisto e tal como todos os novatos as dúvidas são + que as certezas. Quero planear a viagem via btt até a uma cache e quero utilisar um programa (trackmaker) para isso. Para tal tenho que calibrar os mapas das regiões em questão, utilisando o google earth, que me dá as coord. em xxºxx´xx´´  . Ora como os mapas estão em Wgs 84 e a cache(Vale das Buracas) está em xxºxx.xxx   , como fazer a conversão? Ou será que não tou a fazer isto como deve ser ? Qualquer ajudazinha serve nem que seja para me dar ideias.......
ranger
Micro
 
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 15, 2006 19:25

Re: Diferenças entre datums - Help

Mensagempor MAntunes » quinta mar 30, 2006 07:36

Vale das Buracas?!  Isso é comigo!!!

Se tiveres GPSr de mão podes usá-lo para a conversão.

Se não tiveres (google, trackmaker, calibrar mapas...) então podes usar este programita  http://www.fizzymagic.net/Geocaching/GeoCalc/GeoCalc.html que permite a conversão entre vários formatos.

Por outro lado, parece-me que o que se trata aí é de diferença de formatos e não de datuns. Ou seja, no Google tens as coordenadas em wgs84, formato graus.minutos.segundos (pensava que era em graus.decimal) e no Trackmaker tens em wgs84, formato graus.minutos.decimal. Mas para baralhar mais, no trackmaker também podes variar o formato e os datuns. O formato é em Ferramentas/Opções/Coordenadas e os datuns é em Ferramentas/Opções/Datum.

Sugiro que pratiques as conversões com um local perto de ti e que "chegues" lá com base nos teus calculos e calibrações. :-)

Eu nunca calibrei um mapa no trackmaker mas se tiveres mais dúvidas, apita. ;-)

Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Diferenças entre datums - Help

Mensagempor ranger » quinta mar 30, 2006 19:44

Obrigado MAntunes, acho que acertaste na mouche. É o que dá ter as coisas à frente dos olhos e não as ver. Mas em relação a calibrar um mapa é relativamente fácil, basta ter as coordenadas fixas de 2 ou 3 pontos desse mapa (quanto + distantes, melhor) e fazer tipo uma triangulação.
E já está....
ranger
Micro
 
Mensagens: 4
Registado: quarta mar 15, 2006 19:25


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes

cron