• Anúncios

Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Moderador: Moderadores

Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor acasim » quinta dez 23, 2010 00:04

Na sequência das sugestões que foram recolhidas aqui, abro este tópico para acolher sugestões de temas que apelem a aspectos técnicos da fotografia, ou outros temas que até podem ser discutidos aqui para inclusão na bolsa.

Para iniciar, aproveitei algumas das sugestões que coloco desde já numa lista, que pode ir crescendo, e da qual se pode escolher o próximo tema a ser usado no concurso temático.

Bolsa de temas:

1- macro
2- foto-montagem
3- imagens tratadas
4- selecção manual de velocidade
5- exploração da profundidade de campo
6- ???

Força, mandem mais sugestões. Devemos usar um destes temas já para as fotos do concurso de Janeiro!

Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor ViperUnderground » quinta dez 23, 2010 11:52

Nem toda a gente tem o conhecimento / hábito de "praticar" a parte técnica das suas maquinas!
Penso que, para começar, os 3 primeiros pontos são bem vindos já em Janeiro! :D

Profundidade de campo? É para ir para o campo, fazer um buraco no chão e tirar uma foto?? :D [:D]
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor geo-amd » quinta dez 23, 2010 11:58

Disto eu não percebo nada, mas se alguém explicar devagarinho, um assunto em cada mês, eu tentarei aprender.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor alieri » quinta dez 23, 2010 12:09

Concordo com o geo-amd.
Estou a pensar que um tema devia ser escolhido com uma breve explicação (técnica?) do que se trata.

Por exemplo, sobre o tema 4 - selecção manual da velocidade, podia apresentar-se uma foto destas:

http://www.freefoto.com/images/21/17/21 ... ht_web.jpg (não é muito bonita, mas foi a primeira que encontrei)
ou destas http://photos3.meetupstatic.com/photos/ ... 17626.jpeg
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor geo-amd » quinta dez 23, 2010 12:28

A minha máquina é uma modesta Canon PS A590, mas tem controlo manual de "shutter speed" e outras coisas do género que nunca experimentei. Tenho é de arranjar um mini tripé.

PS - Boas festas a todos. Vou estar com acesso muito limitado à Net durante uma semana.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2280
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor MAntunes » quinta dez 23, 2010 12:49

Uma das vantagens que vislumbro nesta nova edição do concurso geofotográfico temático é a de levar o pessoal a investir um pouco mais nos seus conhecimentos e tentar fazer algo mais de técnico. Assim, passará a explorar melhor a máquina e ...algumas vezes rir-se-á do seu próprio trabalho mas o processo de tentativa e erro irá dar frutos (aka pathtags :D )

Adiciono aqui umas explicações sobre alguns temas técnicos (há imensos recursos na net, nos manuais das máquinas ...e até na secção de fotografia destes foruns existem alguns tópicos a versarem o assunto)

Curso online de fotografia (da Kodak)

Nota: algumas técnicas são iguais seja para a máquina clássica ou para a digital. Após apreenderem os conceitos, vejam nos manuais das vossas máquinas a forma específica de os aplicar.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor Silvana » quinta dez 23, 2010 14:13

Acho uma excelente ideia :idea: a de fazer uma breve introdução explicativa ao aspecto técnico seleccionado.
Para simples principiantes como eu, esta sugestão é extremamente atractiva. Aliás, é sempre gratificante poder aprender algo de novo com quem sabe um pouco mais. :-D
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor acasim » quinta dez 23, 2010 19:46

Concordo plenamente com a ideia de ser dada uma introdução ao tema! E acho que isso pode ser feito de forma colaborativa, ou seja, sabendo-se qual o tema para o próximo mês, seria aberto um tópico com esse anúncio, para o qual se pediria a todos que colaborassem, com explicações e exemplos em texto e imagem. O que acham?

E relativamente ao tema já para Janeiro?

Eu arranjaria mais 4 temas (para ter uma lista com 10), e escolheria um ao acaso, conforme a terminação da Lotaria do Natal. Querem dar mais algumas sugestões? Eu posso avançar com uma, ou melhor duas: longas exposições (>1 seg), utilização de flash.

Obrigado pelo feedback!
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor MAntunes » quinta dez 23, 2010 20:33

Eu sugiro que se mantenha a logística o mais simples possível.

Assim, continua-se a convidar o vencedor da edição anterior (n-1) para escolher o tema para o mês seguinte (n+1). E seria tópico de escolha do tema que se dissertaria sobre as métodos e sugestões de aplicação da técnica sugerida. Não criaria mais tópicos. Nem usaria qualquer algoritmo numérico para escolha do tema. Temos uma bolsa de temas técnicos que o proponente poderá usar ou não para as suas sugestões e prontos. Convém não tornar mais complicado aquilo que se concordou em simplificar. ;-)

Deste modo, para Janeiro, proponho que se convide o vencedor da edição de Novembro para escolher o tema e comecemos a opinar sobre as diversas formas de aplicar a técnica que ele sugerir de modo a conseguirmos excelente fotos em Janeiro. :-)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor acasim » quinta dez 23, 2010 21:54

Pois, pode ser assim como sugere o MAntunes. De facto é verdade que os vencedores rapidamente sugerem um tema, por isso só em casos excepcionais é que convém ter uma bolsa à qual se possa recorrer, caso não haja proposta. E se o vencedor quiser usar um dos temas da bolsa, tudo bem :-)

(lá tenho de me resignar a não usar os números da lotaria...;-) Já estava a pensar nas estatísticas que se iam fazer da frequência com que cada número sai, etc , eheheh)

Seja como for, continua a fazer sentido ter uma bolsa de temas, por isso estão à vontade para sugerir.

Assim, simplificando, vou abrir o tópico onde é sugerido o tema, e onde serão dadas as dicas técnicas para esse tema. E vou convidar o geo-amd, que foi o vencedor da última edição, a propor o tema.

Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor Sagitario » quinta dez 23, 2010 23:32

acasim Escreveu:Pois, ...
Seja como for, continua a fazer sentido ter uma bolsa de temas, por isso estão à vontade para sugerir.


Ora se faz sentido... lembrei-me destes todos...

6- Nocturnos
7- Contra-luz
8- Luz de recorte
9- Iluminação directa
10- Iluminação indirecta
11- Retrato
12- Congelamentos
13- Arrastamentos
14- Braketing
15- HDR
16- Com Flash
17- Com Flash à 1ª cortina
18- Com Flash à 2ª cortina
19- Com Flash de preenchimento
20- Interiores
21- Panorâmicas
22- Arquitectónicas
23- Reflexos
24- Picadas
25- Contra-picadas
26- P/B
27- Zoom-In
28- Zoom-Out
...
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor JCX_team » sexta dez 24, 2010 14:01

Acho uma excelente ideia. Penso que assim se pode aproveitar para utilizar a máquina fotográfica para além do modo "Auto".
Aproveito é para pedir a quem tenha mais informação sobre o assunto para o disponibilizar a quem pretenda (eu sou um dos que gostaria de saber um pouco mais sobre fotografia).

Obrigado
Imagem
Imagem

Pedro José......forever
Aurora Isabel......
JCX_team
Regular
 
Mensagens: 311
Registado: segunda mar 24, 2008 13:53
Localização: Coimbra

Re: Foto Concurso temático - Bolsa de temas técnicos

Mensagempor patinhofeio » terça fev 14, 2012 23:05

Boas.
Com este tópico já aprendi algo. A cena do flash à 1ª ou 2ª cortina. :D
Acho que já vi algo disso nas configurações da máquina, mas como não costumo tirar fotos no quarto, deixei de lado as cortinas :lol: :lol:
Sobre algumas noções de fotografia básicas, eu assisti um curso online grátis em vídeo. Apesar de ser em espanhol, percebe-se bem e mostra bons detalhes técnicos de algumas técnicas de fotografar. Caso queiram, procurem no youtube por jmandrad. Está em diversos capítulos conforme os temas.
Fica a dica para quem queira deixar de usar apenas o automático das máquinas. :D

PS: Se entretanto decidirem o tema de Dezembro avisem. Lá por essa altura já devo estar capaz de enviar umas amostras de fotos :lol: :lol:
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria


Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes