Parabéns ao vencedor.
Este mês havia um número muito grande de boas fotos, e a escolha foi muito difícil.
Esta foto vencedora do Insano estava na minha/nossa lista de 6 finalistas, e ficou de fora por duas razões: o não aproveitamento de toda a sombra do individuo e uma curva no muro do lado direito, que nos fez desconfiar inicialmente de algum defeito na lente, mas penso que o muro seja mesmo assim.
Não podemos gostar todos das mesmas coisas, nem sou o Sebastião Salgado, mas aqui vai:
As minhas menções honrosas iriam (sem ordem de preferência) para essa foto do Insano (que não sabe fazer más fotos), Acasim #1 (excelente macro e cores), Smercel#1 (pela composição, e por parecer misturar cor com o PB das nuvens), Geopintus3 (boa foto, mas fujo um bocado das fotos demasiado trabalhadas, além de que talvez beneficiasse mais se fosse "deitada", ou panorâmica, com mais edifícios e/ou ponte), Insano #1 (bom PB e enquadramento, é pena os grafitis distraírem o olhar) e finalmente a Nacspics #3 (pelos reflexos, e pelo corte entre "calma e tempestade" causado pela represa).
A foto da Salprata foi a que reuniu mais consenso entre mim e o Mcmikke, pela escala e profundidade, pelo movimento que o ciclista dá à foto e pela perspectiva: reparem como o vosso olhar é conduzido para o ciclista e para o horizonte pelas linhas imaginárias formadas pelas duas grandes fileiras de pedras à direita, e como se forma um triângulo ou "V" deitado entre essas linhas e uma outra criada pelo espaço azul entre as nuvens, que desce da direita para a esquerda, e que vai convergir, perto do ciclista, com as linhas imaginárias. O caminho que vai de baixo para cima em direcção ao fundo contribui (juntamente com as nuvens) para a noção de profundidade da imagem. Os meus sinceros parabéns!
Também digna de nota, a foto Geopintus#3, que consegue reunir uma zona quase monocromática com a outra zona de fortes contrastes, onde os telhados parecem ser um prolongamento das curvas do rio.
Finalmente a foto Smercel#3 foi escolhida porque simplesmente gostamos de padrões e contrastes - aqui bem enquadrados, fornecidos pelas linhas paralelas nos tanques, as alternâncias entre claro e escuro e a quase ausência de cor.