• Anúncios

Outro tipo de trackables - GeoKrety

Travelbugs e geocoins

Moderador: Moderadores

Outro tipo de trackables - GeoKrety

Mensagempor rifkinda » quarta dez 22, 2010 16:58

No dia 1 de Dezembro, numa caches por Lisboa (que ainda não tivemos tempo de escrever os logs), encontrámos uns trackables diferentes que são logáveis noutro site que não o habitual.

Os trackables em questão devem ser logados no site do geokrety, e do pouco que vi, parece funcionar mais ou menos como os trackables do geocaching.com e com a base de dados do geocaching.com, já que podemos introduzir o código da cache de onde os encontrámos e de onde os colocamos a seguir.

Alguém já apanhou trackables deste site?
O que sabem mais sobre este site? Quando é que apareceu? Foi um iniciativa de que país?

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Outro tipo de trackables

Mensagempor laranja » quarta dez 22, 2010 18:14

Também já apanhei um Geokrety.
Parece-me que a ideia é Polaca e parecem-se ser a versão free dos TB's e Geocoins, ou seja, não é preciso comprar uma placa ou moeda, o sistema dá um código, imprime-se e já está.

Para já, vejo uma desvantagem, que é o facto de o trackables não aparecem listados nas caches/perfil, etc... daí ao esquecimento é um passo.
Imagem
laranja
Small
 
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 23, 2007 10:48

GeoKrety

Mensagempor lynxpardinus » sábado mar 05, 2011 20:03

Alguém alguma vez se cruzou com um geokrety? Basicamente, é um serviço de travel bugs, mas que não é propriedade de nenhum prestador de serviço de geocaching - e é gratuito. Em lugar de se comprarem chapas de travel bugs, imprime-se um código único e secreto, que deve ser colocado no travel bug - na realidade, pode-se imprimir uma etiqueta com o código, o nome do TB e o nome do owner -, devendo depois os movimentos ser normalmente registados como um TB normal (só que no www.geokrety.org, e não no geo.com). Encontram mais informação aqui - http://geokrety.org/help.php#about .

Confesso que nunca encontrei nenhum, mas que tenho alguma curiosidade.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: GeoKrety

Mensagempor allien » sábado mar 05, 2011 21:36

Interessante, esta opção.
E atendendo à velocidade com que os TB têm vindo a desaparecer...
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: GeoKrety

Mensagempor rifkinda » sábado mar 05, 2011 21:48

[Moderação]

Juntei dois tópicos, já que versavam sobre o mesmo assunto.

[/Moderação]
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Outro tipo de trackables - GeoKrety

Mensagempor hfilipe » terça mar 08, 2011 09:10

Eu já tive um GeoKrety numa cache minha, mas quando vi o log de found com o "IN: Geokrety" pensei que era mais um objecto normal de troca, tipo brinquedo.
Só quando o Lu!sV fez o retrieve e deixou uma foto com o bonequinho e a "placa" identificativa vi realmente o que era.
Passado alguns dias estive com o Geokrety nas mãos no encontro mensal, cá em Guimarães.
O log com a foto está aqui: Da Oliveira à Penha II
A primeira versão da foto tinha o código completamente visível, pois era o primeiro TB que o Lu!sV apanhava e ainda não sabia como os "tratar".
É claro que lhe dei, imediatamente, o respectivo "correctivo"! :D
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Outro tipo de trackables - GeoKrety

Mensagempor RuiJSDuarte » domingo mar 13, 2011 18:46

Já encontrei e já coloquei dois meus a "andar"...
Andaram pouco para dizer a verdade... um coloquei-o com o que tinha encontrado na Belas Caches e o owner fez-me o favor de desaparecer com eles...
Foi a única vez que me apeteceu dar cabo de uma cache de um companheiro... pela quantidade de mails que lhe enviei, bem merecia!
O outro coloquei-o numa cache junto do São Francisco Xavier e ainda ouvi falar nele mais algumas vezes...
Se se tiver o FireFox com o greasemonkey, há scripts para aparecer nas listings das caches opções sobre o GeoKret, fica muito parecido com os TB´s normais.
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Outro tipo de trackables - Serentripiti

Mensagempor lynxpardinus » terça set 20, 2011 08:09

E, agora, temos ainda uma outra inovação - TBs virtuais! Eu explico! O Serentripiti ( http://www.woodenpixel.com/serentripiti.html ) é um novo jogo (baseado em smartphones, pelo que percebo), em que se criam TBs virtuais (nota, para os mais novos - o nome original dos TBs é hitchhikers) com objectivos e que, depois, são "agarrados" e transportados por jogadores para localizações, onde podem ser recolhidos e transportados, num ciclo até ao destino final. Toda essa viagem pode ser seguida num mapa, com direito a logs e fotos dos jogadores.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Outro tipo de trackables - GeoKrety

Mensagempor geopate » terça set 20, 2011 09:22

Eu gosto de variações que não passem apenas pelo geocaching.com, o problema é que nem todos os geocachers logam essa espécie de TB's...
Mas em relação a esse "Serentripiti", na minha opinião tudo o que é virtual nasce e morre a grande velocidade, ou seja, tão rápido nos apaixonamos como rapidamente nos é indiferente. Prefiro as "velhinhas" chapas de metal ou outras variações em que o objecto existe na realidade.
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: Outro tipo de trackables - GeoKrety

Mensagempor hfilipe » segunda mar 11, 2013 20:26

Este fim de semana descobri mais um site alternativo para o registo e acompanhamento de trackables.
Chama-se Geo Trackable Codes, está em http://geotrackable.org e é um sistema grátis baseado em QR code.

Parece-me que está numa fase inicial e ainda não tem muitas funcionalidades. Se alguém experimentar, por favor, deixem-nos aqui o vosso relato.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19


Voltar para Trackables

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron