• Anúncios

GeoMarrocos 2011

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » quarta nov 03, 2010 22:43

Tentando passar pelas principais questões que têm aparecido.

Não é barato... Falta de t€mpo... etc
1) O pessoal do Geocacher está muito mal habituado com a grande generosidade dos organizadores de alguns eventos que oferecem graciosamente os seus serviços e mesmo o material... Aqui além das despesas que teriam se fossem por conta própria, o valor tem de chegar para pagar as despesas reais da organização e já agora porque não trabalham para aquecer (embora tenham a grande sorte de gostarem do que fazem) têm de ganhar alguma coisinha...
2) De qualquer forma, não tenho dúvidas que o valor para o que será oferecido é bastante inferior a passeios organizados por outras empresas e que posso-vos garantir não são em nada superiores ao que iremos ter.
3) O valor apresentado é apenas indicativo e de referir que corresponde a um programa com mais um dia. Além disso se o grupo foi grande haverá concerteza alguma atenção.
4) Mesmo assim admito que possa não ser a semana de ferias mais barata que se consegue, até porque se tem de fazer outras contas (gasolina/gasóleo, refeiçoes/conservas, etc.etc.etc.). Em contraponto o que posso dizer é apenas "Vai ser uma experiência inesquecível..."

Tenho de ver as férias...
Não arranjem desculpas :) Estamos a falar de 4 dias úteis...

Tenho de falar com a minha mulher...
1)Digam-lhes que vai haver um intenso programa cultural, que passa por uma Apresentação de Tapetes e pela visita a diferentes souks com imensas coisas para regatear e comprar (só aqui estão meia dúzia de etc. das diferentes despesas com que devem contar...).
2)Vou acompanhado da minha esposa, que depois de me massacrar imensas vezes "Só fazem programas para homens...", vai tratar da parte turístico&shopping da expedição (não fiquem assustados que eu tratarei de minimizar os danos :P)

Tenho um 4X4 de 1940. Aguenta? E se houver algum problema?
1) Não vamos fazer um programa de TT puro e duro, pelo que não é necessária nenhuma preparação especial. Convém obviamente que a viatura esteja em condições e faça uma revisão antes de ir. Convém ter uns pneus jeitosos (que não estejam carecas...). Não há necessidade de ter pneus muito TT, porque depois torna complicada a viagem de ida e volta. E já agora fica a indicação que muitos dos problemas que tem havido é nas ligações por Portugal e Espanha, devido aos carros não estarem habituados a fazer muitos kms e a serem puxados em estrada. Em Marrocos óbviamente podem acontecer aqueles percalços típicos do fora de estrada e com algum (pouco) trial que passam por uns parachoques amolgados, umas peças a mais que caem, etc. etc. Convém levar um compressor jeitoso, porque é preciso esvaziar por vezes os pneus e depois voltar a enchê-los... Guinchos há-de haver vários para o que for preciso. Se não houver uns atascanços nem teria piada :twisted:
2) As viaturas terão de ter uma extensão da carta verde a Marrocos, para quem não a tiver já. Por exemplo eu na Logo tenho Marrocos e Tunísia incluídos. Assim se houver algum problema em estrada poderá sempre ser accionada a Assistência em Viagem. Se o problema for for de estrada, tentaremos resolver. Senão for possível faz-se um reboque até à estrada (que em Marrocos nunca ficará muito longe).
3) Mais pormenores sobre as viaturas serão fornecidos e se alguém necessitar de umas luzes sobre condução TT, nomeadamente na areia também se arranja.

Adenda: Existe a perspectiva de ir um UMM o que me daria imenso prazer B) De resto esta é uma expedição multi-marcas para entre outras coisas podermos ter aquelas interessantes disputas tipo Benfica/Porto/Sporting em versão Japoneses/LR/...

E por hoje fico por aqui. Amanhã uns considerandos sobre o percurso...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » quinta nov 04, 2010 10:46

Panorama do Geocaching Urbano (As 'nossas' caches)

[tradicional-] Tizi n'Tichka - MG10 by MitoriGeikos (GC1YT1G) OK
Na estrada de Tizi-N-Tichka entre Ouazazate e Marrakech (incompatível com a Ouzoud Waterfalls)

[tradicional-] Rabat - Chellah - l´ancienne mosquée by Silvana and Team Geocricket (GC1P3G) OK
Rabat (a fazer)

[tradicional-] Castle in the sand by Nandini (GC1XCGH) NOK Disabled desde 16/10
Essaouira (não deverá haver tempo para passar por aqui…)

[tradicional-] The lost city... [Ait Benhaddou] by Tour "Um chá no deserto" (GC1XPJD) OK
Aït Benhaddou (a fazer)

[tradicional-] A Path Through the Mountain by Ali baba et les 13 voleurs (GC1XQVJ) ~OK Nunca encontrada depois da colocação…
Entrada da Gorges Dadés (S/N) (a fazer)

[tradicional-] AN OASIS IN THE DESERT - M6 by MONHO (GC1ZBN) NOK Só teve um found em Out 2009 e está em risco de arquivamento desde 5/8.
Saída da Gorges Todra (S/N) (a fazer)

[tradicional-] VOLUBILIS ( MAROCCO ) - M7 by MONHO (GC1ZBYP) OK
Ruinas Romanas na estrada Ouazzane-Meknes , fazível também se o destino for Fez (a fazer)

[mistery-] Eternity in Casablanca by Silvana and Team Geocricket (GC1P5G6) OK
Casablanca (deverá ser demorada porque só é fazível se se ficar um dia em Casablanca o que não me parece possível…)

[earth-] Ouzoud Waterfalls by Silvana (GC21VQ7) OK
Tanaghmeilt. Obriga a um desvio do caminho Gorges Todra-Marrakesh (incompatível com a Tizi n'Tichka - MG10)

Em resumo das 44 caches atualmente disponíveis em Marrocos, 9 são de geocachers portugueses, sendo que 2/3 não estão disponíveis (se não forem arquivadas até lá poderemos fazer manutenção a duas...). Previsivelmente (mas só confirmável depois de se definir um itenerário definitivo) poderemos ter oportunidade de fazer 6...

Uma das primeiras coisas a definir é quais as cidades imperiais por onde passaremos... Sendo que Marrakesh (S/N) é certo, tenho de escolher entre Fes/Mekles (para pernoitar N/S) e Casablanca/Tanger (para passar S/N)

Sendo que S/N parte descendente da viagem entre Ceuta-Fes/Mekles-Merzouga e N/S parte ascendente Merzouga-Gorges Dadés-Todra-Marrakesh-Casablanca/Rabat-Tânger.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor Silvana » quinta nov 04, 2010 11:19

Boas!

Das cidades imperiais que citaste, aconselharia Fes e Casablanca. Posso dar-te alguns contacto se eventualmente o desejares.
Em Merzouga, não percam a experiência do ver o sol as nascer e fazer o passeio em dromedário.
Posso aconselhar-te o Kasbah Mohayut para essas experiências e até mesmo para um jantar em grupo. É claro que podes apertar os preços bastante, mais ainda se o nº de pessoas for >10 elementos. [;)]

Quanto a Marrakesh, os jardins de Menara são interessantes mas o jardim Majorelle não lhe fica atrás. Quanto ao resto.... Já tu sabes, certamente! :-D

A caminho, aconselho fazer um desvio por Ait Bennadou e até pernoitar por lá em vez de Ouarzazate. É fabuloso! A cache do team geo-cricket assinala um local muito fixe e onde até poderão ficar instalados e experimentar a vida e comida tradicional marroquina.
Marrocos acaba por ser uma aventura repleta de novas experiências! Divirtam-se!
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » quinta nov 04, 2010 11:39

Cometários ao post da Silvana a bold

Das cidades imperiais que citaste, aconselharia Fes e Casablanca. Posso dar-te alguns contacto se eventualmente o desejares.
Estou de acordo. O problema é que não dará para pernoitar nas duas... Obrigado. Também os tenho mas nunca são de mais...

Em Merzouga, não percam a experiência do ver o sol as nascer e fazer o passeio em dromedário.
Claro! imperdível.

Posso aconselhar-te o Kasbah Mohayut para essas experiências e até mesmo para um jantar em grupo. É claro que podes apertar os preços bastante, mais ainda se o nº de pessoas for >10 elementos. [;)]
Em princípio ficaremos no Labaraka, somos amigos do Hassan que é o guardião da cache Magie berbère : les dunes de Merzouga

Quanto a Marrakesh, os jardins de Menara são interessantes mas o jardim Majorelle não lhe fica atrás. Quanto ao resto.... Já tu sabes, certamente! :-D
Pois não. Os Menara é só porque tem lá uma cache...

A caminho, aconselho fazer um desvio por Ait Bennadou e até pernoitar por lá em vez de Ouarzazate. É fabuloso! A cache do team geo-cricket assinala um local muito fixe e onde até poderão ficar instalados e experimentar a vida e comida tradicional marroquina.
Passaremos garantidamente por Ait Bennadou. Ficar lá ou não depende do sucesso ou não da tentativa que estou a fazer de enfiar o Rossio na Rua da Betesga :)

Marrocos acaba por ser uma aventura repleta de novas experiências! Divirtam-se!
Sem dúvida!
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor Silvana » quinta nov 04, 2010 11:48

Conhecemos o Hassan e o seu Kasbah assim como, a cache que na altura estava completamente enterrada para "garantir que não fugisse". [:D] Foi uma experiência que nos fez passar uma hora a passar a pente fino alguns m2 de terreno/deserto. E mais ainda, vivemos umas das experiências mais marcantes da nossa aventura... O Almeidara que conte!
As condições do kasbah /hotel que referi são melhores e muito em conta. E consegues negociar o todo: Alojamento + jantar + passeio em dromedário por valores irrisórios ou quase.... link:http://www.mohayut.com/ Mas fica á vontade!

Acabo de ver a vossa rota, está muito bom, sem dúvida!
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » quinta nov 04, 2010 12:05

Silvana Escreveu:Conhecemos o Hassan e o seu Kasbah assim como, a cache que na altura estava completamente enterrada para "garantir que não fugisse". [:D] Foi uma experiência que nos fez passar uma hora a passar a pente fino alguns m2 de terreno/deserto. E mais ainda, vivemos umas das experiências mais marcantes da nossa aventura... O Almeidara que conte!
As condições do kasbah /hotel que referi são melhores e muito em conta. E consegues negociar o todo: Alojamento + jantar + passeio em dromedário por valores irrisórios ou quase.... link:http://www.mohayut.com/ Mas fica á vontade!

Obrigado pela sugestão. Iremos analisar.

Silvana Escreveu:...
Acabo de ver a vossa rota, está muito bom, sem dúvida!

Se te estás a referir ao programa da HVR para o Carnaval de 2010, foi efectivamente óptimo, mas terá de ser um bocado reformulado...

1)Tinha mais um dia
2) Foi feito para pessoal que já conhecia bem Marrocos e por isso aproveitámos para fazer um percurso um bocado diferente, mais a Sul.
3) Assim não fomos a Merzouga e a outros lugares que são imperdíveis numa primeira experiência de Marrocos que julgo será a situação da maioria dos potenciais participantes.
4) Pretendo dar uma visão global de Marrocos, sem perder demasiado tempo nas cidades. Essas poderão sempre ser exploradas com mais calma em visita não organizada e com qualquer tipo de viatura. Assim a questão das cidades tem de ser muito bem equacionada. Para já estou a pensar em Fes e Marrakech, mas ainda tem de se ver. Logo à noite faço mais uns considerandos sobre o itenerário.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » quinta nov 04, 2010 12:24

Silvana Escreveu: E mais ainda, vivemos umas das experiências mais marcantes da nossa aventura... O Almeidara que conte!

As logs já dão um cheirinho em três línguas... Mas nem uma fotografia...
É o que dá não terem guincho :-D (ah e não se pode começar a acelerar à maluca, que ainda enterra mais...)

"After a busy mourning in the sand thanks to mr. almeidara"

"Após quase uma hora a desenterrar o carro do Almeidara no acesso a esta cache."

"Nous avons passé d' excellents moments dans le désert. Sourtout avec une certaine voiture du groupe.... ;)"

"After somebody put their car in the sand... [:I]"

"Our driver Mr Alemeidara gave us strong evidences that he´s not familiar how to drive car or camel in the sand! So after an hour you can get remove the car!"
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » quinta nov 04, 2010 22:00

Projecção para o futuro : Deste momento (22h) a 4 meses (dia 4/3/2011) espero-vos em Beja, para os que decidam ter este ponto de partida e pernoitar em Beja.

Imagem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » sexta nov 05, 2010 16:47

Como dissem que uma imagem vale mais do que mil palavras...

Imagem
Nascer do Sol nas dunas de Merzouga

Agora é só imaginarem-se ali pelas 6h do próximo dia 8 de Março de 2011...

PS. Sabem que o Deserto enfeitiça? E que deixa recordações inesquecíveis a quem o conhece?
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » sábado nov 06, 2010 11:10

É preciso vir um homem do Baixo Alentejo para vos mostrar o caminho?
Por mim reservo desde já umas azeitonas da próxima campanha :mrgreen:

Imagem
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor MonteCampo » terça nov 09, 2010 21:49

Opaaaaaaaaaaaa nem acredito no que os meus olhos estão a verrrrr epaaaaaaaa é um sonhoooooooooooooo.... GEOMARROCOSSSSSS MY GOOD estou mesmo feliz malta :-D
MonteCampo
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: segunda nov 08, 2010 21:05

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor MightyReek » terça nov 09, 2010 22:20

Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » quarta nov 10, 2010 00:17

MonteCampo Escreveu:Opaaaaaaaaaaaa nem acredito no que os meus olhos estão a verrrrr epaaaaaaaa é um sonhoooooooooooooo.... GEOMARROCOSSSSSS MY GOOD estou mesmo feliz malta :-D


E o que é que isso quer dizer? Tanta felicidade corresponde a uma pré-inscrição :-) Se for também fico feliz ;))
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor jasafara » sexta dez 17, 2010 10:23

Peço que vejam estes dois posts. Depois estarei aqui ou lá para esclarecer o que for preciso.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: GeoMarrocos 2011

Mensagempor Silvana » terça mar 15, 2011 14:34

Era bom termos notícias desta fantástica expedição! [;)]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron