• Anúncios

Coordenadas e datuns

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Mensagempor MAntunes » quinta dez 18, 2008 18:07

Numas coordenadas como neste exemplo "MMPLL,1, -9.234836, 38.673606", estão primeiro a Longitude (-9.234836) e depois a Latitude (38.673606).

Uma cache no Google Earth, confirma isso;

Imagem

Portugal está numa gama de Longitudes de 9.30W (a Oeste) a 6.55W (a Este) e de Latitudes de 42.10N (a Norte) a 36.59N (a Sul).
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor allien » domingo dez 21, 2008 16:34

Bom :) está quase :roll:
Agora só me falta parar de "brincar ao super-homem" atravessando prédios e tal :shock:


Porque é que isto não me surpreende? :? :oops: :twisted:

E sim, penso que já li o que havia "por aqui". Próximo passo?! matricular-me num curso de topógafo, geógrafo ou numa 4ª classe para adultos :roll:
Imagem[/img]
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor MAntunes » domingo dez 21, 2008 16:42

Tens o ficheiro datuns.dat colocado na pasta principal do Ozi?
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor allien » domingo dez 21, 2008 16:56

Obrigado pelo apoio.

Estou a "tentar" usar um programa que me possibilita utilizar mapas (tipo: m888) num magellan triton ( Sim, calculo que com um Garmin... ).

Não tem nada de a ver com o Ozi.

O problema é que ainda não percebi o "problema", que entre outos poderá ser:
-os ficheiros map que utilizo estão configurados para serem usados com fich. jpg de dimensão diferente dos utilizados por mim e\ou como o prog. só admite calibragens em wgs84, os ditos *.map estarem com outos datuns!
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor MAntunes » domingo dez 21, 2008 17:19

allien Escreveu:
Não tem nada de a ver com o Ozi.


Como mais atrás disseste que ias intalar o Ozi, pensei que...


allien Escreveu:O problema é que ainda não percebi o "problema", que entre outos poderá ser:
-os ficheiros map que utilizo estão configurados para serem usados com fich. jpg de dimensão diferente dos utilizados por mim


Os ficheiros .Map do Ozi têm na sua última entrada a informação sobre a diomensão do ficheiro de imagem a que se referem

Algo parecido com

"
IWH,Map Image Width/Height,1108,1480
"

ou

"
IWH,Map Image Width/Height,6401,4001
"

allien Escreveu: e\ou como o prog. só admite calibragens em wgs84, os ditos *.map estarem com outos datuns!


Isso seria resolvido no Ozi com a utilização do tal ficheiro que referi, o datuns.dat. Para verificar se é isso, nota se o desvio da track em relação ao percurso real é sempre igual em distância e direcção do mesmo.

Se o desvio fôr irregular, considera a hipótese de ser algo equivalente ao static navigation do GPSr, que dá leituras irregulares ao programa.

Se o problema é o do diferente tamanho indicado no ficheiro de calibração e da imagem a que está ligado (por se usar um ficheiro .map de uma imagem em outra equivalente mas de diferente dimensão em pixeis), então o desvio só se deverá verificar numa deslocação grande que apanhe a carta de um canto a outro (ex: do canto inferior esquerdo ao canto superior direito da carta) e o desvio será de 'afastar, aproximar, afastar' ou vice-versa.

Aqui ficam algumas dicas para ajudar a descobrir o problema.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor allien » domingo dez 21, 2008 17:27

Os ficheiros .Map do Ozi têm na sua última entrada a informação sobre a diomensão do ficheiro de imagem a que se referem

Algo parecido com

"
IWH,Map Image Width/Height,1108,1480
"

ou

"
IWH,Map Image Width/Height,6401,4001
"

Então por aqui está tudo certo.
Editado: Fartinho de olhar para aquela po**a e não tinha visto nada! A 4º classe para adultos vai mesmo dar geito.

Só resta a possibilidade dos datuns.
Ou seja ( e aqui é possível que comece a "asneirar" ) as coordenadas dos cantos dos *map não estão calibradas para o datum wsg84?!?
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor olivenj » domingo dez 21, 2008 18:09

Se forem os M888 antigos que não estão em WGS84 esse desvio não me admira mesmo com dois cantos perfeitamente calibrados...

Sugestão: Utiliza apenas uma pequena secção do mapa - por exemplo com um jpeg +/- da dimensão da imagem que mostras ou um pouco maior. Se não tiveres o ozzi ou semelhante para ver as coordenadas deste novo ficheiro, uma maneira fácil de o fazer é fazer com que dois cantos diametralmente opostos da imagem caiam mesmo no meio de cruzamentos entre estradas e depois ir ao google maps (modo mapa e não imagem de satélite) ver as coordenadas dos cruzamentos). Num secção tão pequena os erros de projecção não são tão significativos e assim funcionar já ficas com uma boa indicação de que deve ser esse o problema!
Imagem
olivenj
Micro
 
Mensagens: 71
Registado: domingo jan 21, 2007 19:59
Localização: Figueira da Foz

Mensagempor allien » domingo dez 21, 2008 18:38

olivenj Escreveu:Se forem os M888 antigos que não estão em WGS84 esse desvio não me admira mesmo com dois cantos perfeitamente calibrados...


Sim, são esses. E com os 4 cantos calibrados pelos *.map.

Obrigado,
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor olivenj » domingo dez 21, 2008 19:30

E onde o queres utilizar deu para meter as coordenadas dos 4 cantos?

É que tenho ideia de essas cartas, por não estarem em WGS84 (penso eu) não estarem "em esquadria" com a grelha, por exemplo, os 2 cantos do lado esquerdo da carta não estão exactamente à mesma longitude... é como (de uma forma muuuito simplista) esse jpg projectado em WGS84 estivesse um pouco rodado.

Para o equipamento utilizar mesmo a informação dos 4 cantos nessa situação vai ter que rodar a imagem antes de a apresentar no ecrã, o que era fixe mas me parece uma operação algo avançada... mas claro que isso depende do equipamento!
Imagem
olivenj
Micro
 
Mensagens: 71
Registado: domingo jan 21, 2007 19:59
Localização: Figueira da Foz

Mensagempor allien » domingo dez 21, 2008 20:06

Sim dá:
Imagem

Então a solução está em "rodar" a carta e não "alterar" as coordenadas dos "cantos"?

Ou ambas as soluções são utilizáveis?

:? Completamente "out"
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor olivenj » domingo dez 21, 2008 21:31

Para converter esses mapas para WGS84 não basta rodar, é preciso mesmo distorcer de uma forma específica que alguns programas fazem de modo automático, mas eu tentei isso em tempos com um encadeado de programas freeware e perdi-me a meio...

Como primeira aproximação acho que uma boa solução é deixar a imagem como está, eventualmente cortar o mapa em pedaços mais pequenos, e usar a possibilidade de ter pontos de calibração arbitrários para os espalhar pelo mapa.

Bons pontos de calibração são os vértices geodésicos porque as coordenadas são conhecidas (basta seguir os links que o MAntunes deixou) ou cruzamentos porque se consegue obter as coordenadas com grande precisão do google maps ou de qualquer sistema de navegação GPS.
Imagem
olivenj
Micro
 
Mensagens: 71
Registado: domingo jan 21, 2007 19:59
Localização: Figueira da Foz

Mensagempor rf-pt » quarta jan 07, 2009 15:09

Boas

neste post http://www.portalppc.com/forum/forum_posts.asp?TID=7971&PN=1&TPN=1 num outro forum, encontra os cantos das cartas para o google earth. ele já usa WGS84.
Quanto á projeção e datuns, neste tópico http://www.portalppc.com/forum/forum_posts.asp?TID=5438&PN=0&TPN=1 no mesmo forum fala um bocado disso e das diferenças...

já agora qual o triton que permite colocar as cartas?

rf-pt
Avatar do Utilizador
rf-pt
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça jan 29, 2008 08:27

Mensagempor allien » quarta jan 07, 2009 15:37

rf-pt Escreveu:Boas

neste post http://www.portalppc.com/forum/forum_posts.asp?TID=7971&PN=1&TPN=1 num outro forum, encontra os cantos das cartas para o google earth. ele já usa WGS84.
Quanto á projeção e datuns, neste tópico http://www.portalppc.com/forum/forum_posts.asp?TID=5438&PN=0&TPN=1 no mesmo forum fala um bocado disso e das diferenças...

já agora qual o triton que permite colocar as cartas?

rf-pt


Obrigado.
Penso que a partir do 400 já permite. No presente caso o 500.

Abraço,
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor rf-pt » quarta jan 07, 2009 15:53

allien Escreveu:
rf-pt Escreveu:Boas

neste post http://www.portalppc.com/forum/forum_posts.asp?TID=7971&PN=1&TPN=1 num outro forum, encontra os cantos das cartas para o google earth. ele já usa WGS84.
Quanto á projeção e datuns, neste tópico http://www.portalppc.com/forum/forum_posts.asp?TID=5438&PN=0&TPN=1 no mesmo forum fala um bocado disso e das diferenças...

já agora qual o triton que permite colocar as cartas?

rf-pt


Obrigado.
Penso que a partir do 400 já permite. No presente caso o 500.

Abraço,


Posso disponibilizar o ficheiro de excel e os referidos Datuns dos posts. depois é so fazer a conversão das coordenadas entre datuns...

Pode ser feito aqui:
http://www.igeoe.pt/utilitarios/coordenadas/trans.aspx

rf-pt
Avatar do Utilizador
rf-pt
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça jan 29, 2008 08:27

Mensagempor allien » quarta jan 07, 2009 16:57

Irei proximamente, após ultimar algumas questões ligadas à logística (tirar todo o álcool cá de casa e aumentar o quinhão de café), enfrentar novamente o "adamastor" das coordenada e datuns.
Nomeadamente tentar a abordagem ao cartograma do Google.
Irei dando notícias.

P.S. Estou farto de programas e programinhas que oferecem a conversão de tudo e mais "um par de botas" (o que não duvido) a preço (conhecimento) de "saldo" e que depois me fazem regessar ao "só sei que..."
Lá está, a falta da 4ª classe...!!!

Obrigado
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

AnteriorPróximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron