• Anúncios

MapViewGPS para Nokia Symbian 60

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor Cachapim » quarta mar 22, 2006 12:14

Não resisti à perspectiva de ter orientação com cartografia no meu Nokia 6630 e lá me decidi a comprar o "ovo" da GlobalSat (o melhor preço que encontrei foi na Expansys - 96.37 s/iva , já agora...).

Instalei o MapViewGPS e converti umas cartas com o ogf2converter. Alegadamente, o MapViewGPS usa os ficheiros .map da calibração do Ozi mas a verdade é que me deparo sempre com um offset razoável na visualização. Lembra-me o problema do Ozi antes de fazer o update aos Datums...

Alguém que já tenha passado por isto? J_Adonis? Páscoa? M_Antunes?

...não me apetecia estar a fazer calibrações à mão no Nokia para cada carta!



Já agora, e aproveitando a boleia, conhecem algum outro software symbian mais simples só para aquisição do sinal e navegação simples, sem cartografia?

Obrigado!
Cachapim
Micro
 
Mensagens: 60
Registado: quarta jul 06, 2005 10:40

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor pascoa » quarta mar 22, 2006 14:10

PowerNavigation

Estou em formação, por isso tenho de ser telegráfico.

A versão 1 não tem mapas se preferires.
pascoa
Small
 
Mensagens: 158
Registado: segunda set 12, 2005 15:08

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor Jose Adonis » quarta mar 22, 2006 15:23

Bom conselho o do Páscoa. Mas aconselho antes a versão 2. Afinal, nada te obriga a usar mapas (eu não os tenho).

Tenta também o BlueSky. Bom para aproximação a caches e muito simples.

Tens ainda o CompeGPS. Bom ao que dizem. Eu não me dou muito bem com ele. Mas parece que tem muitas possibilidades que quando exploradas o tornam imbatível.

Não te esqueças também de instalar o programa maravilha para estes telémóveis: o FExplorer. Não tem nada a ver com Geocaching ou gps, mas para "mexer" nas entranhas do telemóvel não há melhor. E é freeware [:)]. E tem uma versão em Português.

Depois podes também tentar (estes procuras tu) o AFTrack e o CellTrack.

Quanto ao MapViewGPS, tem alguns problemas para Geocaching. Como tu referiste, a calibração dos mapas não é famosa. É conveniente que para cada mapa que importares do Ozi indiques depois o Datum correcto. Além disso tenho sempre feito shifts manuais aos mesmos. Depois, quando em modo mapa, as distancias às caches são indicadas com uma precisão de 10m, o que não dá muito jeito. No entanto é um grande programa e uso-o regularmente.

Na verdade uso a combinação de 3 programas para fazer as caches: o TomTom, o MapViewGPS e o BlueSky, por essa ordem respectivamente.
O TomTom leva-me até ao local mais próximo da cache onde exista uma estrada. Depois passa-se para o MapView para se chegar às imediações da cache. Quando penso que estou mesmo quase em cima dela passo para o BlueSky.
Os três programas são alimentados com dados quer manuais quer automáticos. Os waypoints, coordenadas, tracks e afins vêm normalmente do yahoo (geocaching.pt). Mais ou menos todas as semanas os ficheiros são actualizados e o sistema de armazenamento não falha (esta é uma boca disfarçada aqui a este sítio, óh caros responsáveis).

Depois misturas com vários programetas para PC (GoogleEarth, WayPointWorkBench, OziExplorer, etc, etc) rezas, tomas os comprimidos (seis de duas em duas horas e não dois de seis em seis horas) e vais-te a elas.

Boas caches.

PS - Já alguém falou em levar também garoupas para a procura das caches... ainda não percebi muito bem porquê. Eu levo uma lata de sardinhas em conserva e tem servido perfeitamente...
Jose Adonis
Small
 
Mensagens: 112
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor pascoa » quarta mar 22, 2006 15:41

Há também um para symbian que se chama Spot, Spot It ou coisa parecida.

Não tenho ideia da qualidade, mas também pode levar mapas, não sei se podes é ´desligar´ essa opção.

pascoa
Small
 
Mensagens: 158
Registado: segunda set 12, 2005 15:08

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor Cachapim » quarta mar 22, 2006 15:50

Ai, ai, no que eu me fui meter... três (3!) aplicações para chegar a uma cache?!



Gosto muito de ver as cartas no MapViewGPS , agora ficava mesmo desapontado se não as conseguisse calibrar decentemente. Acho que vou tentar calibrar uma carta manualmente  no Nokia para ver o resultado. Também vou ler com mais atenção a FAQ no site do MapViewGPS para ver estes problemas com os Datums.

Bem, obrigadão pelas dicas e pelas sugestões! Tenho que dar uma olhada nestas aplicações. Haverá alguma freeware? Depois dou notícias...

Cachapim
Micro
 
Mensagens: 60
Registado: quarta jul 06, 2005 10:40

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor MAntunes » quarta mar 22, 2006 15:59

Só agora vi este tópico, por isso já não posso adiantar nada de  útil até porque, a plataforma  que uso é a PocketPC.

No entanto, também uso 3(três!) programas para chegar a uma cache: CoPilot, OziCE e GPSDash...

Às vezes tenho saudades do tempo em que só havia a setinha para seguir e uns montes de silvas para atravessar...

Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor Jose Adonis » quarta mar 22, 2006 16:16

Deixa lá a preocupação com o número de aplicações. Se vires bem, uso até uma quarta: chama-se "telefone" e serve para dar desculpas à cara metade por ainda não ter chegado a casa. Quiçá a mais importante!

E, muitas das vezes, quando a cache é fresquinha (mais que sardinhas na lota) e ainda não estão informáticamente referenciadas, o que faço é meter as coordenadas "à pata" num destes pequenos programetas só com a setinha e lá vou eu.

Se depois não dou com elas, isso já é outra histório (e temprovavelmente a ver com o peso do pescado transportado... para o que der e vier...).
Jose Adonis
Small
 
Mensagens: 112
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor Jose Adonis » quarta mar 22, 2006 16:30

Quote:
pascoa wrote:
Há também um para symbian que se chama Spot, Spot It ou coisa parecida.


Pode ser encontrado aqui.
Jose Adonis
Small
 
Mensagens: 112
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor Cachapim » quarta mar 22, 2006 17:04

Bem, vocês são melhor do que qualquer helpdesk! Já tenho com que me entreter nos próximos dias. Mas ainda estou com a fezada que talvez consiga calibrar as cartinhas do triplo 8 no MapViewGPS...

O máximo que me pode acontecer é encravar o Nokia. Estas coysecas symbianas também apanham vírus, não é?


Que São QualquerCoisa vos proteja, ó amigos! (Qual é o padroeiro do geocaching, ó Miracle Antunes?)



P.S.: Três (3!) aplicações para chegar à cache?! Ó meus amigos! Num habia nexexidade...
Cachapim
Micro
 
Mensagens: 60
Registado: quarta jul 06, 2005 10:40

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor MAntunes » quarta mar 22, 2006 20:28

Quote:
Qual é o padroeiro do geocaching...?


             Saint Earl Tupper?


             

Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: MapViewGPS para Nokia Symbian 60

Mensagempor btrodrigues » quarta mar 22, 2006 22:07

Se estás com medo dos vírus, desliga o bluetooth. Se tens especificamente que usar o bluetooth (se tens um kit auto daqueles cromos ou um auricular e não estás para estar sempre a ligar/desligar), mantém o teu bluetooth em modo "escondido".

Vírus? Bah.
Nas lojas da TMN levam 35 euros para "limpar" vírus dos telemóveis Symbian. Sabem o que é que eles fazem? *#7370#

Duh.
--
BR
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

cron