• Anúncios

All together Portugal - MEGA CITO - 5 Junho 2010

Assuntos relacionados com CITO (Cache In Trash Out) e ecologia em geral

Moderador: Moderadores

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor csmaru » quarta jul 01, 2009 16:08

Boas,

Achei a ideia interessante.
Desde já, ofereço-me a ajudar o Coruja a tratar daqui do Porto e Gaia.
Gostei do "All Together Portugal".. em português, pode fica "Todos por Portugal" ou algo assim. Mesmo sendo uma actividade a nível Nacional não me incomoda ver o slogan em Ingês.

Quanto às instituições, dava a sugestão de fazermos uma base de dados de contactos ( pode ser uma folha de excel ) por todos. Assim, podemos abranger aquelas instituições menos conhecidas.

Em actividades semelhantes já obtive ajuda da Suldouro ( empresa que trata os lixos de Gaia ) e mostraram-se sempre muito simpáticos e disponíveis.

Quanto à mão de obra, acho que se deva fazer os devidos convites aos Escuteiros/Escoteiros ( AEP, CNE, Guias, ..... ) em Setembro/Outubro é a melhor altura.
Também podemos alargar às escolas, agora há aqueles projectos todos catitas.

Não sei se já ouviram falar no "Condomínio da Terra". Acho que é uma situação a explorar.
Imagem
Avatar do Utilizador
csmaru
Micro
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 02, 2008 15:47
Localização: São Félix da Marinha

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor alieri » quarta jul 01, 2009 16:36

Parece-me uma iniciativa louvável e colaborarei no possível.
Também me parece que deveria ser agendada para depois do Verão (Setembro) pois a realizar-se em Julho seria um calendário muito apertado para movimentar tantas entidades em tantos locais distintos.
Slogan: "vamos limpar Portugal" ou "todos a limpar Portugal" ou "Portugal mais limpo"
(quase parece aquelas operações anti-mafia) :)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor ajsa » quarta jul 01, 2009 16:57

kidloco Escreveu:Passei os olhos pelo calendário de execução deste projecto e fiquei com a ideia de que 12 de Julho me parece uma data apertada para defenir os responsáveis regionais...


Esta primeira fase serve apenas para a definição individual de quem coordenará a sua região/distrito/cidade.
Temo que, se alargar-mos muito os prazos, não conseguiremos construir o projecto propriamente a tempo de o apresentar aos Escuteiros e Escolas e com isso perderemos dois bons grupos de apoio.

Temos mesmo que fazer um pequeno esforço adicional .

alieri Escreveu:Também me parece que deveria ser agendada para depois do Verão (Setembro) pois a realizar-se em Julho seria um calendário muito apertado para movimentar tantas entidades em tantos locais distintos.



É Julho mas de 2010. :D
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor alieri » quarta jul 01, 2009 17:34

Duh! Esquece... :)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor prodrive » quarta jul 01, 2009 18:52

alieri Escreveu:A mim lixa-me o problema da educação neste país. Apesar da elevada taxa de alfabetização, ainda há muita gente que não sabe ler.


LOL
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor ftomar » quarta jul 01, 2009 18:59

na minha opinião um coordenador por distrito acho que é um cargo muito "pesado" para uma pessoa/equipa...acho quie funcionaria melhor um por cada cidade que se proponha a aderir...a area que essa pessoa/equipa tera para "gerir " é menor podendo fazer esse trabalho de uma forma mais cuidada...mesmo assim um evento desta natureza numa cidade grande tipo Lisboa ou Porto não será pera doce para ser gerida por uma pessoa/equipa....digo eu...
por mim posso tomar conta da zona de Tomar..
Imagem
Avatar do Utilizador
ftomar
Regular
 
Mensagens: 431
Registado: sexta dez 15, 2006 20:16
Localização: Tomar

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor alieri » quarta jul 01, 2009 19:05

[off-topic]@Prodrive - Touché :-D
Embora aí me referisse a outra coisa, como sabes[/off-topic]
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor The Farstriders » quarta jul 01, 2009 19:22

Atenção que Julho, seja lá de que ano for, é altura de férias para muitas pessoas. Muitas das câmaras municipais e empresas nesta altura do ano, não têm disponíveis todos os seus funcionários...por se encontrarem de férias. Não sei a nível de escuteiros e afins, mas as escolas em Julho já têm os alunos de férias pelo que se perde outra base de apoio do projecto (base essa que é importantíssima a nível de educação).
Julho também é um mês em que a probabilidade de estar MUITO calor é enorme, o que num dia de trabalho árduo é pesado.

Que tal o dia mundial do ambiente (dia 5 de Junho)?
Também é capaz de estar quente, mas há muitos menos portugueses de férias e é uma data sonante e que se ajusta "que nem uma luva" à ideia do CITO. Tem é a desvantagem de a ideia perder protagonismo face a outras que também irão ocorrer nesse dia.
Imagem
Avatar do Utilizador
The Farstriders
Regular
 
Mensagens: 614
Registado: terça mai 20, 2008 12:01
Localização: Queluz

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor rifkinda » quarta jul 01, 2009 19:29

Outras ideias de slogan:

"Todos por um Portugal mais limpo"
"Vamos limpar Portugal num dia"

Acho que é importante no slogan passar a ideia do que é para fazer.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8467
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor ajsa » quarta jul 01, 2009 19:39

E temos novidades:

Já existe uma conta de email: alltogether@alltogetherportugal.org
e, claro está, um domínio registado: www.AllTogetherPortugal.org. :)

Mais, em menos de 24 horas conseguimos o seguinte:

a arte gráfica está em construção e, pelos primeiros resultados aqui apresentados, bem encaminhada;
a carta de apresentação está escrita e pronta para sair assim que que tenhamos vida
já temos três coordenadores regionais voluntários. (Respeitarei o calendário para a sua apresentação à comunidade)
possui-mos alojamento do site e apoio técnico para o mesmo (oferta que pediu anonimato - bem haja ;) )

Isto tem ou não tem pernas para andar?

All together Portugal!
Editado pela última vez por ajsa em quinta jul 02, 2009 09:26, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor ajsa » quarta jul 01, 2009 19:50

The Farstriders Escreveu:
Que tal o dia mundial do ambiente (dia 5 de Junho)?
Também é capaz de estar quente, mas há muitos menos portugueses de férias e é uma data sonante e que se ajusta "que nem uma luva" à ideia do CITO. Tem é a desvantagem de a ideia perder protagonismo face a outras que também irão ocorrer nesse dia.


Eu concordo contigo sobre a questão do tempo e apoio escolas/escuteiros mas nesta data continua a surgir a questão de ser durante a semana e aí sim será muito complicado.

Quanto ao protagonismo, se as coisas correrem conforme desejamos, não haverá evento que nos deite a baixo. :)
Se não correrem tão bem, sempre ficaremos todos satisfeitos porque fizemos algo de muito bom. Não podemos perder a vontade, se quisermos conseguiremos.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor Coruja » quarta jul 01, 2009 20:36

A coordenação de uma região deve ser feita por várias pessoas. Ou seja ser criada um grupo de trabalho onde sejam incluidos elementos de vários grupos para ser mais fácil gerir as associações.

EXEMPLO de Grupo de Trabalho:
2 coordenadores (gerir contactos com o governo civil e outras entidades governamentais)
2 Professores (gerir contactos com as escolas e DREN)
2 Escuteiros (gerir contactos com os agrupamentos e respectivas juntas)
2 Ambientalistas (dos grupos e/ou associações ambientais)
e na sequência do que foi feito na Estónia, tentar associar uma cara famosa à região...

Assim conseguimos ter pelo menos e assim que me lembre 8 pessoas para dividir tarefas.

Podemos criar um formulário onde grupos independentes e voluntários se podem inscrever

Digam o que acham?
ImagemImagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Coruja
Regular
 
Mensagens: 359
Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33
Localização: Maia

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor ajsa » quarta jul 01, 2009 20:45

Coruja Escreveu:A coordenação de uma região deve ser feita por várias pessoas. Ou seja ser criada um grupo de trabalho onde sejam incluidos elementos de vários grupos para ser mais fácil gerir as associações.

EXEMPLO de Grupo de Trabalho:
2 coordenadores (gerir contactos com o governo civil e outras entidades governamentais)
2 Professores (gerir contactos com as escolas e DREN)
2 Escuteiros (gerir contactos com os agrupamentos e respectivas juntas)
2 Ambientalistas (dos grupos e/ou associações ambientais)
e na sequência do que foi feito na Estónia, tentar associar uma cara famosa à região...

Assim conseguimos ter pelo menos e assim que me lembre 8 pessoas para dividir tarefas.

Podemos criar um formulário onde grupos independentes e voluntários se podem inscrever

Digam o que acham?



Sem dúvida que devem ser várias pessoas.
Por essa razão é que nesta fase encontram-se os coordenadores regionais.
Estes não têm de ser distritais até porque existem distritos muito difíceis de trabalhar e inclusivamente cidades, como Porto e Lisboa por exemplo, que necessitarão de apoio de mais do que uma pessoa.

A ideia será sintetizar em regiões (distritos, Cidades, Vilas....) e esses arranjarem as pessoas que o apoiarão.
Após a realização dos diferentes grupos, então estes organizam-se de acordo com modelos de trabalho para assim se estabelecer os diferentes contactos entre as diferentes entidades.
Autarquias, Associações, Fundações, Escolas, Grupos Independentes, Empresas, Artistas, tudo o que possa ajudar e criar peso na divulgação/apoio local e dinamize ao mesmo tempo a projecção nacional.
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor Coruja » quarta jul 01, 2009 20:49

Assim sendo, tal como já disse, posso ficar com a região do Porto!
ImagemImagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Coruja
Regular
 
Mensagens: 359
Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33
Localização: Maia

Re: All together Portugal - MEGA CITO - 25 Julho 2010

Mensagempor ajsa » quarta jul 01, 2009 20:51

Coruja Escreveu:Assim sendo, tal como já disse, posso ficar com a região do Porto!


Óptimo! :)
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

AnteriorPróximo

Voltar para CITO

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes