• Anúncios

OZI e cartografia - Dúvida

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor salprata » segunda jun 01, 2009 20:05

papaleguas Escreveu:Já percebi!!!!

O index que o salprata mandou refere-se a mapas ccom um nome diferente (e mais actualizados) que os que eu tenho ... os nomes dos meus são simplesmente 1.ozm2 e 1 map. os dos sal deveem ser: 1. utm - istituto carográfico do exército blá blá blá...

Ou arranjo outro index ou outros mapas :)

Eduardo


existe um mapa de Portugal, mais linduxo, que com o click ele vai buscar a carta 1:25.000, já o tive, mas já não sei onde isso pára... :-( ...

:oops:

agora quando quero ir buscar uma carta, map->open a map, escolho exp: 524.map, e ele abre 524.jpg, que está na mesma pasta, para abrir o mapa do lado, click com o botão do lado direito do rato, ma area vizinha desse mapa, shearch for de best map here :-D , até 3 mapas em simultaneo, à medida que vou abrindo outrosa,ele vai fechando o ultimo, isto tudo no compgps

quando não sei o nº da carta, tenho um calendário em cartão do ige que tem um index [xx(]

[;)]
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor MAntunes » segunda jun 01, 2009 22:44

Os cartogramas estão aqui http://www.igeoe.pt/utilitarios/cartogramas.asp ou em .pdf aqui http://www.igeoe.pt/downloads/cartogram ... 050mil.zip

um mapa de Portugal, mais linduxo, que com o click ele vai buscar a carta 1:25.000, já o tive, mas já não sei onde isso pára..


Pára aqui http://www.igeoe.pt/downloads/downloads.asp
na parte onde diz

Carta Militar Itinerária de Portugal, escala 1/500 000
Poderá efectuar o download da informação digital correspondente à carta impressa sem quaisquer custos. A opção poderá ser feita pelo formato vectorial - .dgn da Intergraph e .dwg do AutoCAD - ou pelo formato raster - .jpg, compatível com a generalidade dos editores de imagem. No entanto, a disponibilização gratuita destina-se apenas a particulares.
Usos profissionais não são autorizados pelo IGeoE. O incumprimento do clausulado sujeita os infractores às penalizações previstas na lei.

- Download do Ficheiro Imagem, 24 bits, 250 dpi (.jpg) ± 21 Mb
- Download do Ficheiro Imagem, 24 bits, 150 dpi (.jpg) ± 8 Mb
- Download do Ficheiro Imagem, 24 bits, 100 dpi (.jpg) ± 4 Mb
- Download do Ficheiro Imagem, 24 bits, 72 dpi (.jpg) ± 2 Mb


e a respectiva calibração está, mais uma vez, contributo do PauloJFMartins, na secção files do geocaching_portugal no yahoogroups. Colocando essa mapa de Portugal completo, escala 1:500000, e a respectiva calibração, na pasta index do Ozi, e colocando todas as cartas e respectivas calibrações, na pasta Maps, ele vai indexar tudo e depois, com o rato é só clicar numa área e o Ozi passa automaticamente para a carta M888 detalhada correspondente.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor MAntunes » quarta jun 03, 2009 12:25

MAntunes Escreveu:Também apenas uso o OziCE no terreno - o Ozi PC é para fazer os "TPC"s - mas parece-me que o comportamento natural seria o Ozi PC passar automaticamente de uma mapa para outro quando se desloca.
...
... um destes dias vou levar o meu portátil para o campo, para ver como se pode colocar o Ozi PC a navegar automaticamente entre mapas.



Hoje fiz o teste do Ozi PC no percurso casa - trabalho e o resultado é indiscutivelmente, sim.

O Ozi comutou automaticamente entre cartas e mapas de diversas origens, escolhendo sempre o de maior definição e detalhe.

Penso que a solução está em ter activada a opção Menu/Moving Map/Automatically Scroll Map
Também é necessário ter os .maps e os respectivos ficheiros de imagem (.gif, jpg, .ozfx, ...) todos juntos numa pasta reconhecida pelo Ozi PC em File/Configuration/Map Images

Qualquer dúvida que ainda reste, tentarei ajudar. :-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor salprata » quarta jun 03, 2009 12:48

MAntunes Escreveu:
MAntunes Escreveu:Também apenas uso o OziCE no terreno - o Ozi PC é para fazer os "TPC"s - mas parece-me que o comportamento natural seria o Ozi PC passar automaticamente de uma mapa para outro quando se desloca.
...
... um destes dias vou levar o meu portátil para o campo, para ver como se pode colocar o Ozi PC a navegar automaticamente entre mapas.



Hoje fiz o teste do Ozi PC no percurso casa - trabalho e o resultado é indiscutivelmente, sim.

O Ozi comutou automaticamente entre cartas e mapas de diversas origens, escolhendo sempre o de maior definição e detalhe.

Penso que a solução está em ter activada a opção Menu/Moving Map/Automatically Scroll Map
Também é necessário ter os .maps e os respectivos ficheiros de imagem (.gif, jpg, .ozfx, ...) todos juntos numa pasta reconhecida pelo Ozi PC em File/Configuration/Map Images

Qualquer dúvida que ainda reste, tentarei ajudar. :-)


tá fantástico...

não convém abusar muito dos portateis em movimento, porque o disco pode pifar ;)) (é o que dizem)
cuidado com as multas, tb :oops:
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » quarta jun 03, 2009 15:21

Antes de mais obrigado a todos.

A vossa ajuda (preciosa) tem sido espectacular, mas acho que o problema está memso no utilizador.

Vamos lá ver então:

Tenho o ozi 3.95
Dentro da pasta do ozi está uma pasta com os mapas que são 600 e qq coisa. (pasta maps)
Os mapas têm duas files cada um: uma .ozf2 e uma .map
Em cada uma das calibrações está o MM0=Yes.
No programa defini a pasta dos mapas para a pasta "maps" (onde estão os mapas)
O scroling de mapas está activado.

O que penso que falha:

O mapa que me foi enviado tem o nome: carta portugal... bla´blá e quando tentam clicar em cada uma das cartas neste index ele pergunta que carta deve abrir porque as minhas têm m nome diferente (1.ozf2 e não Carta militar... 1.ozf2)
Sendo assim das duas três... ou mudo o nome das cartas todas ou arranjo a carta index que eles pedem: mapalimpo.ozf2.

Já mudei o nome da carta e não resulta.
A carta que o Salprata me enviou (index) tem uma resolução claramente superior à minha e penso que o problema será daí... devem existir cartas mais actualizadas que as que eu tenho.

Quando tento re-indexar o gajo não as indexa todas :(

Será da versão de software?

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor truta » quarta jun 03, 2009 16:01

O ficheiro .map deve ter o mesmo nome da carta correspondente, por exemplo: 454.ozf2 e 454.map. Se os ficheiros têm nomes diferentes penso que não funciona.

Para verificar se o ficheiro de calibraçao corresponde à carta basta abrir o .map e ver as coordenadas em pixeis dos pontos de calibração.

O canto inferior esquerdo (no exemplo embaixo) à partida contem a largura e altura da carta, excepto aquelas que incluem a borda com a legenda:
Point03,xy, 5337, 3336,in, deg, 38, 29.6988,N, 8, 52.0019,W, grid, , , ,N
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » quarta jun 03, 2009 16:08

As cartas têm o mesmo nome que os ficheiros de calibração, mas o Index não.

Vou verificar o que dizes.

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor salprata » quarta jun 03, 2009 18:28

papaleguas Escreveu:As cartas têm o mesmo nome que os ficheiros de calibração, mas o Index não.

Vou verificar o que dizes.

Eduardo


se tiveres os 612 map na directoria, não precisas do index,ele faz um index com as 612 cartas, depois é só open map, clicas no 417.map, e ele abre o 417.jpg, nunca clicas no 417.jpg, começas pelo 417.map, um exemplo

:D
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » quarta jun 03, 2009 23:20

Ai o meu canário!

O meu não fez o index.

Eu tenho as 616 cartas :(

tá aqui tá ali. [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] (falta aqui um icone do boneco a destruir o pc)
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor salprata » quinta jun 04, 2009 10:53

papaleguas Escreveu:Ai o meu canário!

O meu não fez o index.

Eu tenho as 616 cartas :(

tá aqui tá ali. [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] [:(!] (falta aqui um icone do boneco a destruir o pc)



Muda para o compeGps 6.2

[8D]
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » quinta jun 04, 2009 22:57

Roger!

Acho que vou por aí :)
Isso é software gratuito?

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor salprata » sexta jun 05, 2009 04:49

papaleguas Escreveu:Roger!

Acho que vou por aí :)
Isso é software gratuito?

Eduardo


compe gps land v6.2

nop, :oops:
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor antalves » terça ago 11, 2009 21:39

Boas pessoal!!

Desta vez sou eu que estou deseperado.
Fiz uma limpeza geral ao PC (Formatação), voltei a instalar o OziExplorer e estou com problemas.

Começando por uma ponta.
Tenho o Datums.dat na raiz do Ozi, tenho os 612 mapas parcias de Portugal a funcionar. :lol:

Agora o desespero [V]
Não consigo recolocar o mapa de Portugal 1:500 000
Tenho o ficheiro imagem, 24 bits 250 (dpi) (.jpg), tenho o ficheiro Carta Militar Itiner%80%A0%A0%E1ria de Portugal - IGeoE - (250dpi).map, renomei os ficheiros com o mesmo nome e não funciona. [:(]

Da-me o seguinte erro:
"Cannot find image file for map c:\oziexplorer\maps\500mil_24bits.map"
e
"The image file recomend for this map is Carta Militar Iteneraria de Portugal, escala 1-500 000 - IGroE - (250dpi).OZf2"

Onde é que eu estou a fazer asneira? Sera que a carta Iteneraia é a mesma mas só altera a extenção (OZF2)?

O que devo fazer???

Antalves
Antonio Alves
Avatar do Utilizador
antalves
Micro
 
Mensagens: 47
Registado: quarta mai 24, 2006 12:24

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor Sagitario » terça ago 11, 2009 22:38

Boas!
Sem duvida que o teu ficheiro de calibração está configurado para uma imagem Ozf2 e não para uma .jpeg

A minha dúvida agora é a segunte, queres o mapa 1:500 000 a abrir como index, ou como um mapa normal, com abertura identica aos outros?

Se for para abertura como index faz o seguinte:
Verifica se tens o mapa e o ficheiro de calibração dentro da pasta: C:\OziExplorer\Index Maps
Se estiverem aqui e o teu ficheiro de imagem é um .jpeg tens de editar o ficheiro .map.

1- Faz uma cópia de segurança do ficheiro .map que vais alterar. (só por precaução)

2- Abre com o bloco de notas o ficheiro .map

3- Edita a 3ª linha de texto:
(Este é o meu .map)
OziExplorer Map Data File Version 2.2
Portugal político com relevo
Portugal político com relevo.jpg (aqui tb estava a extenção .ozf2 que eu alterei para .jpeg)

4- Substitui este ficheiro pelo outro.

E resultou, sempre que clico no "index" o mapa é apresentado.

Se for para abertura normal como os outros, tb deve resultar, se bem que não testei ainda, mas vou faze-lo
Até já
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor Sagitario » terça ago 11, 2009 22:50

Ora bem, dúvida resolvida.
Copiei os mesmo ficheiros que faço descrição acima para a pasta C:\OziExplorer\Maps e cliquei no ficheiro .map
Abriu um mapa de fundo, normalmente como se de um dos outros se tratasse.

Não sei se ajuda, mas a versão do meu Ozi Pc é a 3.96.2a

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

AnteriorPróximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes

cron