• Anúncios

trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Travelbugs e geocoins

Moderador: Moderadores

trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor acasim » quarta mar 17, 2010 23:42

É com muito prazer que faço este anúncio do novo espaço
trackables@PT
(http://trackables.geocaching-pt.net/)

:-D :-D


E não posso deixar de dizer que este anúncio vem também na sequência do tópico lançado pelo MAntunes, sobre o fórum de todos nós. Esperamos que esta iniciativa que agora divulgo seja do agrado de todos e que contribua para a mudança de atitude que o Manuel refere [:)]


Como surgiu o trackables@PT?

Há quase um ano atrás fui desafiado pela equipa de moderação (e pelo MAntunes em particular) a juntar-me à equipa no sentido de tentar aproveitar o gosto que tinha (e tenho) pelas geocoins para dar alguma dinâmica ao fórum nessa área. Uma das ideias que existia, ou que surgiu na altura, foi a de criar um espaço que pudesse servir como montra de geocoins e outros trackables, onde fosse possível colocar informação de interesse para todos (e para os mais iniciados em especial), e que pudesse ser aberto o mais possível à participação e às contribuições de todos. Foi a partir daqui que se começou a formar o trackables@PT.

O que é o trackables@PT?

O modelo que se pensou foi o de uma espécie de Museu virtual (o site), onde pudessem ser exibidas peças variadas (geocoins, TBs, Pathtags), organizadas por salas/colecções (correspondentes a categorias), e construídas com contribuições de quem queira contribuir. Isto foi há cerca de 10 meses!! Foi então criado o trackables@PT, que começou a ser configurado e moldado de forma a que a ideia inicial ganhasse corpo. Neste momento pode dizer-se que este espaço pretende servir como repositório de informação de referência, com um carácter por um lado estático (contém informação perene, tipo enciclopédica, que não terá razões para ser alterada) e por outro lado dinâmico (a ideia é ir acrescentando nova informação, ou melhorando a que já lá está). A informação será primordialmente referente a geocoins e pathtags portugueses (é claramente a informação com mais procura), mas espera-se que outro tipo de informações históricas (por exemplo sobre corridas de trackables) possa também ser colocada neste espaço.

O que o trackables@PT não é?

Não é garantidamente um espaço comercial. Não é um espaço de promoção de nenhum negócio. Não é um espaço para anúncios ou de discussão (o fórum serve para isso).

Como se pode participar?

Este aspecto ainda não está testado, muito menos está afinado. Vamos ver como conseguimos TODOS contribuir para um modelo que funcione e nos sirva. De qualquer maneira, a ideia que adoptámos para começar é a seguinte:

- As decisões mais gerais, por exemplo de orientação dos objectivos, relacionadas com as plataformas, etc, estão sob a alçada da equipa de moderação.

- Existe uma equipa (diferente da de moderação) que será responsável pela edição dos conteúdos. Isso permite alguma organização e alguma coerência na forma como os conteúdos aparecem graficamente.

- Existem todos vós, potenciais participantes. Todos podem (e devem :wink: ) enviar conteúdos (textos/fotos) para alguém desta equipa de edição, ou fazê-los chegar de alguma forma (não vamos já complicar muito os processos, ok :-) ). Ou podem fazer sugestões (quer quanto a conteúdos que possam ser acrescentados, quer quanto ao aspecto e organização do próprio site -- lembrem-se que isto está em permanente construção!! :-D ). Por exemplo, existe a ideia de que as colecções pessoais possam ser expostas neste site. Nesse caso será interessante que não sejam apenas enviadas fotografias, isso tornaria o "museu" um pouco pobre. Vejam os exemplos que lá estão para ficarem com uma ideia do que temos em mente.

Quem são os elementos da equipa de editores?

Pensámos que o ideal seria poder contar com pessoas que se interessam por trackables e que (obviamente) mostrassem disponibilidade e interesse pela ideia (bom, a disponibilidade é sempre limitada!! Somos todos carolas, ok ;)) ). Formámos assim uma pequena equipa de 4 editores:

- acasim
- The Farstriders
- ajsa
- PLnauta

Certamente que vamos ver como funcionamos em equipa, e em ligação a todos vocês, e se for necessário fazer ajustes, eles serão feitos (e a equipa de moderação ajudará neste processo, claro).

Apesar desta apresentação do novo espaço ainda tenho questões. Como posso esclarecer estas questões?

Claro que haverá por aí muitas perguntas. Nós que andamos há tantos meses a pensar e a construir isto aos poucos também não temos todas as certezas sobre como isto vai progredir. Mas venham de lá essas perguntas que tentarei responder o melhor que conseguir [:D]

Bom, espero que abracem este projecto também como vosso, e que contribuam para que tenhamos um fantástico museu/enciclopédia de trackables [:)]

Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor SMF Team » quinta mar 18, 2010 00:08

Muito bom o espaço!

Tem um erro na imagem da geocoin Guitarra Portuguesa.
Imagem
SMF Team
Regular
 
Mensagens: 413
Registado: domingo ago 03, 2008 08:38
Localização: Aveiro

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor SMF Team » quinta mar 18, 2010 00:19

Podes e deves (acho eu) acrescentar as geocoins:
Portucale
Torre de Belem
Portugal 09-09-09
Farol de Gibalta
Ferreira do Alentejo
Figueira da Foz
e outras que assim de repente não me estou a lembrar
Imagem
SMF Team
Regular
 
Mensagens: 413
Registado: domingo ago 03, 2008 08:38
Localização: Aveiro

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor acasim » quinta mar 18, 2010 00:23

SMF Team Escreveu:Muito bom o espaço!

Tem um erro na imagem da geocoin Guitarra Portuguesa.


Suponho que não seja um erro... a imagem que aparece é um thumbnail gerado a partir de uma das imagens que estão no próprio artigo, e por isso vão variando quando se faz reload (e por vezes parece que são imagens erradas... ;-)).

Se isso fizer muita confusão poderá ser uma coisa a alterar.

Obrigado pelo aviso!
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor acasim » quinta mar 18, 2010 00:31

SMF Team Escreveu:Podes e deves (acho eu) acrescentar as geocoins:
Portucale
Torre de Belem
Portugal 09-09-09
Farol de Gibalta
Ferreira do Alentejo
Figueira da Foz
e outras que assim de repente não me estou a lembrar


Esqueci-me de dizer que o site ainda está muito incompleto. Claro que teria sido melhor apresentar o site já com toda a informação sobre todas as geocoins e pathtags (e outras coisas), mas isso ia demorar ainda mais algum tempo. Por outro lado, temos a esperança que as pessoas que estiveram directamente envolvidas na produção das geocoins possam dar uma ajuda com textos ;-)

Por exemplo, se o Diogosergio escrever o texto da da Figueira da foz, a GeoDuplaP&F escrever o do Farol da Gibalta, etc..., num instante vamos ter o site mais completo, e com informação da própria fonte :-)

Quando escrevi acima que a ideia é todos participarem, não estava no gozo... :lol:
Contamos convosco!

Abraços,
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor SMF Team » quinta mar 18, 2010 00:40

Por acaso faz-me alguma confusão ver uma torre de belem ou um mapa de Portugal onde diz Guitarra Portuguesa.
Mas é apenas uma sugestão.

SMF team
Imagem
SMF Team
Regular
 
Mensagens: 413
Registado: domingo ago 03, 2008 08:38
Localização: Aveiro

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor geopate » quinta mar 18, 2010 11:17

Parabéns António e restante equipa pela iniciativa. Dentro do possível e que se justifique hei-de colaborar. Daqui a uns dias hei-de ter também um arquivo dos Pathtags da minha colecção, que embora sejam de várias nacionalidades, penso que dá um bom contributo para quem os quer desenhar/produzir e poder observar várias possibildades. Esta ideia aparece devido a não ter encontrado quase fotos de tags já realizados, quase só blueprints, quando fiz os primeiros desenhos. Se depois quiserem colocar um link, estará disponível.

Abraço
Luís Macedo
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor t@ndre » quinta mar 18, 2010 13:07

sim parabéns pela iniciativa!

gostaria também de sugerir um sistema de trading, como exemplo deste site
http://www.utahgeocachers.com/GeoCoin/G ... wnerID=202

mas acredito que seja uma coisa k necessita de algum (bastante) trabalho
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor MightyReek » quinta mar 18, 2010 14:18

Um espaço bastante interessante, com certeza ainda em crescimento mas que penso que se irá facilmente impor como uma montra do que por cá se vai produzindo.
Obrigado e parabéns aos mentores do projecto.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor papaleguas » quinta mar 18, 2010 14:57

Muito catita o espaço. Gostei :)

No que precisarem de ajuda contem comigo. Felimente abracei esta febre e também tenho por cá algumas coisas para partilhar com o pessoal.

Excelente iniciativa.

Eduardo
Imagem
Avatar do Utilizador
papaleguas
Large
 
Mensagens: 927
Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor TMPinho » quinta mar 18, 2010 17:47

António,
No que precisares da minha parte é só pedires.
Estou sempre dísponivel.
Abraço
Tiago Pinho aka TMPinho
Avatar do Utilizador
TMPinho
Regular
 
Mensagens: 657
Registado: terça jun 26, 2007 22:27
Localização: Moledo / Braga / Águeda

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor Maxado » quinta mar 18, 2010 17:51

Impecável!!
Espero que brevemente encontre lá a Portugal 2009.
Quanto aos textos, não se preocupem que eu escrevo-os pra vos poupar um bocado do trabalho.
Força nisso e continuem com o bom trabalho.

Abraço.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor lufi69 » quinta mar 18, 2010 19:46

:clap: :clap: :clap:
Imagem ImagemImagem
Avatar do Utilizador
lufi69
Regular
 
Mensagens: 310
Registado: segunda abr 16, 2007 19:26
Localização: Lisboa

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor geopate » segunda mar 22, 2010 22:36

Tal como prometido...
Como inicialmente tinha muitas dúvidas de qual o aspecto dos traços de um Pathtag já feito,
procurava fotos na net e não encontrava grande coisa como referência. Isso fez com que depois de ter uns quantos,
fizesse uma página dos meus tags de colecção... e já está pronta.. quer dizer, nunca estará pronta se continuar a coleccioná-los! :wink:

Espero que possa servir de referência para futuros desenhos de quem precisar, aqui vai

http://sites.google.com/site/geopatepathtagscollection/

Luís
Imagem
Avatar do Utilizador
geopate
Large
 
Mensagens: 1476
Registado: segunda abr 28, 2008 12:06
Localização: Castelo Branco

Re: trackables@PT - um novo espaço do geocaching-pt

Mensagempor acasim » domingo mai 30, 2010 23:32

Olá,

Não sei se têm reparado que o trackables-pt tem crescido (devagarinho, é certo) e que as produções nacionais de geocoins e pathtags têm vindo a ser acrescentadas às respectivas "salas do museu" :-)

Há também uma secção onde se pretende agrupar as descrições das corridas de trackables realizadas em portugal (por enquanto apenas lá está uma) e foi recentemente criada uma nova "sala" onde se pretende dar a conhecer a História e Histórias relacionadas com trackables. E já lá tem uma primeira história :-)

As portas estão abertas!! Ficaremos muito satisfeitos se recebermos as vossas contribuições, correcções, histórias, sugestões. Força, não se acanhem!

Abraços,
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Próximo

Voltar para Trackables

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron