• Anúncios

Olá! Novo membro com um novo projeto

Apresentação de novos membros

Moderador: Moderadores

Olá! Novo membro com um novo projeto

Mensagempor rui_curado » segunda Oct 02, 2017 15:59

Olá a todos! Primeiro post no Geocaching PT de apresentação como mandam os bons costumes. :)

Sou geocacher desde 2008 (inicialmente pouco praticante) e vivo na zona oeste, em A-dos-Pretos (eheh, nada de piadinhas com o nome da terriola).

Sou também o criador de um novo projeto Made in Portugal para o geocaching chamado "geostamping".

Os geostamps são na sua base simples pedaços de papel plastificado, inspirados nos tradicionais selos de correio, que cada um pode criar e produzir em casa com equipamento pouco dispendioso e relativamente comum. Os geostamps são únicos (cada um tem um serial code) e podem ser criados, produzidos, colecionados, trocados, vendidos, e admirados por qualquer um!

Um dos objetivos dos geostamps é criar um ecossistema uniforme de colecionáveis baratos mas apelativos. Algo que considero que beneficiaria muito o geocaching. Afinal, o que é que costumamos encontrar ultimamente nas caches? Bocados de papel molhado e bocados de plástico. Geocoins? Visão rara e (supostamente) não são colecionáveis. Travel Bugs? Esses até vão aparecendo mas também não são colecionáveis. E o que é que as GCs e os TBs têm em comum? São caros e não podem ser produzidos em casa. A ideia surgiu porque tenho testemunhado um decréscimo global na qualidade e quantidade do "swag" que encontramos nas caches nacionais (e não só, pelo que tenho lido). É preciso inverter esta tendência!

No site do geostamping, que é o ponto de encontro desta iniciativa, poderemos registar as nossas criações, e descobrir as dos outros, produzir novos geostamps, gerir a nossa coleção, etc. Novas ideias estão já na calha. É claro que para suportar o projeto alguns valores têm que ser cobrados. Afinal, após o registo e criação dos geostamps o site terá que gerir cada exemplar daqui para a frente. Os valores estão reduzidos ao mínimo, sendo que o registo de uma criação fica a 1 Eur e cada "serial" (o que faz cada geostamp ser genuíno, tal como uma geocoin) fica a 10 cêntimos, sendo que 50% vai para o criador (ou seja, criar os nossos próprios geostamps acaba por ficar a 0,05 Eur cada um). Para quem não puder/quiser, podemos produzir os geostamps a 50 cêntimos cada, onde já inclui o "serial code". Comparando, um serial no geocaching.com fica a 1,50 Eur, e criar e produzir uma geocoin fica na ordem das centenas de euros!

É uma nova iniciativa que traz uma gama de colecionáveis mais acessíveis, e que espero venha a ser bem recebida no panorama nacional e internacional. O website ainda está em conclusão e por isso tenho mantido tudo um pouco "na sombra". As únicas ações que tenho tomado é deixar alguns geostamps na caches que tenho feito desde o início de agosto. De resto publicidade quase nula. A reação tem sido até melhor do que esperava.

O site: https://geostamping.com

Espero que gostem e apoiem a iniciativa!

Já agora perguntava aos moderadores se posso abrir um tópico na área dos trackables, já que os geostamps, dado terem um identificador único, também se tornarão rastreáveis (a partir do site geostamping.com).

Obrigado!
rui_curado
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: segunda Oct 02, 2017 15:22

Re: Olá! Novo membro com um novo projeto

Mensagempor zoom_bee » terça Oct 03, 2017 09:06

A ideia de rastrear o geoswag tá gira, e o site está fantástico.
Os geostamps já não achei tanta piada, é mais uma coisa facilmente massificável.
Há geoswag muito mais interessante e que tb era porreiro que fosse minimamente rastreável, no mesmo site ou idêntico, mas a malta que criou os TB tags é capaz de não achar piada...
Vamos ver como a coisa corre! está um excelente trabalho, BOA SORTE.
:clap:
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Olá! Novo membro com um novo projeto

Mensagempor rui_curado » terça Oct 03, 2017 10:53

Olá zoom_bee, obrigado pelas palavras.

O objetivo é mesmo que se massifique! Afinal, a ideia é que se possam colecionar, por exemplo, como fazemos com uma coleção de cromos. Os geostamps têm objetivos diferentes das geocoins e travel bugs, nem pretendo que haja colisão com os seus defensores. Muito menos quero uma colisão com a Groundspeak! Por isso a restreabilidade dos geostamps é ao nível das pessoas, e não das geocaches.

Há um longo percurso a percorrer... obrigado pelo incentivo!
rui_curado
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: segunda Oct 02, 2017 15:22

Re: Olá! Novo membro com um novo projeto

Mensagempor rifkinda » sexta Oct 06, 2017 12:05

Não vejo nada contra abrires um tópico na secção dos trackables. Mas como se trata de um negócio, talvez seja melhor fazê-lo na secção Classificados.

Boa sorte com o projecto.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17


Voltar para Apresentações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron