• Anúncios

Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Travelbugs e geocoins

Moderador: Moderadores

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor teamjorgenses » quinta jan 14, 2016 11:36

aqui vão as minhas propostas trabalhadas no PAINT

Imagem

nesta proposta acho que ficava bem a imagem da arte xávega a ocupar todo o comprimento da sardinha. no verso, a sardinha com as suas escamas e o texto que lá está escrito

Imagem

nesta proposta o design seria própria sardinha e só colocava texto

Imagem

Imagem

nestas propostas usava as coes do geocaching na frente
Avatar do Utilizador
teamjorgenses
Small
 
Mensagens: 118
Registado: segunda Oct 28, 2013 12:04

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor clcortez » quinta jan 14, 2016 11:51

Quem me conhece sabe que não ligo a trackables mas também não gostava de ver este projecto conjunto parar ou ser interrompido.
Para mim faz todo o sentido que se faça ainda a geocoin de 2015, mesmo que seja totalmente feita em 2016.

Como já foi dito em vários locais, parece-me que como é apanágio nestes temas há um ou dois que assumem tratar dos mesmos e depois os restantes ficam apenas há espera que algo apareça feito. Uma cultura que se enraizou de tal maneira na sociedade que hoje só se faz alguma coisa se pagarem por isso, e se alguém faz por carolice quase que é gozado por isso. Assim, parece-me que não se chega a lado nenhum, nem a coin de 2015 nem nas seguintes, nem noutros temas que se tenta muitas vezes densenvolver e acaba por morrer por isto mesmo.

Dou os meus parabéns e força ao Pedro (TeamJorgenses) pelo empenho que demonstra ter neste tema (assim como em todos os que assume), e penso que terá condições para fazer o projecto avançar rapidamente. Pessoalmente não tenho aptidão para dar um contributo válido para o desenho da coin, mas dou o meu apoio no que for necessário.
Subscrevo que todos opinam mas poucos apresentam propostas, quase que exigem um resultado mas nada fizeram a não ser pedir o dito resultado. Vamos lá fazer um esforço para mudar esta mentalidade, ok?

Acasim, estás por aí? Podes ajudar ou pelo menos opinar?

O FSena não terá possibilidade de fazer mais pelo que sei, pelo que sugiro o seguinte:

- Definir um responsável pela coin 2015.
- Esse responsável pede novamente propostas e define uma data limite para as apresentar.
- Após essa data abre uma votação.
- No fim da votação avança-se com a fabricação da dita coin.

Não me parece complicado. Como disse posso ajudar naquilo que puder, quanto mais não seja ajudar nas decisões, mas não me peçam para fazer desenhos. ;)
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor clcortez » quinta jan 14, 2016 12:12

Vou dar a minha sugestão.

Na frente aquela imagem da sardinha com a traineira a dizer que é a coin PT 2015 e no verso a imagem da sardinha propriamente dita com o texto que o Pedro sugere mais o código, mas retirando a alusão à arte xávega, uma vez que esta não pesca exclusivamente sardinha e é algo muito localizado e específico de uma parte do país, se o tema fosse a arte xávega então sim, estaria bem. Mas também pode ser esse o tema da coin PT 2015, ou não?

Apesar do desenho da frente ter barbatanas (foi uma sugestão de um geocacher anterior) diria que a coin a ter barbatanas devem ser reduzidas para não parecer uma tubarão. Não me parece mal que o código fique numa barbatana.
Anexos
Proposta Coin PT 2015.jpg
Proposta Coin PT 2015.jpg (79.81 KiB) Visualizado 13222 vezes
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor teamjorgenses » quinta jan 14, 2016 12:26

Quem me conhece sabe que não ligo a trackables mas também não gostava de ver este projecto conjunto parar ou ser interrompido.
Para mim faz todo o sentido que se faça ainda a geocoin de 2015, mesmo que seja totalmente feita em 2016.


Acredito sinceramente que este projeto tem pernas para andar.
Enquanto colecionador e amante de geocoins seria lamentável existir um lugar em branco na minha coleção (e quando digo minha, também me refiro a todos os outros colecionadores). Ninguém acredita que este projeto possa ser interrompido.

Como já foi dito em vários locais, parece-me que como é apanágio nestes temas há um ou dois que assumem tratar dos mesmos e depois os restantes ficam apenas há espera que algo apareça feito. Uma cultura que se enraizou de tal maneira na sociedade que hoje só se faz alguma coisa se pagarem por isso, e se alguém faz por carolice quase que é gozado por isso. Assim, parece-me que não se chega a lado nenhum, nem a coin de 2015 nem nas seguintes, nem noutros temas que se tenta muitas vezes densenvolver e acaba por morrer por isto mesmo.

Bem ou mal apresentei umas sardinhas com base no que já tinha sido discutido no fórum. Não tenho jeito para design e muito menos trabalhar com software específico de design. Mas já é uma base de trabalho.



O FSena não terá possibilidade de fazer mais pelo que sei, pelo que sugiro o seguinte:

- Definir um responsável pela coin 2015.
- Esse responsável pede novamente propostas e define uma data limite para as apresentar.
- Após essa data abre uma votação.
- No fim da votação avança-se com a fabricação da dita coin.


acho uma boa ideia.

vou dar o meu contributo quanto à experiência de produzir sozinho as 2 geocoins dos Açores.

Açores 2015:
- primeira grande dificuldade foi arranjar um designer que decidisse participar no projeto. demorou, mas apareceu.
- segunda dificuldade: escolher a empresa. rapidamente ficou decidido

Açores 2016:
- desde o início até à entrega foram 4 meses (aprendi com os erros do ano anterior e no futuro irão fazer alterações porque ocorreram situações que podem ser melhoradas, nomeadamente ter um geocacher que me apoie na distribuição das geocoins a partir de LISBOA).

Nesta fase o mais importante é definir o design: SARDINHA, certo?
A partir daqui apresentar soluções para a frente e o verso.
Depois existem 2 caminhos que a meu ver são os mais viáveis:

1º caminho:
falar por exemplo com a geocoinshop.de e eles tratariam do design com base nas nossas indicações e da produção da geocoin. como é óbvio o preço final da geocoin irá refletir o desenvolvimento do design da geocoin

2º caminho (escolhido por mim para a Açores 2016 Geocoin)
- definir o tema da geocoin (efetuada através de votação, tentando envolver toda a comunidade geocachiana). a participação não foi muita, mas chegou-se a um resultado final (por momentos pensei que o projeto iria morrer, mas depois a adesão foi grande após a apresentação do design final e todas as geocoins foram vendidas).
- escolher um designer para desenvolver a geocoin (serviço pago e que se reflete no preço final)
- escolher uma pessoa responsável pela produção e contato com a Groundspeak (códigos)
- venda, pagamento e distribuição ficou a meu cargo
Neste segundo caso uma das alterações que irei fazer no futuro como disse é a distribuição (centralizar a partir de LISBOA) e o envio do fabricante (pagamento demasiado grande das taxas alfandegárias. Um absurdo).
Avatar do Utilizador
teamjorgenses
Small
 
Mensagens: 118
Registado: segunda Oct 28, 2013 12:04

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor teamjorgenses » sexta jan 15, 2016 11:47

opção 1
Imagem

opção 2
Imagem

temos aqui 2 propostas concretas.
1ª opção: temos vários exemplos de sardinhas
Nesta opção temos as sardinhas alinhadas, podemos recortar e submeter aquelas que mais gostarmos a "votação", são logo 3 ou 4 propostas diferentes.

2ª opção: No desenho das sardinhas "a granel", podemos criar uma geocoin quadrada ou até mesmo um formato de sardinha, com esse preenchimento.

Espero que estas ideias possam ajudar e agilizar o processo.

Considero que são desenhos muito bonitos, com a vantagem de estarem prontos e de ter os vectoriais dos mesmos
Avatar do Utilizador
teamjorgenses
Small
 
Mensagens: 118
Registado: segunda Oct 28, 2013 12:04

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor teamjorgenses » sexta jan 15, 2016 23:54

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
teamjorgenses
Small
 
Mensagens: 118
Registado: segunda Oct 28, 2013 12:04

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor zoom_bee » sábado jan 16, 2016 10:49

Boas, não conseguia ver as imagens antes mas achei que era do meu lado o problema...

Antes de mais parabéns pela vontade demonstrada em revitalizar este projecto, não queria muito deixar a minha opinião porque custa-me a "engolir" que só haja todo este movimento nesse sentido, depois de terminado o prazo e não quando foi pedido, espero que não se arraste agora até 2017...

Mas o grupo de pessoas envolvidas não podia merecer mais o meu respeito por isso aqui estou a deixar a minha opinião que vale pelo que vale...

A ideia dos pescadores (homenagem?) é lindíssima e merecia mais atenção até porque tem tudo a ver com o formato da coin, gostava muito de ver essa imagem ganhar "vida" de um dos lados da geocoin. A pesca é um dos nossos maiores (o maior?) recursos e de ano para ano é mais desvalorizada.
Do outro lado da coin gostaria de ver usado o relevo, mesmo que a coloração fosse reduzida, talvez fazer o contorno do país na europa para ilustrar a nossa área de pesca, ou colocar vários ícones em relevo tipo leme, ancora, anzol, bóia, sei lá...
Se o fsena disponibilizasse o que conseguiu fazer mesmo incompleto, não sei se alguém pode concluir, mas adorei o trabalho que ele fez.

Quanto às imagens colocadas pelo teamjorgenses, tenho imensas duvidas, são sardinhas que já estão a ser, ou vão ser, comercializadas, certo?
E penso que o Pedro faça parte ou tenha conhecimentos na empresa em questão para ter os vectoriais, é isso? Não que isso seja inconveniente, apenas para perceber se estamos realmente autorizados a usá-los.

Devido à quantidade, não percebi bem as diferenças entre o bloco de cima e o de baixo, mas pareceu-me que o de cima tem uma imagem própria para cada e no bloco de baixo as sardinhas são recortadas de uma placa já ilustrada com um padrão comum.

Gostei imenso da parte de as ver "prontas", e são muito engraçadas, mas por uma questão de critica construtiva (não é para desanimar, ok?) vou dizer os inconvenientes que me ocorrem:

Bloco 1: As imagens se já estão a ser comercializadas perdem a exclusividade, mesmo com a adição da geoinformação, para quem conhecer... "olha... copiaram uma daquelas sardinhas!", e isto partindo do principio que temos autorização para as fazer, não sei se tem algo a ver mas parecem-me as finalistas daquele concurso que houve em Lisboa.
Pelo que percebi esta técnica de fabrico é diferente da usada nas geocoins, possivelmente até o material, qual seria a ideia, enviar apenas o desenho devidamente alterado para fabricar as coins da forma clássica, ou optar por esta solução?
Confesso que esse concurso da sardinha teve um gosto agridoce, se por um lado dava centenas de ideias por outro banalizou a geocoin...

Bloco 2: A ideia de recortar as sardinhas de algo pré-ilustrado e posteriormente identificadas parece-me inovadora e sendo o padrão muito bem pensado até que poderia resultar em algo muito económico e com imensa piada, no entanto parece-me mais indicada para o fabrico de tags muito baratinhas para fazer em quantidades enormes (à partida em plástico) para oferecer num evento por exemplo.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor teamjorgenses » sábado jan 16, 2016 11:29

Boas, não conseguia ver as imagens antes mas achei que era do meu lado o problema...
não o problema foi mesmo meu. espero não repetir no futuro

Antes de mais parabéns pela vontade demonstrada em revitalizar este projecto, não queria muito deixar a minha opinião porque custa-me a "engolir" que só haja todo este movimento nesse sentido, depois de terminado o prazo e não quando foi pedido, espero que não se arraste agora até 2017...

zoom_bee (como não sei o teu nome) mas vale tarde do que nunca. o importante agora é unir esforços e levar este projeto avante. eu já decidi que irei avançar com o projeto: ou contribuindo com os promotores da PT2015 (opção mais correta e que tenciono escolher) ou então sozinho e ver quem que me ajudar neste grande projeto que é a geocoin portuguesa.

A ideia dos pescadores (homenagem?) é lindíssima e merecia mais atenção até porque tem tudo a ver com o formato da coin, gostava muito de ver essa imagem ganhar "vida" de um dos lados da geocoin. A pesca é um dos nossos maiores (o maior?) recursos e de ano para ano é mais desvalorizada.
Acho que a ideia dos pescadores uma boa ideia.

Irei criar 2 votações para a geocoin, sendo certo que o formato da mesma será a SARDINHA.
A partir dessas votações poderemos avançar para o passo seguinte que é o design.
Quanto ás imagens que coloquei no fórum, as mesmas podem ser usadas, de outra forma não as colocaria.
Avatar do Utilizador
teamjorgenses
Small
 
Mensagens: 118
Registado: segunda Oct 28, 2013 12:04

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor acasim » sábado jan 16, 2016 11:47

Fico satisfeito por ver atividade neste tópico. Como é fácil perceber, se o projeto da geocoin Portugal 2015 não avançou (ainda?), não foi porque eu não quisesse, nem por falta de boa vontade dos que até agora expressaram as suas ideias e até propostas. Simplesmente não apareceram propostas suficientemente definitivas com as quais fosse possível avançar -- digamos que nunca se passou da fase das ideias, tendo ficado bastante claro que a ideia de fazer uma geocoin à volta do tema da sardinha foi a que reuniu algum consenso.

A certa altura ainda troquei uns mails com o fsena, que tinha a proposta mais sólida e mostrou boa vontade em tentar fazer um desenho mais finalizado, eu até partilhei com ele ideias que tinha para aproveitar a o desenho da sardinha que o geo-amd aqui sugeriu inicialmente (a autoria da proposta não foi minha, ao contrário do indicado num post anterior que resume as propostas), mas depois nada avançou, claramente porque a motivação não é suficiente (e também, imagino, por falta de tempo -- o fsena tem certamente a vida dele e muito para fazer...). Partilho também abaixo essas ideias que tinha, já que estamos em maré de reanimar o projeto.

Aqui a ideia era redesenhar a sardinha, vincando traços, e deixando espaços (escamas) que poderiam ser preenchidos com cores variadas. O olho poderia ficar um orifício, de modo a que a geocoin pudesse ser pendurada, colocada num porta chaves, ou algo do género.
Imagem

Como a ideia anterior é de difícil concretização (as escamas são espaços muito pequenos e isto is gerar o problema que ocorreu com a geocoin de Portugal com calçada), sugeri que fossem definidas zonas de maiores dimenções, preenchidas com uma cor transparente e deixando ver as escamas em baixo relevo. O desenho mostra uma possível definição dessas zonas.
Imagem

Para o outro lado da geocoin, o que me parecia na altura era exatamente o que o teamjorgenses refere, sobre aproveitar o desenho do fsena com os pescadores, por se enquadrar muito bem em termos temáticos (embora numa perspetiva artística não encaixe lá muito bem com o realismo dos desenhos acima - na minha perspetiva ficaria melhor se os desenhos acima fossem apenas usados para fazer uma face 3D sem cores).

Concordo também inteiramente com o teamjorgenses a respeito da produção: a minha experiência com a geocoinshop.de foi excelente (a geocoin dos 10 anos deste fórum ficou extraordinária - também porque o desenho do geopate assim o permitiu) e o mesmo já não posso dizer dos que produziram a PT2013.

Mas tenho de ser franco quanto às duas propostas concretas acabadas de fazer, que passam por utilizar desenhos já feitos tal como estão. Eu sei que isso seria uma saída fácil e podíamos avançar já imediatamente, mas fico com aquela sensação que tenho quando vejo alunos a irem à Internet copiar conteúdos para meter em trabalhos, de que pouco aprenderam no processo porque não pensaram pela sua própria cabeça. Por outro lado, como não tenho melhor alternativa (que seria a de ter algum designer a fazer um desenho que levasse em conta todas as nossas sugestões e ficasse esteticamente apetecível), sou obrigado a apoiar a sugestão, e nesse caso prefiro a primeira (escolher um subconjunto dos desenhos para levar a votação, usando o desenho dos pescadores feito pelo fsena para o outro lado da geocoin).

Vou seguir o tópico para ver qual o sentimento geral e, se houver concordância, então vão indicando desenhos que vos pareça que devam ir a votação e daqui a uns dias fazemos essa votação. Como os desenhos existem em formato vetorial, daí até termos um blueprint e orçamento para a geocoin final é um pequeno passo.

E obrigado novamente por virem "salvar" esta geocoin.
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor teamjorgenses » sábado jan 16, 2016 12:11

antónio já criei 2 votações. como administrador peço-te se achares por bem alterá-las ou então usá-las e colocar lá as sugestões.

este projeto vai avançar :-)
Avatar do Utilizador
teamjorgenses
Small
 
Mensagens: 118
Registado: segunda Oct 28, 2013 12:04

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor teamjorgenses » segunda jan 18, 2016 15:53

votação neste momento (geocaching-pt, GeoPT e facebook)

Frente
pesca 13
bandeira nacional 2
elétrico 3
CTT 0
nenhuma das anteriores 7

verso
opção 1 0
opção 2 6
opção 3 2
opção 4 9
opção 5 2
opção 6 1
Avatar do Utilizador
teamjorgenses
Small
 
Mensagens: 118
Registado: segunda Oct 28, 2013 12:04

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor teamjorgenses » terça jan 19, 2016 10:55

Votação nos 3 locais

Frente
pesca 21
bandeira nacional 4
elétrico 3
CTT 0
nenhuma das anteriores 9

verso
opção 1 0
opção 2 8
opção 3 2
opção 4 16
opção 5 2
opção 6 2
Avatar do Utilizador
teamjorgenses
Small
 
Mensagens: 118
Registado: segunda Oct 28, 2013 12:04

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor rifkinda » terça jan 19, 2016 11:09

Obrigada pelo esclarecimento num dos tópicos de votação. Também eu estava a achar tudo muito confuso.
Em relação a estarem a haver votos em mais do que um local, como garantes que não há ninguém a votar em mais do que um sítio?
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor teamjorgenses » terça jan 19, 2016 17:06

rifkinda Escreveu:Obrigada pelo esclarecimento num dos tópicos de votação. Também eu estava a achar tudo muito confuso.
Em relação a estarem a haver votos em mais do que um local, como garantes que não há ninguém a votar em mais do que um sítio?


não garanto.
será o somatório dos votos.
se cada pessoa votar, pode votar 3 vezes
Avatar do Utilizador
teamjorgenses
Small
 
Mensagens: 118
Registado: segunda Oct 28, 2013 12:04

Re: Geocoin Portugal 2015 - Propostas

Mensagempor vsergio » terça jan 19, 2016 19:46

Ehehehe


Vsergio no tapatalk
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

AnteriorPróximo

Voltar para Trackables

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 8 visitantes

cron