• Anúncios

Forum, geocoins, vendas, classificados ... etc

Travelbugs e geocoins

Moderador: Moderadores

Forum, geocoins, vendas, classificados ... etc

Mensagempor PLnauta » domingo mar 15, 2009 12:27

Viva

Já todos sabem o interesse que tenho nos trackables e nas geocoins em particular. Desde que vi as primeiras colecções na Geochurrascada de 2007, muita coisa mudou e, sobretudo, muitos geocachers iniciaram colecções fantásticas.
Aumentou também o nº de geocoins produzidas a partir da comunidade de geocachers portugueses.

Este meu post aparece agora por duas razões.

A primeira, como uma espécie de declaração de interesse. Como alguns já sabem, como outros já perceberam, serei o responsável pela gestão da área de trackables na GeocacherZONE. Esta será a minha segunda tentativa de participar numa loja e julgo que com a experiência entretanto adquirida, pode correr bem.
Existem muitos projectos e ideias a correr em simultâneo e espero que sejam todos do agrado da comunidade, mas deixo esses detalhes para a abertura da loja. Deixo apenas aqui a informação de que manterei alguns projectos pessoais a correr em simultâneo. Um deles é a newsletter "Geocoins e Trackables" que me dá um grande prazer e motivação a fazer.

A segunda tem a ver com este forum.
Como sabem a administração tem tido uma trabalheira enorme: são as sequelas do "eusébio" :pop: ; são as mudanças de administração, são as novas regras de conduta, mais coisas que nós provavelmente não sabemos, e ... as novas regras de classificados.

Desde que surgiu o problema, que não coloco à venda geocoins nos classificados (a excepção são as novas Edições). Isto deve-se em grande parte ao respeito que tenho pelo trabalho de quem tem de gerir, de uma forma gratuita e voluntária, este forum, e também ao facto de entender o forum como o coração do Geocoaching em Portugal (aliás já sabem que eu acho que isto devia evoluir para uma associação [:D] ) e o principal veículo de divulgação das actividades. Mesmo mais até que o GC.com.
Sei também, porque fui contacto para esse efeito, que existe o desejo de melhorar a forma como o forum pt está organizado. Isso passa por mais destaque aos tracables, criando um grupo autonomo de Tópicos, passando a existir 3: Geocaching; Geocoins; Geral ... A proposta vai ser apresentada à administração, e coloco aqui esta antecipação (vão me perdoar os proponentes) pois, em função do que escrevi acima, apenas sou interessado. Já dei a minha opinião, já dei as minhas sugestões e contribuirei o minimo, porque não quero que associem esta proposta ao aparecimento da loja.

Posto isto. Divirtam-se ....

Paulo aka PLnauta
Imagem
PLnauta
Large

Registado: sábado abr 14, 2007 13:34

Re: Forum, geocoins, vendas, classificados ... etc

Mensagempor webxxi » domingo mar 15, 2009 12:37

Welcome a board Paulo ;o) [*5]

Em relação a um ponto que falas ( Associação)... somos a favor... e estamos ca para ajudar e dar um empurrão se for necessário ;o) :D

:pop:

Team Web XXI - Nverissimo & Xana + o Fraldinhas
Keep on caching...
Imagem
webxxi
Regular

Registado: quarta nov 19, 2008 21:06

Mensagempor papaleguas » quinta mar 19, 2009 23:36

Boas

A proposta que foi referida pelo Paulo ainda não foi apresentada à equipa de admins do fórum PT. A construção desse projecto deverá ser viabilizada brevemente assim que todo o enquadramento e fundamentação do projecto estiver completo.

Até lá os admins ainda não sabem o que será proposto em concreto, quer em estrutura, quer em funcionamento pelo que a sua viabilização ainda não é possivel.

Mas estamos a trabalhar nisso :)

Pelo grupo de trabalho: Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor mtrevas » sexta mar 20, 2009 19:06

Criar uma associação? Até que posso estar de acordo com esse projecto, todavia com uma enorme ressalva, depende de quem estiver envolvido no projecto. Não, não pretendo nenhum tipo de protagonismo nessa área, pelo que estarei sempre de consiência tranquilia quanto às minhas opiniões. Assim afirmo uma vez mais, a criação de uma associação certamente dependerá das pessoas envolvidas, sendo que neste preciso momento, não estou a ver a coisa a andar nesse caminho por A + B que me escuso aqui de comentar! Certamente que muitos entenderão o que digo!!
Ah... e não é pelas sequelas do Eusébio, e também não é nada contra o PLnauta (para que não existam más intrepertações).

Boas cacehadas!
Imagem
mtrevas
Large

Registado: terça fev 27, 2007 15:09

Mensagempor lufi69 » sexta mar 20, 2009 19:35

Por experiência própria posso dizer qualquer tipo de associação ou clube dá imenso trabalho. No inicio é tudo muito bonito, mas depois é que são elas, e no fim apenas 2 ou 3 com a sua boa vontade seguram as rédeas do projecto, quando na realidade devia ser um trabalho de uma equipa...

abraço
Luis
Imagem ImagemImagem
lufi69
Regular

Registado: segunda abr 16, 2007 19:26

Mensagempor papaleguas » sábado mar 21, 2009 01:00

Boas

Há duas discussões paralelas neste tópico e convém elucidar antes que se criem linhas dispersas:

A associação de que o Paulo fala nada tem a ver com o projecto que se está a desenvolver. Não é objectivo de nenhum dos elementos que fazem parte do projecto constituir associação relacionada com geocaching ou outro assunto qualquer.

O projecto em desenvolvimento tem a ver com trackables, nada mais.

A associação é uma ideia que o Paulo por várias vezes já referiu e que tendo ou não adeptos de alguns elementos da comunidade nada tem a ver com o projecto dos trackables ou com qualquer um dos seus intervenientes.

Acho este esclarecimento imperativo antes que se criem novas linhas de discussão.

Uma coisa é uma associação e outra é um projecto para trackables.

A simpatia que poderá advir do projecto que estamos a desenvolver nada tem a ver mais uma vez com as pessoas a quem se destina ou com a simpatia que possa estar relacionada com qualquer um dos elementos da equipa. Os trabalhos desenvolvidos terão como pressuposto uma melhoria no que tem a ver com a apresentação, discussão e permutas de moedas, apenas e somente isso.
As divisões que se fazem dentro da comunidade não podem, assim ser tomadas em conta na construção de algo que terá como alvo todas as pessoas que gostam de moedas.
Como elemento integrante do projecto tenho consciência que nem todas as opiniões por mim expressas cativam a simpatia da comunidade do fórum. O mesmo acontece com outras pessoas. Feliz ou infelizmente não podemos agradar a todos, especialmente aos que nunca privaram com algum dos elementos mais "polémicos" e constroem os juizos baseados na palavra escrita que por si so não expressa algum sentimento... muitas cnfusões têm sido criadas por isso. Mas sei, e sempre soube separar a componente pessoal de algo que pode ser dado em proveito de todos.

Mais, aproveito para colocar uma questão que parece subjacente a esta discussão: Havendo elementos na direcção de uma associação que não simpatizam com algum dos futuros associados, o que farão? Vedam a entrada a associados?
Estas questões devem ser pensadas num enquadramento mais amplo do que aquilo que neste momento se pensa ser o futuro no qual poderemos excluir quem achamos não se encaixar nos nossos projectos. Ou simplesmente não participar pela inclusão de um elemento com o qual não simpatizamos.

O nosso projecto, enquadra pessoas com várias funções para as quais têm algo a dar. Nesta perspectiva e levantando o véu um pouco sobre o assunto antes que se alarguem ideias diferentes do objectivo inicial, o Paulo foi e será consultado como uma figura indissociavel das geocoins em Portugal. Todos poderão voluntáriamente contribuir para este projecto já que não existe um "dono" ou "inventor" da ideia.
Estes assuntos foram pensados e abordados de forma a que ninguém fique de fora, independentemente das simpatias que possa grangear entre os elementos do Geocaching PT´ou de outro fórum qualquer.

Com isto, espero ter esclarecido a questão da consulta ao Paulo (que será consultado enquanto nos permitir recolher os seus valiosos conselhos) e da criação de uma associação (que não tem nada a ver com nenhum de nós).

Aproveito para reforçar a ideia de que este projecto ainda não foi apresentado e só o será depois de discutido e estudado pelo que a discussão que se possa levantar neste momento será tão nova para quem ler as linhas como para a moderação do fórum.
Assim que tivermos fumo branco, serão os admins avisados e poderão tomar uma decisão com base em projectos.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor mtrevas » segunda mar 23, 2009 18:10

Que fique claro que nada tenho contra qualquer tipo de projecto desde que seja util para todos. Quero também deixar claro que qualquer projecto deste ou daquele tipo implica sempre pessoas, quer se goste delas ou não serão elas a fazer mover esses projectos, os quais podem nascer inquinados se não têm pessoas de concensos!
Tentei provocar a discução com o meu anterior post, pois acho que isto de projectos secretos pode precisamente inquinar as coisas... serviu o meu post para se levantar um pouco mais do véu, ainda bem, todavia ainda é curto!
Outra coisa, não entendo porque é que os Admins do site têm de tomar decisões prévias sobre este ou aquele projecto que se pretende apresentar para discução aqui no forum. Ou será que o forum não serve precisamente para que se apresentem ideias e se discutam as mesmas em comunidade e em total liberdade? (nada contra os admins e suas decisões)
E que o resultado das mesmas sirvam sim para se aplicarem aqui no forum, no site ou noutro qualquer lugar que seja usual para a nossa comunidade!
Peço desde já perdão se melindro alguém com o termo "projectos secretos", mas de facto pareceu-me que seria o caso. Gosto de ver as coisas discutidas quando podem envolver toda a nossa comunidade ou parte dela (neste caso pelo que li, os amantes das geocoins), obviamente que aceito que se preparem previamente, mas nunca como um dado adquirido que será feito assim ou assado, não gosto de processos fechados desdo o inicio quando os mesmos podem envolver muitas outras pessoas e ideias!
Da discusão pode nascer a luz!

Boas cacheadas!

PS: Se pereçe que estou a lançar a escada para pertencer ao projecto em causa, quero deixar claro que esse objectivo não me move de todo. Já agora aproveito ainda para dizer que nada tenho contra quem leventou aqui o véu sobre este assunto, portanto papaleguas, fica tranquilo!

edit: Uma vez que se iniciou aqui este assunto, julgo que o mesmo deverá continuar aqui a ser discutido, a não ser que se crie um novo tópico para os devidos efeitos.
mtrevas
Large

Registado: terça fev 27, 2007 15:09

Mensagempor PLnauta » segunda mar 23, 2009 19:42

mtrevas Escreveu:Outra coisa, não entendo porque é que os Admins do site têm de tomar decisões prévias sobre este ou aquele projecto que se pretende apresentar para discução aqui no forum. Ou será que o forum não serve precisamente para que se apresentem ideias e se discutam as mesmas em comunidade e em total liberdade? (nada contra os admins e suas decisões)
E que o resultado das mesmas sirvam sim para se aplicarem aqui no forum, no site ou noutro qualquer lugar que seja usual para a nossa comunidade!

Gosto de ver as coisas discutidas quando podem envolver toda a nossa comunidade ou parte dela (neste caso pelo que li, os amantes das geocoins), obviamente que aceito que se preparem previamente, mas nunca como um dado adquirido que será feito assim ou assado, não gosto de processos fechados desdo o inicio quando os mesmos podem envolver muitas outras pessoas e ideias!

Concordo... :D e acho que quanto mais participado melhor, com ou sem :pop:

PL
Imagem
PLnauta
Large

Registado: sábado abr 14, 2007 13:34

Mensagempor papaleguas » terça mar 24, 2009 09:30

:)

Bem... Então eu explico melhor no que consiste o projecto e verão porque ainda não foi discutido aqui...

Há uns tempos atrás e tendo eu já uma pequuena colecção de moedas ococrreu-me que se pderia criar um serviço onde "mostrar" as moedas mas sem ter que se pagar para isso (tal como acontece em alguns sites estrangeiros).
Ideia puxa ideia e pensou-se em criar o Trackables-pt.pt.
O fórum foi criado para fazer uns testes e foram feitas algumas divisões... por exemplo as geocoins não deveriam estar junto dos outros trackables. Cada memebro teria um espaço onde mostrar a sua colecção, etc.

Falando com o paulo, ele deu a iedia de colocar este projecto à apreciação do fórum geocaching-pt. Como o projecto nessa altura já não dependia unicamente de mim, mas também de pessoas que estavam sem qualquer sombra de dúvdas ligadas às geocoins cá pelo nosso portugal, antes de apresentar ao fórum geocaching-pt, achhámos que deveriamos apresentar uma estrutura planeada e lógica. (por exemplo a que a nós nos parecia logica, segundo o conselho de um dos elementos que colaborou com opiniões, está demasido densa).

Posto isto falei, no messenger, informalmente com um dos admins do fórum geocaching-pt e disse que iriamos apresentar um projecto assim que tivesse terminada a questão de estrutura, organização e superadas algumas nunaces técnicas. Este projecto ainda não foi apresentado por não estar completo.
Como pessoal organizado, concordamos com o que o pessoal diz aqui neste tópico, mas a discussão deve iniciar com uam base e não no ar... senão nasce torto.

Assim, quando tivermos terminada a proposta, enviaremos ao PT para apreciação. Se tivermos fumo branco colocaremos a proposta para discussão pela comunidade. Mas para isto tem que se criar uma base de trabalho.

Os admins não têm neste coonhecimento de nada sobre este projecto... não tomam conhecimento prévio. Áté porque há uma discussão mais complexa do que esta em cima da mesa... esta secção teria que ter regras próprias para a colocação de imagens por exemplo... para não sobrecarregar o sistema.

Aproveito este tópico para dizer o seguinte, apesar de saber que não é esse o objectivo das vossas respostas... mas antes que alguma cabecinha comece a pensar nisso:
Os admins deste ou de outro fórum não pensam individualmeente nas coisas que lhes são apresentadas, nas sugestões da comunidade ou em qualquer outro assunto que possa fluir num fórum. É extremamente complicado agradar a todos e actualmente começa-se a criar algo do tipo 2mancha branca-mancha negra" ou seja... áreas de interesse distinto dentro de uma comunidade na qual numa participam todos, nas outras... para alguns é indiferente o que lá se passa.
Éu por exemplo não gosto de todos os meus colegas de trabalho, mas em relação a eles tenho vários tipos de atitude... ignoro, admiro o trabalho mas não comento, confronto directamente, vou enchendo e de vez em quando despejo... mas isso nunca pode fazer com que o trablho fique comprometido :)

As pessoas são importantes, mas todas têm valências. Á partida não excluiremos ninguém da fase de construção, mas levanta-se aqui uma questão? Fará sentido apresentar o projecto?
Criar um de raíz permite criar um código novo de conduta no qual não se deixe, de inicio, abandalhar.

Não massacrem os admins. A culpa por não saberem ainda de nada é nossa e da nossa carga de trabalho.
O projecto não é seceto :)

Um abraço

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor mtrevas » terça mar 24, 2009 14:11

5 estrelas... força no projecto!
Imagem
mtrevas