• Anúncios

KML no Google Earth vai acabar?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor Torgut » quarta mai 06, 2009 01:12

Bah dentro de fornteiras é irrelevante porque é fácil e preferível manter as caches "mapeadas" no Google Earth. O importante era usar para planear viagens, a qualquer momento, em qualquer ponto do Globo. Quanto aos fóruns Groundspeak, claro que já há uns tempos fui lá espalhar veneno... mas é escusado... como é que dialoga com gentalha que afirma a pés juntos que apenas 200 utilizadores usavam essa feature? Nem um psicanalista consegue entender....
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor rifkind » quinta mai 07, 2009 00:18

Ops... lamento... infelizmente não tenho essa possibilidade, mas pelo menos dentro de fronteiras estou na boa.


Bom, depois de umas marteladas e afinações, as fronteiras agora incluem também Espanha e Gibraltar. Espero que seja útil e peço-vos que avisem se detectarem problemas.

Nuno Pedrosa.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1728
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor mrwho » quinta mai 07, 2009 07:39

rifkind Escreveu:
Ops... lamento... infelizmente não tenho essa possibilidade, mas pelo menos dentro de fronteiras estou na boa.


Bom, depois de umas marteladas e afinações, as fronteiras agora incluem também Espanha e Gibraltar. Espero que seja útil e peço-vos que avisem se detectarem problemas.

Nuno Pedrosa.


Já tinha dito que vocês são uns espectáculo? :D
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
Avatar do Utilizador
mrwho
Large
 
Mensagens: 1168
Registado: quinta mai 08, 2008 18:58
Localização: São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor vespafriendsalgarve » quinta mai 14, 2009 07:56

rifkind Escreveu:
Ops... lamento... infelizmente não tenho essa possibilidade, mas pelo menos dentro de fronteiras estou na boa.


Bom, depois de umas marteladas e afinações, as fronteiras agora incluem também Espanha e Gibraltar. Espero que seja útil e peço-vos que avisem se detectarem problemas.

Nuno Pedrosa.




Vá liga lá ai um compressor ..... e faz a vontade ao torgut ..... martelagem pneumatica e poe isso a bombar pra Praga e arredores :lol: :lol: :lol:
Imagem

Novo email .... vfa.geo@gmail.com
Avatar do Utilizador
vespafriendsalgarve
Regular
 
Mensagens: 278
Registado: domingo Oct 07, 2007 21:36
Localização: Quarteira

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor manelov » quinta mai 14, 2009 17:25

Já agora. Com a ajuda de uma marreta, não dá para pôr a Europa toda?
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor ajsa » quinta mai 14, 2009 19:06

Não entendo. :shock:
Eu tenho o KLM da groundspeak no meu GoogleEarth e funciona impecavelmente bem (em todo o mundo!)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor mrwho » quinta mai 14, 2009 22:22

ajsa Escreveu:Não entendo. :shock:
Eu tenho o KLM da groundspeak no meu GoogleEarth e funciona impecavelmente bem (em todo o mundo!)


Está a ser desactivado aos poucos.
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
Avatar do Utilizador
mrwho
Large
 
Mensagens: 1168
Registado: quinta mai 08, 2008 18:58
Localização: São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor rifkind » sexta mai 15, 2009 16:47

manelov Escreveu:Já agora. Com a ajuda de uma marreta, não dá para pôr a Europa toda?


Teria de ser uma marreta bem pesada.
A "martelada" que o KML actual levou, foi no sentido de poder ser esticado ao resto da BD que temos. Foi uma optimização.

Mas, não temos infra-estrutura para suportar todas as caches da Europa.
O problema não é apenas a recolha dos dados (que levaria alguns dias, mas seria feito), mas a sua manutenção. Sem qualquer ferramenta da groundspeak que notifique quando ocorrem publicações/arquivamentos/desarquivamentos, é necessário fazer o "varrimento" das caches de tempos a tempos para verificar o seu estado.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1728
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor RaspaPT » quinta jul 16, 2009 21:02

Deixa ver se eu percebi:

São vocês que fazem o varrimento das caches de tempos a tempos (de forma automática suponho) de modo a actualizar os dados do KML, certo?
O problema é que aumentar as fronteiras tornaria a coisa mais pesada e incomportável?

Será que a solução não passaria por tentar fazer com que comunidades de outros países disponibilizem tb os kml dos países deles?

Isto é só uma posta que mandei assim para o ar, ainda não pesqueisei nada sobre o assunto, portanto n sei o que é ou não viável.

Abraço, e obrigado a quem disponibiliza o KML.
RaspaPT
Small
 
Mensagens: 81
Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor rmatosinhos » sexta jul 17, 2009 01:23

Para os premium members há uma opção :)

Arrastar a pocket query para o gogole earth e aparecem lá os pontinhos.

Não é o ideal, mas dá pra programar as cachadas no estrangeiro.

Por exemplo fiz uma query para o centro de praga, só que há tantas caches que as 500 não chegam ao aeroporto (o aeroporto é mesmo pertinho do centro)
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor rmatosinhos » sexta jul 17, 2009 01:26

e, melhor de tudo, com um simples clique aparece a descrição (que como está offline é mesmo rápida) se por acaso a descrição não estiver completa (se estiver acima de "x" caracteres) basta clicar num link e já estamos online novamente.
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
rmatosinhos
Large
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor rifkind » sexta jul 17, 2009 08:37

RaspaPT Escreveu:São vocês que fazem o varrimento das caches de tempos a tempos (de forma automática suponho) de modo a actualizar os dados do KML, certo?
O problema é que aumentar as fronteiras tornaria a coisa mais pesada e incomportável?


Certo. Não existem notificações oficiais da Groundspeak, para além das que conhecem dos Emails. Nem sequer existem LatestLogs por país, mas apenas uma página de LatestLogs com 200 linhas, para todo o mundo.
Depois, há ainda algumas coisas que não são notificadas de todo, como os desarquivamentos e a edição de atributos.
Actualmente mantemos a lista de caches de Portugal e Espanha, que está próxima das 10000 caches. Há vários países que só por si possuem bem mais.
Manter tais listas seria uma carga bem pior do que aquela que alegadamente levou a Groundspeak a terminar com o KML do GoogleEarth.

RaspaPT Escreveu:Será que a solução não passaria por tentar fazer com que comunidades de outros países disponibilizem tb os kml dos países deles?

É uma hipótese, mas a real solução passaria pela resolução da questão pela Groundspeak.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1728
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor Torgut » sexta jul 17, 2009 10:17

rmatosinhos Escreveu:Para os premium members há uma opção :)

Arrastar a pocket query para o gogole earth e aparecem lá os pontinhos.

Não é o ideal, mas dá pra programar as cachadas no estrangeiro.

Por exemplo fiz uma query para o centro de praga, só que há tantas caches que as 500 não chegam ao aeroporto (o aeroporto é mesmo pertinho do centro)



Quer dizer que o Google Earth abre directamente o PQ a partir do ZIP? Geralmente uso uma Macro de GSAk para o efeito, com as vantagens de ser mais maleável, em termos de parâmetros de filtro, do que uma PQ. Pronto, isto é aplicável para PQ's... mas o KML que a GS disponibilizava seria tipicamente usado em consultas muito rápidas que não justificam e nem sequer se adequam a um PQ. Por exemplo, ainda ontem estava a pensar dar um salto a Estrasburgo. Era aqui que entrava a utilidade do tal file que foi extinto (e em que condições miseráveis... !): primeiro dar uma vista de olhos ao cenário da cidade francesa... depois, Basileia, porque é ali o aeroporto que pensava usar... para ver se vale a pena ficar lá um dia ou dois. E ver pelo caminho, se há alguma coisa para encontrar, se devo tirar mais tempo do que o necessário para fazer o percurso. Era para tudo isto que servia o tal file KML e agora não há alternativas à altura.

Centro de Praga. São cerca de 1300 num raio de 15 km do centro. Queres o GPXzinho? E olha... o aeroporto é a 13 km do centro, não é assim pertinho, pertinho. De resto, qualquer dúvida sobre Praga, geocachiana ou não, apita.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor RaspaPT » sexta jul 17, 2009 10:43

rifkind Escreveu:
RaspaPT Escreveu:Será que a solução não passaria por tentar fazer com que comunidades de outros países disponibilizem tb os kml dos países deles?

É uma hipótese, mas a real solução passaria pela resolução da questão pela Groundspeak.


Mas em vez de esperar que os outro façam o que a gente quer podemos tentar arranjar uma solução, até pelo que percebi a GS não está mto interessada em voltar a por isto a funcionar.

Voltando ao assunto em questão, é este o flowchart do processo que estão a usar?

GC.com ---[pocket query]---> ficheiro GPX ---[batch de análise de dados]---> servidor de KML ---[Teh interwebz (desculpem, n resisti)]---> google earth no meu PC

Se sim, onde é o bottleneck? Penso que no caso da gc.com era entre o servidor e o cliente, pois criava tráfego adicional. Pelo que percebi, no vosso caso é na análise de dados certo?

Desculpem lá se estiver a ser chato, mas estou com pouco trabalho no emprego e estou a ver se encontro alguma solução, nem que uma optimizaçãozita que permita incluir o reino unido, para onde possívelmente irei num futuro próximo.
RaspaPT
Small
 
Mensagens: 81
Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Re: KML no Google Earth vai acabar?

Mensagempor Torgut » sexta jul 17, 2009 11:01

Qual chato... se solucionares isso dou-te uma saca cheia de TB's :-)


P.S. - Mas não se aplica a remendos, tipo, incluir o UK, Se se sabe onde se vai, é o menos, sacam-se PQ.
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

AnteriorPróximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron