• Anúncios

Mails do geocaching.com vêm com acentos esquisitos

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Mails do geocaching.com vêm com acentos esquisitos

Mensagempor CPTeam » quarta mai 06, 2009 22:57

No fim de semana passado resolvi reformar o meu velhinho PC e comprei outro.
A migração correu bem e já tenho (quase) tudo instalado.

Resolvi também passar do XP para o Vista e do Office 2003 para o 2007, e aqui é que a coisa começou a correr mal...

Nos mails que recebo do geocaching.com que contêm acentos, estes são substituídos por um �.

Já experimentei enviar vários mails de várias contas para o geocpteam()gmail.com e é só os que vêm do geo.com que isto acontece.

Depois de quase andar à cadeirada ao PC, descobri uma coisa interessante. Os acentos só mudam no painel de leitura e quando se abre a mensagem. Se fizer pré-visualizar mensagens, são exibidas no painel de mensagens as três primeiras linhas da mensagem, e os acentos aparecem correctamente

Ou seja, parece-me que está tudo bem no gmail (pudera! nada foi mudado) e o outlook simplesmente manipula a mensagem.
Depois tentei mudar a encriptação de UTF-8 para Europeu ocidental e os caracteres ficaram ainda piores. Quando retrocedi para UTF-8, MILAGRE! os acentos voltaram... mas não por muito tempo, porque quando fecho a mensagem, volta tudo ao mesmo:

...

Tal como t�nhamos "amea�ado", fomos at� � "***** ** ******". Quando l� cheg�mos encontr�mos os ******* e o ******, que nos ajudaram nas respostas.

1. Quais s�o os n�meros que est�o na chapa do cilindro de cimento antes e depois do \ .
***
2. Qual a altura m�dia desta estrutura?
***
3. O que se v� � nossa frente quando estamos virados para o oceano?
***
4. Que vegeta��o predomina na duna que protege a rocha do *****.
***
A foto ainda � capaz de demorar uns dias porque estou em fase de troca de computador e estou a instalar o software aos poucos, mas assim que o tiver instalado, fa�o o upload.
...

Foram substituídos alguns caracteres (por mim, não pelo outlook) por * para evitar... humm... you know....
Como devem compreender, é um cadito... vá lá... chato!

Alguém tem alguma ideia, para além mandar arquivar o PC?
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Mails do geocaching.com vêm com acentos esquisitos

Mensagempor rmatosinhos » quinta mai 07, 2009 00:40

A minha ideia já toda a gente sabe:
"Deita fora e compra um MAC!
ai o que eu fui dizer....

Agora a sério, experimenta o thunderbird como existe para 3 plataformas diferentes em mais de quantas línguas certamente funcionará melhor do que o outlook.
Dos meus tempos de PC lembro-me que às vezes o outlook se passava.

Pela descrição parece-me mesmo uma questão de codificação. Vê se não existe nenhuma opção no painel de preferências do outlook.

O vista tb não ajuda... está em português ou em inglês?
Não sei se alterando as preferências do teclado ajuda...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: Mails do geocaching.com vêm com acentos esquisitos

Mensagempor CPTeam » quinta mai 07, 2009 07:14

Está tudo em português. Estou agora a tentar martelar noutro sítio: o antivirus. Vamos ver se é daqui.
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena

Re: Mails do geocaching.com vêm com acentos esquisitos

Mensagempor CPTeam » sexta mai 08, 2009 10:15

Problema resolvido!

O problema foi que quando instalei o Outlook, por alguma razão que ainda não consegui perceber, o ficheiro de pastas pessoais (*.pst) estava configurado para uma versão anterior (97-2002) e não para a existente (2003-2007).
A versão anterior não suporta codificação Unicode, por isso os caracteres "especiais" vinham desconfigurados.

Solução:
Criar um novo ficheiro *.pst com configuração para Outlook2007 e colocá-lo como "default".
Depois foi só importar os "backup's" dos mails antigos e eliminar o *.pst antigo. Simple as that!

Só é pena ter demorado 6 dias (pronto, também só lá estava uma hora por dia...) para descobrir o problema. A vantagem disto é que agora sou um expert de Outlook [:D]
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular
 
Mensagens: 354
Registado: sexta fev 22, 2008 19:21
Localização: Tercena


Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron