• Anúncios

Limpar Portugal

Assuntos relacionados com CITO (Cache In Trash Out) e ecologia em geral

Moderador: Moderadores

Re: Limpar Portugal

Mensagempor MAntunes » terça mar 16, 2010 00:01

No próximo Sábado uns 6 ou 7 geocachers, nos quais estou incluído, irão limpar Portugal e Espanha!

Bem... um bocadinho ali à volta da fronteira onde se passava o contrabando pelo Rio Tejo. ;-)

E sim, acho que, mesmo sendo responsabilidade das entidades publicas, estes eventos além de deixarem o país um pouco mais limpo - nem que seja apenas por alguns dias -, ajudam a criar o hábito e a consciência de manter os espaços públicos o mais limpos possíveis. Não alinho na ideia de que o Estado é que deve fazer tudo e a mim basta-me pagar os impostos.

Bons eventos a quem participar!
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Limpar Portugal

Mensagempor Coruja » terça mar 16, 2010 09:14

No meu caso em concreto, até estive inscrito, mas no momento em que começei a ver interesses politicos do tipo "J" a reinar e de certa forma alguem a ter os "louros" de ter tido a ideia de realizar algo do genero em Portugal...

Deixei o projecto de parte, e se pensarmos bem, com um simples CITO se bem organizado conseguimos ter mais divulgação que este projecto. Posso dizer que só quem sabe do que se passa ou conhece alguem que vai participar é que sabe o que é o "Limpar Portugal"...existe alguma divulgação, mas passa completamente despercebida.

E não estou a falar sem saber....tenho estado bem atento e conheço 3 elementos dinamizadores de concelho!

Não estou a criticar o projecto, mas a forma como foi pensada "de um dia para o outro". Na minha optica de trás para a frente!
ImagemImagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Coruja
Regular
 
Mensagens: 359
Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33
Localização: Maia

Re: Limpar Portugal

Mensagempor Lima_Paço » terça mar 16, 2010 11:26

Coruja Escreveu:com um simples CITO


É só meteres-te no carro e estares na Figueira às 9h30 da manhã e participares no Equinócio da Primavera 2010
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Limpar Portugal

Mensagempor The Farstriders » sábado mar 20, 2010 00:34

Amanhã dia 20 de Março, vamos estar às 9:00 na junta de freguesia da Mina, Amadora, para ajudarmos a limpar a zona circundante da Necrópole de Carenque que nos é tão querida.

Os geocacheres aqui da zona (e todos aqueles que não são da zona...) não querem vir dar uma ajudinha? :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
The Farstriders
Regular
 
Mensagens: 614
Registado: terça mai 20, 2008 12:01
Localização: Queluz

Re: Limpar Portugal

Mensagempor oliveira » domingo mar 21, 2010 02:09

Eu fui! E tu ficaste em casa?
A chuva foi muita mas não desanimou os destemidos voluntários do Centro Operacional 6 do concelho de Braga.
A 'máquina' já vinha a ser montada há alguns meses, tendo-se intensificado o trabalho nas últimas semanas. Por estas bandas houve uma pressão muito grande para com as Juntas de Freguesia e apesar de nem todas terem aderido ao movimento... só fizeram falta as que cá estiveram!
Havia planeado dar cerca de 3 horas do meu tempo a esta acção, acabei por lá andar quase 7!! A quantidade e tipo de lixo encontrado foi chocante :OO . À equipa que integrei foi-nos destinado o Monte de S. Filipe... cerca de 25 pares de braços, dois grandes camiões, uma carrinha de caixa aberta, duas retroescavadoras... foram muitas as toneladas de lixo que tiramos da floresta... infelizmente não foi possível tira-lo todo :-( .
No entanto, o caminho para esta cache http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=c75c361f-8701-4199-800b-c659a36ad3b4 encontra-se agora um pouco mais limpo! [^]
Usem, desfrutem, mas não abusem do local!!!
Avatar do Utilizador
oliveira
Small
 
Mensagens: 100
Registado: quarta ago 27, 2008 17:41
Localização: Braga

Re: Limpar Portugal

Mensagempor MAntunes » domingo mar 21, 2010 10:16

Na "Rota do Contrabando" onde ontem estivemos, o espírito desta iniciativa 'Limpar Portugal' esteve sempre presente e, além dos 8 + 1 geocachers presentes estarem preparados para participar, a organização falou do assunto no briefing e informou que havia sacos de recolha de lixo ao longo do percurso e assim foi e incitou todos os mais de 100 participantes na caminhada a contribuírem.
Foi um evento em que, apesar de não ter como objectivo principal a recolha de lixo, tal foi feito ao longo do percurso e limpámos um pouco de Portugal e Espanha. ;-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Limpar Portugal

Mensagempor Xinderella » terça abr 20, 2010 12:15

Boa tarde a todos! :-)
Bem, para ser sincera não conheço como funciona este projecto.
Apenas o que conheço foi de ouvir nas reportagens da televisão. Porque no dia que era suposto organizar-se uma equipa cá na aldeia, as coisas simplesmente não funcionaram! Ou seja, encontram-se, julgo que ainda hoje, os sacos destinados à equipa de "recolha" em cima de uma cadeira na junta de freguesia. Além de que o presidente está à espera de voltar a ser contactado para emprestar a sua carrinha (privada) para recolher todo o material final...
Sim, os organizadores concelhios foram uma desgraça [}:)]
Depois... acontece o que alguns de vocês já repararam com certeza... [V] [V] [V]
Estou a dar o exemplo da minha cache (Fragas de Pena Má - Salamonde - Vieira do Minho). Que tal como vocês dizem o local é de ficar sem palavras, místico e mesmo acolhedor. Mas pelo caminho sujo... [:(]
Pois isto tem uma explicação... [:(] [:(] É que a agua daquele ribeiro passa, embora canalizada (+/-) no meio da freguesia. E é aqui que ele vai "recolhendo" o lixo... Lixo que simplesmente é deitado no chão, e peças de roupa que os lavradores utilizam para, na altura da regas, conseguirem conduzir a água pelos regos até às suas propriedades... Mas não é menos verdade que ha que utilize tábuas para o mesmo efeito... :evil: :evil:
No final, a consequência está bem visível .... :oops:
A minha grande questão é: o "limpar portugal" é uma iniciativa apenas para marcar um determinado dia ou para repetir?
É que só se for para se repetir e com regularidade é que terá algum efeito... caso contrário haverá sempre alguém a limpar para quem vier depois sujar!!! Infelizmente é esta a mentalidade que abunda... [}:)] [}:)] [}:)]

Até Breve
Rita
Xinderella
Micro
 
Mensagens: 15
Registado: terça jun 02, 2009 00:10

Re: Limpar Portugal

Mensagempor rifkinda » quinta jan 06, 2011 08:20

A campanha para Limpar Portugal em 2011 já está a dar os primeiros passos.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Limpar Portugal

Mensagempor rifkinda » terça mar 22, 2011 10:30

Notícias de como correu a acção Limpar Portugal 2011.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Limpar Portugal

Mensagempor Laurus » terça mai 24, 2011 00:13

Depois da histeria toda no ano passado, este ano a actividade foi bem mais modesta. Mesmo com um prémio internacional deixaram a organização demasiado ao acaso. Não posso criticar porque não estive em nenhuma delas mas conheço pessoas que estiveram na primeira e nem ouviram falar da segunda.
Imagem
Laurus
Small
 
Mensagens: 95
Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Anterior

Voltar para CITO

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron