• Anúncios

Paperless - Utilização de PDA (ignorância quase total)

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Paperless - Utilização de PDA (ignorância quase total)

Mensagempor ben-samurai » terça ago 04, 2009 11:23

Olá a todos os carissimos geocachers!

Apesar já ter "perdido" horas de trabalho em leitura exaustiva no forúm, o qual está fantástisco, e que desde já agradeço por podermos ler, ler e tirar dúvidas e tudo resto, dirijo-me a vós, que já por cá andam há muito, e devido às vossas longas horas de estudo exaustivo, suponho, e tenho a certeza que me poderão dar uma ajuda nesta temática.

Assim, vou tentar explicar as minhas dúvidas, pois adquiri um PDA recentemente e quero deixar de usar papel definitivamente.

Assim, preciso de ajuda, e se puderem contribuir para esta nobre e humilde causa, no seguinte, ficar-vos-ia eternamente agradecido:

Tenho GPS para aproximação às caches e nisso não tenho problema. Utilizo um TomTom o qual instalei no passado ano um ficheiro que me leva praticamente aos locais das caches. Para a pesquisa no local utilizo um Garmin Etrex Legend. A dúvida é : então e quanto eles são desactivadas? Hummm...bem nesse GPS não actualizo. Para isso surgiu a ideia do PDA, no qual é mais fácil actualizar, alterar/apagar o quer que seja, pois praticamente todos os dias o ligo ao PC. No entanto surgem todas as dúvidas. Como não sou utilizador Premium, estou logo limitado em muitos factores. Mas já lá vamos. Ainda no PDA, instalei alguns programas, os quais passo a citar, GPXSonar, GPXView e o BeeLine GPS, (este ultimo até me pareceu muito bom).

Ora a minha questão é: eu não preciso de um programa com GPS, pois estou bem servido, mas queria poder pesquisar as caches pelo país no PDA. Por exemplo, já li que dá para filtar por distrito, entre outros. Neste momento gostava somente de perceber como se colocam os ficheiros no PDA, em que formato, como e onde se vão buscar, e como se efectuam esses tais filtros. Tudo isso é possivel não sendo membro Premium? Sei que parece que quero tudo gratuito e afins, mas a ideia é perceber e aprender a trabalhar com estas novas tecnologias e forma a deixar de imprimir aos montes de papel, ou seja tirar o máximo de partido destes gadgets. Se arranjar um programa porreiro que funcione e permita visualizar os conteudos que vinham nas paginas em papel, as dicas, e spoilers, no PDA, e possa ser actualizado, mesmo pagando mas que tenha algumas dessas caracterisiticas, agradecia.
O ficheiro que arranjei para GPXView tem cerca de 8 megas...como devem imaginar isto no PDA demora a abrir...há algum programa que filtre tudo isso?

Já deixei aqui um texto enorme, e no qual agradeço desde já a quem me responder, mas provavelmente haverá mais alguém com estas dúvidas não? Sei que também já há outros posts com este tipo de dúvidas mas estou mesmo quase desesperado para colocar isto a funcionar...

AGRADEÇO A TODOS DESDE JÁ, e peço desculpa por perceber pouco disto mas...só pedindo ajuda é que isto lá vai...
OBRIGADO E BOAS CAÇADAS PARA TODOS!!
Avatar do Utilizador
ben-samurai
Micro
 
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 06, 2008 10:16
Localização: Tomar

Re: Paperless - Utilização de PDA (ignorância quase total)

Mensagempor ftomar » terça ago 04, 2009 12:12

acho que vou ter que te dar com o martelo na cabeça [:P] ...nem tens o meu telefone nem nada...e estas muito longe...vais ter que levar na cabeça [:D] [:D] [:D]
Imagem
Avatar do Utilizador
ftomar
Regular
 
Mensagens: 431
Registado: sexta dez 15, 2006 20:16
Localização: Tomar

Re: Paperless - Utilização de PDA (ignorância quase total)

Mensagempor ben-samurai » terça ago 04, 2009 13:28

Eu já te tentei ligar...mas acho que esse telemóvel so trabalha a partir das 14h00...liga lá isso que já te deixei uma mensagem no voice mail...
A ver se vamos tomar um café para te expor as minhas dúvidas todas...tipo...5 mil milhões de dúvidas!! eh eh eh :D
Abraço
Obrigado
Avatar do Utilizador
ben-samurai
Micro
 
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 06, 2008 10:16
Localização: Tomar

Re: Paperless - Utilização de PDA (ignorância quase total)

Mensagempor alieri » terça ago 04, 2009 16:13

Ben - São muitas dúvidas, mas em quase todas a resposta cai num único programa para o PC - GSAK (Geocaching Swiss Army Knife).
Como o próprio nome indica, ele faz tudo e mais um par de botas. Só não tira cafés. Aliás, se não beberes um café por semana, poupas o suficiente para ser premium member do geocaching (pelo menos por um mês). Logo ai resolves uma série de dificuldades.

Utilizo um TomTom o qual instalei no passado ano um ficheiro que me leva praticamente aos locais das caches. Para a pesquisa no local utilizo um Garmin Etrex Legend. A dúvida é : então e quanto eles são desactivadas?
Hummm...bem nesse GPS não actualizo.

O ideal será carregares no Tomtom um ficheiro com as caches mais actualizado. Num ano há centenas de caches novas, outras tantas foram desactivadas ou arquivadas. Para quê perder tempo a procurar uma coisa que não está lá? vê as nossas geostats.geocaching-pt.net . Lá podes sacar informação actualizada, já no formato especifico do Tomtom, e não só. Depois só terás que meter esses ficheiros na pasta do mapa do tomtom.

Para isso surgiu a ideia do PDA, no qual é mais fácil actualizar, alterar/apagar o quer que seja, pois praticamente todos os dias o ligo ao PC.

Lá está: ligar também o Tomtom ao PC não será dificil ;)

Como não sou utilizador Premium, estou logo limitado em muitos factores.

Vai um cafezinho? :)

Ainda no PDA, instalei alguns programas, os quais passo a citar, GPXSonar, GPXView e o BeeLine GPS, (este ultimo até me pareceu muito bom).

O Beeline é muito porreiro, mas não tenho muita experiência nisso dos filtros. Ou seja, podes filtrar por nome, distância, é uma questão de brincar com as possibilidades.

Ora a minha questão é: eu não preciso de um programa com GPS, pois estou bem servido, mas queria poder pesquisar as caches pelo país no PDA. Por exemplo, já li que dá para filtar por distrito, entre outros. Neste momento gostava somente de perceber como se colocam os ficheiros no PDA, em que formato, como e onde se vão buscar, e como se efectuam esses tais filtros.

Novamente, o GSAK. Podes ter diversas bases de dados no mesmo programa, criar nn filtros diferentes com os mais variados parâmetros, e grava-los para re-usar mais tarde, exportar as caches para todos os formatos, etc etc.
este tópico para veres várias coisas muito diferentes que podes fazer com o GSAK.
Mas este programa funciona no PC. Ele permite-te exportar as caches para o PDA, por exemplo em formato HTML (ou em GPX, ou LOC, para usares nos programas que referiste). Em html só precisas do brower do teu PDA para veres a informação das caches, que são indexadas por nome, por código, por distância, etc.

Tudo isso é possivel não sendo membro Premium?

É, em parte...mas a meu ver dá muito mais trabalho. Ao não ser premium, tens apenas acesso a ficheiros LOC do geocaching.com. Estes têm apenas informação básica (coordenadas, dificuldade/terreno, e pouco mais). Imagina que no texto da cache dizia o horário de funcionamento de um local onde está uma cache. O ficheiro LOC não tem essa informação. Terias que ter lido o texto da cache em casa e tomar nota disso algures. O mesmo se passa com as multicaches.
Os premium members têm acesso a ficheiros GPX, que têm toda a informação. E podem criar filtros no próprio geocaching.com (as chamadas pocket queries - PQ), que são enviadas por mail e usadas, por exemplo, no GSAK. Por exemplo, podes configurar uma PQ para receber todas as caches tradicionais com dificuldade inferior a 3, activas, num raio de 30 km da tua casa.
Se tiveres toda a informação das caches no GSAK (LOC ou GPX), podes fazer o mesmo tipo de filtros dentro do próprio GSAK e exportar o resultado para o Tomtom e para o Garmin, com meia duzia de cliques do rato.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Paperless - Utilização de PDA (ignorância quase total)

Mensagempor ben-samurai » terça ago 04, 2009 19:43

Caro Alieri,
Não sei como agradecer esta resposta...Alias agradeço desde já a tua amabiliadade e toda a cooperação! Melhor que esta resposta, só mesmo se te enviar os GPS e PDA e seres tu a tratar disso tudo :lol: :lol: :lol:
Agradeço imenso a ajuda e agora é só tomar a atitude de ver o que realmente interessa! Estou a ver que o Gsak é efectivamente a melhor opção. Em todos os posts sobre PDA e programas, o programa eleito pela maior parte do geocachers é efectivamente esse.
Não sei como agradecer...
Mais uma vez muito obrigado!
Agora se tiver dúvidas, ou se criar ainda mais dúvidas vou chatear o Ftomar, se ele me quiser aturar!!
Mais uma vez muito obrigado por esta resposta concisa e directa!
:-D
Avatar do Utilizador
ben-samurai
Micro
 
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 06, 2008 10:16
Localização: Tomar

Re: Paperless - Utilização de PDA (ignorância quase total)

Mensagempor Davrebelo » quinta ago 06, 2009 17:55

Boa tarde, Ben-samurai
Este post é a minha estreia aqui no forum.

Tenho algumas sugestões para ti. Existem dois programas para PDA windows Mobile (mais um que ainda está em fase embrionária de desenvolvimento) que podem ser aquilo de que procuras:

O primeiro chama-se GCZII (http://www.nicque.com/PQz/GCz.htm) e é para mim, presentemente, o melhor e o único programa que preciso para fazer Geocaching (em complemento com o Tomtom que uso para chegar até ás caches e que vou actualizando periodicamente com a base de dados da GeoStats (http://geostats.geocaching-pt.net/), vezes uso o Google maps mobile (http://www.google.com/mobile/products/m ... #p=default) quando tenho de encontrar algum caminho off road na hora), tem desde logo a vantagem de ser Freeware, está ainda em fase de desenvolvimento interactivo com os utilizadores, que conforme vão fazendo pedidos e reportando bugs (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=482249), os vão vendo quase de imediato a ser implementados (os pedidos) e corrigidos (os bugs), em relação ás funcionalidades esta pequena maravilha permite pesquisar Caches por localidade/codigo postal, por código de Cache, pela localização actual do utilizador (usando o GPS), por Coordenadas inseridas manualmente, pelo nome da Cache, pelo user do Owner da Cache, etc, dá também para procurar Travel Bugs por nome e numero, permite também criar listas de caches, listas de favoritos, importar ficheiros GPX.
Permite importar Caches com o Descritivo todo, com todas as imagens, com os Log, os Waypoints, as Dicas, etc. permite abrir o Google maps e ver lá a localização da Cache, tem um GPS Monitor que nos dá uma bússola com a posição da Cache e uma seta para a encontrarmos. Permite fazer Field Notes marcando a cache por exemplo como "Found" só para mais tarde fazermos o log completo, ou podemos fazer logo o log completo e ainda com a Cache na mão (e rede) enviarmos esse log para o Geocaching.com.
Tem ainda inúmeras mais opções e muitas mais vão sendo acrescentadas quase todos os dias, esta é a minha aplicação de eleição, aconselho todos os que queriam fazer Paperless Geocaching a experimentar.

A segunda aplicação chama-se Geoscout (http://eastlands.dyndns.org/Default.htm?navstation) e basicamente permite fazer o mesmo que o GCZII tem a pequena desvantagem de custar £20 libras, mas vale bem preço, tem uma versão de teste que pode ser usada durante 30 dias e que não tem limitações nenhumas durante esse período, antes de usar o GCZII testei esta aplicação e posso dizer que é excelente também, as filosofias de funcionamento das duas são diferentes mas fazem basicamente o mesmo, a escolhaentre elas é mais uma questão de gosto e de alguma funcionalidade em particular que uma tenha e ou não.

Por ultimo a Groundspeak (dona do Geocaching.com está a fazer uma aplicação gratuita para GeoCaching chamada Geocaching Live, ainda está numa fase muito embrionária de desenvolvimento, mas já podemos testa-la indo a http://live.geocaching.com/, para alem de permitir fazer o básico como pesquisar Caches, ver os descritivos etc, tem uma filosofia um pouco diferente dos outros programas, está mais virada para as comunidades de Geocachers permitindo fazer Chat com outros Geocachers, ver onde eles estão (isto se eles permitirem) partilhar a nossa localização, etc.
Pelo que percebi terá também funcionalidades Premium e que não estarão disponíveis para todos os utilizadores.

Espero ter ajudado, (ou se calhar ainda confundi mais, não era essa a intenção)

David Rebelo
Davrebelo
Micro
 
Mensagens: 1
Registado: quarta ago 05, 2009 17:27

Re: Paperless - Utilização de PDA (ignorância quase total)

Mensagempor alieri » quinta ago 06, 2009 20:42

Post muito interessante, David. Foi uma entrada com o pé direito :)
Se quiseres, passa pela secção 'apresentações' e dá-te a conhecer à malta.
Vou experimentar o GCZII.
No meu PDA tenho o Cachemate, que também faz grande parte das coisas que o outro, mas sem "ligação directa" à net. Uso-o basicamente para gerir as caches que vou procurar e as que vou encontrando, logs incluidos.
A única coisa que noto que lhe falta é um "mapa" para perceber a localização das caches à minha volta, mas como também tenho o Tomtom e o Oziexplorer instalados, essa falta está mais ou menos suprida, tendo apenas que navegar entre aplicações quando necessário.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Paperless - Utilização de PDA (ignorância quase total)

Mensagempor ben-samurai » sexta ago 07, 2009 09:13

Olá Davrebelo,

Efectivamente foi mesmo uma entrada não com um, mas com os "dois pés direitos"! :D :D
Vou testar entretanto o software que indicaste (GCZII), pois parece-me que é bastante interessante e cumpre aqueles requesitos que tinha em mente, e que já tinha mencionado.
Quanto ao geoscout ja tinha lido em muitos posts, no entanto tem a desvantagem de ser pago. E, no meu caso, que só aos fins de semana é que tenho tempo, e não são todos, ainda não me compensa o investimento. Se tudo correr bem, para o ano que vem, já devo voltar a pensar mais afincadamente, tanto num software (se este não "cumprir" com as obrigações), bem como passar a premium. Mas para já ficam os meus eternos agradecimentos!

Não posso deixar de agradecer mais esta preciosa ajuda!

Não sei se alguém já vos tinha dito, mas esta comunidade é Geofantabulástica! :D :D

Obrigado pela vossa ajuda!
Avatar do Utilizador
ben-samurai
Micro
 
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 06, 2008 10:16
Localização: Tomar


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron