Página 1 de 1

Foto do Mês - ABRIL/2009 - discussão

MensagemEnviado: quarta mai 20, 2009 23:16
por MAntunes
Acabou a votação sobre Abril/2009.

Agradecimentos, parabéns, vaias, assobios, comentários, etc.... estejam à vontade, neste tópico.

Discussões genéricas sobre o concurso e sugestões para o futuro do mesmo, no tópico inicial, sff.

Um muito obrigado a todos que votaram!

Re: Foto do Mês - ABRIL/2009 - discussão

MensagemEnviado: quinta mai 21, 2009 00:59
por alieri
Parabéns ao vencedor.
Este mês havia um número muito grande de boas fotos, e a escolha foi muito difícil.
Esta foto vencedora do Insano estava na minha/nossa lista de 6 finalistas, e ficou de fora por duas razões: o não aproveitamento de toda a sombra do individuo e uma curva no muro do lado direito, que nos fez desconfiar inicialmente de algum defeito na lente, mas penso que o muro seja mesmo assim.
Não podemos gostar todos das mesmas coisas, nem sou o Sebastião Salgado, mas aqui vai:
As minhas menções honrosas iriam (sem ordem de preferência) para essa foto do Insano (que não sabe fazer más fotos), Acasim #1 (excelente macro e cores), Smercel#1 (pela composição, e por parecer misturar cor com o PB das nuvens), Geopintus3 (boa foto, mas fujo um bocado das fotos demasiado trabalhadas, além de que talvez beneficiasse mais se fosse "deitada", ou panorâmica, com mais edifícios e/ou ponte), Insano #1 (bom PB e enquadramento, é pena os grafitis distraírem o olhar) e finalmente a Nacspics #3 (pelos reflexos, e pelo corte entre "calma e tempestade" causado pela represa).

A foto da Salprata foi a que reuniu mais consenso entre mim e o Mcmikke, pela escala e profundidade, pelo movimento que o ciclista dá à foto e pela perspectiva: reparem como o vosso olhar é conduzido para o ciclista e para o horizonte pelas linhas imaginárias formadas pelas duas grandes fileiras de pedras à direita, e como se forma um triângulo ou "V" deitado entre essas linhas e uma outra criada pelo espaço azul entre as nuvens, que desce da direita para a esquerda, e que vai convergir, perto do ciclista, com as linhas imaginárias. O caminho que vai de baixo para cima em direcção ao fundo contribui (juntamente com as nuvens) para a noção de profundidade da imagem. Os meus sinceros parabéns!

Imagem

Também digna de nota, a foto Geopintus#3, que consegue reunir uma zona quase monocromática com a outra zona de fortes contrastes, onde os telhados parecem ser um prolongamento das curvas do rio.
Finalmente a foto Smercel#3 foi escolhida porque simplesmente gostamos de padrões e contrastes - aqui bem enquadrados, fornecidos pelas linhas paralelas nos tanques, as alternâncias entre claro e escuro e a quase ausência de cor.

Re: Foto do Mês - ABRIL/2009 - discussão

MensagemEnviado: quinta mai 21, 2009 13:02
por smercel
Antes de mais parabéns ao vencedor que efectivamente nos tem brindado com fotos de grande nível [*5] ! A vencedora deste mês não nos chamou especial atenção, talvez pela sobre-exposição do lado direito, que funciona como contra-luz na personagem mas que fica prejudicada pela fusão dos contornos desse elemento com a sombra do muro e também pelo corte da sombra do indivíduo. Gostámos sobretudo do espelhamento do céu no chão mas é um plano que só vemos depois de nos abstrairmos da figura do senhor.
Gostámos mais da Insano#1 e nessa do conjunto perspectiva/elementos em foco/título! Muito, muito boa!
Já agora a smercel#1 está toda a cores, sem tratamento, mas tirada em modo "picture style" de alto contraste que funciona muito bem com estas condições de céu!
Parabéns ao Mcmikke pelo magnífico blog e ao alieri pelo rigor na análise das fotos e partilha das observações!
Parabéns também a todos os participantes e votantes!
Boas caches e boas fotos!

Re: Foto do Mês - ABRIL/2009 - discussão

MensagemEnviado: segunda mai 25, 2009 16:21
por Insano
Obrigado, obrigado... o vale de compras? :twisted:

A foto vencedora, sofre de vários defeitos, nomedamente a sombra estar cortada... mas o velho não tava quieto... [:P] Um pormenor... o reflexo das nuvens na água só foi possível com pos-edição... algo que alguns "puristas" tem dificuldade em entender... a informação estava no ficheiro raw... o reflexo é natural, mas é preciso ajustar as luminosidades... quase como quando utilizámos óculos de sol... para conseguirmos ver a realidade... que o sol impede.

Beijos e Abraços

Re: Foto do Mês - ABRIL/2009 - discussão

MensagemEnviado: segunda mai 25, 2009 21:14
por salprata
a foto vencedora tem um bonito campo de fuga...

mas a que gostei mais foi a foto "63", não sei explicar porquê,

a mina de são domingos é um mar de cor, textura, cheiro, fotográfico
:oops: , tenho que lá voltar para um visita mais demorada :D

Re: Foto do Mês - ABRIL/2009 - discussão

MensagemEnviado: segunda mai 25, 2009 21:22
por danieloliveira
salprata Escreveu:a foto vencedora tem um bonito campo de fuga...

mas a que gostei mais foi a foto "63", não sei explicar porquê,

a mina de são domingos é um mar de cor, textura, cheiro, fotográfico
:oops: , tenho que lá voltar para um visita mais demorada :D


E tem umas EC's muito boas. Digo eu [:I]