• Anúncios

Formatação de cache page - handbook HTML

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre software para GPS/geocaching e recursos online relacionados

Moderador: Moderadores

Formatação de cache page - handbook HTML

Mensagempor alieri » domingo set 02, 2007 04:54

Quando quero criar ou formatar uma cachepage, dou por mim à procura do código HTML. Como acabo por usar sempre as mesmas tags HTML, aqui vai uma pequena compilação das mais básicas. Pode ser que sirva para mais alguém.
Notem que depois de submeter a cachepage, o próprio sistema do geocaching.com acrescenta algumas coisas (correcções?), mas a estrutura básica mantém-se.

EDIT em 2011-08-16: onde esteja "< " deverão colocar "<" (sem o espaço. Tive que o por aqui para o sistema do fórum não esconder o código).

* um link
< a href="http://caminho.do.link">texto visível< /a>

* uma imagem
< img src="http://www.caminho.da/imagem.jpg">

* uma imagem com atributos de tamanho e espessura da borda
< img width="250" height="150" border="2" src="http://www.caminho.da/imagem.jpg">

* uma lista com vários itens
< ul>Titulo da lista
< li>item da lista</li>
< li>item da lista, que até pode ser um parágrafo comprido</li>
< li>item da lista</li>
< /u>

* uma linha horizontal
< hr>

* texto com diversas formatações
< b>NEGRITO</b>
< i>ITÁLICO</i>
Este texto tem < b>< i>uma palavra</i></b> em < b>NEGRITO</b> e < i>ITÁLICO</i>. Qual?
Este texto tem <b><i>uma palavra</i></b> em <b>NEGRITO</b> e <i>ITÁLICO</i>. Qual?

* um parágrafo
< p>Os textos seguintes foram retirados de sites relacionados com certas e determinadas coisas.</p>

* um parágrafo com tamanho de letra reduzido
< p>< font size="1">Os textos seguintes foram retirados de sites relacionados com certas e determinadas coisas.</font></p>

* quebra de linha
Os textos seguintes foram retirados de sites.< br>
São sites relacionados com certas e determinadas coisas.

* dois textos separados por uma linha
Os textos seguintes foram retirados de sites.< p>
São sites relacionados com certas e determinadas coisas.


EDIT 03-03-2009: O código abaixo é o que utilizo para criar as páginas das minhas caches.
Usando um editor de html (como o NVU/Kompozer também há versão portable para correr na pen-usb), basta copiar e colar no código HTML entre as tags <BODY> e </BODY> e fazer as alterações necessárias.
Depois de estar tudo ao nosso gosto, copia-se novamente o código html resultante e que esteja entre "copiar inicio" e "copiar final" para depois o colar no campo 'Long Description' da cache listing no gc.com


< !-- ########## COPIAR INICIO ############# -->

< !-- inicio de secção de texto ou outros, justificado -->

< div style="text-align: justify;">

< !-- duas imagens, com borda, lado a lado -->

< img style="border: 1px solid ; width: 290px; height: 245px;" alt="descrição da foto" src="Link-da-FOTO.jpg">
< img style="border: 1px solid ; width: 290px; height: 245px;" alt="descrição da foto" src="Link-da-FOTO.jpg">

< !-- inicio do texto, título separado do texto -->

< b>UM TÍTULO:</b>
< BR>< BR>
< p>textos textos textos textos textos < /p>
< p>textos textos textos textos textos textos textos < /p>

< !-- Linha horizontal e texto em inglês -->

< hr>

< b>ENGLISH:< /b>

< BR>< BR>
< p>text text text text text text < /p>

< !-- fim de secção -->
< /div>

< !-- ########## COPIAR FINAL ############# -->
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor MightyReek » domingo set 02, 2007 08:35

Costuma dizer-se: Quem tem vagar faz colheres...

Muito bem trabalhado, parecem-me ser dicas úteis para quem necessitar.

Acho que quem tivesse outras linhas do mesmo genero poderia adicionar aqui e fazer dessa maneira uma especie de base de dados de html.

Quanto a mim sempre fiz os meus websites com o frontpage, vamos ver se funciona para aqui também, senão lá terei que recorrer só a html...

Mais uma vez, bem trabalhado alieri!
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Mensagempor vsergio » domingo set 02, 2007 10:10

E sem saber html é possível fazer coisas muito engraçadas!

O NVU é um programa muito simples de edição de páginas para Web. Constroi-se a página no separador PREVIEW com o texto, as formatações, as tabelas, as cores, as imagens, etc etc, e depois no separador SOURCE copia-se o HTML para a pagina da cache e pronto final!

O download pode ser feito aqui completamente gratuito, e à borla, sem pagar tusto:
http://www.nvu.com/
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor dakidali » domingo set 02, 2007 11:35

alieri és o maior. Thanks pelas dicas.
vsergio vou experimentar esse. Não percebo nada de HTML.
:wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
dakidali
Large
 
Mensagens: 750
Registado: terça mai 01, 2007 10:31
Localização: Oeste

Mensagempor Daniel C. » domingo set 02, 2007 12:17

vsergio Escreveu:E sem saber html é possível fazer coisas muito engraçadas!

O NVU é um programa muito simples de edição de páginas para Web. Constroi-se a página no separador PREVIEW com o texto, as formatações, as tabelas, as cores, as imagens, etc etc, e depois no separador SOURCE copia-se o HTML para a pagina da cache e pronto final!

O download pode ser feito aqui completamente gratuito, e à borla, sem pagar tusto:
http://www.nvu.com/


Isso também se faz no Microsoft Frontpage, que vem com o Office :)
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular
 
Mensagens: 458
Registado: quarta ago 22, 2007 20:05
Localização: São João da Talha; Lisboa.

Mensagempor btrodrigues » domingo set 02, 2007 14:15

Daniel C. Escreveu:Isso também se faz no Microsoft Frontpage, que vem com o Office :)


-o NVU é gratuito, o Microsoft Office não.

-o NVU é produto conjunto de um conjunto de programadores que, a título gratuito, desenvolveram um produto aberto, seguro, eficiente. o Microsoft Office nem por isso.

-o NVU gera código HTML válido e que segue os standards, visível em todos os browsers, o MS Frontpage não.

-o NVU é uma peça de software disponível para diversos sistemas operativos, o MS Frontpage não.



(kudos ao Alieiri pelo artigo original - mais uma vez, um artigo que devia ser aproveitado no GeoWiki)
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor Daniel C. » domingo set 02, 2007 15:11

btrodrigues Escreveu:
Daniel C. Escreveu:Isso também se faz no Microsoft Frontpage, que vem com o Office :)


-o NVU é gratuito, o Microsoft Office não.


Mas arranjá-lo gratuitamente é a coisa mais fácil do mundo... :lol:
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular
 
Mensagens: 458
Registado: quarta ago 22, 2007 20:05
Localização: São João da Talha; Lisboa.

Mensagempor alieri » domingo set 02, 2007 15:32

obrigado pelos comentários, malta. devo dizer que nada substitui saber noções básicas de HTML, o que dá jeito quando as coisas correm mal e o software não nos ajuda.
quanto ao software:
- o frontpage vem com alguns pacotes do office, por isso está acessível a muita gente. contra: cria código em excesso, ao estilo da Microsoft, o que dificulta as correcções de html que se queiram fazer à mão.
- o NVU tem a vantagem de ser gratuito. já o tive instalado na minha pendrive (na versão portable) mas não o explorei. vou seguir a vossa dica e meter as mãos na massa.

Para fazer uma cachepage não é precisoa 'rocket science' html. com as tags que referi no post inicial faz-se perfeitamente uma página jeitosa. modéstia à parte, as minhas foram feitas sem recurso a software, excepto o de tratamento de imagem (irfanview - simples, leve e tem versão portable).
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor btrodrigues » domingo set 02, 2007 15:36

Daniel C. Escreveu:
btrodrigues Escreveu:
Daniel C. Escreveu:Isso também se faz no Microsoft Frontpage, que vem com o Office :)


-o NVU é gratuito, o Microsoft Office não.


Mas arranjá-lo gratuitamente é a coisa mais fácil do mundo... :lol:


sim, mas

a) está fora do âmbito deste grupo
b) é ilegal, segundo as leis que NOS regem
c) é moralmente incorrecto

Esse tipo de comentário e espírito é inadequado para este fórum/grupo. Lembra-te disso quando fizeres as tuas considerações.

Queres mais um argumento? Em Windows, o NVU ocupa uns 6 megas e pode correr de uma pen-drive, sem depender de instalações, registry e essa cena toda (aka portable app). Quero-te ver a fazer isso com o Microsoft Office (que BTW, ocupa mais de 100 vezes isso).
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor alieri » domingo set 02, 2007 15:46

Muito bem....agora concentremo-nos no tópico....
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor Daniel C. » domingo set 02, 2007 16:16

btrodrigues Escreveu:
Daniel C. Escreveu:
btrodrigues Escreveu:
Daniel C. Escreveu:Isso também se faz no Microsoft Frontpage, que vem com o Office :)


-o NVU é gratuito, o Microsoft Office não.


Mas arranjá-lo gratuitamente é a coisa mais fácil do mundo... :lol:


sim, mas

a) está fora do âmbito deste grupo
b) é ilegal, segundo as leis que NOS regem
c) é moralmente incorrecto

Esse tipo de comentário e espírito é inadequado para este fórum/grupo. Lembra-te disso quando fizeres as tuas considerações.

Queres mais um argumento? Em Windows, o NVU ocupa uns 6 megas e pode correr de uma pen-drive, sem depender de instalações, registry e essa cena toda (aka portable app). Quero-te ver a fazer isso com o Microsoft Office (que BTW, ocupa mais de 100 vezes isso).


Eh pá, pronto... Já não se pode tecer um comentário mais leviano e bem-disposto em relação a isto... Até parece que eu estava a incentivar a pirataria ou a revelar algum site onde pudessem sacar o Office, bolas! Que falta de compreensão! :evil:

Bem, segundo esses códigos morais e leis que referes, se eu falar de coisas ilegais que são realidades tangíveis, estou a cometer ou a incentivar esse mesmo crime. Isso é a lógica da batata e mostra que alguém não percebeu a finalidade do meu comentário...

Mas se este programa só ocupa 6 megas, é uma boa escolha pra quem não tem Office.
Preciso é de coordenadas!
Daniel C.
Regular
 
Mensagens: 458
Registado: quarta ago 22, 2007 20:05
Localização: São João da Talha; Lisboa.

Mensagempor papoilix1 » segunda set 03, 2007 23:46

Era isto mesmo que andava à procura!
Obrigada pelas dicas.
Avatar do Utilizador
papoilix1
Micro
 
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 19, 2007 07:24

Mensagempor papoilix1 » segunda set 03, 2007 23:51

Já agora que site usam para o alojamento de imagens????
Thanks for the help!
Avatar do Utilizador
papoilix1
Micro
 
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 19, 2007 07:24

Alojamento das imagens

Mensagempor rifkind » terça set 04, 2007 09:14

Regra geral, optamos por usar o próprio Geocaching.com.
Crias a primeira versão da cache, que pode nem ter uma descrição de jeito e fazes upload das imagens.
Depois, copias o link das mesmas e adaptas o código html, alterando as referências relevantes. Crias a descrição final.
Desta forma, não precisamos de manter nenhuma conta extra e a página é auto-contida, não dependendo da disponibilidade de outros sistemas.
A desvantagem é que estás limitado a usar jpg (tudo é convertido para jpg).

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor papoilix1 » terça set 04, 2007 12:04

Muitissimo obrigada pela ajuda! Já vou por em prática! :)
Avatar do Utilizador
papoilix1
Micro
 
Mensagens: 38
Registado: domingo ago 19, 2007 07:24

Próximo

Voltar para Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron