• Anúncios

Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RavenMaster » sexta jun 05, 2009 15:32

Objectivo:
O maior número de informação possível e necessária para "paperless geocaching" num Garmin, utilizando o GSAK e uma das suas macros, recorrendo à sua configuração para obter apenas um ecrã por cache, listando também todos os pontos auxiliares de forma perceptível.

:arrow: Necessário:
* GSAK - http://gsak.net/
* POI Loader - http://www8.garmin.com/products/poiloader/
* Macro - http://gsak.net/board/index.php?s=c3c87 ... entry68235
* Ser membro premium do Geocaching.com (obrigatório, caso contrário não vêm mais de metade da informação)
* Criar e receber pocket queries - viewtopic.php?f=7&t=1733 (este último não é obrigatório, mas já que são premium, mais vale aproveitar todas as funcionalidades oferecidas, uma vez que estas até facilitam a actualização do GPS com o GSAK)

:arrow: Processo:
* Instalar o GSAK;
* Instalar a macro no GSAK;
* Instalar o POI Loader (e apontar o caminho para onde o instalaram);
* Abrir o GSAK;
* Registar o GSAK ;))
* Importar as caches para o GSAK;
* Correr a macro instalada;
* Configura-la conforme conselho abaixo (poderão experimentar os tags que quiserem para ficar com as caches à vossa medida, apenas estou a partilhar o que para mim chega e sobra em alguns casos):

Database to export: é só escolher a vossa
Folder to save CSV files: pasta onde serão guardados os pontos de interesse em formato CSV e para onde vão apontar mais tarde o Poi Loader para importação dos dados.
A próxima vez que correrem o programa, ele apagará os ficheiros antigos para guardar os novos, garantindo assim a sua actualização correcta.
Geocaching Name: :D
Name Format: %name/%code %by
Comment Format: (%hint)(%last4/%datelf)(%dif/%ter)(%typ/%con)
Child Name Format: %c_Type=1-%name-%c_Prefix %c_Type
Child Comment Format: %c_comment
Comment Lenght: 256

Colocar um visto apenas em:
Filter out archived caches? (se estão arquivadas, não vale a pena encher o GPS com elas) :??
Use existing filter (se o desejarem)
Filter out found caches? (se o desejarem)
Filter out disabled caches (se actualizarem regularmente coloquem o visto, caso contrário é melhor não colocar o visto neste ponto)

Location of Garmin POI Loader: pasta onde instalaram o POI Loader

Colocar um visto em:
Run POI Loader:

Após a macro concluir o processo, o POI Loader irá abrir:
Ligar o GPS ao computador;
Seleccionar enviar para Dispositivo Garmin;
Seleccionar o dispositivo na lista;
Apontar o PoiLoader para ir buscar os ficheiros à pasta definida no campo Folder to save CSV Files;

Et voilá, paperless geocaching na medida do possível [:D]



Resultado no ecrã:
CACHE
Nome da cache / Código da Cache / Owner
(Dica) (Estado dos últimos quatro logs / Data do último Found) (Dif./Dif. Terreno) (Tipo de Cache / Tipo de Container)

WAYPOINT
Tipo de Waypoint - Nome do Waypoint
Tipo de Waypoint Completo

--------------------------------------------------------------------//-------------------------------------------------------------

Como listar apenas uma categoria de cache e não todas as caches perto de nós

Chegas ao local de interesse e acedes ao menu principal do Garmin, opção procurar, pontos de interesse personalizados.
Até aqui nada de novo, ele lista as caches por distância mas agora pressionas o botão mais opções (lado esquerdo do GPS) e escolhes Seleccione Base Dados.
Aparecem listadas todas as variantes importadas para o GPS, multi, tradicional, cito, etc...
Seleccionando uma, ele vai listar novamente por distância mas agora só para essa categoria :D

--------------------------------------------------------------------//-------------------------------------------------------------

Como colocar ícones personalizados nas caches e não pontos

A macro que cria ficheiros para tomtom gera ficheiros .bmp para cada tipo:
http://gsak.net/board/index.php?s=ecade ... entry77801

Basta instalar, correr uma vez para uma pasta qualquer, desinstalar a macro, copiar os .bmp para a pasta onde exportamos os ficheiros .csv (a pasta para onde apontamos o POI Loader) e está feito. Depois disto, é só apagar a pasta para onde a macro TomTom exportou tudo.
Atenção, o nome do ficheiro .bmp tem de ser igual ao ficheiro .csv senão não funciona.
Têm de fazer este processo apenas uma vez.
Editado pela última vez por RavenMaster em terça abr 20, 2010 15:25, num total de 11 vezes.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RavenMaster » sexta jun 12, 2009 09:32

Updated ! :mrgreen:
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor Diez10 » domingo jun 21, 2009 22:52

Boas.

Acho que segui todos os teus pontos. Mas...ocorreu um erro no final!!!

Tenho um eXtrex Legend H.

No momento em que é para selecionar o dispositivo no PoiLoader, ele diz que encontra dispositivos, mas nenhum tem as capacidades etc, etc, etc...

Sabes porquê este erro?
Imagem
Diez10
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: quarta abr 08, 2009 22:11

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RavenMaster » segunda jun 22, 2009 09:17

Possivelmente, e digo isto desconhecendo o modelo em causa detalhadamente, será porque tens pouca memória livre e ele já não suporta o que lhe estás a enviar e/ou o H não suporta envio de POI's personalizados com o POI Loader...
Apostava mais na primeira hipótese, uma vez que tenho quase a certeza que os 1000 waypoints que ele permite enviar não são enviados um a um de certeza :D

Uma vez que esse equipamento está limitado a 24 MB de memória interna, terá ele grande parte dessa memória ocupada com mapas/pontos/tracks ?
É que o erro aponta para algo entre o POI Loader e o GPS. Terás algo já no limite ?

Pelo site da Garmin, permite:
10 Tracks
20 Routes
1000 Waypoints

Vê isso e diz alguma coisa, tentarei ajudar mais se conseguir.
De qualquer maneira, um bom teste será fazeres backup aos teus registos com o MapSource, apagar tudo no GPS, repetir o envio dos POI's com o POI Loader.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor Diez10 » segunda jun 22, 2009 22:48

Já tentei de novo.

Memória não acredito, muito. Mas isso sou eu a falar que não percebo nada disto =/

Quando inicializa o POILoader, ao tentar encontrar o dispositivo diz o seguinte:
"Encontram-se alguns dispositivos; no entanto, nenhum apresenta as capacidades necessárias. Certifique-se de que o dispositivo está ligado ao computador e activado; em seguida, tente novamente. Poderá ter que definir a opção de interface do seu GPS para Garmin ou Anfitrião".

Outra dúvida: que números (geralmente é o 90) são aqueles que aparecem sempre antes dos nomes das caches? Não dá para apagar isso? O que sifnificam?

E já me apareceu a informação de dificuldade e terreno. O que acontece é o seguinte: como os nomes das caches são grandes, a maioria nem cabe todo, não cabe a informação toda. Existe uma cache que se chama "HTML" e nessa consegui ver a dificuldade e terreno.


Antes deste GPS, sempre fiz as caches com um tomtom. Sacava a informação cache a cache para um papel com: nome da cache, o tipo, tamanho, dificuldade e terreno, hint, e algumas notas que achasse importante.

Ofereceram-me este (Garmin eTrex Legend H) à uns dias. Pensava eu que dava para passar toda essa informação necessária para o GPS, mas estou a perceber que não é bem assim, correcto? Precisarei à mesma de consultar todas as caches que estão planeadas e tirar toda a informação à mesma. A diferença é que é um GPS mais preciso e posso passar as coordenadas das caches para o GPS, em vez de estar a colocar ao dedo como se faz no tomtom.

Alguma conclusão errada corrige ;) ou se souberes de algo que me possa ajudar...

Desde já agradeço a tua ajuda.
Imagem
Diez10
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: quarta abr 08, 2009 22:11

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor alieri » segunda jun 22, 2009 23:03

de ondes sacas as caches, essas onde te aparecem números atrás dos nomes?
Talvez esses números já te dêm alguma da informação que pretendes
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RavenMaster » terça jun 23, 2009 08:21

Essa dos números antes da cache ainda é mais curiosa...
Atenção que para teres toda a informação (últimos founds, dica, etc.) na página da cache do Etrex tens de ser Premium Member, caso contrário, apenas verás a informação base (nome, localização, etc.)
Os garmin (regra geral) têm dois modos de ligar ao pc, o "ligar o cabo e pronto" e o activar o modo de usb storage. Pelo menos os Garmin com cartão de memória (o modelo termina em X) são assim.

Esse tem alguma opção similar ?
Parece que não é problema de memória mas sim o POI Loader que não está a reconhecer correctamente o GPS...
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RazoR » quinta jun 25, 2009 09:10

Boas,

Comprei ontem o Legend, Tou a tentar fazer isto mas não consigo.

Quando corro a macro dá um erro

Error in macro at line: 403
SORT By=$sortdata Sequence=$sequence

Error=> missing mandatory token "by"
Macro will now abort


E como é lógico dá-me 0 resultados.

Alguma dica???
Avatar do Utilizador
RazoR
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: quinta nov 09, 2006 15:20

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RavenMaster » quinta jun 25, 2009 09:38

Conforme tinha já questionado outro user, a base de dados do GSAK tem registos ?
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RazoR » quinta jun 25, 2009 10:31

Ok, ja saquei as caches. Pensei que seria automatico por algum motivo...

Dá-me o mesmo erro que ao outro user.
Deve ser por não ter cartão de memoria talvez.
Avatar do Utilizador
RazoR
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: quinta nov 09, 2006 15:20

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RavenMaster » quinta jun 25, 2009 14:52

Se as caches foram retiradas do Stats do Geocaching.pt pot exemplo, não têm tanta informação como um utilizador que seja membro Premium do Geocaching.com
De resto, para já, não estou a ver outra explicação....
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor Diez10 » quinta jun 25, 2009 21:34

O problema está numa incompatibilidade entre o PoiLoader e o etrex Legend H. Esse programa não reconhece este GPS.
Todos os outros programas Garmin, tais como MapSource, UnlockWizard, Training Center e/ou gStart reconhecem o GPS sem problemas.

Aqueles números que aparacem antes das caches, ainda não sei o que são. Pensava eu que tinha haver com o tipo de cache (normal, multi-cache, mistério, etc), mas acho que não é. Só aparece os números 90 (maioritáriamente), 81, 10, 20, 72 e o 60.

Outra coisa: no campo onde normalmente aparece o nome e/ou código da cache, apenas tem espaço para 14 caracteres. O que acaba num instante, caso seja para colocar lá os nomes das caches.
No campo "nota" onde normalmente também aparece, para além do número "misterioso" o nome da cache, aparece também quem é o owner e dificuldade/terreno. O que se passa é que esse campo só comporta 30 caracteres, o que normalmente, só com o nome da cache fica ocupado.
Exprimentei a cache HTML e chegou-me aparecer a dificuldade e terreno. Mas penso que dá para editar isso tudo com o Gsak ou MapSource (ainda tenho que explorar mais um pouco destes 2 programas).

Última coisa, uma explicação para quem souber. Este GPS já trás vários símbolos para os mapas, incluíndo os de geocache, mas tem apenas o baú fechado e o baú aberto. Se se for ao menu dos simbolos, tem um tópico que são os "personalizados", e tem 24 pontos (o que penso que sejam 24 espaços para colocar 24 simbolos à escolha, importados do PC).
Eu gostaria de importar para o GPS os restantes simbolos das caches (multi, mistério, etc). Alguém sabe como isso se faz?

Abraço
Imagem
Diez10
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: quarta abr 08, 2009 22:11

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RavenMaster » quinta jun 25, 2009 22:22

Realmente é uma pena o H não ser compatível com o POI Loader, porque esta macro já cria automaticamente o icone para cada um dos tipos de cache.
Se alguém conseguir ajudar este user com esta questão...
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor Diez10 » segunda jun 29, 2009 19:50

Ninguém pessoal? [xx(]
Imagem
Diez10
Micro
 
Mensagens: 20
Registado: quarta abr 08, 2009 22:11

Re: Colocar a maior informação no Etrex Legend (Vista, Etc...)

Mensagempor RavenMaster » terça jun 30, 2009 15:14

Para uma maior compatibilidade com os Nuvi, em que o texto do comment não aparece todo (testado num novíssimo 1200), a hint passou para o início do mesmo, para além de ter trocado um pouco a ordem em que aparece o texto, por ordem prioritária para GC, sendo necessário:

retirar o visto em Output hint (senão teríamos a pista no início e no fim do comentário)
retirar todos os espaços na linha do comentário
acrescentar %hint ao início dessa linha
trocar alguns dos códigos dessa linha (mais vale copiarem a mesma para o GSAK completa)

Primeiro post actualizado.


ATENÇÃO: quem não gostar de cachar com a hint visível, basta retirar essa variável do início da linha ou coloca-la no final da mesma.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Próximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron