• Anúncios

Mapas Garmin- Como funcionam?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor alieri » segunda ago 24, 2009 09:11

não entendo bem o conteúdo, por ex, a cache mais perto de casa aparece "gc1akw9 15mu20:63-Mem Martins-Fontes E Lav", isto é normal? não sei o que serão aqueles números ali pelo meio!


texto copiado de geostats / Listings .GPX/.WPT

Código: Selecionar todos
A opção Códigos Informativos insere no código e nome da cache informação adicional sobre as características e estado da cache. Esta deve ser interpretada da seguinte forma:

    * GPX código: GC?????:ttXYddNNN onde, GC????? é o código da cache, : é um separador que em caso de cache indisponível ou arquivada será !, tt é o terreno, X é a letra referente ao tipo da cache (Tradicional, Multi, Unknown (Mistério), Evento, etc...), Y é o tamanho da cache (Large, Regular, Small, uMicro, Unknown, Other), dd é a dificuldade e NNN é o ínicio do nome da cache. O terreno e a dificuldade são vezes 10 (10,15,20,25,30,35,40,45,50).
    * GPX nome: fn:NNNNNNNNNN onde f é o número de founds e n é o número de not founds (ambos apenas relativos aos últimos 9 logs de Found ou DNF). NNNNNNNNNN é o nome da cache. Se a cache precisa de manutenção, o seu nome é precedido do prefixo "NM!"
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor COU » segunda ago 24, 2009 14:58

allhappy Escreveu: Agora quando vou a "find", "atractions", tenho lá a lista de caches já encontradas, [*5]
Sérgio Feliz

Boas não compliquem o que e facil usem o programa da garmin para criar POIs [^]
Eu tenho varios Pois, caches todas, farois, marcos geodesicos, castelos, praias, maravilhas todas, barragens, os meus pontos interesse.
Basta ir ao menu FIND>escolher POIs>MENU escolher (selecionar base de dados).
Quando navegas eles estão sempre no mapa :mrgreen: 8-)
ImagemImagem Imagem
COU
Small
 
Mensagens: 80
Registado: sexta ago 20, 2004 02:08
Localização: Barcelos

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor allhappy » terça ago 25, 2009 16:26

Obrigado, Alieri, realmente não tinha visto :-D
Obrigado COU, quando dizes "programa da garmin para POI´s" referes-te ao "poi loader" certo? Realmente não sabia que dava para utilizar este software, simplifica!

73

Sérgio
Avatar do Utilizador
allhappy
Micro
 
Mensagens: 64
Registado: segunda set 25, 2006 02:13

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor rifkind » quarta ago 26, 2009 08:53

Torgut Escreveu:fui ao menu de gestão de mapas, deixei-o DISABLED e ele continua a aparecer. Hummm... ideias


Não te sei ajudar, porque não tenho termo de comparação. No Quest funciona bem (os mapas são agrupados por "família" e podem ser activados/desactivados em conjunto ou pelos mosaicos individuais. No 60CS e no 60CSx, penso que apenas podem ser manipulados pelos mosaicos individuais. Noutros modelos, nunca testei. Mas se colocas o mapa como DISABLED e ele continua a aparecer, suponho que haja aí um bug qualquer.
Se apagares o mapa da memória, continuas a ter o mapa base disponível?
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor rifkind » quarta ago 26, 2009 08:58

COU Escreveu:
allhappy Escreveu: Agora quando vou a "find", "atractions", tenho lá a lista de caches já encontradas, [*5]
Sérgio Feliz

Boas não compliquem o que e facil usem o programa da garmin para criar POIs [^]
Eu tenho varios Pois, caches todas, farois, marcos geodesicos, castelos, praias, maravilhas todas, barragens, os meus pontos interesse.
Basta ir ao menu FIND>escolher POIs>MENU escolher (selecionar base de dados).
Quando navegas eles estão sempre no mapa :mrgreen: 8-)


Pois. Mas há pessoal que não tem GPS que seja suportado pelo POI Loader, como nós (Garmin Quest). :D

De qualquer forma, a produção de mapas tem interesse para além dos simples mapas de POIs. Haja tempo para investigar melhor...

Há uma "vantagem" (que na prática tem pouco uso) que não sei se está disponível com o POI Loader ou não. Com o mapa de POIs, é possível mandar o GPS traçar uma rota e depois procurar todas as caches próximas dessa rota, com base no mapa de POIs (Isto no Garmin Quest, mais uma vez). Os POIs criados com o POI Loader também podem ser pesquisados por proximidade a uma rota?
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor rifkind » quarta ago 26, 2009 09:21

smercel Escreveu:Há algum guia que ensine a fazer os mapas de forma "simples"? :oops:


Oi! Estas instruções podem parecer complicadas, mas são mais simples do que parecem!

Para os mapas de POIs das Stats, vais precisar da versão gratuita do cGPSmapper.
Instala-o no teu PC, saca os ficheiros MP list das Stats.

Depois, executa o seguinte comando:
Código: Selecionar todos
cgpsmapper -i ac Portugal_n_20090826_notfounds.mp


Deves obter um ficheiro chamado 22222003.img.

Agora, precisas de instalar este mapa no GPS. Eu faço-o através do MapSource, mas o mapa precisa de ser instalado para ser reconhecido.
Actualmente instalo o ficheiro através do MapSetToolKit, que tem instruções na página.

A parte "mais complicada", é saber que valores usar, para instalar no MapSource. Eu uso:
Mapset Directory: d:\Garmin\Custom\POIs
Mapset Name: Not Founds
Family ID: 2003 (uso os últimos 4 dígitos do ficheiro que foi gerado mais acima)

O resto deixo o que tiver por omissão.
Finalmente, configuro a directoria onde está o cGPSMapper e activo as opções Install in Mapsource e Blank overview maps.

Depois, é só carregar no Start. Nota que se fôr a segunda vez que fazes estes passos, tens de remover o mapa já instalado (na janela da direita, do MapSet Toolkit).

Como alternativa ao primeiro passo de compilar o mapa de POIs das Stats, existe um compilador de mapas online (que recorre ao cGPSMapper). A vantagem do compilador online, é que possui mais "features" do que a versão gratuita. A desvantagem é que só são compilados os mapas, uma vez por dia. A versão mais antiga é o http://mapcenter.cgpsmapper.com/ e a versão mais recente, o http://mapcenter2.cgpsmapper.com/ (onde podes ver este exemplo.

Para outros mapas que não sejam os das Stats, os passos são mais ou menos os mesmos, mas com o passo extra de teres que produzir os mapas.
Aí, recomendo a leitura do manual do cGPSMapper e a pesquisa de tutoriais. Há uns quantos na net, como este.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor smercel » quarta ago 26, 2009 18:29

rifkind e allhappy,
Agradeço a vossa boa vontade e explicações mas há algo que me está a falhar. Instalo o programa mas quando corro o Create Standard sample map ocorrem dois erros: Error PE11(que tem a ver com o detalhe do ficheiro IMG) e Error E022 (um problema na definição de layers). Devem ser definições de simples configuração mas não estou a chegar lá. Parece-me que não tenho exame da quarta para lidar com o bicho [:I]
Apesar de também usar o PoiLoader, este não me resolve todos os problemas, nomeadamente o da presença das caches sempre visível no mapa (o que em jornadas não programadas dá muito jeito para pensar as rotas). Se no legend consigo colmatar essa limitação através da transferência dos poi's em formato geocache, no nuvi já não consigo aceder a essa ajuda. Esta ferramenta seria a solução perfeita mas não está a querer colaborar [}:)]
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
smercel
Micro
 
Mensagens: 63
Registado: sábado ago 09, 2008 17:14

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor jorigeo » sábado set 12, 2009 15:12

Olá Rifkind, obrigado pelas dicas á produção de mapas para garmin. Estou neste momento em experiências com o mapedit onde me deparo actualmente com o seguinte problema tlvz já tenhas passado por tal experiência.
O que se passa é que quando faço importação de um file externo no caso em formato .shp para o mapedit toda a geometria é exageradamente generalizada leia~se deixam de existir curvas para ter verdadeiras rectas.
Obrigado desde já
Jorigeo
jorigeo
Micro
 
Mensagens: 10
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Mapas Garmin- Como funcionam?

Mensagempor rifkind » segunda set 14, 2009 22:55

jorigeo Escreveu:O que se passa é que quando faço importação de um file externo no caso em formato .shp para o mapedit toda a geometria é exageradamente generalizada leia~se deixam de existir curvas para ter verdadeiras rectas.


Oi!
Infelizmente não te sei ajudar. Nunca usei o MapEdit. Posso tentar replicar o teu problema. Manda-me mensagem ou indica que ficheiros usar para o efeito.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Anterior

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes