Página 1 de 1

Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: quarta dez 15, 2010 12:00
por lynxpardinus
Se o geocaching teve um crescimento explosivo, o seu lado de responsabilidade social, o CITO, tem-se ficado por números bem modestos. Assim, se, tivémos, até ao momento "10 mil e tal" caches publicadas (vês, Diamantino, para estas não me esqueci de ti - até porque os CITOs sendo eventos são arquivados passados algum tempo!), em termos de CITOs, organizámos apenas 12 - uma gota de água no oceano. A distribuição tem sido:

- 2004 - 1
- 2005 - 1
- 2006 - 1
- 2007 - 1
- 2008 - 1
- 2009 - 4
- 2010 - 3

Apesar de termos tido um forte crescimento em 2009 e de 2010 marcar uma subida face a 2008 (mas uma descida face ao ano anterior), continuamos a publicar poucos CITOs. Porque acham que isto acontece? O que acham que se poderia fazer para dar mais força a esta vertente social do geocaching?

Re: Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: quarta dez 15, 2010 12:40
por MAntunes
Boas.

Os CITOS nasceram com periodicidade anual.
A organização de CITOs em Portugal foi o responder ao apelo da GroundSpeak em se organizar um CITO anualmente em cada região/país.
Em Portugal, devido à sua pequena dimensão geográfica ficou-se por um para todo o país, a princípio. Depois, o crescimento exponencial de geocachers levou a que passasse a haver mais que um por ano, como comprovam os números.

Quanto à segunda parte da pergunta, penso que sim, que se devia manter pelo menos um ou dois CITOS, plantações de árvores, etc... em prol da Natureza uma vez que é ela (falo por mim) que me leva a sair e perder-me por aí.

Mas, tão importante como a realização/participação de/em CITOs é o que fazemos normalmente nas nossas saídas de geocaching. Continuamos a praticar o 'cash in/trash out'? Apanhamos aquela garrafa, ou saco ou ...etc.... que encontramos no caminho e tentamos, assim, deixar a natureza um pouco melhor do que a encontrámos? Evitamos, nós próprios deixar lixo onde ele não devia ficar? Temos cuidado com a Natureza, árvores, plantas, etc... (e já agora, os muros)?

É importante, sim, manter os CITOS. Não, não penso que os CITOs devam acompanhar o crescimento exponencial das caches, eventos e geocachers e, sim, penso que mais importante que os CITOs é o que fazemos natural e rotineiramente no dia-a-dia de geocaching.

Re: Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: quarta dez 15, 2010 12:55
por Lima_Paço
lynxpardinus Escreveu:- 2010 - 3


Isto quer dizer que 1/3 dos CITO's realizados em Portugal, foi aqui na Figueira da Foz. Ainda bem. [8D]
Podem já contar com outro no dia 19 de Março (se não houver nada em contrário).
E posso adiantar em primeira mão (foi tema de conversa ontem à tarde, entre mim e o roaz) que nos próximos 17 anos tentaremos manter a tradição. Porquê 17, perguntarão. É que 17 são as freguesias do concelho da Figueira e pretendemos limpar uma por ano, mantendo a tradição do Equinócio da Primavera do ano passado.
Como tal preparem já o material e apareçam por cá. ;))

Re: Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: terça mai 24, 2011 00:34
por Laurus
Contando com o equinócio da Figueira da Foz e os 3 CITOs de Lisboa já lá vão 4 este ano e ainda vamos a meio do ano. Como são só 12 até 2010 dava paa saber onde foram realizados? Já agora, dá para ver quantos attends?

Re: Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: terça mai 24, 2011 09:10
por rifkinda
Deverias poder ver isso, nas geostats.geocaching-pt.net , em Caches / Tops e seleccionando só os CITO's, mas aparentemente está com um bug. Vamos ver o que se passa, pois só está a detectar 3 CITO's...

Rifkinda

Re: Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: terça mai 24, 2011 10:13
por rifkinda
Afinal não é bug nenhum... foi mesmo "azelhice" minha.
Faltou seleccionar "Activas e Arquivadas".

Para ver os CITOs de 2011, é preciso escoher, por linhas:
- Founds (ou outra)
- CITO
- Todos os tamanhos
- 2011
- Portugal
- <nada nos distritos>
- Activas e Arquivadas

Depois, podem copiar o link que fica em
"Link para esta estatística"

para enviar para alguém, ou fazer bookmark.

O link será algo deste tipo:
http://geostats.geocaching-pt.net/Stats ... te=A&evo=0

Re: Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: segunda mai 30, 2011 22:58
por Laurus
Já tinha andado a ver as estatísticas mas não cheguei a aprofundar o assunto. De facto tem muita informação e tem o link para os CITOS arquivados para consultar os logs e ver como correram. Isto tudo porque fui aliciado a organizar qualquer coisa que metesse caches, natureza e geocachers :lol:

Obrigado Rifkinda pela informação e espero que acabem os desencontros nos meet-ups. Até ao próximo :wink:

Re: Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: quarta dez 14, 2011 12:05
por hfilipe
E continua a ligeira subida de CITO's.

- 2004 - 1
- 2005 - 1
- 2006 - 1
- 2007 - 1
- 2008 - 1
- 2009 - 4
- 2010 - 4
- 2011 - 5

Mesmo tendo em conta as observações do MAntunes, concordo com o lynxpardinus, parecem-me poucos CITO's.
Um dos fatores que podem estar a impedir uma maior número de CITO's é serem dos eventos que mais trabalho dão, em termos organizativos. Normalmente, deve-se ter o apoio de uma entidade oficial (câmara municipal, junta de freguesia) para fornecer algum apoio logístico e material e isso implica contactos mais demorados.

Re: Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: quarta dez 14, 2011 16:19
por lynxpardinus
Penso que a grande razão está exactamente relacionada com a maior complexidade logística que um CITO pode implicar, nomeadamente a nível de coordenação com a recolha do lixo, eventuais autorizações,...

Re: Evolução do número de CITOs

MensagemEnviado: quarta dez 14, 2011 20:40
por MAntunes
Num CITO, a colaboração com as autoridades locais é fundamental e pode ser muito proveitosa para o sucesso do mesmo. Aprendi isso com o "PH", durante a organização do 1º CITO em Portugal.

Fundamental, pela;

- questão logistica. Que acessórios usar (luvas, sacos, etc...), como transportar e/ou onde deixar o lixo recolhido.

- questão de ligitimidade/legalidade. Se bem que lixo é lixo, e apanhá-lo só pode ser uma acção útil, a efectivação de actividades publicas sem conhecimento e consentimentos das autoridades legais pode levar ao surgimentos de confusões ou problemas. Confusões porque essa iniciativa pode ser mal interpretada. se recolhermos o lixo do local A e o deixar-mos no local B, estamos a juntá-lo ou estamos a despejá-lo? Se não tivermos coordenado a nossa actividade com as autoridades locais, poder-se-ia facilmente ser acusado de estarmos a despejar lixo em local público. Problemas porque a gestão dos locais públicos está claramente definida e não convém contornar as entidades detentoras dessa capacidade/responsabilidade.