• Anúncios

Foto do Mês - Julho/2008 - discussão

Moderador: Moderadores

Mensagempor danieloliveira » sábado ago 23, 2008 12:49

Devia haver mais "eleitores". Uma vitória por 1 voto não é espressiva. Sei que a finalidade não é de ser um conurso de fotografia mas a malta que desimba e clique na bolinha.
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
Avatar do Utilizador
danieloliveira
Large
 
Mensagens: 1201
Registado: sexta dez 26, 2003 09:12
Localização: Alpha Centauri

Mensagempor Insano » sábado ago 23, 2008 18:49

mrwho Escreveu:Nem mais, F. E, aproveitando a tua deixa, gostaria de colocar uma questão em relação às 1ª e 3ª fotos que coloquei a concurso:

- O facto de não terem recebido votos, é óbvio que foi porque havia fotos melhores a concorrer, nisso não coloco dúvidas. Mas onde é que eu posso melhorar?

a) Na execução técnica? As fotos não são boas porque o facto de eu ter feito panorâmicas estragou as fotos? Cortei demais? Existe alguma imperfeição que possa tentar corrigir da próxima vez?

b) No conteúdo? Aquilo que eu achei digno de tirar fotografias não merece assim tanta atenção como eu pensei inicialmente?

Cheers! :)


Nunca te esqueças que há gostos para tudo... e que nenhum deles é lei, por exemplo, panorâmicas... sofres do "é mais uma panorâmica" e por vezes nem nos damos ao trabalho de ver com atenção.

O conteúdo... eu tenho uma teoria.... que tudo é passível de ser fotografado, a arte do artista está em conseguir mostrar uma perspectiva que interesse ao olho.

Por ex, o teu puto tem um ar reguila fantástico... mas foste preguiçoso nessa foto... tiraste a foto de onde estavas e não eliminaste o fundo (salvo seja... que a tua Maria ainda me bate).
Desce ao nível dele... fotos de putos de baixo para cima, normalmente tem um efeito giro.

http://digital-photography-school.com/b ... -workshop/ (lê os comments).


Btw, quem quiser "ripar" nas minhas fotos esteja à vontade... que eu também quero aprender... as fotos estão escuras... já sei, tratadas num monitor diferente do habitual (nunca se esqueçam que o que vemos no nosso monitor... pode não ser o que sai no papel.).
Insano
Regular
 
Mensagens: 663
Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor vsergio » sábado ago 23, 2008 19:51

É.
Mas não contem comigo para analisar esta ou outra foto... ou é gira ou não... porque não sei.

Sim, há pouca gente a votar!
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

O que faz uma boa foto?

Mensagempor rifkind » sábado ago 23, 2008 22:22

O que faz uma boa foto?

Raio de pergunta. Olha-se para a foto e gosta-se! Mais nada.
E repetir? Tirar outra de que se goste? Às vezes é complicado... Ou melhor, normalmente é complicado...
Depois de vários anos a tirar fotos, cheguei à conclusão que há malta que tem um talento inato. Malta onde eu não me incluo. :)

Começando pelo mais simples. O que faz uma má foto?
Muita coisa, mas comecemos pelas mais óbvias, que funcionam 99% das vezes:
- desfocagem. Dêem as voltas que derem, o "sujeito" da foto tem de estar focado. Não chamem arte a uma foto desfocada. Apaguem-na.
- ruído/má iluminação. Fotos muito escuras, fotos muito claras.
- mau enquadramento. Corte de pés, fotos pelos joelhos. Assunto descentrado ou desalinhado pelos eixos (procurem a regras dos terços).

Se é uma má foto, pode ser que ainda sirva para algo. Pode não haver mais nenhuma e terá de servir. Mas, neste novo mundo digital onde as fotos saiem às dezenas, o melhor é mesmo apagar.

Se não fôr uma má foto, pode ser apenas uma foto banal. São praticamente todas as que tenho.

As boas que aparecem, por qualquer razão, chamam a atenção. Sem sabermos bem porquê, dizemos "Gostei.", ou até, "Fantástico". Isto fotograficamente falando. A foto impressiona, mas nem sempre pela beleza.

Sem saber exactamente como, quando tento tirar fotos "Wow!", tento olhar para o assunto a fotografar e perceber o que me pode ali impressionar.

Mais uma vez, há coisas mais ou menos óbvias:
- céu com nuvens e boa luz
- objectos imponentes
- paisagens deslumbrantes
- rostos sorridentes
- castelos em sépia ou preto & branco

Mas giro mesmo, é ver fotos de assuntos banais, que nos impressionam.

Quando a foto sai, pode até ter saído bem. Mas acontece muitas vezes que não. Com a concentração no assunto da foto, escapou-se um detalhe, que se destaca. São fios de um poste, em que nem reparámos. É uma lata ou um contentor, intrusos. E a bela foto, fica-nos na memória, mas não a conseguimos capturar.

Portanto, é aprender. Da próxima vez (e haverá mais vezes!), estudar todos os detalhes e treinar. Treinar. Treinar.

Tenho muitas fotos de que gosto, mas muito poucas "Wow!".

Curiosamente, isso é mais comum do que se pensa. Todos tiramos más fotos, mas nem todos as seleccionamos.
Não acham curioso que as exposições de grandes fotográfos, contenham apenas algumas dezenas de trabalhos?

Não vale a pena mostrar tudo o que está no cartão. É cansativo, para quem mostra e especialmente, para quem vê.
E é também por isso que eu acho que este concurso é importante! Quem participa (e todos podem participar!) está logo a exercer um sentido bastante crítico sobre as suas fotos, ao seleccionar as 3 melhores para concorrer.

Há muito na Net onde procurar conselhos, mas aproveitem e vejam também o que dizem estes senhores: practice makes perfect.

Nuno.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Anterior

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes