• Anúncios

OZI e cartografia - Dúvida

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » domingo mai 31, 2009 02:30

Existe alguma forma de colocar o OZI explorer a "correr" a cartografia automáticamente?

O ozi carrega cada carta de forma independente, para isso temos que saber qual a carta que queremos. O que quero é ter algo que quando navego com o PC com o Bluetooth me possa passar de carta para carta automáticamente.

É possivel?

Como ?

:)

Obrigado

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor ftomar » domingo mai 31, 2009 10:43

o meu Ozie Ce faz isso automaticamente...ao passar de uma zona de carta para outra ele vai buscar a carta seguinte...claro que tens de ter carregadas as cartas da zona por onde andas
Imagem
Avatar do Utilizador
ftomar
Regular
 
Mensagens: 431
Registado: sexta dez 15, 2006 20:16
Localização: Tomar

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » domingo mai 31, 2009 17:50

Eu tenho a cartografia toda, mas uso o ozi no computador com uma antena bluetooth.

A questão prende-se com cada vez que mudo de área, tenho que carregar a carta daquela área. O que eu acho que deves estara a falhar... deve existir um ficheiro que diga ao pc que naquela coordenada ele vai buscar a carta x... e eu não sei qual é nem como se coloca isso a funcionar.

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor MAntunes » domingo mai 31, 2009 18:19

Também apenas uso o OziCE no terreno - o Ozi PC é para fazer os "TPC"s - mas parece-me que o comportamento natural seria o Ozi PC passar automaticamente de uma mapa para outro quando se desloca.

Talvez os ficheiros de calibração usados não tenham essa informação? Eu uso os disponibilizados pelo PauloJFMartins na secção files do geocaching_portugal. Se não são esses os usados podes tentar?

Se são esses os ficheiros de calibração usados, então apenas me ocorre que a pasta onde os ficheiros de imagem e de calibração estão todos juntos não esteja reconhecida nas configurações do Ozi PC.

Se estas perguntas não revelarem a solução, diz aqui qualquer coisa que um destes dias vou levar o meu portátil para o campo, para ver como se pode colocar o Ozi PC a navegar automaticamente entre mapas.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » domingo mai 31, 2009 19:31

Vou testar esse ficheiro.

Como os netpc estão cada vez mais pequenos começa a ser uma boa alternativa para navegação. Além disso existe o facto curiosidade :)

Vou testar e deposi posto aqui o resultado

Obrigado

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor salprata » domingo mai 31, 2009 19:34

papaleguas Escreveu:Existe alguma forma de colocar o OZI explorer a "correr" a cartografia automáticamente?

O ozi carrega cada carta de forma independente, para isso temos que saber qual a carta que queremos. O que quero é ter algo que quando navego com o PC com o Bluetooth me possa passar de carta para carta automáticamente.

É possivel?

Como ?

:)

Obrigado

Eduardo


será isto
No compgps, (programa semelhante) nas opções-> moving map-> always search for the best map
~
procura algo semelhante no ozi, ou muda para o compgps :-D

tens que ter na directoria Maps do programas, todos os ficheiros .map, e alguns .jps (todos fica muito pesado, e depois não anda)



[;)]
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor ftomar » domingo mai 31, 2009 22:43

Eduardo ...onde guardas as cartas...em que pasta ????
Imagem
Avatar do Utilizador
ftomar
Regular
 
Mensagens: 431
Registado: sexta dez 15, 2006 20:16
Localização: Tomar

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » segunda jun 01, 2009 01:02

Ora vamos lá então ver...

Tenho uma directoria que se chama "mapas" e dentro desta tenho o executável do ozi e os ficheiros todos de mapas... ou seja o executável está na mesma pasta dos mapas.
A opção de procurar o mapa mais próximo seria interessante, mas para isso o ozi tem que reconhecer qual o mapa acima, abaixo e de cada um dos lados daquele. Penso que para tal acontecer deverá existir uma instrução que lhe diga que mapa é que vai buscar naquela direcção.

Por exemplo se estiver no mapa 251 (ficticio) a instrução de navegar para o limite deste mapa à esquerda seria X-1; para a direita x+1; para baixo x+10 e para cima x-10... algo deste tipo.
Eu acho que há um ficheiro que contem as bases de dados de todos os mapas que estão na directoria e depois diz ao program que na coordenada x é o mapa y.

O que estou a fazer agora é carregar o mapa à unha, mas quando se navega para Sul ou Norte é complicado identificar o número da carta para a carregar.

Secalhar tem a ver com a directoria,mas então onde devo ter os mapas?

Ou existe algum software (para pc) que permita carregar as cartas?

Desculpem tantas perguntas mas estou a iniciar-me agora com estes mapas electrónicos.. se fosse no papel er mais fácil :)

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor salprata » segunda jun 01, 2009 04:50

O que estou a fazer agora é carregar o mapa à unha, mas quando se navega para Sul ou Norte é complicado identificar o número da carta para a carregar.



Ou existe algum software (para pc) que permita carregar as cartas?

----

deves estar a precisar deste 3 ficheiros, coloca-os na directoria map, junto com os .maps e .jpgs



http://www.sendspace.com/file/u2z5ll

http://www.sendspace.com/file/0idlv3


http://www.sendspace.com/file/3ouqof

http://www.sendspace.com/file/2e6c5i

Secalhar tem a ver com a directoria,mas então onde devo ter os mapas?
Tens que indicar o "caminho" onde vai buscar os mapas... se calhar está apontar para outra pasta
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor ftomar » segunda jun 01, 2009 09:39

Tens de ter ai uma pasta de nome OZIE e dentro dela terás outra de nome MAPS....é dentro desta pasta MAPS que deves colocar os mapas...testa la isso e diz algo...
Imagem
Avatar do Utilizador
ftomar
Regular
 
Mensagens: 431
Registado: sexta dez 15, 2006 20:16
Localização: Tomar

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor truta » segunda jun 01, 2009 13:33

papaleguas Escreveu:Existe alguma forma de colocar o OZI explorer a "correr" a cartografia automáticamente?

O ozi carrega cada carta de forma independente, para isso temos que saber qual a carta que queremos. O que quero é ter algo que quando navego com o PC com o Bluetooth me possa passar de carta para carta automáticamente.

É possivel?

Como ?

:)

Obrigado

Eduardo

Um problema possível poderá ser a configuração dos ficheiros de calibração dos mapas.
Edita o ficheiro .map e nos parâmetros de Moving Map verifica se tens o seguinte: MM0, YES
Se estiver NO a carta não muda automaticamente...
truta
Regular
 
Mensagens: 602
Registado: quinta abr 27, 2006 23:47
Localização: Setúbal

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » segunda jun 01, 2009 15:25

Obrigado!!!

Era um misto de tudo o que foi indicado.

Os mapas estavam noutra directoria...
Faltavam os ficheiros...
Mas os mapas tnham o MM0=yes pelo que tive que configurar também a dirctoria dos mapas.

Agora só falta ir ao terreno experimentar isto.

Nas configurações coloquei a directoria dos mapas a apontar para os mapas.

Já agora Salprata: colocando os ficheiros na directoria reparei que há um que tem todo o mapa de portugal (a cores), mas que não abre no OZI como mapa... é mesmo assim?
E já agora... quais JPGS? eu tenho duas files por mapa: uma .ozf2 e uma .map e são 612 cartas (com duas files cada) e agora amis uma que me mandaste com o mapa todo.

Os ficheiros que me enviaram (o salprata) são só para colocar na directoria de mapas?

Thks e obrigado pela paciência

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor alieri » segunda jun 01, 2009 15:59

Suponho que a Salprata mandou um ficheiro que é como que um índice de todos os 612 mapas. Se não tem um parceiro com o mesmo nome e extensão .map, então é isso mesmo. Digo eu, claro :)

tenho dois files por mapa: uma .ozf2 e uma .map

A extensão .ozf2 será o equivalente aos jpeg. Cada mapa funciona tendo dois ficheiros com nomes iguais: um ficheiro de calibração XPTO.map e a imagem correspondente, ou seja XPTO.jpg ou XPTO.ozf2 .

Quanto ao passar de uns mapas para outros automaticamente: Nunca levei o PC "para a rua" portanto não sei se funciona, mas sugiro o seguinte:
Abre um mapa qualquer, p. ex. o 607. Agora vai a Map / find maps / to the north
Deverá abrir uma janela a sugerir o mapa 598.

Caso isso não aconteça, mete todos os mapas na past Maps (no meu caso é em D: oziexplorer / maps)
depois, no Ozi, vai a Map / Re-index map files
Deixa o Ozi trabalhar (vê a barra no canto inferior esquerdo) e depois tenta novamente Map / find maps / to the north
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » segunda jun 01, 2009 16:44

Com essa é que me lixaste...

Não re-indexa!
Pede-me um mapa com o nome "portugal limpo" :(
Penso que me falta o Index map


Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: OZI e cartografia - Dúvida

Mensagempor papaleguas » segunda jun 01, 2009 16:51

Já percebi!!!!

O index que o salprata mandou refere-se a mapas ccom um nome diferente (e mais actualizados) que os que eu tenho ... os nomes dos meus são simplesmente 1.ozm2 e 1 map. os dos sal deveem ser: 1. utm - istituto carográfico do exército blá blá blá...

Ou arranjo outro index ou outros mapas :)

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Próximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

cron