• Anúncios

Fizeram CITO no último mês?

Assuntos relacionados com CITO (Cache In Trash Out) e ecologia em geral

Moderador: Moderadores

Recolheram lixo na área envolvente às caches que visitaram no último mês?

- Sim
3
27%
- Não
8
73%
 
Total de votos : 11

Fizeram CITO no último mês?

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 26, 2013 10:00

O CITO é a actividade de responsabilidade social do geocaching e pode ser expressa em duas ocasiões diferentes. Num evento CITO, em que um grupo de geocachers se reúne para recolher lixo numa determinada área, ou quando um geocacher visita uma cache qualquer, e acaba por ajudar um pouco à limpeza da área.

Agora, para percebermos um pouco se o CITO é algo que está enraizado na rotina dos geocachers, deixem-me fazer-vos a pergunta: Recolheram lixo na área envolvente às caches que visitaram no último mês? Mais uma vez, a resposta é branco ou preto, e vamos tentar utilizar a thread para falar um pouco e comentar.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Fizeram CITO no último mês?

Mensagempor hfilipe » terça fev 26, 2013 10:18

Respondi sim e, nos últimos tempos tenho prestado mais atenção a essa vertente do geocaching. Também por ser um assunto debatido aqui, no fórum.

Não apanho muito lixo porque ainda não deixei sacos para o efeito na mochila mas o que conseguir trazer na mão, vem comigo até ao caixote do lixo/ecoponto mais próximo.

Tento dar especial atenção às embalagens de plástico, pois são ao que mais tempo demoram a degradar-se na natureza.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Fizeram CITO no último mês?

Mensagempor rifkinda » terça fev 26, 2013 12:50

Respondi não. Não fizemos muito geocaching no último mês, e nos locais onde fomos, não havia lixo, que justificasse um CITO.
Pensando um pouco no assunto, já fizemos mais CITO há uns quantos anos atrás, do que fazemos actualmente. Actualmente, raramente andamos com os sacos de lixo atrás, e quando apanhamos qualquer coisa, é mesmo só um objecto ou outro, que pode vir na mão, até ao caixote de lixo mais próximo.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Fizeram CITO no último mês?

Mensagempor RuiJSDuarte » terça fev 26, 2013 13:20

Repondi sim!
Faço SEMPRE Cito quando vou a , tenha ou não saco escolhido especialmente para o efeito. Ainda ontem recebi da minha Esposa um "andas muito ecológico" quando apanhei uma série de cenas de plástico e fui colocar no lixo, andavamos nós a passaer no Parque Central de Loures.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Fizeram CITO no último mês?

Mensagempor acasim » terça fev 26, 2013 23:07

Na verdade quase não tenho procurado caches... As poucas que encontrei foram em meio urbano e até estavam em sítios bastante asseados [:)] Resposta: Não!
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Fizeram CITO no último mês?

Mensagempor geo-amd » terça fev 26, 2013 23:12

Respondi não.

O geocaching mais importante que fiz no último mês foi nos dois distritos a norte do Porto e eu achei tudo impressionantemente limpo, tanto no campo como em meio urbano.

Eu todo o caso, no último ano tenho pensado muito pouco em CITO. É bom este tópico recordar o assunto.

Mas, lembro-me agora, fiz um pouquinho de CITO neste sábado de tarde. Passei pela cache AIMOURARIA no Largo do Intendente, e quase no centro do grande largo com chão branco destoava a metade inferior duma garrafa de cerveja partida. Fui até ela e metia no caixote do lixo mais próximo, sendo observado por mais duma de dezena de olhares curiosos.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2271
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Fizeram CITO no último mês?

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 26, 2013 23:26

E eu que abri este tópico respondi... "não". A verdade é que, normalmente, só o faço em eventos CITO. O que é um hábito a melhorar claramente (sobretudo porque não tenho ido a tantos eventos CITO como isso).
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Fizeram CITO no último mês?

Mensagempor MAntunes » quarta fev 27, 2013 07:46

Para mim o CITO durante o Geocaching foi um dos conceitos que apreendi tão naturalmente como logar no logbook.
Não me custa ter um ou dois sacos de plastico no fundo da mochila e praticar o CITO, especialmente em locais de maior presença da Natureza.

O último, foi exactamente no Domingo passado, numa gruta no fundo das escarpas da Costa Vicentina. Trouxe de lá três garrafas de plástico que estavam encalhadas nas frinchas das paredes da gruta.

Eu gosto da Natureza e este gesto deixa-me confortável comigo mesmo porque sei que estou a ajudar a Natureza. Eu sei que isto soa um bocado lamechas e talvez até conveniente de dizer publicamente mas quem me conhece pessoalmente e comigo já caminhou mais de uma vez, sabe do que falo.

Por isso, especialmente ao mais novos, lembrem-se de ajudar a Natureza, caso gostem dela e de a ver limpa e saudável. Um saco de plastico no fundo da mochila pode ajudar muito. Podem, para ser mais confortável, praticar o CITO apenas no regresso . assim, carregam o lixo que quiserem levar, durante menos tempo até ao caixote/contentor de lixo mais perto.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Fizeram CITO no último mês?

Mensagempor tonisimoes » terça mar 19, 2013 15:52

A resposta é não. Tenho feito geocaching em lugares urbanos e confesso-me positivamente surpreendido com a limpeza dos sítios..
Assim dá gosto!!
tonisimoes
Small
 
Mensagens: 142
Registado: quinta abr 05, 2012 14:01


Voltar para CITO

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron