• Anúncios

Votação para a Foto do Mês Abril 2012

Moderador: Moderadores

Re: Votação para a Foto do Mês Abril 2012

Mensagempor Sagitario » domingo mai 20, 2012 22:57

Ora biba catano páh e tal e coisa!

luis_pt #1 não arranjo uma explicação, simplesmente gostei. [^]

hfilipe #7 Esta foto podia muito bem estar ali no concurso ao lado, está muito bem, gosto da perspectiva e das cores. [^]

Sagitario #21 na minha pk um dia tinha de votar numa criação minha... ora nem mais. [^]

Obrigado a todos pelas fotos e obrigado a ti que sabes quem és por me dares nas orelhas por não votar quando tenho fotos a concurso... [;)]

Abrêjos... conforme [:P]
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor acasim » domingo mai 20, 2012 23:16

Terminou mais um concurso geral de fotografia e está encontrada a foto vencedora, que é a seguinte:

Sagitario #21

Imagem

Uma excelente foto, sem dúvida, com muito bom trabalho de pós-produção para acentuar os contrastes e a saturação. Foi a preferida dos votantes, e está de parabéns o Sagitario! :D Tal como em concursos anteriores, acho que gostaríamos de saber um pouco mais como se conseguem chegar a estes resultados assim tão bons (eu pelo menos tenho essa curiosidade -- às vezes tento, mas não consigo bem... :?). A pathtag de prémio seguirá por correio ASAP!

Aproveito para agradecer a todos os que participaram com as suas bonitas fotos, bem como aos muitos votantes (que espero que também começem a participar :wink:).

Relembro que o concurso temático do presente mês tem por tema Fotografia noturna, e ainda têm uns dias para fazerem geocaching à noite e conseguirem tirar umas fotos para ilustrarem os logs e concorrerem :-D

Abraços e boas fotos!
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor Sagitario » segunda mai 21, 2012 12:07

Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração
(Henri Cartier-Bresson)

Começo com esta citação de Henri Cartier-Bresson para dizer que cada fotografo tem de espelhar nas suas fotos aquilo que ele é e... eu serei por ventura um adepto dos contrastes, das saturações de alguma manipulação dos instantâneos que capturo.

Nesta foto eu quis que todos vocês vissem aquilo que eu vi naquele dia nublado, naquela paisagem sem fim, naquele Alentejo profundo e o que eu vi foi cor... brilho... saturação e contraste.

Aqui e em particular no campo, fiz várias fotos para encontrar o enquadramento ideal, já em casa não chegou só "puxar" pelos contraste e pela Saturação, tive de usar tb um filtro degrade Cinza na parte superior da foto, só assim consegui que as nuvens adquirissem aquela textura... mas acima de tudo se o trabalho de campo não for bem feito, se o enquadramento não estiver perfeito, se a câmara estiver mal regulada ou se formos pouco firme a segurar a mesma... o trabalho torna-se infrutífero, ou seja, um bom registo de campo permite uma maior gama de ajustes.

Com as ferramentas gratuitas que existem podemos fazer alguns milagres [;)]

Alguém disse que "20 fotos desfocadas é um erro mas mil fotos desfocadas é estilo"

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor acasim » segunda mai 21, 2012 13:32

Sem dúvida que o enquadramento está muito bom, e até o momento preciso em que a foto foi tirada para apanhar aquela aberta no enfiamento do campo vermelho. Gosto muito da composição! Parabéns!
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Mensagempor geo-amd » segunda mai 21, 2012 18:01

Com a descrição das impressões subjetivas no terreno e a explicação das técnicas usadas, fiquei a gostar mais da foto. Parabéns, que a vitória foi merecida.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor Silvana » quinta mai 24, 2012 11:31

A vergonha é minha desta vez, que deixei passar o prazo das votações.

No entanto, não podia deixar de felicitar o Sagitário por tão belas fotos.

Parabéns! :clap:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Anterior

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes