Página 1 de 1

FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

MensagemEnviado: sexta ago 21, 2009 13:00
por acasim
Acabou a votação sobre a foto temática do mês de Julho/2009, subordinada ao tema: Alegria

Agradecimentos, parabéns, vaias, assobios, comentários, etc.... estejam à vontade, neste tópico.

Discussões genéricas sobre o concurso e sugestões para o futuro do mesmo, no tópico específico, sff.

Um muito obrigado a todos que votaram!

Re: FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

MensagemEnviado: sexta ago 21, 2009 15:35
por Lima_Paço
Correndo (devagarinho) o riscum de me repetiri:

Parabêns compadriiiiii! :clap:


:D :D :D


Agora vê lá o tema que escolhes a seguir. ;))

Re: FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

MensagemEnviado: sexta ago 21, 2009 22:54
por salprata
Outra vez o mesmo

:lol:

Parabens amigo

:clap:
agora escolhe lá um tema de jeito, pra gente fotografar

[;)]

Re: FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

MensagemEnviado: domingo ago 23, 2009 20:46
por ajsa
Eu não tenho a certeza, mas julgo que é neste tópico que devo inscrever o tema escolhido para Setembro.
Se não for, por favor, sintam-se à vontade de mover esta resposta para o local adequado. :)


Bom, para o próximo mês, o tema escolhido é certamente o tema mais fotografado por qualquer pessoa principalmente os amadores de fotografia uma vez que os profissionais “têm a mania” que não gostam do assunto. hehehe

Em Setembro tirem grandes fotografias ao crepúsculo e arredores, ou seja, venham daí grandes chapas do nascer e do pôr-do-sol ou grandes céus em chamas.

Tomo a liberdade de partilhar convosco alguns truques que fui obtendo ao longo da minha pouca experiencia em fotografia sobre qual a melhor forma de fotografarem o nascer e o pôr-do-sol.

Fotografar o nascer do sol é mais ou menos como fotografar o pôr-do-sol que falarei mais a baixo, mas que exige uma técnica adicional; levantarem-se cedo. É fundamental levantarem-se cedo.

Agora para o pôr-do-sol a coisa já se torna mais simples e como Setembro começa a ter dias mais curtos, é mais fácil apanhar um fantástico pôr-do-sol antes do jantar que nos outros meses do verão.

Não existem grandes configurações a fazer para uma excelente fotografia deste tema, basta tomar em atenção alguns aspectos, ter um pouco de paciência, por vezes 30 segundos fazem a enorme diferença, analisar todos os pormenores do enquadramento e carregar no momento certo mas, de todas, a questão mais importante é:
Nunca, jamais, em vez alguma olhem para o sol directamente. Mesmo no pôr-do-sol, olhar fixamente para esta fonte de luz pode provocar danos graves irreversíveis nos olhos. Por favor, tenham sempre esta questão em mente, nada, mas mesmo nada tem o valor dos vossos olhos.

Se tiverem uma máquina compacta, o maior problema que poderão ter é exactamente enganar a fotometria do equipamento. As máquinas possuem dispositivos que medem a luz da composição e agem de acordo com os dados obtidos. Como não permitem intervenção manual, a forma mais eficaz de contornar o problema é de centrar o assunto numas das zonas periféricas ao sol, mais sobranceiras, premir o botão do obturador até meio caminho de forma a medir a luz nesse local e, sem largar o botão, deslocar a máquina para o enquadramento desejado e truca, aí vem uma foto vencedora!
Tirem várias, muitas fotos, não têm necessidade de revelação e no meio de muitas com toda a certeza que ganham uma forte concorrente. Nunca esqueçam que a melhor fotografia é a processada completamente pela máquina. Tratamentos adicionais com software apenas vão “inventar” cores e composições do seu original. O software faz coisas engraçadas, mas não faz milagres.

Se na foto quiserem colocar alguém, por amor de deus, nunca deixem que a linha do horizonte decapite o vosso modelo e tomem sempre atenção que numa composição junto ao mar, a linha do oceano é horizontal, não cai nem para a esquerda, nem para a direita.

Já nas máquinas com maiores capacidades é possível controlar melhor a coisa a começar com a utilização do bracketing de exposição. Vejam no vosso manual algo com este palavrão, testem, ensaiem e vão ver que conseguem maravilhas. Já não irão lamentar aquela foto fantástica que ficou uma bodega porque estava subexposta e não se via a cara da pequena ou porque estava sobreexposta e as coxas da rapariga ficaram sem contraste com a areia da praia; bolas!

Evitem fazer enquadramentos centrados para não resultarem fotografias monótonas. Adicionem “adereços” à composição; a silhueta dum barco no horizonte; girassóis a fitarem a luz do sol, nuvens em “chamas”….
Inventem, criem e concorram!

Muito obrigado pela vossa preferência. :)

Deixo alguns exemplos:

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Re: FotoTema do Mês - Julho/2009 - discussão (Tema: Alegria)

MensagemEnviado: domingo ago 23, 2009 23:25
por acasim
ajsa Escreveu:Eu não tenho a certeza, mas julgo que é neste tópico que devo inscrever o tema escolhido para Setembro.
Se não for, por favor, sintam-se à vontade de mover esta resposta para o local adequado. :)



Olá,

De facto há outro tópico, que eu devia ter aberto antes, mas tinha-me escapado. Agora já está lá, com ponteiro para aqui :-)

Obrigado pela iniciativa!

Antonio