• Anúncios

[Calibração de cartas]

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Re: [Calibração de cartas]

Mensagempor MAntunes » domingo set 10, 2006 21:41


Se calhar o problema está aqui mesmo (e não me apercebi logo na questão inicial); é que o OziCE (PDA) não abre ficheiros .jpg - fui verificar se ainda se mantém essa situação uma vez que não tinha tentado desde que o actualizei pela última vez.
Confirma-se, para ficheiros .jpg ele diz
Quote:
Image File not Found or could not be loaded


Isso também está afirmado no site do Ozi:
Quote:

Introduction

The Img2ozf program converts Image files to the OZFx3 image file format for use in PC OziExplorer and OziExplorerCE.

The use of Img2Ozf to convert images is essential when using OziExplorerCE as the OZFx3 format is the only image format that OziExplorerCE can use. (Note: ECW format is also supported on PDA´s using ARM cpu´s.)



Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: [Calibração de cartas]

Mensagempor gamboa » sexta Oct 27, 2006 16:43

Boas.
Áproveito o tópico para ver se alguém me ajuda.
Tirei os ficheiros de calibração das cartas 1:25000 do grupo e segui os passos para calibrar no ozi.
O problema é que maquei um traçado com o gps e não coincide com a estrada. Para tirar as duvidas usei uma rota de btt que está bem e tb ficou mal. Por isso as cartas estão mal calibradas, as rotas ficam a 100 ou 200 m. Alguém sabe o que poderá ser?
gamboa
Micro
 
Mensagens: 5
Registado: sexta Oct 27, 2006 16:21

Re: [Calibração de cartas]

Mensagempor Jose Adonis » sexta Oct 27, 2006 17:09

Quote:
gamboa wrote:
Boas.
Áproveito o tópico para ver se alguém me ajuda.
Tirei os ficheiros de calibração das cartas 1:25000 do grupo e segui os passos para calibrar no ozi.
O problema é que maquei um traçado com o gps e não coincide com a estrada. Para tirar as duvidas usei uma rota de btt que está bem e tb ficou mal. Por isso as cartas estão mal calibradas, as rotas ficam a 100 ou 200 m. Alguém sabe o que poderá ser?


Colocaste o ficheiro "datuns.dat" na raiz da aplicação? E qual o datum que estás a usar?
Jose Adonis
Small
 
Mensagens: 112
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: [Calibração de cartas]

Mensagempor MAntunes » sexta Oct 27, 2006 17:48

Quote:

Por isso as cartas estão mal calibradas, as rotas ficam a 100 ou 200 m. Alguém sabe o que poderá ser?


Uso estas calibrações há + 2 anos e garanto que estão bem. Desde a terras pisadas por Miguel Torga (vale do Rio Homem) até ao local de onde sairam as naus para descobrirem novos mundos (Sagres) ou o local onde os espanhóis dão porrada nos portugueses por estes poderem pescar polvo e eles não (Vila Real de Santo António).

A formula é:

- ficheiros de calibração colocados no grupo do yahoo.
- ficheiros de imagem ozf2, correspondentes com a versão dos ficheiros de calibração.
- ficheiro datuns.dat (que tb está nos files do grupo) colocado na pasta principal do ozi.
- wgs84 em todo o lado, incluindo a geração de tracks, rotas e wps.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: [Calibração de cartas]

Mensagempor JF » sábado Oct 28, 2006 01:57

E o MAntunes está correcto, mas primeiro que eu desse com a formula foi complicado, dei um monte de voltas ao ozice e ao ozi para pc até que no pda passou a "riscar" direitinho.

Quando aparecia o erro "Cannot find image file for .map bla bla bla", e não sei se é geral, tive que no ozi do pc dar o caminho para a imagem .jpeg correspondente ao ficheiro ozf2.map

Depois disso com o Img2ozf converto para ozf3 e voilá, no pda a coisa corre direitinha.

Fiquem bem.

Jorge Ferreira
Jipe=dos 0 aos 100kmh em 30seg mas com estilo
JF
Small
 
Mensagens: 85
Registado: quinta set 22, 2005 00:01
Localização: Barcelos - Braga - Minho - Portugal

Re: [Calibração de cartas]

Mensagempor PauloJFMartins » domingo Oct 29, 2006 18:14

Viva!

É bom saber que o pessoal vai respondendo a questões cuja resposta talvez fosse obrigação minha. Acontece que eu visito pouco este site, seja por falta de tempo ou porque simplesente ainda não nos entendemos bem.

Ao pessoal que está a utilizar a Carta Itinerária Militar do IGeoE gostaria de sugerir as cartas do IGEO disponíveis em http://www.igeo.pt/IGEO/portugues/Frameset-egeo.htm ---> Informação Gratuita.
As calibrações estão disponíveis no grupo no Yahoo!.

Estas cartas estão actualizadas ao contrário da que está disponível no IGeoE.

Tenho muito mais material que não se encontra no grupo mas o espaço não dá para tudo.
Continuo à espera de um local com muito espaço para colocar material.


Cumprimentos

Paulo Martins
PauloJFMartins
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: domingo jun 29, 2003 12:05

Re: [Calibração de cartas]

Mensagempor gamboa » segunda Oct 30, 2006 09:27

Bem, alguma coisa eu teria que estar a fazer mal.
Para começar estava a usar os ficheiros de calibração errados. Tinha tirado os M888 DTLX Militar
Agora já tenho os OZF2 (erro de principiante). Mas agora não me estou a entender com as cartas! Qual é o formato? Eu tinha carta.JPG mas com estes não dá.
Já agora, se algum de vocês me souber explicar como é que consigo colocar as cartas no arcview em wgs84 isso era óptimo. Assim já não precisava sequer delas no ozi
gamboa
Micro
 
Mensagens: 5
Registado: sexta Oct 27, 2006 16:21

Mensagempor nfh » terça jul 03, 2007 23:33

Alguém me pode dizer qual é o tamanho (largura x altura) das imagens JPG das cartas militares? Eu tenho dois pacotes da série M888, um em GIF e outro em JPG (o JPG tem mais resolução), mas até ao momento não tinha encontrado uma calibração em condições (vou experimentar a que está no Yahoo para ver se funciona bem).
nfh
Micro
 
Mensagens: 18
Registado: terça jul 03, 2007 22:55

Mensagempor MAntunes » quarta jul 04, 2007 06:11

Podes determinar isso com um qualquer programa que te diga as dimensões do ficheiro - até o explorer te diz isso se colocares o cursor por cima do ficheiro e esperares que apareça a janela de informação. Lá aparecerá: "Dimensões: 2272 x 1704" (no caso que estou a ver agora)

"se funciona bem"? Estão mais que testadíssimos! :-) Eu tenho usado um dos últimos dois desta lista.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor nfh » quarta jul 04, 2007 09:48

MAntunes Escreveu:Podes determinar isso com um qualquer programa que te diga as dimensões do ficheiro - até o explorer te diz isso se colocares o cursor por cima do ficheiro e esperares que apareça a janela de informação. Lá aparecerá: "Dimensões: 2272 x 1704" (no caso que estou a ver agora)

"se funciona bem"? Estão mais que testadíssimos! :-) Eu tenho usado um dos últimos dois desta lista.


Sim, eu sei. Só queria determinar se a versão que tenho é a que tem mais qualidade, ou por outras palavras, se é igual à vossa.
nfh
Micro
 
Mensagens: 18
Registado: terça jul 03, 2007 22:55

Anterior

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes

cron