• Anúncios

Disparidade nas tarifas. Vai-se lá saber porquê!

Viagens que fizeram, viagens que vão fazer. Troca de experiências e sugestões.

Moderador: Moderadores

Disparidade nas tarifas. Vai-se lá saber porquê!

Mensagempor Silvana » quarta mai 19, 2010 16:50

Há coisas que continuam a intrigar-me... :roll:
Quando se marca uma viagem de avião Porto ou Lisboa/ XPTO temos sempre várias alternativas de horários de voo, companhias aéreas, escalas e por vezes, aeroportos de destino.
Salvo raras excepções, recorro por hábito à TAP e Ibéria devido aos horários dos voos.
Mas mesmo assim, fico por vezes abismada com a disparidade de tarifas entre companhias concorrentes quando se fala de tarifas dentro da mesma classe (ex: económica).
É que entre a TAP, Ibéria, Lufthansa, Airfrance e outras companhias de voos regulares existem por vezes disparidades que atingem o dobro do valor da tarifa da empresa concorrente. Ora se os aeroportos de partida/destino são os mesmos, se as viagens se processam no mesmo dia e na mesma classe tarifária, o que será que faz disparar os preços para umas e não para as outras?
Creio que todas pagam o combustível ao mesmo preço, certo?
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Disparidade nas tarifas. Vai-se lá saber porquê!

Mensagempor t@ndre » quinta mai 20, 2010 07:47

humm pode ter a ver com a necessidade de completar o avião....
t@ndre
Large
 
Mensagens: 843
Registado: terça mar 25, 2008 14:23
Localização: Palmela

Re: Disparidade nas tarifas. Vai-se lá saber porquê!

Mensagempor Silvana » sexta mai 21, 2010 08:53

t@ndre Escreveu:humm pode ter a ver com a necessidade de completar o avião....


Seria se as tarifas não subissem conforme se aproxima a data da viagem. :??
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Disparidade nas tarifas. Vai-se lá saber porquê!

Mensagempor lynxpardinus » sexta mai 21, 2010 10:20

Mas, na realidade, isso faz todo o sentido.

Há medida que o final do prazo para comprares bilhetes (ou seja, a data da viagem) se aproxima, menos lugares vão estando disponíveis, certo? Ou seja, menos consumidores podem comprar o produto. O que significa que aqueles que ficam com o lugar são aqueles que estão dispostos a pagar mais por ele, aumentando a margem da empresa. É pricing 1.1.

Por outro lado, no início, as transportadoras procuram cobrir os seus custos de operação - na realidade, o custo de elas venderem mais ou menos um bilhete é baixo (ou seja, um custo marginal baixo). O verdadeiro custo é o avião e o vôo - se o avião vai com 50 pessoas ou 100, é praticamente indiferente em termos de custos (falando genericamente). Portanto, a transportadora tem sempre um incentivo a colocar primeiro no mercado um número de bilhetes a preços mais reduzidos, que, se comprados, lhe garantam a rentabilidade da operação. Depois, os restantes bilhetes que vender são margem operacional (vulgo, lucro) e podem ter espaço para os colocar a preços mais elevados sem correr em risco de entrarem em prejuízo (e é favor conjugar este parágrafo com o de cima).

No fundo, são estratégias de pricing, e de como rentabilizar uma operação. Vemos um comportamento semlhante na maioria dos empreendimentos imobiliários - os apartamentos iniciais são vendidos rapidamente a preços mais baixos, para colmatar o custo de construção. O que vier a seguir, é lucro, e como o custo de esperar mais ou menos tempo para vender os restantes imóveis é negligenciável, podem dar-se ao luxo de aumentar os preços. Uma estratégia inversa é, por exemplo, seguida pelos fabricantes de tecnologia. Vamos pensar em consolas de jogos. Inicialmente, e como estás a falar de um bem de venda on-going, jogas com o boom da novidade e o apelo que vai ter a pessoas que realmente querem o produto e estão dispostas a pagar mais por ele para garantires margens altas. Depois, e para aumentar a penetração do produto junto dos consumidores, vais progressivamente baixando o preço, atingindo assim pessoas que estão dispostas a pagar menos (e depois vem uma consola nova e o ciclo repete-se). Comparem o preço das PS3 quando foram lançadas e agora...

Voltando aos aviões. As companhias aéreas também praticam preços diferentes consoante os lugares e serviços - e a diferença não é apenas entre turística e business. Diferentes lugares têm diferentes benefícios (espaço, janela, acesso às entradas e saídas, à casa-de-banho, possibilidade de troca de bilhete a prazos diferentes sem ou com penalizações,...). Há medida que os mais baratos se esgotam, sobram os mais caros e com mais benefícios.

Em três palavras, acho que é basicamente isto.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18


Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes