• Anúncios

Geolitter - Cache in, Cache out

Assuntos relacionados com CITO (Cache In Trash Out) e ecologia em geral

Moderador: Moderadores

Geolitter - Cache in, Cache out

Mensagempor SUp3rFM » quarta set 12, 2007 09:59

São inúmeras as razões que podem levar a um arquivamento de uma cache, assim como as suas motivações. Este post não pretende, de modo algum, lançar um juízo de valor sobre esse acto, nem o que o motiva.

Após o acto de arquivamento de uma cache, e caso o contentor permaneça no local é necessário removê-lo, por forma a evitar que seja mais um elemento a retirar a quando de um CITO (o que seria quase trágico-cómico). Caso o owner não o faça, embora tenha a obrigação moral de o fazer, pode solicitar à comunidade a retirada da mesma no seu local.

É usar, de forma básica, os fundamentos que utilizamos para o CITO, neste caso aplicadas às geocaches.

Há muitas discussões sobre o assunto do Geolitter nos fóruns da Groundspeak e não só. Ficam alguns exemplos:

Define Geolitter, Maintainance vs Finders
Geo-Litter, Will we be accused in the future of littering
Geolitter - Archived Caches, Archival of SBUX Caches

Acresce ainda que em alguns locais, como Parques Naturais dos EUA, para além da licença paga para colocar caches em locais pré-designados, existe ainda a obrigação de retirar a cache fisicamente assim que esta possa causar algum problema.


Ao preparar este artigo, reparei numa falha nossa há uns tempos atrás, ao encontrar uma cache que foi arquivada que ainda está no seu local. Da próxima vez, não falha.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor prodrive » quarta set 12, 2007 10:12

Aqui está um assunto totalmente pertinente e que merecia um código de conduta :lol: . De facto parece um contra-senso organizarmos eventos para limpar o lixo dos outros e acabar por ter uma atitude de laxismo (isto existe?) em relação ao nosso próprio lixo.

Fica a sugestão: Após o arquivamento, e caso a cache permaneça no local, o visitante seguinte poderá logar um honroso found de LTF (Last To Find) recolhendo a cache como troféu :wink: .
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor mtrevas » quarta set 12, 2007 10:23

Fica a sugestão: Após o arquivamento, e caso a cache permaneça no local, o visitante seguinte poderá logar um honroso found de LTF (Last To Find) recolhendo a cache como troféu .


Concordo com a tua ideia, e daria uma sugestão para as Wacky Races, poderia existir uma regra "Marada" a atribuir 100 pontos para os tais LTF, tenho a certeza que iria existir uma corrida a estas caches para obter essa pontuação! :wink:

Fica a sugestão à atenção da "Máfia" :lol:
Imagem
mtrevas
Large
 
Mensagens: 979
Registado: terça fev 27, 2007 15:09
Localização: Arredores de Lisboa

Mensagempor SUp3rFM » quarta set 12, 2007 10:29

mtrevas Escreveu:
Fica a sugestão: Após o arquivamento, e caso a cache permaneça no local, o visitante seguinte poderá logar um honroso found de LTF (Last To Find) recolhendo a cache como troféu .


Concordo com a tua ideia, e daria uma sugestão para as Wacky Races, poderia existir uma regra "Marada" a atribuir 100 pontos para os tais LTF, tenho a certeza que iria existir uma corrida a estas caches para obter essa pontuação! :wink:

Fica a sugestão à atenção da "Máfia" :lol:


Permite-me discordar. Acho que seria muito mau deixar que esse acto, que deve ser exclusivo dos owners, pela responsabilidade que assumiram, se transformasse num troféu para outros.

Boa vontade, sim. Abusar, não.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor prodrive » quarta set 12, 2007 11:24

SUp3rFM Escreveu:Permite-me discordar. Acho que seria muito mau deixar que esse acto, que deve ser exclusivo dos owners, pela responsabilidade que assumiram, se transformasse num troféu para outros.

Boa vontade, sim. Abusar, não.

Concordo plenamente contigo Hugo, mas se os owners cumprissem as suas obrigações, nem sequer estávamos aqui a discutir este tópico :wink: .
O que a minha sensibilidade me diz, é que a maioria das caches arquivadas que ficam a apodrecer nos seus esconderijos, pertenciam a owners que decididamente já deram o seu contributo ao jogo, mas que se desligaram totalmente desta realidade. É a ideia que tenho, mas posso estar totalmente equivocado :wink: .
Nesse caso, não creio que valha a pena estar a chamar o owner à sua responsabilidade ainda que cívica. Não está minimamente para aí virado... :( .
Infelizmente parece que vagueia por aí muita criatura com dupla personalidade: defensores e protectores da natureza enquanto Geocachers, e deixa andar que o plástico só demora 100 anos a ser absorvido pela Natureza enquanto cidadãos :? .
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor SUp3rFM » quarta set 12, 2007 11:29

Gustavo, concordo na questão de remover as caches quando os owners abandonam por completo o geocaching. Nesses casos, sim. Quanto aos outros, tenho dificuldade em aceitar. :-)

Também acho estranho essa dupla personalidade...
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor prodrive » quarta set 12, 2007 11:35

Agora que estamos de acordo vamos visitar umas caches :idea: .
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor SUp3rFM » quarta set 12, 2007 11:40

prodrive Escreveu:Agora que estamos de acordo vamos visitar umas caches :idea: .


Arquivadas ou ainda activas? :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Qual é a dimensão do problema...

Mensagempor PLnauta » quarta set 12, 2007 13:36

isto é. Estamos a falar de quantas caches arquivadas e que ainda existem no terreno?

Por outro lado este tópico faz-me lembrar a discussão acerca do arquivamento compulsivo de determinadas caches, que por razões muito diversas estão abandonadas. Pelo que sei não existem arquivamentos compulsivos pela Groundspeak (estou certo ?)

Se uma cache é arquivada pelo owner, supõe-se que esse acto é acompanhado pela remoção fisica da mesma (isto se o arquivamento não resulta de um desaparecimento acidental). Se a remoção por parte do owner não existir, julgo que a remoção por outro geocacher não trás qualquer mal ao mundo (que aliás já está cheio que chegue de lixo).

Esta ultima solução parece-me muito lógica no caso de arquivamentos compulsivos (falta de manutenção , etc, etc...).
PLnauta
Large
 
Mensagens: 1399
Registado: sábado abr 14, 2007 13:34
Localização: Malveira

Re: Qual é a dimensão do problema...

Mensagempor SUp3rFM » quarta set 12, 2007 14:31

PLnauta Escreveu:isto é. Estamos a falar de quantas caches arquivadas e que ainda existem no terreno?


Sim, exactamente.

PLnauta Escreveu:Por outro lado este tópico faz-me lembrar a discussão acerca do arquivamento compulsivo de determinadas caches, que por razões muito diversas estão abandonadas. Pelo que sei não existem arquivamentos compulsivos pela Groundspeak (estou certo ?)


O reviewer local pode pode arquivar uma cache, caso se verifique que esta não está de acordo com as guidelines estabelecidas, assim como outras situações previstas nas guidelines, FAQs e KB do Geocaching.com

PLnauta Escreveu:Se uma cache é arquivada pelo owner, supõe-se que esse acto é acompanhado pela remoção fisica da mesma (isto se o arquivamento não resulta de um desaparecimento acidental). Se a remoção por parte do owner não existir, julgo que a remoção por outro geocacher não trás qualquer mal ao mundo (que aliás já está cheio que chegue de lixo).


Precisamente por haver owners que as arquivam somente em casa é que existe o termo geolitter. Logicamente que este gesto deve ser acompanhado com a remoção física da cache.

PLnauta Escreveu:Esta ultima solução parece-me muito lógica no caso de arquivamentos compulsivos (falta de manutenção , etc, etc...).


Para além dessas, se de facto um owner deixou o geocaching o gesto também se aplica.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor prodrive » quarta set 12, 2007 16:51

SUp3rFM Escreveu:
prodrive Escreveu:Agora que estamos de acordo vamos visitar umas caches :idea: .


Arquivadas ou ainda activas? :lol: :lol:

Arquivadas e activas :wink: . Acabei de resgatar agorinha mesmo a do Palácio do Sobralinho que estava arquivada e a cache física ainda se encontrava no local :? . Mais um CITO consumado :) . Podes dar baixa dessa na extensa lista :wink: .
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor SUp3rFM » quarta set 12, 2007 17:00

prodrive Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:
prodrive Escreveu:Agora que estamos de acordo vamos visitar umas caches :idea: .


Arquivadas ou ainda activas? :lol: :lol:

Arquivadas e activas :wink: . Acabei de resgatar agorinha mesmo a do Palácio do Sobralinho que estava arquivada e a cache física ainda se encontrava no local :? . Mais um CITO consumado :) . Podes dar baixa dessa na extensa lista :wink: .


A sério? Curioso! Ainda bem. :)

Por acaso... acabas de falar numa questão que me tinha passado completamente ao lado. Há certamente uma quantidade considerável de caches colocadas fisicamente no terreno mas que nunca foram publicadas. Já pensaram nisso?

Por exemplo, o número de "vacation caches" por aí deixadas ao abandono deve de ser bem grande...
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor prodrive » quarta set 12, 2007 17:16

SUp3rFM Escreveu:A sério? Curioso! Ainda bem. :)

Yup, inspirado no tópico que lançaste, lembrei-me dessa que nunca tido visitado e que o owner tinha mencionado explícitamente que a cache física não tinha sido retirada, e fiz o 2 em 1 :wink: . Mesmo à hora de almoço 8) .
SUp3rFM Escreveu:Por acaso... acabas de falar numa questão que me tinha passado completamente ao lado. Há certamente uma quantidade considerável de caches colocadas fisicamente no terreno mas que nunca foram publicadas. Já pensaram nisso?

Indiscutivelmente que sim! Aconteceu connosco :? . Escondemos no terreno uma cache no Palácio de Mateus que o amigo Garri decidiu não aprovar :evil: , porque segundo ele, este monumento de interesse nacional está a ser gerido por uma Fundação privada e daí as Guidelines não permitirem a sua aprovação :cry: . Obviamente que na primeira oportunidade a cache física será retirada do terreno :wink: . Não que seja para esconder noutro lado, mas porque na condição actual, aquele container não representa mais do que lixo...
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor Bringer » quarta set 12, 2007 23:57

Ainda tenho uma cache colocada na praia de S. Rafael e que fazia parte da multi "The Pathway to Paradise", só que não chegou a ser considerada visto estar a menos de 160 metros de outra cache colocada na mesma altura.

Tenho de lá ir recoloca-la num local diferente para depois a poder publicar.
Imagem
Bringer
Large
 
Mensagens: 1008
Registado: sábado jul 14, 2007 00:00
Localização: Lisboa

Mensagempor prodrive » quinta set 13, 2007 14:54

Lembrei-me agora de uma cache muito especial, cuja remoção do container físico não vai ser fácil: A Mais Idiota!! do Portelada :lol: . Dão-se alvíssaras a quem o conseguir :wink: .
Avatar do Utilizador
prodrive
Extra Large
 
Mensagens: 2267
Registado: sábado jun 17, 2006 00:25


Voltar para CITO

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron