• Anúncios

Tema Técnico - Março 2011 - Fotos a Preto e Branco

Moderador: Moderadores

Tema Técnico - Março 2011 - Fotos a Preto e Branco

Mensagempor acasim » domingo fev 27, 2011 13:24

Como tem sido hábito, e como escrito nas regras do concurso GeoFotográfico Temático, o vencedor do concurso terá o prazer e a responsabilidade de escolher um novo tema.

Assim, convido o cd- a fazer a sua proposta para o próximo mês de Março.

Aproveito para dizer que existe um tópico com uma Bolsa de Temas Técnicos, de onde podem ser retiradas ideias :-)

Obrigado,
Antonio
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Registado: terça abr 24, 2007 23:50

Re: Tema Técnico - Março 2011 - Proposta

Mensagempor cd- » segunda fev 28, 2011 01:02

A minha proposta é fotos a preto e branco.

Uma boa fotografia com o contraste bem realçados pode ficar fenomenal.

Espero que gostem do tema.

Melhores cumprimentos,
cd-
cd-
Regular

Registado: domingo Oct 03, 2010 21:52

Re: Tema Técnico - Março 2011 - Proposta

Mensagempor acasim » terça mar 01, 2011 21:33

Muito obrigado pela sugestão.

Por acaso gosto bastante de fotografia a preto-e-branco... faz-me lembrar (bons) tempos antigos em que passava horas metido numa câmara escura a revelar fotos e a fazer experiências... ahhh, que saudades :-)

Actualizei título do tópico.

Boas fotos!!
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Re: Tema Técnico - Março 2011 - Fotos a Preto e Branco

Mensagempor ViperUnderground » quarta mar 02, 2011 13:33

Andava aqui a ver os mails, e ao ver isto não resisti em partilhar:

Fotografia a Preto e Branco
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor allien » sexta mar 04, 2011 14:41

Apenas para que as coisa comecem a fazer sentido (para mim), uma pergunta.
Para lá de serem a preto e branco, é licito terem tratamento posterior, certo?
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor ViperUnderground » sexta mar 04, 2011 15:11

allien Escreveu:Apenas para que as coisa comecem a fazer sentido (para mim), uma pergunta.
Para lá de serem a preto e branco, é licito terem tratamento posterior, certo?

"Whatever"!!
Sendo um tratamento dado à foto pressupõe um tratamento à posteriori.
Tirar a foto já a preto e branco com uma máquina digital trata-se também de um "tratamento à posteriori"!
A diferença é que numa máquina digital tiras a foto e ela é imediatamente tratada. Ao passo que se a tirares "normalmente" tens de a tratar num PC!

Mas respondendo melhor à tua pergunta, e baseando-me apenas no termo "Tema Técnico", NIM! :D
Por exemplo, no tema do mês anterior, Exposição e Abertura: Tanto podes tirar uma foto regulando o tempo de exposição e/ou abertura do diafragma (xiii.. ando a ver muitos dvd's do planeta agostini :D ) na própria máquina e depois o resultado é aquele que sair. Ou podes tirar uma foto "normal", e depois no pc, com um software de edição de imagens, a tratares de modo a que pareça que tiveste mesmo em conta o resultado final!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor acasim » sexta mar 04, 2011 18:25

Também me parece que nos dias que correm é quase impossível fugir ao tratamento a posteriori. Para todos os efeitos temos fotos digitais e, tal como já foi dito, nem que seja nas próprias máquinas é feito algum tratamento. Depois é possível tratar com programas de edição e não vejo nenhum problema em que isso seja feito e aceite.

No caso das fotos a preto & branco, claro que qualquer foto a cores pode ser directamente transformada numa a P&B. Mas isso não quer dizer que resulte bem.... (não estou a dizer nada de novo).

No caso do tema anterior, exposição e abertura, é verdade que é possível tratar a posteriori uma foto para compensar a abertura, dando-lhe mais ou menos luz. Mas isso não vai alterar nada na profundidade de campo, que tem de ser pensado no momento em que a foto é tirada. Quanto ao tempo de exposição, mais uma vez isso pode condicionar definitivamente uma foto, por exemplo registando luzes arrastadas. De certa forma, quer seja algo pensado no momento da foto, quer no momento do tratamento, penso que tem a ver com técnica e, acima de tudo, tem a ver com vermos ideias engraçadas ou bem concretizadas e aprendermos com isso :-)
Imagem Imagem
acasim
Moderador

Mensagempor rifkind » sexta mar 11, 2011 12:55

cd- Escreveu:A minha proposta é fotos a preto e branco.

Uma boa fotografia com o contraste bem realçados pode ficar fenomenal.

Dentro do tema Fotos a Preto e Branco, podem ser incluídas fotos monocromáticas em outros tons, como Sépia?

Há uma outra variante de fotos a P&B que me agrada, que é o manter o foco de atenção a cores, convertendo a restante foto para P&B.
Eu diria que esta variante não encaixa no tema, já que continua a ser uma foto a cores e o P&B é mais usado para diminuir o realce da cena, do que para reforçar contrastes.
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor cd- » domingo mar 13, 2011 23:07

Ora viva.

O meu objectivo era as fotos serem puramente a preto e branco, é certo que o puramente tem que se lhe diga, pois para todos os efeitos existe sempre o tratamento dado pela máquina.
Mas não tinha intenção de incluir fotos monocromáticas em outros tons, talvez alguém o possa fazer num outro mês.

Em relação à foto ser trabalhada à posteriori num pc isso já vai depender de cada um, não era esse o meu objectivo, mas sim efectuar um disparo e a foto aparecer já a P&B sem que seja mexida após isso, mas como disse anteriormente vai depender de cada um pois não existe maneira de o controlar.

Melhores cumprimentos e boas flashadas.
cd-
Regular

Registado: domingo Oct 03, 2010 21:52

Mensagempor ajsa » segunda mar 14, 2011 07:23

Fotografia Preto & Branco pura só existe uma forma de a fazer - Analógica e com pelicula para Preto & Branco.

Tudo o resto é feito com tratamento por software. Quando digo tudo refiro-me a TUDO sem qualquer exceção.
A diferença entre o processamento feito pela máquina ou por computador é que o que é feito pela máquina é precisamente o PIOR deles todos.
Associado a isto quem, como eu, faz fotografia em RAW, tem de fazer obrigatoriamente pós processamento.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Voltar para Concursos Geofotográficos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes