• Anúncios

Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Moderador: Moderadores

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor lynxpardinus » sábado fev 19, 2011 11:47

Pessoalmente, penso que a sugestão da identificação / separação dos logs por número de linhas é uma boa ideia. Não sei se encaixará na disponibilidade de tempo actual do duende que trata disso.

A segunda sugestão (a de que o primeiro concurso deveria contemplar todos os logs feitos até ao momento) já não concordo tanto (mas isto é só a minha opinião pessoal). E isto por duas razões:
- de ordem prática - estamos a falar de centenas de milhares (ou mesmo milhões) de logs. Penso que seria uma tarefa gigantesca. Claro que ninguém teria que ir ver todos os logs (é algo assumido à partida), mas, mesmo assim, acho que a probabilidade de estarmos a ignorar milhares de bons logs seria demasiado grande;
- um dos objectivos desta iniciativa é incentivar a que se escrevam bons logs, ou seja, um incentivo a dar forma ao futuro, um olhar para a frente. Ou seja, se avançássemos agora, anunciávamos o concurso em Fevereiro, para que os geocachers tivessem um incentivo extra para escrever bons logs em Março.

Mais uma vez, isto é só a minha opinião pessoal.

Entretanto, e colocando em cima da mesa mais umas questões, estou a preparar um esboço de regras (baseadas no concurso geo-fotográfico - desculpa o "steal with pride", Acasim...) e estou com duas dúvidas:
- só seriam elegíveis caches situadas em território português, como tal identificado pelo provedor de serviço - isto deixa de fora, por exemplo, a "Ruta de los Tuneles". Faz sentido ou devemos alterar para incluirmos também caches que tenham pelo menos um dos pontos iniciais / intermédios / finais em território português?;
- devemos aceitar logs só no geocaching.com ou também noutros provedores do serviço de geocaching?

Quais as vossas opiniões sobre estas quatro questões (juntando as minhas dúvidas às sugestões do geo-amd)?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor MightyReek » sábado fev 19, 2011 15:34

:arrow: Ruta de los tuneles? O ponto físico inicial é em Portugal, foi escondida por geocachers portugueses... Parece-me isso sim, uma cache portuguesa à conquista de Espanha :twisted: Não sei quantos exemplos haverá como essa cache, mas acho que podem ser analisados um a um à medida que apareçam. Nesta em concreto voto para que conte.

:arrow: Geocaching.com ou outros servidores... Não sei, penso que mal não faz. Por agora nem sei se a amostra de outros servidores de geocaching é significativa, mas até parece ser uma oportunidade para as pessoas conhecerem outros modelos de geocaching além do da Groundspeak.

:arrow: Quanto à janela temporal, há que preparar as coisas minimamente e depois avançar.
Para os registos anteriores ao concurso podia arranjar-se uma formula diferente para os tratar. Por exemplo: Em Março podiam submeter-se registos de Março de todos os anos ou qualquer maluquice do género, noutra votação em separado.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor MAntunes » domingo fev 20, 2011 00:07

lynxpardinus Escreveu:...
- um dos objectivos desta iniciativa é incentivar a que se escrevam bons logs, ou seja, um incentivo a dar forma ao futuro, um olhar para a frente. Ou seja, se avançássemos agora, anunciávamos o concurso em Fevereiro, para que os geocachers tivessem um incentivo extra para escrever bons logs em Março.
...

MightyReek Escreveu: :arrow: Quanto à janela temporal, há que preparar as coisas minimamente e depois avançar.
Para os registos anteriores ao concurso podia arranjar-se uma formula diferente para os tratar. Por exemplo: Em Março podiam submeter-se registos de Março de todos os anos ou qualquer maluquice do género, noutra votação em separado.


Gosto do conceito de se olhar em frente e incentivar a qualidade dos logs futuros. O que está para trás foi bom mas já é história e já foi, mais ou menos, distinguido no seu tempo.

lynxpardinus Escreveu:- só seriam elegíveis caches situadas em território português, como tal identificado pelo provedor de serviço - isto deixa de fora, por exemplo, a "Ruta de los Tuneles". Faz sentido ou devemos alterar para incluirmos também caches que tenham pelo menos um dos pontos iniciais / intermédios / finais em território português?;

MightyReek Escreveu::arrow: Ruta de los tuneles? O ponto físico inicial é em Portugal, foi escondida por geocachers portugueses... Parece-me isso sim, uma cache portuguesa à conquista de Espanha :twisted: Não sei quantos exemplos haverá como essa cache, mas acho que podem ser analisados um a um à medida que apareçam. Nesta em concreto voto para que conte.


A 'Ruta" começa, e está listada, em Portugal.
Existe uma outra cache minha nessas condições, a "Os Calvários" que tem 2 pontos em Portugal e 2 em Espanha mas está listada em Portugal. E também já tive a "A Salto" nestas condições, agora está só em Portugal.
Talvez haja mais caches nas circunstâncias de se desenvolverem além fronteiras mas eu, se se entender restringir o concurso a logs em caches Portuguesas, considerava o país em que a cache está listada, independentemente de acabar ou ter pontos em Espanha.

Mas eu até nem faria muita questão nessa restrição. Que tal fazer como nas fotos, considerar caches de portugueses, sejam em Portugal ou no estrangeiro?

lynxpardinus Escreveu:- devemos aceitar logs só no geocaching.com ou também noutros provedores do serviço de geocaching?

MightyReek Escreveu: :arrow: Geocaching.com ou outros servidores... Não sei, penso que mal não faz. Por agora nem sei se a amostra de outros servidores de geocaching é significativa, mas até parece ser uma oportunidade para as pessoas conhecerem outros modelos de geocaching além do da Groundspeak.

Bom ponto. Geocaching não é só GroundSpeak, embora seja maioritariamente nesse site que se desenrola. Todos.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor MAntunes » domingo fev 20, 2011 07:43

Ainda sobre o âmbito geográfico das caches em que se considerem os logs (só as colocadas em Portugal ou todas as colocadas por portugueses independentemente do país), eu acrescento também a sugestão de se considerarem todos os logs feitos por portugueses, tal como se faz no concurso geofotográfico;
* São elegíveis para concurso "Qualquer foto de qualquer log desde que o geocacher seja tuga, ou desde que a cache seja tuga" (era só retirar "foto de").

Assim, poder-se-ia evidenciar uma pérola das caraíbas como esta. ;-)

Como a inscrição é manual e de iniciativa individual de quem encontre um log de um português, o único trabalho que haveria a fazer por parte da condução do concurso, além de evitar duplicações o que convém ser feito de forma auto-magica, seria o de verificar se a data do log estava dentro do prazo da actual edição do concurso.

Com esta abertura geográfica, estamos a tentar promover a qualidade dos logs de portugueses, independentemente do local onde o façam e, ao 'colar-mos' as regras do concurso de logs ao concurso de fotos, facilitamos a apreensão das mesmas e evitamos a confusão entre versões de regras - tipo, o prazo para este concurso era ..... ou este prazo é do outro concurso? posso meter logs das minhas viagens à patagónia neste concurso ou era só no outro que se podia?...
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor lynxpardinus » domingo fev 20, 2011 10:15

Obrigado pelo elogio. Estou a ver se preparo um artigo para a página inicial, baseado no log. Vamos ver como fica e quando sai.

Entretanto, estou também a preparar um esboço de regulamento para este concurso (já aqui o tinha dito) - a ver se vem para discussão esta noite.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor rifkinda » domingo fev 20, 2011 12:57

Estou a gostar muito de ver os foristas entusiasmados com este novo concurso.
Como alguém já disse, acho que é de se manter regras e prazos iguais ao do concurso fotográfico, para não gerar mais confusão.

Obrigada, lynx por estares a elaborar um texto para as regras.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor lynxpardinus » segunda fev 21, 2011 10:56

Um bocadinho atrasado face à promessa inicial mas, este é o meu esboço para o concurso de melhores logs:

Regras

* Cada geocacher/equipa pode identificar um máximo de 3 logs (que tenham sido escritos por si ou por outro geocacher)
* Em caso de submissão de um log de um outro geocacher, ficará salvaguardada a possibilidade de retirada desse log do concurso, se o geocacher em questão manifestar o desejo de não participação do log em causa, através de mail para um dos administradores do forum ou para Ricardo Silva / Lynxpardinus.
* São elegíveis para concurso logs efectuados numa cache situada em território português (identificada como tal nos sites provedores de serviço (geocaching.com, opencaching.com, navicache.com ou outro) ou numa cache em qualquer local do Mundo, desde que efectuado por um geocacher português.
* Os logs têm de ter a data do mês do concurso.
* Os logs devem ser escolhidos aplicando regras de bom senso, no respeito por todos e pela natureza do hobby a que este site está ligado.
* Os logs são submetidos pelos participantes através de um post neste tópico, fornecendo links para os logs em questão.
* A selecção e verificação da elegibilidade dos logs (nomeadamente o seu alinhamento com as regras do concurso e a verificação da sua não duplicação face a outros logs a concurso nesse mês) será feita pela organização do concurso (de momento, a cargo de Ricardo Silva, com o apoio de consultas aos outros Admins)
* O período de inscrição termina dia 10, às 24h.
* Será então aberta uma votação com os links dos logs admitidos a concurso, que decorrerá até dia 20.
* O log que tiver recebido mais votos será considerado vencedor.
* Em caso de empate de votos, os dois ou mais logs que estiverem empatados serão declarados vencedores.
* Não existirá prémio específico para o vencedor destes concursos
* A submissão de logs a concurso significa a aceitação destas regras.

Como devem ter verificado, é muito semelhante ao regulamento do geo-concurso fotográfico. Digam de vossa justiça, para incorporar o vosso feedback.

Se assim o quiserem, poderíamos, no primeiro mês, ter dois concursos a funcionar em simultâneo - um 'regular / normal' e outro relativo a logs passados, acomodando assim a ideia de um concurso que abrangesse os bons logs escritos até ao momento. Fica à vossa consideração.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor rifkinda » segunda fev 21, 2011 11:13

Obrigada, Ricardo.

Faltou-te referir quando começam as inscrições de logs a concurso (dia 1 de cada mês, presumo).
Penso que será melhor só aceitar log publicados em www.geocaching.com e não noutros sites, já que o nosso site, só tem no latest logs, os logs referentes ao geocaching.com, e mesmo no site das geostats, por acordo com a groundspeak, só podemos apresentar stats referentes ao site deles. Acho preferível não levantar problemas, envolvendo neste concurso, logs de outros sites.

Acho que não vale a pena haver um concurso extra com logs até agora, de qualquer ano.
Acho que basta um concurso normal, com logs do mês anterior.

Em que é que o duende, informaticamente, pode ajudar? Já vi aqui a sugestão de dividir o latest, em vários, por tamanhos de logs, mas nem sempre os maiores logs, correspondem a melhores logs. Estaríamos assim, provavelmente, a discriminar logs bons, apesar de curtos.

Obrigado por te voluntariares para "dirigir" estes concursos!

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor MAntunes » segunda fev 21, 2011 11:30

A minha opinião:

- Concordo com a maioria das regras propostas, excepto a de se incluir logs passados.

- Discordo de se fazer uma ligação 'oficial' entre os latest logs e o concurso. Percebo que exista um compromisso com a GroundSpeak de só se incluírem lá os logs no site deles mas o latest logs são apenas um auxiliar para quem queira procurar logs para ler e possivelmente destacar, submetendo-os a este concurso.
Não deverá haver qualquer ligação oficial do concurso com a GroundSpeak e todos os logs de todos os sites de geocaching estarão em condições de aparecerem no concurso bastando, para tal, que tenham sido feitos por um português, e tenham sido submetidos.
Se aceitarmos a exclusão de outros sites de geocaching do concurso de logs por causa da imposição da GroundSpeak para as GeoStats usarem os dados deles, então ...significa não podemos falar de outros sites de geocaching nestes foruns?!

- A ajuda que o duende pode dar é na tal divisão dos latest logs em escalões de quantidade de linhas, como foi pedido, e na detecção, o mais automática possível, de duplicações de logs submetidos a concurso.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor geo-amd » segunda fev 21, 2011 11:41

Parece-me bem, com as ressalvas da rifkinda.

Também não me parece que o concurso dos logs passados faça falta. Dois concursos paralelos iria criar confusão. Quando falei no assunto, estava a tentar contribuir com o máximo de ideias que me vinham à cabeça, em estilo brainstorm, sem ter pensado muito nelas.

É boa, essa ideia do regulamento permitir a um autor retirar um log, mesmo sendo os logs públicos. Provavelmente essa situação nunca ocorrerá, mas é uma manifestação, quase simbólica, de respeito pelo autor.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor hfilipe » segunda fev 21, 2011 11:46

Como se tratam de logs escritos e não de fotos, em que línguas serão os logs aceites? A grande maioria dos logs estarão certamente em português ou em inglês quando em caches no estrangeiro, mas já vi logs em castelhano em caches espanholas e decerto haverá alguns em francês (lembro-me por exemplo da portukeil) ou noutras línguas.
Acho que deve ficar já assente quais as línguas permitidas. A meu ver ou se permite só Português e Inglês, ou então permitem-se todas.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor rifkinda » segunda fev 21, 2011 11:54

Convém também referir, que para podermos separar o latest em vários, por tamanho de logs, e estar visível para todos, vamos precisar da autorização da groundspeak (de acordo com os termos do acordo escrito que temos com eles) e que essa autorização às vezes tarda a chegar.

Aliás, é à conta, dessa autorização às vezes tardia, que várias vezes, até temos já novas stats feitas (nomeadamente as recentes stats das caches favoritadas) e tivemos de estar num compasso de espera à espera da autorização.

Infelizmente, ao contrário do que o MAntunes diz, a groundspeak pode mesmo levantar-nos problemas se usarmos logs de outros sites, a par dos deles, para este concurso.
Aliás, já propusemos à groundspeak termos também uma stat (a par da dos favoritos) com os votos do gcvote, e esta foi-nos negada.

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor MAntunes » segunda fev 21, 2011 12:23

rifkinda Escreveu:...

Infelizmente, ao contrário do que o MAntunes diz, a groundspeak pode mesmo levantar-nos problemas se usarmos logs de outros sites, a par dos deles, para este concurso.
Aliás, já propusemos à groundspeak termos também uma stat (a par da dos favoritos) com os votos do gcvote, e esta foi-nos negada.

Rifkinda


[off-topic]

:shock:

É muito mau... não fazia ideia de tais imposições.
Vou pensar no que farei.

Manuel Antunes

[/off-topic
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor geo-amd » segunda fev 21, 2011 12:58

MAntunes Escreveu: :shock:

Apesar de haver algumas restrições no uso dos dados, na minha opinião o balanço geral é muito, muito positivo. Por exemplo, sem a autorização deles não haveria GeoStats.

Felizmente que, para fazer o concurso de logs de base, nem sequer é preciso autorização, pois criar links para os logs originais é sempre legítimo. Ou será que estou enganado?

EDIT: Corrigi frases incompletas.
Editado pela última vez por geo-amd em segunda fev 21, 2011 13:08, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Faz sentido um concurso mensal de melhores logs?

Mensagempor rifkinda » segunda fev 21, 2011 13:04

Em relação às línguas permitidas, acho que devem ser aceites todas as línguas.
Mas claro que se alguém submeter a votação um log em alemão, os votos nesse log, estarão provavelmente restritos a quem souber alemão e os conseguir ler... por isso, acho que logs em outras línguas sem ser português e inglês, estarão automaticamente desfavorecidos na votação, mas não devemos impedir que sejam sujeitos a votação.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos de melhores logs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron