• Anúncios

Geocoin PT2013

Travelbugs e geocoins

Moderador: Moderadores

Re: Geocoin PT2013

Mensagempor MAntunes » sexta mai 10, 2013 23:04

btrodrigues Escreveu:Quem te manda vires propor a geocoin para um sítio onde há falta de conteúdo, falta de empatia, falta de dinâmica, falta de ideias, falta de energia? Essas características reflectem-se no produto que queres promover.

Sim, era por uma questão de justiça. Por uma questão de alternância. Respeito isso.

Teremos moeda em 2014?

Quando recebi isto no Reader, até pensei que era segunda-feira... 8-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lgass » sábado mai 11, 2013 12:40

desde o ano em que participei bastante ativamente com propostas que tenho uma ideia para uma coin sobre a calçada... nunca a partilhei, pois sempre pensei que iria conseguir desenhá-la de forma a que se percebesse o que eu queria, o que nunca aconteceu...

aqui fica a ideia:

uma coin (preferencialmente quadrada).
espessura maior que o normal
3D.

um desenho simples (cruz ou se conseguirem uma caravela)
cerca de 5 níveis diferentes de 'altura' nas pedras da calçada aleatoriamente colocados (diferenças muito pequenas para dar aquela ideia de que a calçada não é, de facto, direita)
2 ou 3 pedras soltas (aqui está a tricky part da produção). duas ou três pedras poderiam sair do lugar. teriam um iman ou encaixe que as segura no sítio, mas poderiam ser retiradas.

alguém consegue materializar isto em desenho?
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor Kelux » sábado mai 11, 2013 19:58

Sem pretender fazer aqui grandes considerações subjetivas sobre as razões que podem influenciar uma iniciativa deste género, apenas diria que, como em tudo na vida, há que possuir alguns requisitos mínimos para se poder levá-la a bom destino... e isso aplica-se a todos os diferentes estágios, desde a criação, a dinamização, a apresentação de ideias e/ou propostas, a discussão e votação das mesmas, a recolha de potenciais compradores, até à execução do produto final.
Para alguns destes estágios, não basta ter boa vontade. É preciso capacidade, motivação e tempo disponível.

Consciente desta realidade, no momento em que se ponderou lançar este Concurso e fui contatado por um administrador do fórum, senti necessidade de criar as condições que garantissem o seu sucesso.
Debalde, pois o Concurso foi lançado, quando ainda trocávamos emails nesse sentido.

Essa necessidade que senti tem a ver com o facto de atualmente estar também a viver distante de Portugal, pelo que, especialmente na fase final deste Concurso, precisaria de contar com a colaboração empenhada de quem esteja mais perto da comunidade, para a recolha dos pagamentos e distribuição das geocoins aos seus compradores... já que os restantes estágios, não colocariam problemas de maior, após a experiência acumulada de algumas iniciativas idênticas nos anos passados.

Também por estar longe, os meus projetos mais recentes vão no sentido de refletir esta minha nova realidade... nos poucos tempos livres que a incessante busca por trabalho me proporcionam... não é fácil recomeçar do zero, garanto-vos.

Não obstante, posso deixar de novo à reflexão, alguns projetos de Concursos anteriores que continuo a achar válidos, mais não seja, como forma de diversificar o leque de motivos que podem dar origem a uma geocoin portuguesa.

Sugiro que quem concorreu em concursos anteriores faça o mesmo.

MAPA DE PORTUGAL
(anteriormente sugerida no Concurso 2008)

Imagem

MAPA DE PORTUGAL
(anteriormente sugerida no Concurso 2011)

Imagem

TORRE DE BELÉM
(anteriormente sugerida no Concurso 2008)

Imagem

NUNO ÁLVARES PEREIRA
(anteriormente sugerida no Concurso 2010)

Imagem

SOL DE PORTUGAL
(anteriormente sugerida no Concurso 2010)

Imagem
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado mai 11, 2013 22:24

Não conhecia estes desenhos... gosto muito, muito, do segundo mapa!
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor inessanto » sábado mai 11, 2013 22:28

Adorei o segundo mapa e o sol de Portugal :clap:
Sometimes the best geocaches are not about finding a container. 
They're about finding people, who share your love for geocaching.
inessanto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 19:40

Mensagempor mtrevas » segunda mai 13, 2013 09:21

Devido à grande ausência de apresentação de desenhos que materializam novas ideias para a Geocoin PT2013, foram ajustadas as datas para as várias fases do projecto.
Desta forma a primeira fase decorrerá até ao próximo dia 19 de Maio.
Finda esta data, esperamos ter muitas contribuições.
Julgo que está na hora dos moderadores do fórum darem também eles maior destaque a esta iniciativa, pois seguramente que têm ferramentas para o fazer. Toda a ajuda é bem vinda!

Vamos lá fazer um último esforço.
Imagem
mtrevas
Large

Registado: terça fev 27, 2007 15:09

Mensagempor rifkinda » segunda mai 13, 2013 10:04

rifkinda Escreveu:E fica outra sugestão... porque é que não se vota um tema para a geocoin (em vez de se votar já o desenho)? Já há várias ideias dadas para temas e depois de estar escolhido um tema, talvez seja mais fácil pedir a alguém que está habituado a desenhar geocoins, para fazer um desenho.

Equacionaste a minha sugestão?
Acho que já há muitos temas sugeridos e acho que se queres que até dia 19 de Maio sejam discutidas ideias, talvez seja melhor fazer um resumo dos temas já sugeridos, para a informação estar mais organizada e todos poderem opinar qual o tema que acham melhor.
Como já referi, nem toda a gente tem jeito para o desenho e por isso até podem estar a propôr temas válidos, mas nunca poderem expor um desenho final na 2ª fase que indicas no primeiro post, precisamente pela falta de jeito para desenhar.
Considerando a falta de artistas para o desenho, talvez fosse boa ideia reformular as fases de execução da moeda (para: propor tema, votar tema, convidar um ou mais desenhadores para concretizar o tema, desenho geocoin, ... ).

Em relação ao que dizem sobre os moderadores darem mais destaque à iniciativa... gostaria de perceber melhor a que é que te referes. Este tópico já está em lugar de destaque na secção dos trackables e ainda ontem vi o assunto de novo abordado no facebook do site. Como é que achas que poderíamos dar mais destaque à iniciativa?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor fsena » segunda mai 13, 2013 11:34

Quando começei a ler o tópico, das primeiras ideias que tive foi praticamente a mesma que o Luis (lgass) teve. Acho que seria um bom ponto de partida para alguma coisa. Mas depois de fazer uns testes aqui com vectorial, não fiquei minimamente satisfeito com o resultado :?

O que faz a calçada portuguesa uma coisa especial é muito mais que os desenhos ou a arte que se faz com esta. O encanto está na forma de trabalhar a pedra, uma forma orgânica e quase a fazer lembrar puzzles.. E isso é bastante difícil de replicar graficamente (iria exigir horas a fazer um padrão decente).

No entanto, cheguei a isto como sketch inicial:

Imagem

Fraquinho, I know... Como não fiquei satisfeito, nem sequer passei ao verso deste croqui e pensei noutras alternativas. Pesquisei um bocado e cheguei à conclusão que o que nos reflecte mais é.. a nossa bandeira (Again, I know, cliché)...

Então comecei a brincar com esta.. Andei às voltas numa moeda, a brincar com as cores da bandeira, transparências (o translucido está na moda agora, nas GC's :roll: ) até que optei por uma abordagem Steve Jobs - menos é mais! Com isto, pensei o que realmente seria diferente de tudo o que há por aí (em termos de geocoins, algo que fizesse a comunidade exaltar um bocado, e querer ter uma moeda diferente), mas identificasse Portugal. Assim, cheguei a este conceito..

Imagem

A nossa esfera armilar :) A ideia seria ter esta esfera mesmo... Em vez de uma moeda plana. Agora, nem sequer sei se é fazível, quanto mais se vale o custo de produção! Foi só mesmo uma "diarreira" mental... :)

Pensei também numa moeda tradicional, com alguns padrões, e com esta esfera ao centro, colocada num spinner, onde se pudesse rodar e interagir com a esfera.

Fica mais um par de ideias! ;)
fsena
Micro

Registado: terça dez 20, 2011 19:17

Mensagempor David Santos 87 » segunda mai 13, 2013 11:44

Imagem

eu acho que é um bom ponto de partida, sei que daria muito trabalho mas sei que ficaria mesmo bestial nas partes de detalhe "usar" pedras mais pequenas e com formas iregulares que é o que os calceteiros fazem para "desenhar" na calçada.

continuo a achar um tema muito bom o da calçada.

e estas cores estão no ponto :clap:
Editado pela última vez por David Santos 87 em terça mai 14, 2013 11:42, num total de 1 vez.
David Santos 87
Regular

Registado: segunda abr 04, 2011 18:02

Mensagempor David Santos 87 » segunda mai 13, 2013 11:49

filipe nao te queres aventurar nuns esboços sobre louça de barro portuguesa?

existe um sem fim de padrões.
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
David Santos 87
Regular

Mensagempor rifkinda » segunda mai 13, 2013 12:37

David Santos 87 Escreveu:
eu acho que é um bom ponto de partida, sei que daria muito trabalho mas sei que ficaria mesmo bestial nas partes de detalhe "usar" pedras mais pequenas e com formas iregulares que é o que os calceteiros fazem para "desenhar" na calçada.

Suponho que te estejas a referir a algo como o que fizemos com um TB que tivemos a participar na Buga? 1ª corrida de travelbugs Geocaching@PT - Homenagem à Calçada Portuguesa. O objecto anexo à chapa foi totalmente feito manualmente por nós, inspirados na calçada portuguesa e no astrolábio do geocaching-pt.net. A parte colorida foi pintada em quadrados de porcelana, inseridos posteriormente em massa FIMO e com aspecto também de calçada.
Agradeço que a imagem do nosso TB seja usada só como inspiração, para poderem melhorar o aspecto referido pelo David Santos 87 e não como uma sugestão de desenho para uma geocoin, já que não é nossa pretensão que o nosso TB passe a ter uma geocoin "gémea".
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lynxpardinus » segunda mai 13, 2013 13:35

Rita, concordo com o Miguel - os timings estão afinados de uma maneira, portanto, é altura de que toda a gente que queira participar, comece a expor as ideias como desenhos. Mostra comprometimento com o projecto e só assim é que o processo pode andar para a frente conforme planeado. E é óptimo ver os últimos posts e perceber que as ideias começam a surgir!

Miguel, temos dado exposição regular a este processo nas nossas redes sociais, onde atingimos um total de 870 users (uma fatia será duplicada, mas nunca serão menos de 400 utilizadores únicos) por comunicação. Vamos continuar a fazê-lo, pela importância do tema, mas, se tiveres alguma coisa específica em mente, não hesites em me fazer chegar uma mensagem.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor David Santos 87 » segunda mai 13, 2013 14:14

rifkinda Escreveu:
David Santos 87 Escreveu:

Suponho que te estejas a referir a algo como o que fizemos com um TB que tivemos a participar na Buga? 1ª corrida de travelbugs Geocaching@PT - Homenagem à Calçada Portuguesa. O objecto anexo à chapa foi totalmente feito manualmente por nós, inspirados na calçada portuguesa e no astrolábio do geocaching-pt.net. A parte colorida foi pintada em quadrados de porcelana, inseridos posteriormente em massa FIMO e com aspecto também de calçada.
Agradeço que a imagem do nosso TB seja usada só como inspiração, para poderem melhorar o aspecto referido pelo David Santos 87 e não como uma sugestão de desenho para uma geocoin, já que não é nossa pretensão que o nosso TB passe a ter uma geocoin "gémea".

penso que o nivel de irregularidade no vosso tb está excessivo.

mas referiame a pormenores assim do genero, em que se nota a distinção da forma das pedras de uma cor para a outra da calçada:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

metendo mais irregularidade nos "desenhos" e estando o resto mais ou menos direitinho mas não tanto como esta agora.

filipe se calhar o truque e começar a desenhar do centro para fora ;))
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
David Santos 87
Regular

Mensagempor mtrevas » segunda mai 13, 2013 18:50

fsena Escreveu:Então comecei a brincar com esta.. Andei às voltas numa moeda, a brincar com as cores da bandeira, transparências (o translucido está na moda agora, nas GC's :roll: ) até que optei por uma abordagem Steve Jobs - menos é mais! Com isto, pensei o que realmente seria diferente de tudo o que há por aí (em termos de geocoins, algo que fizesse a comunidade exaltar um bocado, e querer ter uma moeda diferente), mas identificasse Portugal. Assim, cheguei a este conceito..

Imagem

A nossa esfera armilar :) A ideia seria ter esta esfera mesmo... Em vez de uma moeda plana. Agora, nem sequer sei se é fazível, quanto mais se vale o custo de produção! Foi só mesmo uma "diarreira" mental... :)

Pensei também numa moeda tradicional, com alguns padrões, e com esta esfera ao centro, colocada num spinner, onde se pudesse rodar e interagir com a esfera.

Fica mais um par de ideias! ;)

Não queres desenvolver melhor esta ideia, tentar um efeito 3D. Foi até agora a ideia que mais gostei pela sua originalidade.
Podes pedir que te ajudem a materializar o conceito em 3D, seguramente que existirá alguém por aqui com jeito e vontade para tal.
Imagem
mtrevas
Large

Registado: terça fev 27, 2007 15:09

Mensagempor Lusitana Paixão » segunda mai 13, 2013 18:51

Em conjunto com o Miguel [Skull the Skeeper] desenvolvemos uma ideia e aqui fica o resultado.
É uma proposta despreteciosa, mas todas as sugestões de melhoria são bem-vindas.
Obrigada
Anexos
PT 2013 geocoin 21 01.jpg
PT 2013 geocoin 21 01.jpg (72.6 KiB) Visualizado 5952 vezes
Imagem
Lusitana Paixão
Micro

Registado: segunda jan 14, 2008 14:07

AnteriorPróximo

Voltar para Trackables

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes