• Anúncios

as geocoins portuguesas

Travelbugs e geocoins

Moderador: Moderadores

as geocoins portuguesas

Mensagempor lgass » segunda nov 15, 2010 11:14

há um ponto das nossas coins que eu nao percebi ainda la muito bem:

ora nos estamos no final de 2010 e a PT2009 saiu nao assim ha tanto tempo.

este atraso é propositado? nao deveria a PT2010 sair ainda durante 2010?

quem organiza esta serie de Portugal? quem faz os designs e afins...

cumps
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor t@ndre » segunda nov 15, 2010 11:48

heheh boa pergunta... também eu demorei um pouco a perceber o mecanismo.. ainda hoje tenho dúvidas, mas do que percebi:

antigamente só se pensava numa coin de um determinado ano, no ano a seguir, e todo o processo de escolha, votação, criação e "fazedura" da coisa eram triggadas no inicio do ano (seguinte).

Contudo este ano tentou-se remediar a coisa ao colocar todo este processo logo no inicio do ano de 2010 (Abril creio). Ainda mesmo antes de a coin 2009 ter saído (estava em fase de cozedura).

Assim este ano podíamos ter chegado ao cumulo de a de 2010 ter saido primeiro de a 2009, pois segundo percebi existiam atrasos na 2009. Contudo a 2010 também se atrasou e até agora ainda estamos á espera que chegue...

Mas repara todo este processo é feito e gerido por colegas nossos, significa isto que são pessoas com trabalhos :) e isto é apenas um passatempo, dai a pouca priorização das etapas necessárias.

O processo deste ano da coin 2010 foi todo feito (creio) no outro forum.
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor allien » segunda nov 15, 2010 15:21

Vai aqui e lê desde o início, deve dar uma perspectiva.
http://www.geopt.org/viewforum.php/f15/ ... 189fb3080/

Ainda hei-de lembrar-me como é que se reduz isto... !?
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor lgass » segunda nov 15, 2010 19:59

acabei de ficar surpreendido. dois sforuns para um nicho tao pequeno. meu deus... ja n sei para onde me virar :p

como decidiram, por exemplo, que iria ser feita no outro forum e nao neste?

o design é muito fixe!
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor Maxado » segunda nov 15, 2010 20:39

t@ndre Escreveu:Contudo este ano tentou-se remediar a coisa ao colocar todo este processo logo no inicio do ano de 2010 (Abril creio). Ainda mesmo antes de a coin 2009 ter saído (estava em fase de cozedura).

Assim este ano podíamos ter chegado ao cumulo de a de 2010 ter saido primeiro de a 2009, pois segundo percebi existiam atrasos na 2009. Contudo a 2010 também se atrasou e até agora ainda estamos á espera que chegue...

Mas repara todo este processo é feito e gerido por colegas nossos, significa isto que são pessoas com trabalhos :) e isto é apenas um passatempo, dai a pouca priorização das etapas necessárias.

O processo deste ano da coin 2010 foi todo feito (creio) no outro forum.


Ora então como o processo da 2009 foi tratado por mim, acho que posso ajudar nalgumas coisas.

De facto este ano tentou-se remediar a coisa e iniciar o processo da 2010 mais cedo, mas a coisa "atrasou-se" não devido ao facto de estar à espera da 2009 (seria uma desculpa esfarrapada), mas sim pelo que percebi, devido a problemas pessoais de quem está à frente do projecto, que é uma pessoa como todos nós e está (até ver) a trabalhar sem nada em troco receber e como tal, é normal que ponha a vida privada à frente do projecto.

Se lerem todos os tópicos relacionados com a 2009, verão que é um processo demorado (em especial no meu caso, que nada percebia de produção de geocoins) e o tempo que demorou não se deveu a atrasos, mas sim a ultimas alterações sugeridas pelos membros, escolhas de metais, pedidos/respostas de orçamentos, arranjo da arte-final, com a escolha final de cores metais, efeitos, etc. e por fim a produção, que só por si demora cerca de 1 mês. O tempo total desde que foi escolhida a coin até ser entregue foi se não estou em erro de 5 meses.

Para complicar, todo o processo de acerto da arte final foi tratado (no meu caso) com o Pete da Direct Mint que por sua vez comunicava aos chinocas, que por sua vez alteravam (por vezes o que estava mal e o que estava bem) e enviavam de volta ao Pete, que enviava de novo pra mim. Como devem imaginar, foi das partes que demorou mais tempo, com dezenas de mail trocados. Dai todo o tempo que uma coin demora a produzir.

Numa coin "privada" é mais rapido, pois geralmente quando se mostra a coin à comunidade, já a arte final está feita e a firma que vai produzir aguarda apenas a ordem para fazer as samples ou até mesmo para avançar logo para produção, o que faz com que uma coin dessas possa demorar cerca de 2 meses ou menos desde a apresentação à comunidade a chegar-nos às mãos.

Quanto ao projecto de 2010, este está a ser tratado no outro forum, pois o mentor do projeto é o RKelux e ele decidiu fazê-lo no outro forum.

Espero ter-me feito perceber. :mrgreen:
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor allien » segunda nov 15, 2010 21:17

lgass Escreveu:acabei de ficar surpreendido. dois sforuns para um nicho tao pequeno. meu deus... ja n sei para onde me virar :p

como decidiram, por exemplo, que iria ser feita no outro forum e nao neste?

o design é muito fixe!



Já perdi a conta às vezes que já escrevi e apaguei uma possível resposta à tua questão.

De forma que (para simplificar) sugiro-te que coloques essa pergunta no forum "aqui ao lado"
Avatar do Utilizador
allien
Large
 
Mensagens: 819
Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor geopate » segunda nov 15, 2010 21:49

Revelias à parte, esta questão de "onde se faz" ou "quem faz", devia ter sempre uma boa dose de bom senso.
O termo "Portugal Geocoin" a ninguém pertece e este pertence a todos os que o queiram utilizar.
Pode muito bem surgir quem avance com uma ideia num dos fóruns.
Pode muito bem surgir de um qualquer "desconhecido" que nem sequer frequente os fóruns e/ou o faça saber.
Mas se se pretende um projecto de uma comunidade portuguesa, este, deve ser discutido reunindo o maior número de opiniões/interessados possíveis.

... já agora, 2011 está quase aí...
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor lgass » segunda nov 15, 2010 22:12

pois, ja percebi que a geocoin Portugal 2010 foi um projecto individual. que tal nos começarmos por aqui a avançar com alguns designs para 2011? nada de definido mas uma especie de brainstorming...

tou desejoso de entrar num projecto desse genero (sei que sou novato e nao tenho credito para tal, mas vontade nao falta)
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor geopate » segunda nov 15, 2010 22:42

lgass Escreveu:tou desejoso de entrar num projecto desse genero (sei que sou novato e nao tenho credito para tal, mas vontade nao falta)


lgass, tens crédito como qualquer um. Pessoas com vontade de fazer e de concretizar são bem-vindas em todo o lado!
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor lgass » segunda nov 15, 2010 22:48

@Maxado - muitos parabéns por um design muito bem conseguido. foi a minha primeira PT e é muito cool

@geopate - nah! não é bem assim... tenho crédito para ajudar mas num projecto destes... afinal de contas, a geocoin 'Portugal' não pertence a ninguém mas é um projecto da comunidade. digo eu, que deve ser levado por alguem 'respeitado' pela comunidade... eu sou um noob :p

@allien - então o que torna tão dificil esta explicação?
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor Kelux » segunda nov 15, 2010 23:46

lgass Escreveu:pois, ja percebi que a geocoin Portugal 2010 foi um projecto individual.


Pois... percebeste mal.

Num processo conduzido pelo MTrevas e pelo PLNauta, colaborei com sugestões para a geocoin portuguesa 2008 que acabou por ser um design meu, com 35 votos (39%).
Neste fórum, conduzi o processo de escolha da geocoin portuguesa 2009, cujo projeto vencedor foi apresentado pelo Maxado, com 40 votos (41%).
Entretanto nasceu outro fórum de geocaching em Portugal onde me envolvi desde a primeira hora e no dia do lançamento foi-me sugerido que lançasse também o concurso de ideias para a geocoin portuguesa 2010, de modo a que se começasse a lançar as geocoins no ano civil a que se referissem. O projeto vencedor teve a autoria do HotMarmota e SpaceBadger, com 72 votos (63%).
(Dificilmente se pode considerar pessoal um projeto que colhe 63% das preferências expressas da comunidade, não concordas?)

Parece-me normal que quem já tenha alguma experiência em desenhar e ou produzir geocoins, se sinta mais à vontade para lançar os concursos de ideias, assim como projetos de geocoins individuais (como a recente Reconstruir a Madeira, preterida na eleição para 2009). Isto não significa que qualquer outro geocacher esteja impedido de avançar com ideias próprias.
Força, venha de lá essa criatividade!!

PS: Para que não haja suscetibilidades feridas, convêm aqui diferenciar aquilo que é o processo do concurso de ideias, daquilo que é o processo de produção da geocoin vencedora desse concurso. Normalmente quem vence o concurso tem o direito de poder levar esse processo em diante, ou delegar noutras pessoas com mais experiência em produção de geocoins.

PS1: Sim, a 2011 já está a marinar.
Avatar do Utilizador
Kelux
Large
 
Mensagens: 1261
Registado: quarta jun 27, 2007 08:31
Localização: Queluz / Manaus / Estocolmo / Londres

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor geopate » terça nov 16, 2010 00:39

Não concordo que os projectos tenham sido projectos colectivos...
As ideias na totalidade ou quase totalidade, com modificações graduais, são individuais e são colocadas à votação do colectivo.
Também me parece que quem vença o concurso não tenha o direito, senão o dever de a produzir ou tratar do processo.
Mas também aqui há algum descartar de responsabilidades do que era até então colectivo.
Kelux, onde é que a 2011 está a marinar?
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor Maxado » terça nov 16, 2010 01:20

lgass Escreveu:pois, ja percebi que a geocoin Portugal 2010 foi um projecto individual.

Pois, como já foi dito, percebeste mal. Quando falei nos projectos individuais, foi so pra dar um exemplo de como existem projectos rapidos de concretizar e outros que nem por isso.

Quanto à 2009, muito obrigado pelo elogio. Gostei bastante de a produzir.

Quanto ao projecto de 2010, nomeadamente as propostas de ideias/votação, não vejo qual é o mal de voltar a ser feito pelo RKelux, uma vez que tem sido ele a tomar as redeas do projecto Portugal Geocoin e achava até de muito mau gosto que alguem à revelia fosse iniciar um projecto para uma Portugal Geocoin sem falar com ele 1º.
Em relação ao projecto ter sido só apresentado no forum "ali do lado", tambem não o acho mal.
É naquele forum que ele se sente bem e foi ali que ele fez a proposta.
A maioria sabe da existencia do forum e sabia que esse projecto estava a decorrer.
O forum é de livre acesso a todos e todos poderiam dar propostas e participar na votação.
Portanto acho que só não pode considerar um projecto de comunidade aqueles que não sabiam de facto da sua existencia, mas ai, temos não só os membros deste forum que não sabiam, como todos aqueles geocachers que nem sequer estão registados em nenhum dos foruns.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor lgass » terça nov 16, 2010 15:30

Kelux, se a 2011 já está a marinar, vai haver proposta de ideias? já há alguma coisa definida?

cumps
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: as geocoins portuguesas

Mensagempor acasim » terça nov 16, 2010 22:58

lgass,

Já que se falou dos processos que levaram à realização das geocoins PT, não sei se conheces o site http://trackables.geocaching-pt.net

Lá encontrarás bastante informação sobre os estes processos, relativamente às PTs 06, 07 e 08.

Só não estão lá as geocoins mais recentes porque escrever aquilo tudo dá bastante trabalho e não tem havido tempo nem contribuições (já agora, se alguém quiser ajudar a completar, os textos e a ajuda serão bem-vindos :-D ).

Quanto à PT 2011, na minha opinião o que é importante, acima de tudo, é que seja o mais consensual possível. O facto de haver dois fóruns não acho que seja entrave -- toda a gente é livre de participar em qualquer um dos dois. E não vejo qualquer problema que este ano o processo seja lançado neste fórum, tal como não houve problema que para a PT2010 o processo tenha decorrido no outro. Se tens essa energia e vontade, não vejo porque não possas avançar -- o que é preciso é gente com iniciativa! Claro que tendo sido o Rui a ter essa iniciativa anteriormente, e por uma questão de correcção e bom senso, e porque não custa nada, acho que poderias dar-lhe a conhecer a tua intenção, se for essa, de avançar (bom, o Rui está a ler este tópico, por isso está a par ;-)).
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Próximo

Voltar para Trackables

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron